Penteados

Penteados do século XVIII: para quem são adequados e como fazê-los?

Penteados do século XVIII: para quem são adequados e como fazê-los?
Contente
  1. História
  2. Para quem eles estão indo?
  3. Como fazer isso sozinho?
  4. Belos exemplos

Os penteados do século 18 são um tópico separado na história. Se hoje a decoração do cabelo é feita alguns minutos em frente a um espelho, no século XVIII tornou-se uma ocupação especial que exigia a participação de um especialista. Essa foi a era das mulheres que atribuíam grande importância à criação de penteados luxuosos e estavam prontas para fazer grandes sacrifícios por eles. Hoje, com os produtos de styling usuais em mãos, você pode fazer seu próprio penteado rococó e Maria Antonieta.

História

Ao longo do século 18, os estilos de cabelo das mulheres evoluíram rapidamente. Nos anos 1700, a chamada fonte era usada nos países europeus - um estilo original com uma tampa feita de renda.

A aparência da fonte está associada ao nome da favorita do rei francês Angélica de Roussil-Fontage. Em 1680, durante a caça, seu cabelo estava despenteado. Para que não interferissem em seus movimentos em busca do jogo, ela os amarrou com um pedaço de renda. A história é silenciosa, seja uma liga da perna ou renda da manga. De uma forma ou de outra, o penteado resultante era do gosto do rei. Com sua submissão, o styling com renda passou a ser utilizado por quase todas as mulheres.

Essa moda penetrou até mesmo entre os plebeus.

Havia mais de uma centena de opções de fontes. Cabelo fortemente enrolado em cachos foi colocado horizontalmente sobre a testa em várias camadas. Parte do cabelo encaracolado caía livremente sobre os ombros.

O limite em si pode ser muito alto, até 50 centímetros de altura. Foi usado na vertical ou de lado.

Desde 1713, estilos modestos com cachos estão na moda. Certa vez, em uma recepção com o rei francês Luís XIV, o súdito da Inglaterra, a duquesa de Shrewsbury, apareceu sem uma fonte, simplesmente penteando o cabelo para trás. Esse foi o motivo de uma mudança nas prioridades no estilo de cabelo.Desde então, as mulheres têm penteado seus cabelos cacheados em cestos e grinaldas. Eles foram decorados com fitas, tiaras, flores. Foi assim que o primeiro estilo Rococó entrou em vigor.

Royals e mulheres nobres alemãs, russas, francesas e inglesas usavam penteados com esse espírito.

Na Rússia, as fontes foram feitas até meados da década de 1920. Principalmente as senhoras mais velhas permaneceram fiéis a ele.

A moda dos estilos elegantes com cachos também começou na segunda metade do século XVIII, perdurando até a década de 70. Então, por sugestão da rainha francesa Maria Antonieta, que tinha cabelos grossos, começaram a fazer penteados de tamanhos imensos. A própria França se tornou uma lançadora de tendências em cabeleireiros em toda a Europa.

Para erguer um tamanho impressionante da estrutura, foram utilizadas armações com almofadas. Eles usaram fios compridos de plebeus e até mesmo cabelo de crinas de cavalo.

O penteado às vezes chegava a meio metro de altura. Era impossível criar tal criação sem a participação de um verdadeiro mestre.

Demorava horas para formar composições artísticas integrais, para que depois a dona dessa beldade não tocasse em sua cabeça por pelo menos uma semana. E então com a condição de que ela fosse bem provida em termos materiais.

Em um ambiente filisteu, o penteado de uma mulher não mudava por um mês.

Para fixar os cabelos com segurança, utilizou-se batom à base de sebo e farinha em pó. Era prateado, branco ou rosa. Seu peso no cabelo às vezes chegava a um quilograma.

Para aplicá-lo, as mulheres precisavam usar um penhoar especial para não manchar o vestido. Para evitar que o pó da farinha caísse no rosto, foi necessário segurar uma máscara sobre ele enquanto o cabeleireiro aplicava o pó. Você também pode usar um guarda-roupa especial. O pó caiu do teto na senhora que entrou.

O cheiro desagradável de produtos alimentícios, que eram usados ​​para criar beleza e permaneceram nos cabelos por muito tempo, tiveram que ser “abafados” com uma grande quantidade de perfumes pungentes. Mas isso não desencorajou o interesse de insetos e camundongos por tais "ninhos".

Não é por acaso que bengalas com borla dura apareceram no dia a dia das mulheres nesse período. Por um lado, permitiam manter o equilíbrio sob o peso das estruturas da cabeça; por outro, funcionavam como uma ferramenta para coçar a cabeça com coceira de parasitas (escova).

Os enfeites de cabeça se tornaram um acréscimo ao estilo pomposo. Alguns colocam pássaros empalhados na cabeça. Lá você pode ver gaiolas de pássaros e cestas de frutas.

Além disso, a moda veio para uma coisa ou outra.

A razão para a criação da composição foi, entre outras coisas, eventos específicos.

Por exemplo, em 1773 sobre Paris, seus habitantes viram um cometa. Isso se reflete no penteado com o nome correspondente - o cometa. Parte do estilo era um ornamento em forma de um pedaço de tecido gasoso, representando a cauda de um corpo celeste.

