Tudo sobre a profissão de cozinheiro
Cozinheiro é uma profissão importante e necessária, que não pode ser dispensada na sociedade moderna. Além disso, o trabalho destes especialistas é muito interessante e criativo, razão pela qual muitos jovens sonham em ser chefs de alto nível.
Quais são as características da profissão de cozinha? Quais são as vantagens e desvantagens de um cozinheiro? Que especializações existem? Que requisitos você precisa atender para obter a posição desejada? Falaremos mais sobre isso em nosso artigo.
História e descrição da profissão
A arte culinária tem raízes bastante antigas. Portanto, acredita-se que tenha surgido antes da cerâmica e da ferraria. A origem da profissão está diretamente relacionada às atividades práticas e ao cotidiano dos antigos. Por exemplo, depois que os povos primitivos aprenderam a usar o fogo, eles notaram que os alimentos cozidos no fogo são muito mais saborosos do que crus e também podem ser armazenados por mais tempo.
No entanto, nem todos eram capazes de dominar o processo de cozimento: alguns representantes da sociedade primitiva o faziam melhor do que outros. A esse respeito, ocorreu uma certa divisão de trabalho e, entre toda a tribo, foram escolhidas as pessoas que cozinhavam melhor. Se falamos da primeira menção escrita à profissão de cozinheiro, então você deve prestar atenção a um documento datado de 2.000 aC. Este documento descreveu pessoas que, como suas atividades profissionais, estavam engajadas no preparo de alimentos para o exército cretense.
Hoje, trabalhar como cozinheiro é uma atividade profissional complexa. Um especialista neste setor resolve uma série de tarefas e executa uma ampla gama de funções. Ao longo da história da humanidade, a profissão de cozinheiro evoluiu e mudou. Hoje em dia, são considerados chefs de alto nível aqueles que dominam um grande número de técnicas culinárias, conhecem as regras de combinação de produtos e possuem todo um leque de outros saberes, aptidões e aptidões profissionais.
Ao mesmo tempo, é bastante difícil atingir tal nível, portanto, apenas algumas dezenas de chefs qualificados são conhecidos em nível mundial.
Vantagens e desvantagens
Nos últimos anos, um grande número de programas e filmes apareceu na televisão que popularizou a profissão de cozinheiro. Nesse sentido, muitos jovens voltaram sua atenção para esta atividade. No entanto, antes de finalmente decidir vincular o seu destino à carreira culinária, é muito importante compreender que tal atividade se caracteriza não apenas por aspectos positivos, mas também por uma série de desvantagens significativas. Portanto, é necessário avaliar previamente todos os prós e contras.
Vamos examinar mais de perto os benefícios de ser um chef que o tornam tão popular.
- Alto nível de demanda... Independentemente da situação econômica do país, da situação política, bem como da função social do Estado, a profissão de cozinheiro estará sempre em demanda. Acontece que esses especialistas garantem a satisfação das necessidades humanas básicas, a saber: a necessidade de alimentação.
- Opções de carreira... Um chef é um especialista que pode escolher qualquer carreira na área culinária. Por exemplo, alguns especialistas abrem seus próprios restaurantes, outros escrevem livros e apresentam seus próprios programas de entrevistas. E também, se desejar, você pode permanecer um empregado e servir em um restaurante ou café normal.
- Componente criativo... Para se tornar um chef de sucesso, você precisa ter uma mente criativa e criativa, não ter medo de mostrar sua originalidade e fazer experimentos.
- Independência da região de residência. Em nossa sociedade, é geralmente aceito que, para ter sucesso em uma carreira criativa, é necessário morar em uma cidade grande ou capital. Em alguns casos, esta afirmação é justificada. Ao mesmo tempo, esse princípio não funciona para chefs. Os especialistas em culinária são necessários tanto nas grandes cidades como nas províncias ou mesmo nas aldeias. Eles não trabalham necessariamente em restaurantes de luxo caros - os chefs podem trabalhar em cantinas de escolas e hospitais, em fábricas e assim por diante. Depois de apreciar todas as principais vantagens da profissão de cozinheiro, procederemos à análise das desvantagens de tal trabalho.
