Tetos de rack no banheiro: características, variedades, belos exemplos
A reparação das cabinas de duche exige sempre uma abordagem específica ao revestimento - isto é devido às peculiaridades de funcionamento desta divisão. Os banheiros são caracterizados por alta umidade, o risco de entrada direta de umidade nas paredes e tetos. Além disso, tais instalações são caracterizadas por mudanças freqüentes de temperatura. Nem todo material pode suportar essas condições operacionais adversas por muito tempo, portanto, um acabamento mal concebido se deteriora rapidamente.
Peculiaridades
Para o revestimento de paredes e pisos de casas de banho, nada melhor do que o revestimento cerâmico. A situação com o teto é muito mais complicada. Claro, alguns proprietários de instalações decoram com ladrilhos, mas colocar ladrilhos em uma superfície de teto horizontal é uma tarefa técnica bastante complexa, portanto, é impossível concluí-la por conta própria - na maioria das vezes você tem que recorrer a serviços caros de terceiros. especialistas em festas.
Os tectos tensos suspensos mostram-se muito bem. No entanto, mesmo assim, não se pode prescindir dos serviços de um especialista.
Mas as estruturas de cremalheira e pinhão parecem harmoniosas, enquanto a estrutura suspensa resiste a todos os efeitos adversos inerentes a salas úmidas. Ao mesmo tempo, a grande maioria dos artesãos pode pendurar um teto de rack.
Os modelos à venda variam numa grande variedade de modelos, podem ter uma variedade de designs, tonalidades e são feitos de diferentes materiais.
Apesar de toda a variedade de opções, o arranjo básico de todas as estruturas de rack é o mesmo. Cada modelo inclui várias peças básicas.
- Elementos de rolamento. Eles são perfis de guia em forma de U (travessas ou longarinas). O perfil de metal contém dentes especiais ou recortes localizados nas prateleiras voltados para baixo - eles são necessários para a fixação forte das placas decorativas.
- Detalhes estruturais para montagem do teto em uma superfície horizontal... Na maioria dos casos, eles vêm em um conjunto com elementos estruturais específicos. Se não estiverem incluídos no kit, podem ser adquiridos separadamente.
- Ripas de teto. Eles são o principal componente decorativo do sistema. Geralmente é produzida em um tamanho padrão de 3 e 4 M. São essas lâminas que são uma característica distintiva de cada modelo selecionado.
- Inserir, também chamado de layout... É uma parte opcional usada na maioria dos modelos, embora seja opcional. O perfil do elemento tem uma forma que garante sua fixação confiável entre os painéis de teto de base, embora possa haver muitas opções para seu design.
- Canto da parede. Ao instalar o teto, é muito importante fechar os cantos. Se eles permanecerem abertos, a impressão geral do teto permanecerá desfavorável, uma vez que as aberturas parecem inestéticas. O canto fixado no perímetro da estrutura suspensa permite esconder este amanhecer, conferindo à estrutura um aspecto limpo e lacónico.
- Perfil de parede. Outro elemento funcional, cuja finalidade não difere em nada do canto, ou seja, desempenha a mesma tarefa - enquadra o revestimento em todo o perímetro.
Vantagens e desvantagens
Antes de decidir instalar um teto de ripas em um banheiro, você deve pesar cuidadosamente todos os prós e contras de tais estruturas.
As vantagens indiscutíveis incluem o seguinte.
- Não há necessidade de preparação prévia do revestimento antigo antes do acabamento decorativo. Claro, algum trabalho terá de ser feito - em qualquer caso, a superfície deve ser preparada e "curada" de fungos e mofo, cobrindo-a com uma preparação fungicida. Porém, não há necessidade de nivelar a superfície, pois as irregularidades serão cobertas por novos acabamentos.
- O design é leve, por isso não precisa de suportes caros e poderosos, enquanto você não pode ter medo de que um dia eles se dobrem com o próprio peso.
- Os tetos do rack permitem que você oculte comunicações de engenharia inestéticas: cabos, fiação elétrica, canos e dutos de ventilação.
- O forro de ripas é considerado a melhor solução para utilização em casa de banho, ou seja, num espaço onde existe elevada humidade e variações bruscas de temperatura.