Em 1778, o estilo de cabelo à la Belle Poole se tornou um sucesso por várias semanas., em homenagem à fragata francesa, que obteve uma vitória em uma e conflitos no mar. Vários cabeleireiros fizeram o penteado para esta ocasião com uma "modelo" do navio na cabeça de Maria Antonieta por 10 horas. O desenho acabou tendo 70 centímetros de altura e, para criá-lo, foram necessárias escadas, sobre as quais fosse conveniente pentear o cabelo da pessoa real.

Se hoje as decorações em forma de flores frescas estão em voga para os penteados, amanhã serão os vegetais. Em seguida, frutas da horta apareceram nos penteados: cenoura, rabanete, repolho. Quando as penas estavam no auge da popularidade, muitos pavões e cisnes foram sacrificados à beleza feminina.

Inúmeras joias de ouro com pedras preciosas também passaram a fazer parte dos salões de cabeleireiro. A massa da criação na cabeça às vezes excedia o peso da própria beleza.

Se era difícil manter uma postura orgulhosa e uma expressão facial amigável com esta "arquitetura", ainda mais dormir.

Para não enrugar o estilo, foi necessário contar com encostos de cabeça especiais feitos de madeira, forrados com tecido, ou mesmo dormir em uma poltrona. Para que à noite o doente não fosse dominado por ratos, ela usava uma touca especial de arame.

Com os penteados da época, era difícil viajar de carruagem. Até a rainha já foi obrigada a andar de joelhos para não estragar a criação de vários cabeleireiros que trabalharam na decoração de sua cabeça.

O problema foi resolvido quando apareceu um mecanismo especial que permitia "dobrar" o penteado durante a viagem.

A loucura do cabeleireiro diminuiu depois que Maria Antonieta deu à luz um herdeiro. Em seguida, seu cabelo luxuoso diminuiu visivelmente. Havia uma moda de peruca com cachos.

Após a Revolução Francesa, a abordagem anterior ao estilo se tornou uma fonte de ridículo. Ele foi substituído por estilos de cabelo muito mais simples. O cabelo era enrolado em cachos e solto, nós eram feitos à maneira grega.

Mais tarde, o Rococó foi substituído pelo romantismo.

Para quem eles estão indo?

O estilo elegante do início do Rococó pode ser encontrado para meninas com quase todos os formatos de rosto. Estruturas altas e pomposas são adequadas para mulheres com rostos quadrados, mas o dono do "triângulo" não será capaz de parecer vantajoso nesta forma.

Você também precisa considerar a adequação desse estilo. Obras-primas na cabeça são boas quando uma garota passa na passarela, vai a um baile de máscaras, festa temática ou casamento, comic-con. No meio da rua e com roupas modernas do cotidiano com um boné na cabeça, ou mesmo uma natureza morta, qualquer um ficará estranho.

Como fazer isso sozinho?

Apesar da selvageria da moda do cabeleireiro do século 18, nossa época ecoa esse século com o uso de fios artificiais. Produtos de estilo moderno abrem espaço para a imersão em uma era passada. Você pode fazer um estilo alto e simplesmente exuberante no estilo apropriado.

Estilo rococó

Crie este penteado não é tão difícil com uma ferramenta tão moderna como um modelador elétrico:

  • separando os fios, polvilhe-os com verniz e cachos, não atingindo a raiz de 10 centímetros;
  • pentear o cabelo pela raiz;
  • penteie o cabelo para trás para que as têmporas fiquem abertas;
  • se houver um estrondo, remova-o de volta;
  • fixe os cachos no topo da cabeça com grampos de cabelo;
  • decore com uma fita ou grampo de cabelo.

O penteado da noiva também pode ser decorado neste estilo. Você não deve construir uma "casa" de verdade sobre sua cabeça, como era feito no período "louco", mas você pode manter o espírito:

  • penteie uma mecha grossa de cabelo na altura da testa;
  • fixar com verniz e furar a coroa;
  • reúna o resto do cabelo em uma cauda (mais alto);
  • enrolar o cabelo com onduladores de grande diâmetro ou modelador de cachos durante a formação do penteado;
  • coloque em uma fileira ao redor da base da cauda;
  • deixe parte do cabelo livre;
  • fortalecer com verniz;
  • decore seu cabelo com fitas e flores.

No estilo de Maria Antonieta

Para fazer esse penteado pretensioso, além do pente, você precisa ter em mãos:

  • moldura especial;
  • algodão ou outro enchimento para a moldura;
  • bobes;
  • grampos de cabelo;
  • spray de fixação capilar.

    O procedimento é o seguinte:

    • pentear bem os fios;
    • Parte dos cabelos “reserva” na nuca e nas têmporas - serão usados ​​na última etapa;
    • instale uma moldura na cabeça, colocando algodão nela;
    • disfarçá-lo com cabelos, enfileirados levantando-os a partir da testa;
    • use alfinetes para fixá-lo na estrutura;
    • enrole os cabelos nas costas e nas têmporas em um modelador de cachos, formando cachos;
    • fixe o penteado com verniz;
    • decore com miçangas.

    Belos exemplos

    Com um penteado no espírito do século 18, você pode recriar a imagem da rainha.

    Cabelo fortemente penteado na frente e cachos nos ombros sugerem bolas na corte real.

      O penteado no espírito de Maria Antonieta parece muito impressionante.

      Uma aula magistral sobre a criação de um penteado do século 18 no vídeo abaixo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa