cozinhar

Secadora: descrição da profissão, responsabilidades e condições de trabalho

Secadora: descrição da profissão, responsabilidades e condições de trabalho
Contente
  1. Quem é sushi chef?
  2. Vantagens e desvantagens da profissão
  3. Responsabilidades
  4. Descrição do trabalho
  5. Habilidades e qualidades pessoais
  6. Oportunidades de carreira
  7. salário médio
  8. Onde e como estudar?

A profissão de chef de sushi está em grande demanda, uma vez que mais e mais lojas de varejo estão abrindo em quase todos os grandes assentamentos, que se dedicam à preparação e entrega deste popular prato japonês. Neste artigo, vamos contar a você qual é o trabalho de um sushi chef, considerar as vantagens e desvantagens dessa profissão e falar sobre se é possível conseguir um emprego como sushi chef sem ter experiência e educação suficientes.

Quem é sushi chef?

Hoje em dia, é difícil encontrar uma pessoa que nunca experimentou sushi and roll: esses pratos japoneses populares são preparados literalmente em cada esquina. Sushi e pãezinhos são fáceis de fazer, contêm frutos do mar naturais saudáveis, seu sabor é bastante agradável e harmonioso.

O sushi chef é a pessoa que prepara não só sushi e pãezinhos, mas também outros pratos da culinária japonesa. O trabalho de um sushiman é muito responsável, pois ele deve conhecer os meandros de cortar e preparar peixes e outros produtos que fazem parte dos pratos exóticos japoneses; entender o princípio de sua interação com o outro - afinal, misturar vários produtos leva a uma mudança em seu sabor e propriedades úteis. Para obter o sabor equilibrado do sushi japonês, você precisa se aprimorar constantemente nesta profissão.

A profissão de chef de sushi está em alta devido à demanda cada vez maior pela culinária japonesa. Em restaurantes japoneses, muitas vezes são abertas vagas para os mestres do sushi.

Vantagens e desvantagens da profissão

Não é segredo que hoje em dia muitas pessoas não conseguem encontrar um emprego decente. É muito difícil conseguir um emprego para quem, mesmo tendo recebido uma educação especial, não tem experiência na profissão. Porém, quando se trata da vaga de sushi chef, a situação é diferente. O fato é que em sua maioria estudantes, meninos e meninas, que precisam de remuneração temporária para o período de estudos, estão ocupados nesse tipo de trabalho. É por isso nesta área verifica-se uma rotação de pessoal bastante elevada e, consequentemente, a disponibilidade de vagas nesta profissão.

Assim, a primeira e mais importante vantagem da profissão de mestre de sushi é a oportunidade de conseguir um emprego, por assim dizer, do zero. Normalmente, os estabelecimentos que oferecem culinária japonesa precisam constantemente de recém-chegados, a quem artesãos experientes ensinam todas as habilidades dessa profissão no local de trabalho. Claro, sendo um estagiário no início, você não deve contar imediatamente com altos ganhos, mas à medida que ganha experiência e ganha velocidade e profissionalismo, os ganhos também aumentam.

A segunda vantagem dessa profissão é a oportunidade de crescimento na carreira. Se você for preciso, ouça atentamente o que os artesãos experientes lhe dizem, tente imitar o trabalho deles, então suas habilidades crescerão continuamente. De acordo com as críticas de quem já domina com sucesso a profissão de sushi chef, não é muito difícil tornar-se um profissional nesta área, basta seguir à risca as instruções e tentar trabalhar bem. É por isso alguns estagiários conseguem progredir na carreira em apenas alguns meses.

Para quem adora cozinhar e ganhar dinheiro com isso, a profissão de sushi chef é uma ótima ideia. Cozinhando comida japonesa requer uma atitude criativa especial, então esse tipo de trabalho é ideal para pessoas que desejam se desenvolver nessa área.

