Como fazer cachos verticais de cabelo em casa?
Um penteado baseado em cachos verticais é uma ótima solução para dias de semana e feriados. Para se transformar com a ajuda deles, você não precisa ir ao cabeleireiro. Você também pode fazer isso em casa.
O que é e para quem é adequado?
Cachos verticais são fios enrolados em forma de espiral. Esses cachos ficam lindos e saltam lindamente durante o movimento, chamando a atenção para aquele cuja cabeça está sendo adornada.
Eles podem ser feitos em cabelos ondulados da natureza e em cachos retos. O diâmetro dos cachos também pode variar.
Para proprietários de rosto estreito, é aconselhável realizar pequenas espirais. Nesse caso, os cachos não devem ser muito elásticos. Se você escolher cachos grandes com tais características, o rosto parecerá ainda menor e mais estreito do que é.
Se a menina tem rosto largo e traços grandes, é melhor escolher espirais suaves médias ou grandes. Quando os cachos são enrolados de maneira exuberante, não será uma vantagem com essa aparência. Para aqueles com rosto oval ou redondo, cachos elásticos são adequados.
Métodos de criação
Você pode enrolar cachos verticais de diferentes maneiras - desde usar flagelos comuns até usar permanente.
A ondulação natural em fios molhados é a mais inofensiva.
Você pode lidar com isso sem ter praticamente nenhuma experiência no manuseio de cabelo:
- os cachos precisam ser lavados;
- seque levemente com uma toalha;
- pentear;
- separar fios de igual volume, torcer em feixes e prender com faixas elásticas;
- quando todo o seu cabelo estiver torcido, amarre a cabeça com um lenço e vá para a cama;
- de manhã, dissolva os cachos, desmonte com as mãos.
Se precisar de um efeito rápido, você pode usar uma pinça em casa. Representam um modelador de cachos especial com um "corte" em espiral, que permite criar cachos perfeitamente semelhantes entre si. O modelador de cachos aquece o cabelo que foi enrolado ao longo do caminho e cria cachos no formato desejado. Ao contrário de um ferro de ondulação convencional, a espiral não tem uma braçadeira. Você terá que segurar a ponta do fio com os dedos.
Para não danificar os cabelos durante o encaracolamento em espiral, é necessário utilizar um aquecedor com bastão de cerâmica, revestido com titânio ou turmalina.
É perigoso usar um modelador de cabelo de metal que pode queimar fios de cabelo.
Com fios finos e macios, o aparelho esquenta até 100 graus. Se o cabelo for duro, mal enrolado, esquentar até 180 graus não é terrível.
A largura do fio é de cerca de 3 cm. É penteado e colocado em uma depressão, aquecido e depois liberado. A onda enrolada é fixada com um clipe. Então eles vão por cima da cabeça.
Para variar, você pode usar um modelador de cachos em que a barra tem o formato de um cone. Então, o cacho será largo na base e mais estreito no final. Se você tiver apenas um modelador de cachos regular em mãos, poderá fazer cachos de modo que cada mecha seguinte se sobreponha um pouco à anterior. Com este método de modelagem, os cachos são menos elásticos. Você também precisa abordar a criação de cachos com cuidado especial, para não criar vincos no clipe.
Para deixar o penteado natural, não parecendo a cabeça de uma boneca, os fios verticais são ligeiramente separados com os dedos - isso permite que sejam levemente enfraquecidos e amolecidos.
Você pode fazer cachos em espiral usando bobes que tenham o cilindro, cone ou formato irregular apropriado - mais finos no meio e mais largos nas bordas. Todas essas variedades são também chamadas de bobinas. Eles são feitos de madeira ou tipos especiais de plástico. O diâmetro desses dispositivos é diferente. Para cabelos grossos, use bobinas de grande diâmetro e vice-versa para cabelos macios e finos. Os onduladores de diâmetro médio são adequados para cabelos não muito grossos e ao mesmo tempo grossos.
Dormir nessas bobinas é impossível, ou pelo menos muito difícil. Eles são muito difíceis. Além disso, não devem ser aplicados diariamente para evitar estragar os cabelos. Se a ocasião for solene, é outro assunto.
É conveniente enrolar os fios levemente úmidos nesses dispositivos. Eles são separados em partes iguais, cobertos com um composto de modelagem, um fio é inserido no orifício dos modeladores e enrolado a partir da raiz, enrolando-se ao longo de uma reentrância pré-fornecida. No final, resta fixar tudo isso com um elástico.
A ondulação começa no topo da cabeça. Na parte de trás da cabeça, torcer os fios é mais difícil. É aconselhável que outra pessoa ajude a fazer isso. Bos igudi são deixados no cabelo por várias horas. Você pode acelerar o processo com um secador de cabelo.
Se você tiver tempo para criar um estilo a partir de cachos verticais, pode usar modeladores macios e mais confortáveis para a cabeça, na forma de capas de molas. Eles são muito fáceis de usar. Vem com um gancho de plástico especial. Ele é inserido em uma capa de tecido, que se endireita imediatamente. O fio umedecido é tricotado na capa. Graças a isso, o cabelo fica por dentro e fica em forma de espiral.
