Andar no corredor: características, tipos e dicas para escolher
O corredor deve causar uma boa impressão. Nem todo visitante entra no apartamento e tem a oportunidade de apreciar seu interior, por isso leva consigo a ideia dos proprietários, lançando um olhar para o corredor.
O pavimento do corredor está desenhado de acordo com o estilo dos restantes móveis. Mas não devemos esquecer que esta é a única sala em que andamos com sapatos de rua, muitas vezes trazendo vestígios de chuva e lama sobre eles. Portanto, é melhor se o revestimento do piso for resistente à umidade e repelente de sujeira.
Requisitos de revestimento de piso
Existem requisitos especiais para o piso do corredor:
- deve ser resistente à abrasão;
- têm propriedades repelentes de água;
- resistente à sujeira e fácil de limpar;
- ser durável, resistente ao estresse mecânico, principalmente se a família tiver animais de estimação;
- ser durável;
- está linda e combina com o design geral do corredor.
Materiais (editar)
A resistência e a vida útil do piso dependem do material de revestimento. Para fazer uma escolha, você precisa considerar as características de cada tipo, avaliar seus prós e contras.
Laminado
Um belo revestimento moderno, montado a partir de várias camadas: placas de aglomerado, uma base de papel com um padrão impresso e uma camada de polímero durável.
O laminado é dividido em classes e quanto maior esse valor, mais espessa é a proteção do poliuretano e maior o grau de resistência ao desgaste. Alguns usuários acreditam que o uso das classes 21, 22, 23 é suficiente para as condições do apartamento, e não faz sentido pagar a mais por produtos mais duráveis. Mas outra opinião também deve ser levada em consideração, que chama a atenção para as especificidades do corredor. Para que o piso funcione por pelo menos 15 anos, é melhor pagar mais e adquirir um laminado da classe 31 e superior.
Um dos requisitos para o piso do corredor é fornecendo resistência à umidade. O piso laminado absorve umidade nas juntas, portanto é melhor escolher produtos com chanfros. Para maior confiabilidade, você pode caminhar ao longo das costuras com aroeira e cera.
O revestimento em si é quase indistinguível de um piso de madeira, ele repete o padrão e a cor da árvore. O laminado não necessita de base adesiva, é colocado sobre um substrato e fixado com travas, o que permite a sua própria montagem, sem a participação de um especialista. Desmontar e substituir um revestimento antigo é tão fácil quanto colocar um novo.
Ao trabalhar com laminados, uma pequena nuance deve ser levada em consideração: as costuras tornam-se invisíveis se forem expostas paralelamente à fonte de luz (janela ou iluminação artificial).
Parquet e tábua de parquete
Parquet caro feito de madeira maciça é irracional para colocar no corredor. A umidade e a sujeira da rua, bem como o aumento do estresse, têm um efeito negativo em superfícies de madeira envernizadas. Parquet é usado se o corredor deseja dar uma aparência cara e respeitável. Nesse caso, o piso deverá ser cuidado com mais cuidado, restaurado periodicamente e muitas vezes coberto com uma nova camada de verniz.
A placa de parquete não é feita de madeira maciça, ela consiste em várias camadas de diferentes tipos de madeira. Tomam-se como base coníferas baratas, e a parte superior é revestida com verniz de caras variedades duras, que determinam uma grande variedade de cores e padrões deste produto.
Grés porcelânico e ladrilhos cerâmicos
Ambos os produtos são feitos de argila, mas a tecnologia de sua fabricação é um pouco diferente. O grés porcelânico adquire maior resistência e, por isso, custa mais. Ambos os materiais confiável e durável, sem medo de sujeira, umidade, resistente ao estresse mecânico. A reação resistente a ambientes químicos agressivos torna-os fáceis de cuidar.