As desvantagens da profissão incluem, em primeiro lugar, ótima atividade física: nos dias "quentes" você tem que rolar os rolos literalmente sem parar. Isso pode ser difícil para os idosos, que têm dificuldade em ficar de pé o dia todo. Além disso, horas de trabalho árduo podem provocar uma situação estressante na cozinha, portanto você precisa perceber imediatamente o quão pronto está para tais condições de trabalho.

Talvez seja por isso que no Japão apenas um homem pode ser um chef de sushi. Nenhuma mulher nesta profissão. Na Rússia, a mentalidade é diferente, mas a profissão de cozinheiro é considerada uma das mais difíceis até mesmo no mercado de trabalho russo.

Responsabilidades

As funções de um chef de sushi incluem:

  • preparar o local de trabalho para a jornada de trabalho;
  • preparar diversos pratos japoneses de acordo com as receitas adotadas por uma determinada empresa;
  • ser bem versado em mapas tecnológicos;
  • cumprir as normas sanitárias-epidemiológicas e higiênicas;
  • conhecer as regras de processamento culinário de produtos;
  • ser bem versado na qualidade de produtos para fazer sushi e pãezinhos;
  • cumprir as regras de armazenamento e condições de venda dos produtos;
  • mantenha seu local de trabalho limpo e arrumado;
  • marcar equipamentos, estoque e utensílios de acordo com a SanPin;
  • ser capaz de usar desinfetantes e detergentes;
  • notificar prontamente a gerência sobre o esgotamento de produtos, danos ao estoque e equipamentos;
  • participar de limpezas gerais;
  • ser capaz de gerir qualquer inventário e zelar pela sua segurança;
  • ter um livro médico e fazer um exame médico em tempo hábil;
  • se necessário, vá trabalhar em qualquer ponto de venda da empresa;
  • ser capaz de trabalhar em qualquer local de trabalho na cozinha;
  • participar da elaboração do cardápio e das receitas dos pratos que estão sendo preparados;
  • fazer pedidos de produtos.

Descrição do trabalho

Além dos pontos acima, a descrição do trabalho afirma o seguinte.

  • A profissão de sushi chef pertence à categoria dos trabalhadores. Este especialista está subordinado a seus superiores imediatos, que geralmente são o chef de um restaurante ou qualquer outro estabelecimento que se dedica à preparação e entrega da culinária japonesa.
  • Pessoas com formação profissional são contratadas para o cargo de chef de sushi, no entanto, podem ser alunos sem experiência de trabalho ainda.
  • O especialista deve saber cozinhar, fazer, projetar e servir cozinha japonesa, dominar receitas, regras de armazenamento e tecnologias para o processamento culinário de produtos semiacabados utilizados na preparação desses pratos nacionais.
  • O trabalhador é obrigado a seguir as instruções sobre proteção do trabalho, submetem-se a uma formação especial preliminar antes de serem admitidos ao trabalho. Uma vez a cada seis meses, passe por uma nova instrução, e uma vez por ano - um novo exame médico e teste de conhecimentos sobre proteção do trabalho.
  • O sushi chef usa roupas limpas especiais, certifique-se de usar um toucado (boné ou lenço) e máscara especial, monitora a limpeza das roupas e higiene pessoal.
  • É proibido ao mestre do sushi comer no local de trabalho, fumar e usar joias. Corte as unhas curtas e não use verniz.

Habilidades e qualidades pessoais

Para ter sucesso na profissão de chef de sushi, você precisa ter certas qualidades. Em primeiro lugar, isso é responsabilidade, porque muitas vezes o mestre do sushi tem que lidar com frutos do mar crus. Portanto, você deve inspecionar cuidadosamente todos os produtos e produtos semiacabados, para poder distinguir entre qualidade e baixa qualidade.

Para o chef de sushi novato é altamente recomendável ouvir com atenção o que os mestres mais velhos ou mais experientes têm a dizer... Profissionais de verdade sempre podem dar bons conselhos, e a tarefa do trainee é cumprir tudo é o mais preciso possível - só assim poderá melhorar o seu nível profissional e começar a preparar refeições de qualidade.

