cozinhar

Cook-tecnólogo: qualificações e responsabilidades profissionais

Cook-tecnólogo: qualificações e responsabilidades profissionais
Contente
  1. Que profissão é essa?
  2. Qualificação
  3. Funções
  4. Descrição do trabalho

Todo mundo sabe o que o chef faz. As pessoas eruditas imaginam o que é o trabalho de um chef e sous-chef. Mas, para quem vai se tornar especialista em culinária, é importante saber quais são as funções do cozinheiro-tecnólogo e o que significa essa qualificação.

Que profissão é essa?

O cozinheiro-tecnólogo, como é fácil de entender já pelo nome da profissão, lida com a tecnologia, ou seja, a organização do processo de trabalho. Formalmente, essa especialização apareceu apenas no século XX. Mas, na verdade, ele existia na antiguidade. É verdade que essa área não estava separada da culinária no sentido usual da palavra. Todo mundo que cozinhava era seu próprio tecnólogo. O desenvolvimento de receitas e sua implementação concreta permaneceram sob muitos aspectos um ofício, não uma profissão.

Tudo mudou quando foi necessário preparar alimentos uniformes para um grande número de pessoas de forma sistemática. Indústria em grande escala, estações e trens de longa distância, exército e marinha, hospitais e teatros - é aqui que o trabalho de um tecnólogo culinário foi originalmente solicitado. Mais tarde, grandes instituições de ensino, redes de fast food e companhias aéreas foram adicionadas a essa lista. Lá não era mais possível contar com artesãos únicos extraclasse e muitos "artesãos". Somente uma tecnologia bem desenvolvida e cuidadosamente pensada permitiu e ainda permite uma alimentação rápida, barata, saborosa e segura.

Qualificação

Para se tornar um chef-tecnólogo, não basta dominar a arte culinária, ainda que virtuosa. E o conhecimento das regras de segurança ao manusear os produtos também não é tudo. Hoje, nesta área, é impossível prescindir do uso das tecnologias de informação.A transmissão de informações em todas as etapas, desde a aceitação de um pedido até a consideração do feedback dos visitantes, incluindo a coordenação do trabalho, usando “voz e papel”, está desesperadamente desatualizada. Se aplica:

  • para contabilidade de vendas;
  • rastrear as atividades dos subordinados;
  • prevenção de erros (e simplificação da sua correção);
  • formação de relatórios analíticos.

E você também precisa saber como usar a TI para resolver outros problemas:

  • aumentar a fidelidade do cliente;
  • gestão centralizada do cardápio e índice de preços;
  • melhorar a qualidade do trabalho em geral;
  • aumentando a velocidade do restaurante (café, cantina, buffet).

Funções

    É o cozinheiro-tecnólogo que decide a qualidade da matéria-prima alimentar necessária para que a cozinha funcione. É ele quem calcula o consumo total dos produtos para obter o número necessário de porções. E é ele quem determina quão rica em calorias deve ser a dieta diária em uma determinada instituição.

    E também o chef-tecnólogo está engajado em desenvolvimento de novas receitas. Eles podem ser originais ou adaptados, mas em qualquer caso, o equilíbrio entre gosto, preço e aparência é importante. Além disso, para cada prato você terá que traçar um mapa tecnológico completo.

    De acordo com suas intenções, o chef-tecnólogo cria documentos que outros chefs experientes podem entender. Se necessário, ele dá instruções.

    Descrição do trabalho

    Independentemente da instituição específica, a descrição do trabalho contém posições gerais. Às vezes, eles escrevem sobre a experiência de trabalho necessária e também indicam:

    • com qual documentação você precisa se familiarizar;
    • o procedimento de admissão e demissão;
    • a quem o funcionário é subordinado;
    • deveres e direitos básicos do trabalhador;
    • qual é a responsabilidade do cozinheiro-tecnólogo.

    Ele geralmente é responsável pela qualidade das receitas e por atender aos requisitos básicos de preparação dos alimentos. Você não deve cometer ações ilegais com a documentação e informações da empresa de catering. O não cumprimento das normas sanitárias e veterinárias é considerado o maior erro do técnico de cozinha. Porém, incentiva-se a identificação de um produto defeituoso e a eliminação dos motivos de seu aparecimento. Importante: o cozinheiro-técnico é obrigado a zelar para que o cardápio seja constantemente atualizado.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa