Penteados femininos dos anos 50: tipos, dicas de escolha e estilo
A moda é cíclica e tende a retornar ao pico das tendências de popularidade que até recentemente seriam difíceis de imaginar como relevantes. Os penteados dos anos 50 se tornaram um desses ecos do passado. O pós-guerra voltou aos representantes da bela metade da humanidade as esperanças e sonhos de um futuro brilhante, tornou as imagens mais femininas e românticas. No artigo, vamos considerar como fazer penteados femininos no estilo dos anos 50 para as mulheres modernas da moda, quais regras obrigatórias devem ser levadas em consideração.
Peculiaridades
Os anos cinquenta - a época de ouro de Hollywood, o apogeu do cinema russo. Antes de entender o que os cortes de cabelo da moda para cabelos longos eram feitos naquela época na URSS, vale a pena prestar atenção aos ícones de estilo reconhecidos. Moças modestas, gentis e lindas desarmavam os homens com sua indefesa e permanência obrigatória. A ondulação criou o efeito de cachos despreocupados, e as sedutoras fatais escolheram cachos maiores para si. Mas foi muito difícil encontrar uma garota com um corte de cabelo curto na foto daqueles anos.
A partir da década de 50 do século XX, na moda feminina para penteados na URSS, a cópia do estilo pin-up começou a ser traçada. Raras revistas brilhantes mostram donas de casa sorridentes com penteados impecáveis. A história da moda soviética naqueles anos não parecia tão sem nuvens. Os penteados femininos adquiriram pompa e volume, tornaram-se mais originais devido às fitas, tiaras, coquete tecidas em cachos.
Para parecerem estrelas de cinema, as garotas soviéticas faziam cachos da moda usando rolos de alumínio bastante rígidos. Era para manter tal estrutura na cabeça a noite toda. O choque resultante de cachos foi puxado para trás, o cabelo acima da testa permaneceu liso. A falta de spray para cabelo no mercado foi compensada por ingredientes naturais. Os penteados eram fixados com cerveja, fixados em calda de açúcar.
O cabelo loiro está na moda. Eram os anos 50 que se pode chamar de era do clareamento total - até morenas em chamas eram repintadas de loiro.
Além disso, bufantes hipertrofiados que assumiam tamanhos e formas assustadores entraram na moda. O rolo de cabelo, que era fixado na nuca, continuou popular e tradicional no período do pós-guerra. Ao longo da década, a moda mudou. Em momentos diferentes, no auge da popularidade estavam:
- rabos de cavalo, presos por uma faixa elástica na parte de trás da cabeça, com pontas exuberantemente enroladas dos fios, decoração floral;
- postiços e cachos para a cabeça eram populares no início dos anos 50;
- "Babette" - uma imitação do penteado da luxuosa Brigitte Bardot;
- quadrado na altura do queixo com divisão assimétrica;
- franja na metade da cabeça - grossa e exuberante, com a maior parte do cabelo puxado para trás;
- cachos românticos e cachos grandes e cuidadosamente calibrados;
- penteado "poodle" com rolo no topo da cabeça e cachos nas laterais do rosto.
Além desses cânones, havia certas regras para o design de penteados espetaculares. Assim, os boêmios podiam se dar ao luxo de usar véu na parte superior do rosto, elemento esse necessariamente usado nas imagens de noivas.
Na segunda metade da década de 50, os penteados começaram a ganhar altura, com coroa fofa, volume adicional na região parietal. A franja adquiriu uma silhueta gráfica, as ondas características, dispostas de lado, sumiram.
Como pentear cabelo comprido?
Para cabelos longos no estilo dos anos 50, você pode encontrar muitas opções eficazes e realmente interessantes para pentear os cachos. Para recriar um look retro para um look casual, você pode usar o rabo de cavalo clássico com um fecho alto nas costas como base. O cabelo recolhido é dividido em fios separados e arrancado com um ferro ou enrolado nas pontas. Um elástico é enrolado em um dos cachos, a mecha é fixada com o auxílio de uma invisibilidade. Veja a master class no próximo vídeo.
O velo é outro sinal dos tempos. Nos anos 50, com o cabelo comprido, era possível transformá-lo na verdadeira aparência de uma colmeia, incrivelmente alta e exuberante. Para dar volume, também foram usados postiços, que podem ser usados por belezas modernas que queiram experimentar a imagem da lendária Grace Kelly por uma noite ou criar "Babette" no espírito de Brigitte Bardot. Uma característica de um penteado penteado é o seu volume e instabilidade - grampos e grampos invisíveis, vernizes de fixação fortes ajudam a manter o cabelo em uma determinada posição.
O processo passo a passo para criar uma "Babette" fofa com cachos ou cabelos presos é o seguinte:
- o cabelo limpo é cuidadosamente penteado;
- o fio da frente é separado do resto, penteado;
- na parte de trás da cabeça, uma larga linha do cabelo também é separada e escovada;
- a vertente frontal é retraída, alisada, mas sem perda de volume;
- a lã é combinada, retraída, protegida com invisibilidade;
- a maior parte do cabelo é removida sob a lã, presa com grampos ou permanece solta;
- Você pode decorar o seu penteado com uma ampla fita de cetim.