Chef de sushi experiente deve saber a tecnologia de cozinhar a culinária japonesa, ser capaz de usar vários temperos e aromas, para atingir o sabor desejado. Ele também deve ter um certo talento estético para organizar e servir perfeitamente o prato aos clientes.

Não pouca importância é a rapidez do trabalho do chef na preparação dos pratos nacionais japoneses. Em grandes restaurantes e bares de sushi, há dias "quentes" em que os clientes caminham um após o outro. Normalmente é sexta-feira e fim de semana. Nesses dias, os chefs de sushi trabalham muito, literalmente sem parar. Muito importante ser capaz de suportar um ritmo acelerado de trabalho por várias horas.

Oportunidades de carreira

No Japão, eles são muito sensíveis à profissão de sushi. Lá, para se tornar um cozinheiro de sushi profissional, você precisa ter 25 anos de experiência de trabalho nesta profissão. Acredita-se que somente durante muitos anos de prática o chef adote todas as sutilezas e segredos da confecção desse prato - desde a tecnologia de cozimento do arroz até a capacidade de trabalhar com temperos japoneses especiais.

No entanto, em nosso país, a abordagem é um pouco diferente. Como já foi dito, aqui você pode começar sua carreira como chef de sushi, como dizem, do zero... Muitas instituições preferem recrutar alunos para ensinar às crianças todas as complexidades desta profissão no local. Alguns restaurantes até têm uma pessoa especial - um treinador de sushi responsável pela formação de estagiários sem experiência profissional. Em outros lugares, esses aprendizes são supervisionados por chefs mais experientes, treinando-os em serviço.

Sujeito a uma atitude responsável e atenciosa em relação ao trabalho, o sucesso se manifestará rapidamente e a ascensão na carreira, de aluno a mestre em sushi, se tornará uma realidade.

salário médio

Quanto ganham nossos mestres de sushi? Não há uma resposta única para esta pergunta, tudo depende da região onde você mora atualmentebem como em suas habilidades pessoais.É claro que os mestres de sushi experientes ganham mais, os estagiários - menos. Os salários também dependem do número de turnos de trabalho, do número total de horas de trabalho por mês.

No entanto, em média, o salário de um estagiário pode ser de 15.000 rublos por mês, e um chef de sushi experiente pode receber 40.000 rublos por mês ou mais.

Não se esqueça da percentagem de vendas: quanto mais dos seus rolos ou sushi vendidos pelo restaurante ou bar em que trabalha, mais dinheiro receberá pelo seu trabalho.

Onde e como estudar?

Para se tornar um sushi chef, você não precisa ser treinado em nenhuma instituição profissional especial. Bastante acontece basta terminar os cursos no centro de treinamento da sua cidade, onde eles irão explicar tudo para você e até mesmo ajudá-lo com mais empregos.

Você também pode aprenda em algum restaurantese a oportunidade se apresentar. Muitas vezes, esse treinamento ocorre no formato de treinamentos, quando em 2-2,5 horas aqueles que desejam dominar o básico da profissão aprenderão a cozinhar arroz, cortar peixe, vegetais, como usar uma esteira especial para enrolar, como cozinhar um molho japonês especial para sushi. Há também cursos expressos para profissionaisque querem expandir a lista de pratos que podem cozinhar no local de trabalho.

Assim, o período de formação de um sushi chef na Rússia é muito mais curto do que no Japão, e isso se deve à diferença nas tradições culturais de nossos países. Afinal, está claro que muito menos exigências são impostas aos nossos chefs do que na Terra do Sol Nascente. Porém, para se tornar um verdadeiro sushi profissional, e em nosso país você tem que trabalhar duro e melhorar suas habilidades culinárias. A regra básica para um chef de sushi é ele começa seu treinamento preparando seu primeiro prato e aprimora essa habilidade ao longo de sua vida.

sem comentários

Moda

a beleza

casa