Penteados dos anos 20: ideias e regras para a criação
Muita gente tem razão quando fala que a moda é cíclica e depois de um lapso de tempo tudo volta. O novo é o velho bem esquecido. Esquecendo alguma tendência por um certo período de tempo, depois você volta a ela com muito zelo. Esse momento não foi poupado pelos penteados femininos. Hoje, o que era popular há quase cem anos está reentrando na arena mundial. Nosso artigo é dedicado aos penteados no estilo dos anos 20 do século XX.
Peculiaridades
Retrostyle, de uma forma ou de outra, sempre foi relevante. Roupas (babados, vestidos retangulares disformes, chapéus com penas) e penteados também eram populares. Retrostyle sempre causou grande agitação, conquistando casas de moda, tapetes, festas. Mas vamos falar sobre o penteado, afinal, é ela a etapa final na criação de uma imagem e adiciona seu próprio toque a ela. Ao contrário das roupas, os penteados podem parecer harmoniosos em qualquer look misto, independentemente do ambiente e do traje geral.
Qual é a vantagem dos penteados dos anos 20? Você pode escolher um penteado para cabelos longos e curtos. Qualquer pedido será satisfeito, especialmente se você quiser mudar radicalmente a imagem. Naquela época, havia um verdadeiro motim entre as mulheres, a moda permitia que as senhoras se libertassem: trocar espartilhos justos e saias longas por minivestidos disformes. O cabelo não estava mais preso em penteados altos e pesados e uma maquiagem brilhante apareceu no rosto.
Os padrões do passado estavam desmoronando a uma taxa incrível devido aos filmes populares de Hollywood - penteados curtos e minivestidos tornaram-se elementos indispensáveis no arsenal feminino.
Variedades
Os penteados para cabelos curtos eram muito populares entre as mulheres da época.As mulheres estão cansadas de cachos longos que eram difíceis de trançar no cabelo. Além disso, eram difíceis de cuidar e lavar. Portanto, assim que houve um "boom revolucionário" na Europa, quase todas as mulheres decidiram se despedir de seus longos cachos. Naqueles anos, vários cortes de cabelo foram oferecidos a eles, que são relevantes até hoje.
- Por exemplo, bubikopf ou, em russo, “bubikopf”, é traduzido do alemão como “cabecinha de criança”. O primeiro corte de cabelo curto entre as mulheres, antes de sua popularização, foi usado apenas para quaisquer intervenções médicas subsequentes ou durante as hostilidades. A Primeira Guerra Mundial foi o primeiro impulso para uma mudança na imagem feminina: quando as irmãs da misericórdia ajudaram os soldados feridos no front, nem uma única garota se importou com seus longos cabelos. Eles começaram a ser considerados pouco práticos, então o cabelo foi cortado "como um menino" ou deixou apenas um pequeno semicírculo.
Com o tempo, essa tendência das irmãs da misericórdia atingiu os pacíficos habitantes da cidade que gostavam desse penteado. A própria técnica de corte de cabelo Bubicopf foi criada por um cabeleireiro alemão, daí o nome alemão.
- Outro corte de cabelo - pixie, é traduzido do inglês como "fada" ou "elfo". Corte de cabelo rebelde, que consiste em fios curtos de cabelo que estão descuidadamente saindo em direções diferentes. Este penteado adiciona travessura e negligência à imagem.
- Garson - este corte de cabelo é um pouco semelhante ao penteado pixie mencionado anteriormente, mas tem uma diferença importante e significativa. A pixie é cortada em fios separados de comprimentos diferentes, e o garcon é cortado sob uma linha. A própria palavra "garcon" vem da França e é traduzida como "menino".
A moda desse penteado surgiu após a publicação do livro da escritora francesa V. Margueritta "Garson". O livro era sobre uma garota forte, determinada e às vezes imprudente com um corte de cabelo curto. Para as mulheres da época, essa heroína afundou tanto na alma que a imagem de uma mulher-menino se tornou muito popular.
- Corte de cabelo Bob ou Bob Garcon. Inicialmente, acreditava-se que o corte de cabelo bob foi inventado pelo cabeleireiro francês Alexandre de Paris, que se inspirou nas imagens de Jeanne d'Arc. Mas também há uma opinião de que este penteado se tornou popular não por causa do cabeleireiro francês, mas por causa da famosa dançarina Irene Castle por volta de 1915. Muitos argumentam que a garota se sentia muito desconfortável para dançar com cabelos longos. Naquela época, muitas senhoras consideravam Madame Castle um modelo de elegância e bom gosto, por isso decidiram confiar na escolha da dançarina e arriscaram cortar seus cachos.
