Penteados do século 19: idéias e dicas de estilo
Os penteados do século 19 são caracterizados por seu esplendor especial e originalidade. Naquela época, as mulheres faziam belos estilos apenas com a ajuda de suas assistentes, enquanto as nobres damas eram auxiliadas pelas chamadas damas de honra.
O principal diferencial dos penteados da época era o velo. Eles substituíram as estruturas de cabelo muito volumosas que as moças ativamente criavam no século XVIII.
Neste artigo, daremos uma olhada mais de perto nos estilos de cabelo no estilo do século 19, consideraremos os recursos e as recomendações de design.
Uma excursão pela história
Os penteados que as mulheres usavam no século 19, pode-se dizer, eram à maneira grega. Eles enfatizaram a beleza natural das mulheres da época. A moda do Império Russo naquela época foi muito influenciada pela Europa. Formas e desenhos complexos desbotaram no fundo, e as jovens começaram a dar preferência a cachos luxuosos de várias formas e diâmetros, que muitas vezes se ajustavam ao redor da cabeça.
Para cachos curling, dispositivos especiais foram usados que foram aquecidos em brasas até uma determinada temperatura. Esses dispositivos são muito semelhantes aos ferros de ondulação modernos.
Vários nós de cabelo, coques e mechas retas estavam na moda. As tranças também eram populares. O cabelo encaracolado costumava ser preso em um coque, fixado e adornado com belos acessórios como penas, tiaras e até flores de verdade.
Várias tranças foram tecidas não apenas quando foram coletadas em um penteado festivo ou algum tipo de coque original. A tecelagem também estava em alta na vida cotidiana e, na maioria das vezes, era complementada com várias fitas.
Desde meados do século 19, começaram a aparecer cortes de cabelo curtos com mechas retas, muitas mulheres usavam postiços e perucas para dar mais volume aos cabelos, com os quais também podiam criar um penteado incomum.
Tudo que é novo está bem esquecido, velho
Apesar de os penteados femininos do século 19 terem caído no esquecimento, isso não significa de forma alguma que eles não possam ser feitos por suas próprias mãos. Claro, ninguém vai andar com um penteado vitoriano ou estilos da era de ouro na vida cotidiana, mas para uma festa temática ou mesmo um baile, esse tipo de penteado será muito útil.
Para se inspirar, você pode prestar atenção às pinturas do estilo do classicismo tardio - o estilo império do século 19 na Rússia. Neles você pode encontrar penteados luxuosos com flores frescas.
Considere uma aula mestre passo a passo para penteados do século 19 para cabelos médios ou longos, esse tipo de penteado já foi escolhido pelas senhoras para o baile.
Hoje em dia, a cosmética permite simplificar a criação de uma obra-prima do cabeleireiro e utilizar produtos de styling modernos.
Você precisa se preparar:
- alicate redondo de diâmetro médio;
- crista;
- pentes - massagem e separação;
- mousse e spray fixador.
Guia passo a passo
- Primeiro, lave os cabelos com shampoo e condicionador, depois seque bem com secador de cabelo e penteie em todo o comprimento.
- A seguir, usando um pente fino, é necessário separar uma meia-lua de ambos os lados da cabeça, recuando um pouco da testa. Para evitar que os fios interfiram e não se quebrem, eles podem ser fixados com grampos.
- Faça uma cauda com o resto do cabelo na parte de trás, sem capturar os cachos da frente, separados por uma mecha. O rabo de cavalo pode ser preso com um elástico fino para combinar com o cabelo e os grampos de cabelo.
- Aqueça a pinça e comece a enrolar os cachos. De antemão, você pode aplicar uma pequena quantidade de mousse sobre eles - assim o penteado vai durar mais. Primeiro, enrole os cachos dianteiros esquerdos em cachos, depois prossiga para os fios reunidos em uma cauda.
- Além disso, os cachos da cauda devem ser dobrados, por assim dizer, em um coque e fixados com alfinetes e grampos invisíveis. Deixe os cachos da frente soltos, não é preciso pentear, conforme planejado, devem ficar bem firmes.
- O penteado está pronto. Agora deve ser polvilhado com verniz para uma fixação forte. Se desejar, pode ser complementado com um diadema ou grampos de cabelo com flores decorativas.
Outro original para o nosso tempo, mas comum no século 19, uma opção de estilo bastante simples que é mais adequada para proprietários de cachos longos.
Siga as instruções passo a passo.
- Para começar, é necessário selecionar uma pequena parte do cabelo ao longo da linha de crescimento do cabelo, 3 cm serão suficientes.
- Agora é aconselhável fazer uma pequena lã no cabelo. No entanto, se não houver prática nisso, você pode simplesmente recolher a cauda na parte de trás da cabeça. O penteado ficará menos volumoso do que com uma pilha, mas não menos bonito.
- O próximo passo é tecer as tranças do rabo de cavalo. É melhor tecer a versão clássica da trança com fios ligeiramente alongados para aumentar o volume.
- Em seguida, a trança deve ser perfeitamente espetada em um coque usando grampos de cabelo. Os demais fios separados devem ser enrolados com um alicate de pequeno diâmetro. Os cachos devem sair pequenos, mas firmes. O penteado acabado deve ser bem polvilhado com verniz de fixação forte.
Como alternativa à trança presa, você pode simplesmente torcer o rabo de cavalo e prender cada um dos cachos no topo da cabeça, criando um estilo original. Será uma excelente opção de salão de baile para meninas.
Um penteado fácil que toda mulher pode trazer à vida pode ser modelagem para a qual você só precisa de bobes e uma presilha de cabelo.
O cabelo deve ser penteado ao longo de todo o comprimento e dividido horizontalmente em 2 partes para criar 2 camadas. Primeiro, enrole a camada inferior com rolos e, em seguida, a camada superior da mesma maneira. Os fios não devem ser muito grossos. Para manter os fios fora do caminho, eles podem ser fixados com grampos.
- Então você precisa esperar seu tempo. Em média, para obter uma boa ondulação, os rolinhos são usados por 30-60 minutos, após os quais devem ser removidos. Se você deixar os rolinhos por apenas 10 minutos, vai ter ondas-cachos leves, como as que eram feitas na era do romantismo do final do século XVIII.
- Você deve remover os cachos com cuidado para que os cachos permaneçam com um belo formato elástico. Você não precisa pentear o cabelo, mas pode fazer ajustes com um pente fino.
- Além disso, usando um pente fino, é necessário selecionar um fio das têmporas, conectá-los na parte de trás da cabeça e puncionar com o grampo de cabelo selecionado.
- Fixe o penteado acabado com spray de cabelo.
Este estilo é considerado universal. Apesar das dicas de moda do passado, ele complementa perfeitamente qualquer look de noite moderno. Você pode usar um chapéu em miniatura como um acessório para este penteado.
Recomendações de especialista
- Se o cabelo não for espesso e fino, para esplendor, você pode usar um rolo ou uma peruca. Freqüentemente, os especialistas usam mechas para dar volume ao cabelo, mas em casa pode ser incomum trabalhar com elas.
- Ao criar um penteado do passado, você pode usar várias opções de tranças, as francesas parecem especialmente vantajosas.
- Para adicionar um toque de modernidade ao seu penteado, você pode facilmente adicionar algo novo. Por exemplo, criar cachos não clássicos com pinças, mas uma opção de ondulação pode ser uma excelente jogada. Essas mechas de cabelo também podem ser modeladas em um estilo requintado.
Uma master class sobre como criar um penteado de salão de baile da era império do século 19, veja abaixo.