Tudo sobre a profissão de chef pasteleiro
Tradicionalmente, o fim de qualquer feriado, um jantar importante, é uma sobremesa. Os doces sempre dão prazer não só às crianças, mas também aos adultos. Há muitas guloseimas, mas um verdadeiro profissional pode criar uma verdadeira obra-prima que se tornará o ponto alto das férias. Quem quer dominar a habilidade de confeccionar pastéis e bolos deliciosos e bonitos precisa saber tudo sobre a profissão de chef pasteleiro.
Características do trabalho
A profissão de chef pasteleiro implica na capacidade de confeccionar sobremesas doces, isto inclui todos os tipos de bolos, gelados, doces, chocolates, pãezinhos doces. O chef pasteleiro não está apenas empenhado em fazer de acordo com as receitas tradicionais, ele desenvolve novas e pode trabalhar no aprimoramento das já existentes. Esta especialidade também inclui a capacidade de decorar qualquer bolo de uma forma original e habilidosa.
Normalmente, os clientes fornecem apenas uma descrição verbal da futura obra-prima, e o chef pasteleiro terá que implementar as idéias mais inimagináveis e agradar o cliente mais exigente. Mas apenas um verdadeiro mestre que adora criar e experimentar pode fazer isso. A profissão de chef pasteleiro é bastante popular nos dias de hoje. E esses especialistas podem trabalhar nas seguintes instituições:
- padarias;
- confeitaria;
- um café;
- restaurantes;
- fábricas;
- padarias.
O mestre também pode criar suas obras-primas em casa, agora essa direção está se desenvolvendo, e muitos fazem doces e bolos originais de beleza sem precedentes em casa.
Vantagens e desvantagens
Quem decide se dedicar a essa profissão, é claro, vê nela as vantagens. Isso inclui os seguintes pontos:
- sempre existe a oportunidade de mostrar seus talentos e agradar as pessoas;
- a profissão está sempre em alta, você não vai ficar sem trabalho;
- você pode realizar seu potencial abrindo sua própria empresa;
- pagamento decente pelo seu trabalho;
- sempre há a oportunidade de agradar parentes e amigos e, em ocasiões especiais, preparar um presente verdadeiramente exclusivo.
Também havia algumas desvantagens. Isso inclui o seguinte:
- as condições de trabalho não podem ser chamadas de fáceis, na maior parte do dia você tem que estar de pé e muitas vezes em temperaturas elevadas;
- degustar seus doces pode não se refletir da melhor maneira na figura, e você não pode prescindir de amostras;
- Deve-se sempre ter cuidado ao usar os produtos, pois você precisa ser responsável pela saúde das pessoas que decidem degustar os produtos preparados.
Classificações e qualificações
Dando os primeiros passos na profissão, o chef pasteleiro não sabe muito. Mas, com o tempo, ele adquire novos conhecimentos, ganha experiência, suas qualificações melhoram. O nível de habilidade é indicado pelas classificações atribuídas ao chef pasteleiro. Quando a nota aumenta, geralmente você precisa demonstrar seus conhecimentos para chegar a um novo nível. Existem 6 deles no total.
- Nesta fase, o chef pasteleiro faz o trabalho mais simples. Ele pode controlar o processo de operação do equipamento, enchimento de carga, aceitar produtos de panificação. Se dedica-se ao design de bolos ou à fabricação de sobremesas complexas, o faz sob a orientação estrita de um profissional mais experiente.
- A preparação de xaropes, cremes, recheios e massa simples está perfeitamente ao alcance do chef pasteleiro nesta fase.... Ele também coloca a massa nas máquinas, depois a retira e a corta em pedaços, se necessário.
- É possível preparar massa sozinho, assar pãezinhos, biscoitos, bolos, decorar bolos simples. O controle do equipamento também não está excluído das funções.
- Nesta fase, o chef pasteleiro está familiarizado com a maioria dos tipos de matérias-primas e pode preparar uma quantidade suficiente de doces variados. Ele pode criar certos elementos de decorações complexas.
- Recebido a quinta categoria, o chef pasteleiro pode controlar todo o processo de preparação de um bolo complexo e de qualquer outro prato. Pode produzir o acabamento de bolo feito sob medida mais sofisticado.
- Um profissional nesta fase domina todos os segredos da arte. Ele pode fazer verdadeiras obras de arte na confeitaria, sabe tudo sobre a combinação de diferentes ingredientes e pode compor receitas sozinho.
O confeiteiro-tecnólogo pensa nas opções de confecção de pratos doces e acompanha a tecnologia de seu preparo. Um confeiteiro-decorador pode decorar bolos de qualquer complexidade de acordo com um pedido individual, levando em consideração o estilo, o esquema de cores e outras nuances.
Diferenças do trabalho de um chef assistente de confeitaria
Um chef confeiteiro de alto nível se distingue de um chef confeiteiro assistente pelo grau de responsabilidade, número de funções e habilidades. Um profissional pode realizar todo o processo de confecção de qualquer produto, além de liderar uma equipe de artesãos. O assistente de confeiteiro cumpre todos os requisitos do gerente, realiza um trabalho mais simples, prepara os ingredientes, mistura-os. Enquanto o chef pasteleiro pode fazer o trabalho mais delicado, pensando na decoração e conduzindo o próprio processo.