Desta forma, todos os fios são enrolados. Depois de algumas horas, lindos cachos elásticos são obtidos. Embora você possa estimular esse processo com um secador de cabelo, já que os rolos deixam o ar passar.
Um resultado garantido de longa duração para a obtenção de cachos em espiral é dado pela chamada química vertical. Com ela, os cachos vão durar até seis meses. Será muito mais fácil pentear o cabelo todos os dias do que quando não há química nele. Você também pode fazer esse permanente em casa. Mas para isso você terá que usar a ajuda de outra pessoa. É aconselhável que seja alguém que saiba manusear habilmente as bobinas e seja capaz de enrolar cada fio de maneira uniforme.
Para o procedimento, você precisa escolher o dia certo. Química não deve ser feita:
- durante a menstruação;
- se a mulher está tomando drogas com hormônios;
- durante a gravidez e lactação.
Antes de enrolar, certifique-se de comer uma boa refeição. - se não houver calor suficiente no corpo, as reações químicas no cabelo são muito lentas. Além disso, de acordo com observações de longo prazo de cabeleireiros, um mau humor leva ao fato de que o permanente não funciona.
Para fazer química, você terá que atender a compra de vários conjuntos de bobinas, um conjunto especial para permanente. Você também precisará de uma tampa de plástico e luvas de borracha.
Antes de começar a trabalhar, é realizado um teste de reação alérgica. Uma gota de permanente é aplicada na dobra do cotovelo e espera 15 minutos. Se a pele ficar vermelha e coçar, você não pode usar o medicamento. Se tudo estiver em ordem, você pode começar a criar "beleza duradoura":
- você precisa fazer química no cabelo limpo;
- aplique um creme gorduroso ao longo da linha do cabelo para proteger a pele dos efeitos dos produtos químicos;
- trate os fios molhados com uma loção especial;
- dividir o cabelo em setores;
- trabalho a partir da nuca;
- enrolar bobinas a partir das raízes;
- após o término do “envoltório”, tratar os fios com uma composição química;
- cubra a cabeça com um boné e fique em pé pelo tempo indicado nas instruções;
- lavar;
- trate a cabeça com um composto que interrompa a reação química anterior;
- após 5 minutos, enxágue com água pura;
- remova os rolos;
- cachos secos sem pentear.
A cabeça após a química pode ser lavada somente após 3 dias.
Não os torça após cada lavagem. Basta apertar os fios molhados com uma toalha. Além disso, o cabelo precisa ser tratado de vez em quando com soros especiais e formulações de óleo. Essas medidas permitirão que você mantenha seu cabelo bonito e os cachos durarão mais. Para enfatizar sua beleza, você pode enrolar os fios em rolos quentes.
Nesse caso, é impossível:
- ir para a cama com o cabelo molhado;
- seque-os com ar quente de um secador de cabelo;
- use uma escova em vez de um pente;
- criar bouffants;
- realizar a coloração antes de decorridas 3 semanas da data da química.
Levamos em consideração o comprimento do cabelo
Não importa como os cachos verticais são criados, eles alcançam um efeito externo completamente diferente dependendo do comprimento do cabelo. Esses cachos podem ser feitos em fios curtos, por exemplo, ao cortar um bob. Mas é preciso ter em mente que depois disso o cabelo vai parecer ainda mais curto, já que tomará a forma de uma espiral. Além disso, os cachos serão direcionados para os lados e para cima. Para não criar a impressão de esplendor excessivo de tal estilização, como se o dono dos cachos curtos fosse "eletrocutado", recomenda-se enrolar os fios não muito raso. Também é aconselhável usar rolos, não um ferro de ondulação.
É mais conveniente ondular o cabelo de comprimento médio. Eles mantêm sua forma melhor, especialmente se forem devidamente fixados com um composto de fixação. Já os compridos correm o risco de não se enrolarem completamente, pois o comprimento da bobina pode ser insuficiente. Além disso, sob o peso do cabelo, os cachos se endireitam mais rápido.
Como consertar o estilo?
Para que os cachos não percam o aspecto elegante por muito tempo e permaneçam elásticos, é necessário fixá-los com produtos de modelagem adequados. Além disso, a obtenção de um efeito de longo prazo depende do tipo de cabelo.
Para os compridos e grossos, é conveniente usar espuma. Também é adequado para fios finos, e se você aplicar nesses fios, no final pode ficar sem verniz.
Quanto ao spray de cabelo em si, um agente de fixação média é usado em fios finos que se transformam em cachos claros. Com ele, o penteado vai durar bem 4 horas.Os cabelos grossos e pesados podem ser mantidos na posição desejada por meio de fixação forte e superfortante.
Ao usar um gel fixador, deve-se levar em consideração que ele torna os cachos finos mais pesados. Se você usar mousse nesse cabelo, ele ficará mais volumoso.
Ao aplicar um agente de fixação, você ainda precisa saber quando parar.
Quando há muito mousse no cabelo, não parece natural.
Se o penteado for feito à base de permanente, pode-se usar mousse, cera e espuma para fixá-lo, mas o verniz não pode ser usado neste caso.
A maneira de enrolar cachos em casa é mostrada no vídeo abaixo.