Claro, na década de 20. Século XX, ainda existem meninas que não ousaram se despedir de seus lindos cabelos longos, portanto, ajustando-se às novas tendências da moda, eles criaram estilos populares novos e adaptados. Cabelo comprido era mais difícil de trabalhar e exigia mais tempo para ser modelado, mas poucos conseguiam desistir das bases. Portanto, um dos penteados mais populares era considerado uma "onda" em todo o comprimento do cabelo.
Como não havia verniz na época, os cabelos eram secos naturalmente - primeiro eram lavados, depois fixados com grampos em forma de ondas, depois as meninas iam com os cachos presos até ficarem completamente secos.
Estilo próprio
Como mencionado anteriormente, a moda é cíclica e agora os penteados femininos no estilo dos anos 20 estão se tornando populares novamente. Mas se não houver problemas com o corte de cabelo, você terá que trabalhar duro para criar um estilo próprio. Se o seu corte for bob, pixie ou garcon, então com a ajuda de um ferro ou modelador você só precisará alisar os fios, depois de borrifar os cabelos com um spray modelador e fixador. Entre os penteados que remetem a esta época histórica, é possível distinguir cachos no estilo do "Grande Gatsby" e uma variedade de pãezinhos.
O grande penteado Gatsby
Não é segredo que uma nova onda de popularização do estilo dos anos 1920 surgiu precisamente graças a este filme.O que é popular em Hollywood é popular em todo o mundo. Portanto, não é surpreendente que muitas pessoas queiram fazer o mesmo penteado do personagem principal. Um bob ou bob com cabelo na altura do queixo é considerado um clássico do gênero. Esse comprimento será suficiente para acomodar as famosas ondas.
Para estilizar, você precisará de:
- fórceps;
- ferro;
- estilo ou qualquer outro produto de estilo;
- verniz.
Para começar, deve-se lavar o cabelo, deixar secar, sem usar o secador. Em seguida, aplique um creme para modelar ou modelar no cabelo úmido. Espalhe o produto em uma pequena camada sobre toda a superfície dos cabelos. Em seguida, com um secador de cabelo, seque por fim os cabelos (durante a secagem é aconselhável levantar os cachos para cima).
Vale a pena decidir com antecedência de que lado as ondas irão diminuir. Divida o cabelo com uma mecha. Enquanto separa os cabelos, vale a pena ligar e aquecer a pinça. Enrole os cachos em pequenos fios ao redor das pinças, das pontas do cabelo ao topo da cabeça. Você precisa mantê-lo por 5-10 minutos, se você tiver cabelos muito pesados e grossos, o tempo pode ser aumentado em mais cinco minutos.
Depois que todos os cachos estiverem cacheados, é preciso soltar o cabelo, pentear levemente e fixar o resultado com um verniz de fixação fraca. Os cachos devem ser leves e flutuantes.
Feixe
O coque se tornará um penteado versátil para cabelos de qualquer comprimento. Para criá-lo, você precisará de:
- escova de cabelo;
- pente para pentear;
- elásticos;
- verniz;
- invisível;
- acessórios para decoração (tiaras, tiaras, tiaras);
- braçadeiras;
- estilizador.
Primeiro, lave e seque o cabelo. Em seguida, você precisa separar a parte superior do cabelo na direção de uma têmpora para outra. Prenda os fios resultantes com um clipe para que não atrapalhem. Pegue o resto do cabelo com um elástico em um rabo de cavalo, penteie levemente e forme um coque volumoso.
Voltamos aos cabelos fixos, dissolvemos, dividimos em partes iguais. Com a ajuda de um modelador, começamos a enrolar o cabelo em mechas finas. Mantenha o modelador de cachos horizontalmente. Os fios devem ser enrolados por cerca de 3-5 minutos cada. Depois de decorrido o tempo, remova o fio do modelador, enrole-o bem com a mão e prenda-o com grampos. Continue torcendo o resto dos fios.
Depois que o cabelo esfriar após o encaracolado, remova os grampos, penteie o cabelo longe do rosto e forme uma leve onda. As pontas do cabelo devem ser presas com invisibilidade ou com um grampo na nuca sob o coque. Fixamos o penteado acabado com verniz e adicionamos uma tiara como acessório.
Para obter instruções sobre como fazer um penteado dos anos 1920, veja o próximo vídeo.