Requisitos
Tendo recebido a formação adequada, o chef pasteleiro adquire os conhecimentos necessários ao processo de trabalho. Ele deve saber tudo sobre a combinação de produtos, os meandros de fazer diferentes tipos de massa, recheios, cremes, todos os tipos de recheios, saber decorar qualquer bolo, doce, bolo. Mas não apenas as qualidades profissionais são importantes para um chef pasteleiro. Muitos são os fatores que podem ajudar no trabalho e são importantes para um verdadeiro profissional.
Esses incluem capacidade de pensar criativamente, ter senso de estilo, bom gosto. Sem essas qualidades, não será possível cozinhar uma verdadeira obra-prima doce. Além disso, o funcionário responsável deve ser limpo, limpo, com boa saúde e resistente.
Bons confeiteiros são obtidos tanto de mulheres quanto de homens, embora em cafés, restaurantes e confeitarias, muitas vezes você possa encontrar representantes do sexo mais fraco nesta função. Mas opções exclusivas e joias originais difíceis de repetir são frequentemente inventadas por homens.
Descrição do trabalho
As responsabilidades do trabalho dependem diretamente das qualificações e da posição atribuída ao chef pasteleiro. Se a princípio suas funções incluem ações elementares, por exemplo, preparar massa e cremes leves, então um alto escalão assume a responsabilidade por todo o processo tecnológico e de design. Mas há coisas que todo chef confeiteiro deve fazer. Ele deve calcular a quantidade correta de matéria-prima e selecionar os ingredientes certos para que o produto não seja apenas saboroso, mas também bonito. Deve preparar bem o creme, cujo sabor e o cumprimento da tecnologia dependem do sucesso da preparação do prato como um todo.
O pasteleiro deve seguir todas as regras de higiene, pois isso é extremamente importante, e disso depende diretamente a saúde das pessoas. Ele deve acompanhar as datas de validade dos produtos, saber como armazenar matérias-primas e produtos acabados e cumprir todas as regulamentações. Cada especialista deve ser capaz de lidar com todo o equipamento necessário e saber que tipo de estoque e ferramentas ele vai precisar para preparar uma sobremesa específica.
Educação
Para conseguir a profissão de pasteleiro, pode-se frequentar uma escola técnica, faculdade ou universidade, tudo depende dos planos. Conhecimentos básicos e habilidades elementares podem ser obtidos na escola, e se houver um desejo de alcançar um sucesso sério nesta área, preciso ir para a faculdade... Ao ser admitido na escola, você deve passar nos exames das disciplinas de uma escola educacional normal. Pode ser matemática, russo, química, biologia.
Matérias que estão diretamente relacionadas ao trabalho de um chef pasteleiro deverão ser dominadas no processo de estudo em uma escola técnica ou instituto. Mesmo tendo o ensino médio especializado ou superior, sempre há a oportunidade de fazer cursos de formação avançada ou estudar por conta própria. Isso lhe dará a oportunidade de melhorar, aprender algo novo, elevar seu nível e alcançar novos sucessos na área escolhida.
Quanto ganha um chef confeiteiro?
A profissão envolve uma variedade de ganhos. Tudo depende de onde vai trabalhar o pasteleiro, em que zona vive, quanto tempo está a trabalhar, das qualificações e experiência que tem. Por exemplo, um recém-chegado em um pequeno café recebe um pouco no início (pode ser, por exemplo, um salário de 20 mil rublos). Enquanto um especialista muito experiente e popular recebe cerca de 30 mil. Mas, na realidade, não há limite. Tudo depende de quanto o diretor está disposto a pagar a um bom especialista, se for uma instituição privada.
Você também pode trabalhar de forma independente em casa, então o ganho vai depender apenas de quantos pastéis e bolos são feitos, e isso está diretamente relacionado ao número de clientes. Normalmente são lembrados trabalhos saborosos e bonitos, são contados a amigos, tal chef pasteleiro é recomendado um ao outro. É assim que a popularidade e a demanda aparecem.
Carreira
Antes de chegar a qualquer altura, você precisa começar do zero, fazer, talvez, não o trabalho mais atraente e criativo, ouvir o que o mestre diz. Um aluno sem experiência tem a oportunidade de observar o trabalho de profissionais, ganhar experiência. Mas isso não significa que um pasteleiro novato deva seguir estritamente as instruções do patrão, é possível mostrar-se, demonstrar o próprio gosto e se esforçar para dominar os fundamentos da profissão. Um chef assistente de confeitaria pode obter rapidamente uma nova categoria, tudo depende de seus esforços e habilidades.
Com o tempo, você pode se tornar um empresário individual e produzir seus próprios produtos. Sempre há uma chance de ganhar algum dinheiro e abrir sua própria pequena padaria ou confeitaria.
O principal é o empenho e o desenvolvimento constante. A arte da confeitaria também não pára. Aparecem novas tecnologias, inovações de design - isso deve ser levado em consideração.