Chef de navio: características, deveres, prós e contras
A complexa profissão de cozinheiro de navio é procurada principalmente nas cidades portuárias. Quem escolhe esse trabalho deve levar em conta que ele não se ocupará apenas de cozinhar. O chef do navio prepara cardápios, prescreve dietas, seleciona a dieta correta para tripulantes enfermos e prepara as refeições levando em consideração o clima e outros fatores que afetam a condição dos marinheiros.
Esta posição é da categoria de especialidades de trabalho. Para se tornar cozinheiro é necessário ter formação profissional e técnica, comprovação das suas habilitações, sendo desejável experiência de trabalho nesta área de pelo menos 1 ano. Os superiores imediatos no navio são o capitão e seu vice.
Peculiaridades
Trabalhar como cozinheiro em um navio é muito mais difícil do que em terra. Não basta apenas ter vontade de cozinhar - também é preciso amar o mar. É preferível que um jovem se torne cozinheiro, embora muitas mulheres também tenham essa profissão. O chef do navio não prepara comida apenas na cozinha normal ou na sala de jantar. Sua cozinha é um bloco de alimentos que abriga várias máquinas e equipamentos. É necessário conhecimento especial para ativá-los.
As responsabilidades da Coca incluem mais do que cozinhar - ele deve ficar de olho em fornos, geladeiras e outros equipamentos... A resistência o ajudará a sobreviver a longos períodos no mar.
E seus conhecimentos na área de anatomia, nutricionistas, organização da alimentação adequada e preparação do cardápio vão ajudar a facilitar a estada e o trabalho em navios de seus colegas e companheiros de serviço.
Vantagens e desvantagens
O desempenho e as condições da tripulação do navio dependem deste especialista.Quem optou por tal profissão deve estar ciente de todas as responsabilidades que lhe são atribuídas, e também levar em consideração o fato de que deverá trabalhar por muito tempo em um espaço confinado. Ser psicologicamente estável, ficar calmo em qualquer situação, ser capaz de armar os outros, não só para ajudar nas suas ações, mas também para apoiar moralmente - aquelas qualidades que um cozinheiro de navio deve ter. E você também precisa entender que, neste caso, há um grande risco para sua própria vida, especialmente quando se trata de um navio de guerra. Sim, o emprego traz uma boa renda, já que o salário da cozinheira é alto, mais você estará sempre bem alimentado, mas a profissão não é tão romântica quanto é descrita na literatura e exibida nos filmes.
Em primeiro lugar, este é um trabalho muito responsável e difícil. Vamos tentar analisar os prós e os contras separadamente. Vamos começar com os pontos positivos.
- Cook é uma profissão de um plano criativo, este é um vôo para sua imaginação... Você poderá criar obras-primas culinárias a partir do conjunto de produtos mais comum e receber ótimas críticas dos membros da equipe.
- A especialidade tem grande procura tanto no mar como em terra. Se você tem ampla experiência como chef de navio e mostra do que é capaz, terá o prazer de ser contratado para trabalhar em restaurantes de prestígio.
- A experiência e o conhecimento acumulados vão ajudar na vida cotidiana e na vida pessoal... Concordo, nem todo mundo é dado a satisfazer o ambiente ao seu redor com delícias.
- Gratidão constante de colegas, clientes, seus entes queridos e um desejo ainda maior de criar para eles.
- Uma das principais vantagens - bons ganhos e nunca fique com fome.
Existem algumas desvantagens, mas elas também existem.
- Nascer cedo e recuar mais tarde.
- Todo o turno do chef ocorre em pé. Nesse caso, você precisa se concentrar não apenas em um prato, mas em pelo menos três: o primeiro, o segundo e a sobremesa.
- A profissão é traumática, mesmo um profissional de alto nível não pode ter seguro contra queimaduras, cortes e outros ferimentos.
No entanto, o trabalho é interessante, permite revelar o seu talento e traz bons rendimentos.