Os materiais cerâmicos possuem texturas, cores e padrões diferentes, podendo imitar parquete de madeira, pedra natural e outras superfícies. Para o corredor, é melhor escolher materiais especiais antiderrapantes. Devido ao custo do grés porcelânico e à complexidade de sua instalação, muitas pessoas preferem colocar linóleo ou laminado em um apartamento. Mas se você olhar do outro lado, precisa de um pouco de material no corredor, os custos serão pequenos e a resistência e durabilidade do revestimento estão garantidas.
Em quartos espaçosos, pode-se usar um piso combinado e uma área de pedra pode ser organizada apenas na porta da frente, de onde vem a maior parte da sujeira da rua.
Linóleo
Este tipo de revestimento é um dos mais baratos. É erroneamente considerado de curta duração. Na verdade, é dividido em várias categorias, e apenas um tipo (família) não dura muito - cerca de 5 anos. Se você colocar um produto semicomercial, você não pode pensar em substituir o revestimento do piso por 10 anos. O linóleo comercial vai durar pelo menos 25 anos. O custo da cobertura aumenta em proporção à categoria.
Os revestimentos diferem não apenas em espessura e densidade: o padrão em um produto comercial é penetrado em sua espessura total e em um produto doméstico e semicomercial - apenas na camada superior. Além disso, o linóleo caro tem um revestimento de poliuretano forte e durável. É utilizado em locais públicos e com grande movimento de pessoas.
Para poupar dinheiro, o chão do apartamento pode ser revestido com material doméstico ou semi-comercial.
O revestimento de linóleo assenta perfeitamente no chão e é fácil de manter... Uma ampla gama de opções permite que você combine com qualquer interior moderno. As desvantagens do revestimento incluem a origem artificial do material. Tem uma certa resistência, mas ainda pode ser arranhado e cortado.
Tapete
Não é a melhor escolha para um corredor. A precipitação e a sujeira trazidas da rua são difíceis de remover desse revestimento. Mas se houver necessidade de um revestimento macio para piso, é melhor dar preferência às opções artificiais à base de náilon, polipropileno, acrílico e outros fios sintéticos. São mais fáceis de limpar, não apodrecem com a umidade, não caem e não mudam de forma, como é o caso de um tapete natural feito de fios de lã.
Além disso, o material artificial custará menos e durará mais. Você deve prestar atenção ao método do tecido para tecer os fios. É mais confiável do que o chamado punção de agulha. O carpete é vendido em rolos e instalado perfeitamente. Mas existe outro tipo de produto - os carpetes em placas, que são muito mais fáceis de instalar devido ao seu tamanho reduzido.
Piso autonivelante
Um acabamento incrível que pode usar qualquer tipo de impressão artística. Particularmente impressionantes são os desenhos 3D, que retratam de forma realista um abismo sob os pés, um rio, grama verde e outras imagens espetaculares. A imagem está sob uma espessa camada de polímero, então não se desgasta nem desbota. O revestimento em si é muito denso, não pode ser empurrado com um alfinete de sapato ou arranhado com móveis.
Esse piso não tem medo de vazamentos, ele reterá a água sobre si mesmo até que seja removido.
Soluções de cor
A cor afeta significativamente a percepção do ambiente. Com sua ajuda, você pode corrigir a geometria não muito boa da sala. Por exemplo, um corredor longo e estreito se expandirá visualmente se um laminado de cor clara for colocado perpendicularmente às paredes alongadas. Em tal situação, linóleo leve ou carpete com um padrão transversal também ajudam. Corredores pequenos e escuros precisam especialmente de uma cobertura leve. As cores bege, areia e creme não apenas refrescarão o ambiente, como também a poeira e a sujeira de fundo serão quase invisíveis. A camada escura, por outro lado, mostra poeira em sua superfície.
Um tom de cinza neutro nobre é usado se você precisar enfatizar móveis, papel de parede ou design bonitos. Todos os tons de marrom claro que não atraem a atenção são adequados para essa tarefa.
Pisos combinados geralmente têm paletas de cores completamente diferentes. Por exemplo, na porta da frente, os ladrilhos de cerâmica podem combinar com a tonalidade das paredes e o piso laminado escuro pode combinar com o tom dos móveis.
