Características dos penteados femininos dos anos 80
Os anos oitenta do século passado são caracterizados por um grande número de experiências. Música, moda, literatura - tudo foi dominado por uma onda de criatividade. Astros do pop e do rock, atores de cinema eram modelos, e quaisquer tendências da moda eram imediatamente transferidas das passarelas para as ruas e se tornavam elementos do estilo de rua. Os artesãos costuraram vestidos para si próprios como os heróis de suas séries de TV favoritas "Santa Bárbara" e "Dinastia" e não pareciam piores do que estrelas de cinema, apesar da falta de escolha de tecidos, roupas e oportunidades. Os penteados femininos dos anos 80 são tão variados quanto interessantes. Não é à toa que, após três décadas, a moda para eles (de uma forma modernizada e aprimorada) voltou novamente. Afinal, foi uma década de absoluta liberdade criativa. Novas formas, volumes e cores exageradas, às vezes grotescas, foram inventadas.
Traços específicos
Uma das marcas dos estilos de cabelo das mulheres dos anos 1980 é a variedade. Nem na década de 1960 (era dos bufantes, da "babette" e dos cílios bem maquiados), nem na década de 1970 (época dos cabelos longos e lisos, divididos em riscas) não existia, sempre houve uma tendência única. O período de 1980 a 1989 nos deu a "Aurora" - o corte de cabelo icônico da década, penteado sob a "página", o mais elegante "sessun", "macete", "cascata", permanente, "loba", "rapsódia", "gavroche", caudas altas (às vezes acima da cabeça) e até mesmo (no final dos anos oitenta) - moicano chocante.
Deve-se destacar que o período de maior "rebuliço" tanto na moda quanto na maquiagem e nos penteados começou no período pós-perestroika em 1985 e ganhou impulso até os loucos anos noventa. Até 1985, tudo em roupas e cortes de cabelo era muito mais modesto e conservador. Depois da perestroika, as mulheres soviéticas viram revistas de moda - não apenas "nossas", mas também estrangeiras. Nomes como Valentin Yudashkin e Vyacheslav Zaitsev apareceram na moda soviética, joias de plástico baratas e brilhantes tornaram-se imensamente populares. Nas roupas, a ênfase passou para os ombros, a cintura clara não era mais obrigatória e, se houvesse vontade de enfatizar, também o fazia com a ajuda de um cinto largo exagerado.
Mangas - apareceram "puffs", vestidos com ombro rebaixado, o comprimento "mini" era incomumente popular. A palavra "demais" seria correta para descrever a moda daqueles anos: se o cinto for largo como um espartilho, se a corrente for tão grossa quanto o braço, se a lã for tão alta quanto todo o comprimento do cabelo, se o rubor for até as têmporas. Na maquiagem, aliás, imperava a madrepérola e uma profusão de cores - as sombras iam até as sobrancelhas, era preciso combinar pelo menos 3 cores diferentes, o blush era rosa claro ou coral não menos brilhante. É claro que, dessa forma, poucos (com exceção dos fashionistas mais desesperados) arriscavam aparecer no trabalho ou na escola, já que costumavam se vestir para discotecas, festas e feriados.
No entanto, as mulheres queriam se vestir e parecer brilhantes, elegantes, cativantes não só nos feriados, mas também nos dias de semana, tentando adaptar as tendências da moda às condições do escritório. Os penteados foram os primeiros a unir moda e trabalho, tornando-se uma espécie de ponte entre fashionistas e pessoas comuns. Vamos dar uma olhada mais de perto nos cortes de cabelo mais populares.
- "Cascade" é o penteado mais popular, um símbolo do estilo "disco". Realizado em cabelos de comprimento médio. Em sua essência, o penteado é uma "escada" reta e rasgada com uma coroa e topo cortados curtos. Templos e orelhas abertos são necessários para este corte de cabelo. Os fios podem ser colocados de diferentes maneiras - deixados retos, enrolados nos modeladores ou modelador, penteados e fixados com verniz. Caso o volume do cabelo não fosse suficiente, após o corte, era feito um permanente, preenchendo a lacuna. Raramente alguém ia com o cabelo liso e sem pêlo, pois o penteado exigia volume, que podia ser dado quer por uma espessa cabeleira da natureza, quer por este mesmo pêlo da raiz às pontas.
- A "loba" é uma das modificações da "cascata" e é universal para mulheres e homens. O corte de cabelo tem esse nome devido à sua semelhança com a nuca de um lobo. Ganhou imensa popularidade a partir de 1985 devido à sua agressividade, que deu ao seu dono assertividade e força (claro, visual). Uma característica distintiva da "loba" é um grande número de finos fios moídos que se projetam ao longo de todo o comprimento do cabelo.
- "Aurora" - um corte de cabelo, como a "loba", popular tanto entre mulheres quanto homens. Realiza-se em forma de cascata, o cabelo é curto na frente e na parte superior e nas costas alonga-se. A "Aurora" é caracterizada por linhas mais suaves que a cascata.