Penteados estilosos no espírito dos anos 50 podem ser complementados com detalhes ousados, como franja com cachos pronunciados. Os cachos dispostos de lado na parte superior são bem complementados por tiaras com contas trançadas, chapéus, flores grandes ou plumas de penas.
Opções para cortes de cabelo curtos
Os anos do pós-guerra trouxeram um elemento de masculinidade à moda feminina.Mas nos anos 50, os cortes de cabelo já eram mais reminiscentes do estilo cabaré ou estilo dos tempos pré-revolucionários. Eles ficam especialmente impressionantes em mulheres e meninas com traços faciais perfeitamente regulares e olhos grandes e expressivos. O cabelo curto em retroversão pode ser penteado em ondas grandes, com spinner gráfico, penteado para trás, alisado nas têmporas. Se você tem uma franja longa, pode enrolá-la bem, colocá-la na testa como os postiços de antigamente.
O corte de cabelo pixie atual data dos anos 50. Ela foi glorificada por outra diva de Hollywood - Gina Lollobrigida, que preferiu enfatizar a beleza impecável de seu rosto com fios curtos, luxuriantemente dispostos em volta da cabeça. Porém, mesmo na versão ultracurta com franja reta, essa opção de corte de cabelo para cabelos curtos parece muito original e impressionante.
Antecipando os rebeldes dos anos 60, no final dos anos 50, o corte de cabelo garcon entrou na moda, revelando as orelhas e o pescoço com chique francês. Ela complementa perfeitamente as imagens de belas mulheres frágeis com um tipo de corpo juvenil, cabeça pequena, ombros estreitos. Alisar com gel ou destacar os fios individuais com cera ajuda a modelar esse corte de cabelo com eficácia. O volume do cabelo é direcionado para a frente, uma elegante faixa com uma grande decoração funciona como decoração.
Quais estilos de cabelo são adequados para comprimentos médios?
Cabelo de comprimento médio pode ser estilizado no estilo das estrelas dos anos 50 de Hollywood. Cachos como os de Marilyn Monroe permitem fixação com verniz e grampos de cabelo. O pescoço permanece aberto, tocantemente indefeso. A separação é necessariamente assimétrica. É melhor usar um bob clássico com franja longa ou um bob alongado como base.
O procedimento para criar cachos espetaculares no estilo da loira principal de Hollywood será o seguinte:
- lave bem os cabelos, seque levemente com uma toalha, distribua em mechas separadas;
- aplique um produto para pentear em forma de mousse nos cabelos ainda úmidos;
- preparar rolos grandes, enrolar fios sobre eles, tentando não torná-los muito pequenos;
- seque bem os cachos com um secador de cabelo;
- os fios completamente secos são soltos dos rolos, desmontados à mão, sem pente, levemente chicoteados;
- um penteado completamente acabado é envernizado com fixação forte;
- fios individuais para criar a imagem desejada podem ser protegidos com invisibilidade.
Para completar o look com cachos modeladores em cabelos médios, você pode usar maquiagem estilosa e joias atraentes para combinar.
O cabelo de comprimento médio parece impressionante quando penteado em uma concha elegante. Um penteado Grace Kelly permite que você abra o pescoço, enfatize a graça de suas maçãs do rosto. O penteado é feito com um velo da coroa, toda a massa de cabelo é separada em duas metades, enrolada em rolos e conectada na parte de trás da cabeça, uma de frente para a outra. Os fios são presos por grampos, tratados com spray de brilho, a franja é fixada para um lado ou inclinada para trás, revelando o rosto.
Styling com chignons: como escolher um acessório?
Os penteados femininos dos anos 50 significavam o uso generalizado de cabelos falsos - na forma de cachos, fios, caudas. Eles foram presos na parte de trás da cabeça para adicionar volume extra.
Hoje, ao recriar imagens retro, tal adição também parece bastante impressionante e atraente. Os estilistas recomendam o uso de postiços sintéticos de kanekalon - alga marinha, o que permite garantir a máxima naturalidade dos fios confeccionados.
Não se esqueça que postiços sintéticos e naturais devem ser lavados regularmente (mensalmente) em água à temperatura ambiente. Ao pentear, apenas pentes com dentes esparsos são usados. Os chignons são recomendados para secar com uma toalha macia, macas especiais para perucas.
Ao escolher uma peruca suspensa, você precisa determinar uma maneira conveniente de prendê-la - os "caranguejos" clássicos não são adequados para todos.Na hora de escolher a tonalidade, é melhor dar preferência às opções mais claras do que a cor natural do cabelo.
Belos exemplos
E finalmente - uns lindos penteados dos anos 50.
- O gracioso rolo no topo da cabeça foi para as senhoras dos anos 50 das gerações anteriores. Mas acentos de cores vivas foram adicionados a ele, e os próprios representantes da bela metade da humanidade foram capazes de enfatizar sua atratividade com uma maquiagem espetacular.
- O espetacular penteado poodle combina cachos e rolos, formando um look estiloso e ao mesmo tempo alegre, idealmente em harmonia com o rosto aberto e o sorriso alegre de uma jovem.
- A versão moderna do clássico Babette demonstra elegância e permanece relevante mesmo após 6 décadas. A imagem romântica fica especialmente impressionante em cabelos longos, enfatizando a fragilidade e a ternura da aparência da menina.