Chef: descrição da profissão, responsabilidades e desenvolvimento de carreira
Um chef é uma posição responsável e interessante. Hoje a profissão não está difundida entre os jovens, mas aos poucos vai se difundindo, à medida que se populariza na mídia. Vejamos mais de perto a descrição da profissão de chef, responsabilidades e desenvolvimento de carreira.
Descrição da profissão
Um chef é uma pessoa que lidera e controla todos os processos da cozinha. Homens e mulheres podem trabalhar nesta posição. As tarefas do chef incluem criar e desenvolver menus, submeter pedidos de produtos, monitorizar as condições sanitárias da cozinha e muitos outros. O chef é o chefe de cozinha em qualquer cozinha. Sua opinião não é contestada e todos os outros funcionários devem obedecer às instruções de seu supervisor.
Uma vez que a posição descrita é gerencial, o chef chefe deve ter uma longa experiência de trabalho (muitas vezes os especialistas começam com a posição de um simples chef ou mesmo de um garçom).
Chefs famosos podem trabalhar como empregados assalariados, abrir seus próprios restaurantes ou atuar como especialistas (por exemplo, aconselhar donos de restaurantes, cozinhar sob medida para estrelas do show business ou outras personalidades famosas e assim por diante).
Prós e contras de trabalhar
Como qualquer outro trabalho, a profissão de chef não é absolutamente ideal, combina toda uma gama de características de caráter positivo e negativo. Antes de decidir que deseja se tornar a pessoa principal na cozinha, você deve estudar cuidadosamente todas as armadilhas.
Em primeiro lugar, é preciso falar sobre as vantagens inerentes à profissão de chef.
- Uma pequena idade de entrada na profissão... Não é segredo para ninguém que, independentemente da carreira que você escolheu, para atingir o cume do profissionalismo e obter as mais altas qualificações, você precisa de muita experiência de trabalho. Nesse sentido, profissionais de renome mundial são reconhecidos em uma idade bastante respeitável, ou mesmo no início de suas vidas. A situação é diferente com os chefs. Assim, a idade média para obtenção desse cargo é de 35 anos. Ao mesmo tempo, você pode iniciar sua carreira profissional a partir dos 18 anos.
- Componente criativo... Apesar de, à primeira vista, o trabalho de um chef parecer bastante rotineiro, não é de todo. Sem dúvida, no decorrer da sua atividade profissional, terá que realizar algumas funções corriqueiras que não lhe trarão muito prazer (por exemplo, preencher pedidos de produtos e trabalhar com outros documentos). Mas, ao mesmo tempo, deve-se ter em mente que o principal trabalho de um chef na cozinha é ser criativo, criar novos pratos e encontrar combinações inusitadas de produtos.
- Treinamento curto e relativamente simples... Para se tornar um programador, você precisa de um amplo conhecimento de matemática, o conhecimento da legislação é importante para os advogados, os médicos não podem viver sem a química, e assim por diante. Sem dúvida, todas as profissões acima são populares e prestigiosas, mas conseguir um lugar nesta área é impossível sem uma formação especializada, que exige muito esforço e tempo. A situação com os cozinheiros é bem diferente. Assim, muitas vezes, pessoas que se formaram em faculdades, escolas ou outras instituições secundárias especializadas são aceitas para as posições iniciais. Às vezes você consegue um emprego apenas com cursos profissionalizantes. Assim, para iniciar a sua carreira profissional, não necessita de despender muito tempo e esforço nem possuir conhecimentos técnicos específicos.
- Posição de liderança... O chef é o líder de todo o pessoal da cozinha e ocupa uma posição de liderança de alto nível. Este fato é uma vantagem no trabalho para muitos, mas por outro lado, é preciso ter em mente que com a liderança vem a responsabilidade.
- Demanda... Um chef é um especialista que estará sempre em demanda. Na verdade, esta profissão não é popular entre os jovens, mas se você estudar culinária seriamente e se interessar por esta área da atividade humana, você pode se tornar um especialista famoso e requisitado.
Ao mesmo tempo, ao escolher esta profissão, deve-se levar em consideração todos os riscos e consequências negativas que advêm do trabalho.
Vamos dar uma olhada em alguns deles.
- Condições de trabalho desfavoráveis... A cozinha é um local onde é bastante difícil trabalhar. Ao mesmo tempo, os riscos aumentam se for funcionário de um pequeno café ou cantina provincial, que carece de todas as tecnologias e aparelhos necessários. De forma contínua, o chef é exposto a altas temperaturas, vapores. Também existe um risco bastante elevado de lesões (como queimaduras ou cortes).
- Alto risco de desenvolver certas doenças... Devido às condições de trabalho desfavoráveis descritas acima, os chefs são altamente suscetíveis a uma grande variedade de doenças: asma, alergias, doenças articulares. É por isso que muitas vezes os especialistas, mesmo os mais destacados, se aposentam mais cedo.
- Estresse... O trabalho de um chef está intimamente relacionado a uma variedade de estresses, que podem ser causados por um grande número de razões: convidados caprichosos, alta ocupação do estabelecimento, subordinados incompetentes e assim por diante.
Requisitos
Os empregadores podem propor uma variedade de requisitos para os chefs - tudo depende do local de trabalho específico. Em qualquer caso, tudo deve estar claramente descrito na descrição do trabalho, e não hesite em pedir esclarecimentos ou quaisquer outras questões do seu interesse numa entrevista pessoal.
Apesar da variedade de requisitos dos empregadores, existe um certo conjunto padronizado de habilidades de que todo chef precisa.