- Mallet é talvez o corte de cabelo mais icônico da história da década de 1980. Apenas fashionistas desesperados ousaram ter com ela, sem medo da censura pública. A coroa da marreta era cortada curta e o cabelo do resto da cabeça crescia até os ombros e até as omoplatas. É assim que músicos de rock, cantores populares, atores de Hollywood e pessoas comuns (principalmente jovens, é claro) cortam seus cabelos.
- High "hedgehog" - um penteado da moda, que se tornou uma versão suavizada do moicano que apareceu um pouco mais tarde. O cabelo nas partes temporal e occipital foi cortado curto e penteado verticalmente para cima, enquanto na região frontal foi deixado um pouco mais longo. Isso tornou possível enrolar um cacho na frente e pentear. Toda a estrutura foi fixada com uma espessa camada de verniz, caso contrário não teria durado muito.
O primeiro "Iroquois" não parecia um autêntico Iroquois no entendimento atual desse estilo de cabelo. Os cabelos nas laterais da cabeça não foram raspados, mas "levantados" com o mesmo velo e uma grande quantidade de verniz. A versão punk do moicano apareceu mais tarde, nos anos 90, como um símbolo de rebelião, um protesto contra o sistema estadual.
- "Sessun", "chapéu" e "página" são unidos por nós por uma razão. Todos eles são executados quase da mesma maneira, com uma linha perfeitamente reta. Quais são as diferenças? "Sessun" assume que a franja é cortada em forma de semicírculo e que o cabelo é ligeiramente mais curto nas laterais do que na parte de trás. Um corte de cabelo estilo página fornece franja reta e todos os outros cabelos. A linha do cabelo se estende continuamente, em um círculo uniforme. Um penteado com um "chapéu" abre o pescoço, enquanto o cabelo tem aproximadamente o mesmo comprimento em todas as partes da cabeça.
Como fazer um estilo de discoteca na moda?
Uma exuberante juba de cabelos cacheados bem tratados é o que vem à mente quando as palavras "penteado disco" vêm à mente. Claro, se o comprimento permitir que você faça cachos. Se na década de 1980 na URSS as mulheres só tinham rolos e secador de cabelo, agora você pode criar os cachos dos seus sonhos com a ajuda de pinças. Para um estilo autêntico no espírito dos anos 1980, é melhor manter os cachos pequenos, com um efeito natural de cachos.
E você não precisa machucar o cabelo, penteando-o da raiz às pontas e enchendo-o com uma quantidade incrível de verniz, pois você tem a seu serviço meios para dar volume à raiz, compostos de proteção térmica, mousses de modelagem, sprays para formar cachos e um muitas outras coisas que não só arrumam o penteado, mas cuidam do cabelo.
É importante lembrar que não deve haver muitos produtos para pentear, senão os cabelos ficarão sujos e o volume desaparecerá.
Se você tem um corte de cabelo, então seu penteado disco é penteado e penteado para cima, como John Travolta e Olivia Newton-Jones no filme Saturday Night Fever. No alto da cabeça, os cabelos devem ser penteados na raiz, previamente utilizado um agente volumétrico, e a seguir cacheados um pouco com pinça, fixando o resultado com verniz. O cabelo nas laterais e na nuca é puxado para baixo com um secador de cabelo e uma escova redonda.
Não tente repetir completamente o estilo daqueles anos, a menos que você esteja participando de uma festa temática. Combinando história com modernidade, você alcançará maior impacto.
Os acessórios certos
Penteados volumosos no espírito dos anos 1980. precisa do enquadramento certo. Roupas mais do que suficientes, inspiradas nesta década, já estão à venda, incluindo jeans mom, calças banana, pulôveres superdimensionados, minissaias e leggings. No entanto, existem detalhes que formam a imagem inteira. São acessórios inusitados para o cabelo - faixas elásticas, fitas, tiaras, assim como óculos de sol que complementam o conjunto e, claro, joias grandes e brilhantes. Vamos nos deter em cada ponto com mais detalhes.
Os anos oitenta - a época das faixas de cabelo "de pelúcia", faixas para a cabeça, originalmente destinadas à aeróbica, rendas tecidas em tranças. Tudo isso deve ter tons "ácidos" brilhantes. O cabelo pode ser penteado e coberto com um lenço de gaze por cima, enrolado como um turbante - isso também está na moda. Os óculos de sol “certos” para uma menina dos anos 80 são os “aviadores”. Após o lançamento de Top gun, estrelado por Tom Cruise, os aviadores tornaram-se extremamente populares. Se este modelo não combina com você, leve todos os óculos esfumados que cubram metade do rosto, também ficará bem no espírito dos anos oitenta.
As joias daquela década brilhante estão agora experimentando um verdadeiro boom. Broches vintage, clipes, anéis das principais casas de moda, que apareciam à venda entre colecionadores e conhecedores da época, são vendidos como bolos quentes entre os fãs, apesar do alto custo das joias. Sua beleza, relevância e relevância estão fora de dúvida. Já as joias de baixo custo, chamadas de massa, que são vendidas em redes de lojas, passagens subterrâneas, em sites da Internet, são ainda mais procuradas pela moda moderna desses acessórios e pelo custo orçamentário. Um par de brincos de plástico vai custar-lhe pouco e é graças a eles que a imagem ficará completa.
Veja o próximo vídeo para saber como estilizar seu penteado dos anos 80.