Se a cor do piso, das paredes e dos móveis do corredor for a mesma, então, para reviver a situação, você deve fazer vários realces claros na forma de um tapete ou decoração.
Opções de design
O hall de entrada é a cara do apartamento e os hóspedes têm a primeira impressão dos inquilinos logo na entrada. Ao fazer reparos na casa, você não deve tratar o corredor como um princípio residual. Um bom corredor, mesmo pequeno em tamanho, tem um estilo próprio, que deve ser seguido ao trabalhar com o interior. Aqui estão algumas opções de design como exemplos.
- Chão com estilo país simula uma placa áspera em vários tamanhos e cores. Tapetes caseiros tornam-se sua decoração.
- Ladrilho de retalhos faz o corredor em rústico estilo atraente e aconchegante.
- Na direção país use ladrilhos que representem rachaduras e lascas, como se estivessem aqui por um século.
- Mosaico no chão em direção a barroco nem sempre é encontrado em interiores artísticos.
- Pavimento combinado no interior alta tecnologia. Na entrada há um azulejo resistente à umidade, e mais perto dos quartos - um belo laminado rígido.
- Corredor clássico em um design contrastante. O chão é coberto por uma laje preta brilhante combinada com ladrilhos de marfim.
- Entrada elegante com estilo Provence. O acabamento em madeira clara mantém o conforto do ambiente.
Recomendações de seleção
A escolha do revestimento do corredor deve depender não apenas do gosto dos proprietários, mas também de muitos outros fatores.
- É importante considerar o estilo do interior. As áreas históricas e rurais são incompatíveis com materiais artificiais como o linóleo.
- A cor do chão afeta o tamanho e a forma da sala.
- O local do corredor, que é pisado com calçado de rua, deve ser impermeável e de cor que mascare a sujeira.
- A escolha do material é influenciada pelo seu custo. O tipo de revestimento mais econômico é o linóleo.
- Se a superfície apresentar irregularidades pronunciadas, um revestimento autonivelante ajudará a ocultá-las. Com a ajuda de gráficos 3D, você pode obter o piso mais extraordinário.
- Quem gosta da proximidade com a natureza e não quer preço pode escolher a madeira, além do piso de mármore natural ou travertino.
- Pessoas práticas prefeririam colocar um piso combinado que resolva tarefas diferentes na mesma sala.
- A maioria dos consumidores ainda prefere colocar pisos laminados. Tem um valor leal, bela aparência, quase não difere do revestimento de madeira. Se você escolher uma classe superior, o piso vai durar muitos anos.
Exemplos interessantes
Se você não tem certeza sobre a escolha do material para cobrir o chão do corredor, pode se familiarizar com belos exemplos, eles fornecem novas idéias e inspiração para criar seu próprio interior exclusivo.
- Pavimento de cortiça quente e amigo do ambiente em diferentes tons de castanho, com design artístico. Um pódio baixo e contornado acentua a beleza do pavimento.
- Com a ajuda de um laminado contrastante, você poderá realizar qualquer uma de suas fantasias.
- O piso combinado é fácil de organizar mesmo no menor corredor: as botas são retiradas sobre os ladrilhos e, em chinelos, elas caminham pelo laminado.
- Um incrível vôo de imaginação é realizado usando um piso autonivelante. Aproximando a moradia da natureza, no corredor é possível fazer um caminho de pedra cercado por grama alta.
- Com a ajuda de um revestimento autonivelante, você pode representar um buraco no chão com uma ponte instável e não confiável. É improvável que os hóspedes se esqueçam de tal interior.
- Um exemplo de um belo parquet de arte.
A escolha do piso do corredor deve ser levada a sério, não deve apenas admirar sua aparência, mas também ser prática, combinada com a decoração e o mobiliário da sala.
Para informações sobre como escolher um revestimento para piso, veja o próximo vídeo.
Para o nosso corredor, uma placa de parquete é ideal.