- Resistência física. O dia de trabalho de um cozinheiro pode durar muitas horas. Muitas vezes, as horas e horas de trabalho não correspondem à jornada de trabalho de 8 horas geralmente aceita. Assim, os cozinheiros da cozinha podem trabalhar 12 ou até 14 horas. Ao mesmo tempo, as condições de trabalho na cozinha são bastante perigosas (vapores, altas temperaturas e muito mais). Ao mesmo tempo, o cozinheiro muitas vezes tem que ser responsável não apenas por seu próprio trabalho, mas também pelas atividades de seus subordinados (por exemplo, ajudantes de cozinha). Para desempenhar todas essas funções em um alto nível profissional, você precisa ter uma resistência física razoavelmente grande, bem como uma boa saúde.
- Altos níveis de estresse. Em suas atividades diárias, os chefs frequentemente encontram incompetência de subordinados, insatisfação com os clientes, bem como demandas exageradas de seus superiores. Neste sentido, é muito importante ser uma pessoa calma e resistente ao stress, para poder evitar conflitos e resolver qualquer situação de forma construtiva, mantendo ao mesmo tempo a sua reputação profissional.
- Salários baixos... Os cozinheiros (especialmente os especialistas novatos) recebem uma remuneração bastante modesta por seu trabalho. Taxas altas estão disponíveis apenas para especialistas bem conhecidos e altamente qualificados.
Conclui-se que o trabalho do cozinheiro é repleto de dificuldades. A este respeito, é importante numa fase inicial avaliar com sobriedade e objetividade as suas capacidades, e também determinar se pode dedicar-se 100% às atividades culinárias.
Especializações e direções
Hoje, na comunidade profissional de chefs, vários tipos de trabalhos e especialidades podem ser distinguidos: por exemplo, um chef pode trabalhar em uma linha de distribuição, especializar-se na culinária japonesa ou trabalhar como cozinheiro de preparo.
Consideremos a classificação mais popular da atividade do cozinheiro profissional.
- Chefe de cozinha. Este especialista é o principal da cozinha, portanto, todos os demais trabalhadores devem seguir suas instruções. O chef não está apenas envolvido na preparação direta de pratos, mas também forma o menu, estuda a base de clientes, monitora o trabalho do restante do pessoal da cozinha e desempenha uma série de funções adicionais, sem as quais o trabalho completo de a cozinha é impossível.
- Pasteleiro. Este especialista está empenhado na produção de confeitaria e deve conhecer profundamente todas as características desta atividade culinária.
- Tecnólogo. Este funcionário organiza e acompanha o processo de cozimento, aderência às técnicas e métodos. Ele também calcula a quantidade de produtos necessários para fazer o pedido.
Ao mesmo tempo, existem outros especialistas mais especializados, por exemplo, chefs especializados em cozinha nacional.
Requisitos
Para conseguir um emprego como cozinheiro, você precisa atender aos requisitos profissionais do empregador, além de possuir boas qualidades pessoais.
Pessoal
O chef deve ter as seguintes características:
- tolerância ao estresse;
- capacidade de trabalhar em situações estressantes;
- flexibilidade de pensamento;
- energia;
- a capacidade de improvisar;
- tato;
- qualidades de liderança e outros.
Lembre-se de que você não é apenas um profissional da sua área, mas também um membro da equipe.
Profissional
Entre as habilidades profissionais necessárias estão:
- sensibilidade olfativa;
- conhecimento de tecnologia de cozinha;
- a capacidade de combinar produtos e muito mais.