- Portanto, é preciso dizer que o novato na culinária e a pessoa que está iniciando a carreira não serão contratados para o cargo de chefia de responsabilidade. É fundamental que você obtenha experiência anterior de trabalho como chef... Diferentes empregadores podem exigir experiência de trabalho de diferentes durações; o indicador mínimo é de 3 anos.
- Além do conhecimento de técnicas culinárias diretas, bem como a capacidade de aplicá-las na prática, você precisará de um conjunto adicional de conhecimentos... Assim, um chef de sucesso deve saber tudo sobre produção de alimentos e equipamentos de cozinha.
- Conhecimento dos conceitos básicos de contabilidade e a capacidade de trabalhar em programas especializados também é parte integrante do trabalho do chef.
- Devido ao fato de que as funções do chefe da cozinha incluem o controle das condições sanitárias e higiênicas, ele deve estar bem versado nos requisitos do serviço sanitário e epidemiológicoque estão sendo promovidos para a produção de alimentos.
- Outra obrigação para um chef é a capacidade de determinar o frescor dos produtos e conhecimento de uma variedade de tecnologias para trabalhar com eles.
- Entre outras coisas, todo trabalhador de cozinha (e o chefe de cozinha não é exceção) deve ter um prontuário médico.
Importante! Os empregadores podem exigir dos candidatos recomendações e feedback de seus superiores sobre empregos anteriores e um diploma de educação.
Descrição do trabalho
Em primeiro lugar, deve-se observar que não existe uma descrição universal de funções para um chef. Dependendo do local de trabalho e do próprio empregador, alguns pontos das instruções podem variar. Em geral, existem requisitos e regras padrão.
Vamos considerá-los com mais detalhes.
- Todo chef que, com base em seus requisitos profissionais diretos, é o chefe da cozinha, deve recrutar funcionários... Ao mesmo tempo, é ele quem deve determinar corretamente as qualificações e competências dos candidatos e assim reunir uma equipa profissional e altamente qualificada que irá servir a organização de restauração.
- Depois de como todos os funcionários são selecionados, é importante prestar atenção à sua correta colocação e decidir quem vai trabalhar na oficina quente e friaquem vai cuidar das sobremesas e quem vai ajudar todos os outros funcionários quando eles precisarem. O sucesso de toda a cozinha depende em grande parte da correta colocação dos trabalhadores.
- Uma vez que cada organização de catering tem suas próprias especificidades individuais, cada o chef deve treinar novos funcionários e informá-los sobre certos recursosisso deve ser levado em consideração no processo de trabalho.
- Desenvolvimento de cardápio - esta é a principal tarefa do chefe de cozinha na cozinha. O menu deve ser de fácil preparação (ou seja, de modo que todos os chefs sejam orientados nas técnicas de preparação de um determinado prato). E também a ementa deve conter pratos originais e originais de que outros estabelecimentos não se podem orgulhar - desta forma o restaurante manter-se-á competitivo e atrairá clientes.
- Criação de novas receitas - uma parte obrigatória do trabalho de todo chef.Portanto, podem ser atualizações de cardápios sazonais ou pratos exclusivos do chef.
- No curso de seu trabalho o chef deve cuidar do estoque dos alimentos disponíveis... Ele deve fazer cálculos de quanto de um determinado produto será necessário para um determinado prato e, levando isso em consideração, elaborar pedidos de compra.
- Apesar de as funções diretas do chef não incluírem a limpeza das instalações da cozinha, ele deve controlar as condições sanitárias de todas as instalações.
salário médio
O tamanho do salário do chef chefe da cozinha depende de uma série de fatores: a região, o nível de escolaridade, o nível de serviço de bufê, o número e a complexidade das funções de trabalho e assim por diante. Com base em todos os fatores descritos acima, é calculado o salário do chef. A linha mínima é de 30.000 rublos e a máxima é de 150.000 rublos.
Como se tornar um chef?
Para se tornar um chef, você precisa começar seu trabalho como um chef regular. Ao mesmo tempo, para obter emprego, mesmo para uma posição inicial, é necessário obter uma educação adequada (por exemplo, formar-se na faculdade ou fazer cursos adequados). Depois de mostrar seu profissionalismo e desejo de melhorar como chef regular por vários anos, você pode se qualificar para o cargo de chef.
No entanto, é preciso ter em mente que o chef não é um fim em si mesmo.
Mesmo em uma posição tão elevada, você terá que aprender e se aprimorar constantemente, fazer cursos de treinamento avançado, participar de conferências e master classes.
Ao mesmo tempo, você também pode alterar o nível das instituições em que trabalha. Assim, depois de trabalhar como chef em uma cafeteria de uma escola por vários anos, você pode conseguir um emprego em um café ou restaurante, aumentando seu status como profissional.
Onde trabalhar?
Um chef experiente pode encontrar um emprego para si mesmo em qualquer estabelecimento de catering: pode ser um restaurante de luxo, um café moderno e aconchegante ou até mesmo uma simples cafeteria de escola - tudo depende das ambições de um especialista em particular.
Além disso, com uma experiência de trabalho bastante longa, você pode abrir seu próprio restaurante de forma independente e atuar não apenas como cozinheiro, mas também como restaurateur.
E também um plano de carreira pode se desenvolver de tal forma que você se torne um chef pessoal. Por exemplo, algumas estrelas mundiais famosas têm chefs pessoais. Os salários desses especialistas são bastante elevados, pois podem atender várias pessoas simultaneamente.
Como você pode ver, a profissão de chef é um trabalho bastante difícil, que envolve muitas armadilhas. É por isso que, antes de escolher essa carreira, é importante avaliar cuidadosamente seus pontos fortes. Se possível, converse com especialistas que já estão nesta posição, peça um estágio. Assim, poderá comprovar não por palavras, mas por atos, a sua vontade de se desenvolver na área da culinária.