Responsabilidades
O chef do navio tem muitas tarefas diárias:
- para processar produtos;
- criar um cardápio para todos os dias (levando em consideração a alimentação de quem precisa);
- preparar pequenos-almoços, almoços e sobremesas, compotas e geleias;
- preparar a massa e assar pãezinhos, panquecas, claras, pão (se não for possível);
- fazer macarrão, bolinhos;
- elaborar requerimentos para recebimento de produtos;
- mantenha a cozinha limpa e conserte os eletrodomésticos em tempo hábil, lave a louça repetidamente.
Nem todos os cozinheiros "terrestres" podem lidar com uma carga tão elevada. Além disso, deve-se levar em consideração que às vezes você tem que negociar com fornecedores estrangeiros, o que significa que um bom cozinheiro também precisará de conhecimentos de línguas internacionais. As funções do chef do navio incluem a preparação de pratos de média complexidade, mas, além disso, tem de cortar saladas (desde vegetais frescos e cozidos, carnes), fazer sanduíches, snacks diversos e semelhantes.
Os produtos assados na hora estão sempre associados à simplicidade, por isso é uma grande felicidade para os tripulantes quando o cozinheiro começa a fazer pãezinhos aromáticos e sobremesas. Sim, o cozinheiro do navio tem suas próprias responsabilidades, mas também depende muito da abordagem pessoal para organizar o caso. A gerência e a tripulação sempre apreciarão a criatividade, destreza e imaginação do especialista culinário a bordo. Um pré-requisito é a observância das condições sanitárias no preparo e distribuição dos alimentos, e para isso o cozinheiro pode apresentar suas exigências ao capitão.
A direção do navio é obrigada a fazer de tudo para criar as condições de trabalho adequadas para o cozinheiro a bordo, pois também é responsável por observar as normas de proteção à saúde da tripulação.
Conhecimento e habilidades
Na descrição do cargo de cozinheiro-cozinheiro, em posição geral, é indicado que o especialista deve passar por uma formação especial e possuir um certificado adequado. Você pode conseguir este emprego a partir dos 18 anos com comprovação médica. Uma comissão médica especial determina a idoneidade do candidato e dá permissão para iniciar o trabalho após o estagiário ter passado no teste do mínimo sanitário. O mais importante que um cozinheiro deve saber são as peculiaridades e a organização das refeições da tripulação, dependendo das condições e do momento da viagem. Ele precisa saber as receitas dos pratos principais, a tecnologia de divisão dos alimentos em porções, as características do design. Determinar a qualidade dos produtos e as regras de armazenamento é um ponto importante na profissão de funcionário da culinária a bordo.
Conhecimento da preparação e armazenamento de produtos semiacabados também é o que é exigido do chef do navio. Habilidades de trabalhar com massa, bem como assar produtos de panificação também são necessárias. O conhecimento dos princípios básicos da alimentação balanceada o ajudará a compor corretamente o cardápio e distribuir corretamente os caldos disponíveis. Teremos que acompanhar o consumo dos produtos, portanto você precisa ser capaz de elaborar relatórios de produtos... E, claro, antes de começar a trabalhar, você deve estudar seu local de trabalho, entender como a cozinha é triplicada, quais os mecanismos que ela possui, verificar o estoque e como funciona o equipamento, examinar as salas de serviço.
A pergunta é freqüentemente feita: "É possível trabalhar como chef de navio sem educação?" Se houver falta de pessoal, então, provavelmente, eles poderão contratar uma pessoa sem conhecimentos especiais, mas você deverá mostrar suas habilidades. Você será submetido a uma espécie de exame e ainda será solicitado a preparar seu prato favorito. Será importante para o empregador ver do que você é capaz, ele apreciará sua rapidez de preparação, habilidade em geral e gosto.
Mas a vantagem, claro, é dada aos que concluíram o curso de formação: em uma escola técnica ou em uma escola de culinária, na pior das hipóteses, cursos especiais ou aulas magistrais sobre culinária de certas categorias de pratos ajudam.