Responsabilidades do trabalho
As funções de um cozinheiro são detalhadas nas instruções que o empregador fornecerá a você ao se candidatar a uma posição. Dependendo do local de trabalho específico, suas tarefas de trabalho podem diferir, no entanto, quase qualquer descrição de trabalho contém os seguintes pontos:
- conhecimento das precauções de segurança;
- pedir e receber os produtos necessários para cozinhar do cardápio;
- adesão à metodologia de cozimento;
- cozinhar alimentos;
- usar o equipamento de cozinha necessário;
- controle das condições sanitárias e higiênicas.
Educação
Dependendo do local de trabalho específico, o empregador pode exigir que os candidatos tenham um grau de escolaridade diferente, por exemplo, ensino superior e um diploma universitário ou ensino secundário profissional e um documento de uma escola técnica ou faculdade. De uma forma ou de outra, mas para ocupar o cargo de cozinheiro em uma instituição, é necessário atender ao padrão profissional obrigatório, o que significa que você precisa ter a formação adequada.
Também deve ser notado que mais empregadores prestam atenção à instituição educacional em que você se formou. É por isso na admissão, você deve ter muito cuidado com a escolha.
Também é importante saber com antecedência quais disciplinas e disciplinas você precisa fazer (por exemplo, química, matemática, etc.) e, em seguida, começar a se preparar para os exames.
salário médio
O salário de um cozinheiro depende de muitos fatores. Por exemplo, Experiência de trabalho, qualificação profissional, região de residência, classe de organização (por exemplo, em um restaurante um chef receberá muito mais do que em uma cantina), oportunidades de empregador são levadas em consideração.
Ao mesmo tempo, se dermos as estatísticas médias para o nosso país, podemos concluir que o mínimo de chefs recebe 20.000 rublos. Ao mesmo tempo, o valor máximo não é anunciado ou publicado, uma vez que chefs eminentes, conhecidos em todo o mundo, podem receber recompensas materiais superiores a 100.000 rublos.
Onde trabalhar?
A trajetória de carreira de um chef profissional pode se desenvolver de várias maneiras, desde um especialista em culinária pode escolher quaisquer empregos e organizações para suas atividades:
- cantina no jardim de infância, escola, faculdade, instituto, universidade ou qualquer outra instituição educacional;
- um restaurante - pode ser uma pequena empresa familiar, uma organização em rede ou um restaurante de luxo exclusivo;
- escritório - muitas vezes as grandes empresas equipam os escritórios dos seus trabalhadores com uma espécie de cantina ou buffet;
- um café;
- padaria ou padaria - esses locais de trabalho são especialmente relevantes para confeiteiros;
- comida rápida - na maioria das vezes hambúrgueres, shawarma e outros pratos semelhantes são preparados aqui;
- plataformas de mídia - publicar vídeos de treinamento, escrever livros;
- instituições de educação especial - Os chefs frequentemente ensinam em faculdades de culinária.
Ao mesmo tempo, não é necessário se envolver em apenas uma das atividades propostas - à vontade, o chef pode combinar qualquer trabalho que lhe interesse.
Perspectivas de carreira
Um jovem chef sem experiência de trabalho e as qualificações necessárias, que acaba de sair das paredes de uma instituição de ensino, pode contar com a posição de assistente de chef num restaurante de bom prestígio ou de chef num pequeno café ou cafetaria escolar. Em que conforme ele adquire a experiência e as habilidades práticas necessárias, sua posição pode subir.
Por exemplo, um chef que se tornou um profissional sobe rapidamente na carreira se for um empregado: por exemplo, ele pode se tornar um chef de restaurante. Ao mesmo tempo, os especialistas culinários talentosos muitas vezes dão preferência à atividade empresarial e abrem os seus próprios restaurantes. Os chefs também podem se envolver em atividades de mídia: por exemplo, filmar um programa para a televisão ou escrever livros de receitas com receitas originais.
Pode-se concluir que a atividade profissional de um chef pode ser bastante variada e interessante... Ao mesmo tempo, cada especialista precisa confiar em suas habilidades profissionais e desejos pessoais.