cozinhar

Chef versátil: requisitos de educação e responsabilidades profissionais

Chef versátil: requisitos de educação e responsabilidades profissionais
Contente
  1. Que tipo de trabalho é esse?
  2. Educação
  3. Responsabilidades funcionais
  4. Descrição do trabalho

A profissão de cozinheiro versátil é importante e responsável. Quem vai se dedicar a esta atividade deverá levar em consideração os requisitos da educação. Você também precisa estar atento às principais responsabilidades do trabalho, a fim de estar internamente pronto para elas em qualquer situação.

Que tipo de trabalho é esse?

O versátil é o mestre da culinária. O próprio título desta postagem mostra que aqueles que a ocupam devem estar prontos para trabalhar em todas as direções. Cozinheiros versáteis podem ser vistos com a mesma frequência em oficinas quentes e frias.

Eles podem ser um substituto completo para um chef pasteleiro, padeiro e até mesmo pires. Existem muitas receitas e conceitos de culinária diferentes para dominar.

Também é aconselhável aprofundar-se nas funcionalidades que possui a tecnologia de confecção de pratos individuais e seus componentes. Um bom chef versátil é aquele que trabalhou muito em um café ou restaurante em posições inferiores. Esse especialista é igualmente bom:

  • descasca batatas e outros vegetais;
  • corta carne;
  • prepara molhos;
  • coze tortas e pão;
  • faz tortas fritas e em branco para a mudança culinária;
  • bate o creme;
  • encontra uma saída para uma situação desagradável difícil na cozinha.

Ao mesmo tempo, o versátil cozinheiro, embora seja um “soldado universal” na cozinha profissional, está estritamente subordinado ao chef e administrador. No entanto, algumas pessoas muitas vezes se tornam chefs e sub-chefs. Depende da experiência acumulada e do nível culinário alcançado.

Claro, o salário de uma perua na posição de um chef e na posição de um cozinheiro comum é muito diferente - portanto, nenhum número pode ser dado.Mas, na maioria das vezes, a administração de instituições exige candidatos de 5 ou 6 categorias, bem como experiência de pelo menos 2 anos.

Educação

Você pode começar a estudar para ser um cozinheiro versátil após o final do 9º ano. Para fazer isso, você precisa fazer uma faculdade ou faculdade de culinária. Essas instituições realmente diferem apenas no nome, e o nível de treinamento será aproximadamente o mesmo. A admissão é possível depois de passar nos exames de matemática e russo. Mas é importante entender que alguns lugares têm requisitos adicionais. Algumas faculdades introduziram esse teste de admissão como uma entrevista. Os candidatos deverão justificar claramente por que escolheram esta profissão específica. Por sua vez, o comitê de seleção pode se reunir no meio do caminho e contar as complexidades do trabalho culinário desconhecido para quem está de fora. Importante: se o candidato possui determinados conhecimentos ou habilidades, eles devem ser demonstrados. Isso aumentará imediatamente sua credibilidade e aumentará suas chances de admissão.

Aqueles que vêm para as faculdades após o 9º ano estudam por 4 anos. Eles são produzidos por chefs com uma ampla gama de competências básicas. Aqueles que ingressaram após o término do 11º ano estudam por apenas 3 anos. O segredo é simples - eles não precisam dominar adicionalmente as matérias que faltam no curso de educação geral. O diploma costuma marcar a atribuição de 3 ou mesmo 4 categorias, que servirão de bom “trampolim”. Algumas universidades especializadas em comércio e serviços também organizaram programas superiores de treinamento culinário. Você pode entrar em tais instituições educacionais somente depois de passar no Exame Estadual Unificado para todo o curso de escolaridade. Vale lembrar que os requisitos para resultados na língua russa, matemática, química e física são muito altos. A pontuação total para aprovação em 3 exames pode ser 150-200. Os números exatos são determinados pela administração da instituição de ensino em cada temporada.

Após o ensino médio e superior em culinária na Rússia, primeiro você terá que trabalhar em cargos inferiores. Só depois de dominar os trabalhos práticos de cozinha nas mais diversas especializações, será possível candidatar-se à vaga de cozinheiro general. Se você tiver dinheiro, pode até tentar estudar em escolas de culinária especializadas na Europa Ocidental ou na América do Norte. Sim, as taxas são muito altas lá. Mas depois de se formar em tais instituições, receber diplomas de nível internacional e maximizar as perspectivas de crescimento profissional.

Responsabilidades funcionais

Uma vez que, pela própria essência da profissão, um chef universal realiza uma ampla variedade de trabalhos, ele deve apresentar claramente a lista de equipamentos necessários para trabalhar em qualquer posição na cozinha. E - os principais ingredientes para a preparação de certos pratos. Na maioria das vezes, os chefs universais são instruídos a preparar saladas, outros lanches frios, sopas e molhos. Eles preparam pratos cozidos no vapor e comida assada frita. Além disso, as principais tarefas nesta profissão são:

  • preparação de pratos de assinatura;
  • elaboração de um plano de menu;
  • degustação de alimentos preparados por você ou por outros chefs.

Descrição do trabalho

Além dos requisitos, a descrição do trabalho sempre descreve a categoria atribuída ao polivalente na organização. Eles indicam a quem ele é subordinado e a quem ele tem o direito de dar ordens. Na mesma seção, eles escrevem quais são os principais requisitos de qualificação, qual é a lista básica de normas e pedidos. As tecnologias com as quais o especialista culinário terá que trabalhar também são indicadas. Todos esses são requisitos que devem ser estritamente observados.

Os subordinados do cozinheiro de uso geral são geralmente os trabalhadores do "campo" da produção de alimentos. Ao mesmo tempo, ele pode ser encarregado de monitorar o cumprimento dos padrões de qualidade corporativos. Normalmente, você precisa cozinhar pessoalmente pratos e produtos culinários que requerem técnicas de processamento complexas. Em muitas descrições de cargos, esta categoria inclui:

  • pratos gelatinosos;
  • sopas de peixe e carne em caldos claros;
  • alimentos dietéticos;
  • picles;
  • ensopado e carne frita;
  • omeletes, cereais, molhos.

Espera-se que o polivalente saiba quais alimentos são compatíveis e quais não são, o que pode ser substituído. Ele deve entender claramente como qual matéria-prima culinária mudará durante o processamento. Também é necessário entender em que condições de armazenamento de pratos, matérias-primas e produtos semiacabados, quanto tempo pode durar esse armazenamento.

Um bom chef versátil identificará de forma inequívoca qualquer erro na apresentação dos pratos e no seu design. Ele reconhece instantaneamente qualquer sinal organoléptico de má qualidade em um prato ou produto individual.

sem comentários

Moda

a beleza

casa