- Um teto bem instalado durará muito tempo. A vida útil dos modelos de alumínio chega a 25 anos. A vida útil dos tetos de aço é ligeiramente mais curta, mas depende muito do tratamento anticorrosivo. Painéis plásticos perdem suas propriedades estéticas ainda mais rápido, mas podem ser substituídos a qualquer momento sem desmontar toda a estrutura.
- Uma ampla gama de modelos permite que você escolha produtos para um estilo de banheiro específico, para que os proprietários possam implementar até os projetos de design mais ousados.
- Os tectos de ripas não necessitam de muita manutenção: não atraem pó e qualquer sujidade é rapidamente removida durante a limpeza a húmido.
O que se segue pode ser distinguido das desvantagens de vários designs.
- A lacuna entre as ripas e a sobreposição torna-se uma área especialmente desprotegida em termos de acúmulo de umidade - forma-se assim um ambiente favorável à reprodução de microrganismos patogênicos. Ao instalar esses tetos, você precisa considerar a questão da ventilação confiável.
- A instalação de estruturas de rack esconde significativamente a altura das paredes, mesmo na versão mínima leva pelo menos 5 cm, e se você planeja pendurar lâmpadas embutidas ou sentir necessidade de ocultar as comunicações, a diminuição na altura pode ser muito maior .
As desvantagens condicionais incluem o alto custo dos kits de rio, especialmente feitos de alumínio. Mas acabamentos de qualidade nunca podem ser baratos.
Variedades
Alumínio
A opção da mais alta qualidade são as ripas de alumínio. A integridade do material não entrará em colapso sob a influência da umidade e altas temperaturas, portanto o alumínio mantém por muito tempo todas as suas qualidades estéticas.
Essas ripas são feitas de uma folha fina, têm baixo peso e, portanto, não apresentam dificuldades durante a instalação. Painéis de alumínio servem por 20 ou mais anos.
Suspensão
Perfis de aço suspensos são muito populares. Eles têm custo relativamente baixo, embora seja produzido em uma ampla variedade de designs. O revestimento polimérico dos painéis de ferro pode ter várias cores e texturas, ao mesmo tempo que serve como proteção do material contra ferrugem em condições de alta umidade. No entanto, esteja ciente de que É muito difícil eliminar em 100% o risco de danos ao material por corrosão - de uma forma ou de outra, os painéis serão cortados e suas bordas ficarão desprotegidas.
Espelhado
Para reparos no banheiro, são necessários os materiais mais resistentes à umidade. É por isso muitos proprietários preferem um teto espelhado. A base de tais estruturas é o vidro. Como você sabe, este material não tem medo de temperaturas extremas, água ou vapor quente. Além disso, os tetos espelhados parecem muito impressionantes e se encaixam harmoniosamente no interior moderno do banheiro.
Madeira
Muitas vezes você pode ver ripas de madeira. Provavelmente não há necessidade de explicar que para um banheiro, tal solução não deve nem mesmo ser considerada... Se o proprietário tem a intenção de decorar seu espaço “debaixo de uma árvore” - o melhor é levar modelos de plástico ou alumínio com a imitação necessária para isso. Sob a influência da umidade, a madeira perde seus parâmetros operacionais, criando condições na superfície dos painéis favoráveis ao crescimento de fungos e bolores.
Plástico
A opção mais orçamentária são os painéis de polímero - eles não têm medo da umidade, eles não têm medo da ferrugem, No entanto, tais estruturas não têm uma vida útil longa, sua superfície amarelece com o tempo e perde seu aspecto decorativo. Além disso, reiki semelhante pode ser alterado em uma base relativamente orçamentária para novos no momento em que sua aparência deixa de agradar aos proprietários.
francês
Do ponto de vista do design, existem várias opções interessantes para tectos de ripas. Por exemplo, Perfis alemães os painéis são chamados, feitos de acordo com as arestas, a completa ausência de quaisquer superfícies curvas, bem como cantos e chanfros. O oposto exato para eles é perfil italiano, que se distingue por transições suaves pronunciadas e uma forma arredondada. Algum elo intermediário, o chamado "meio-termo", é considerado Perfil francês.
Este desenho é dominado pela geometria das linhas, mas é suavizado por cantos arredondados e chanfros.
Cores e desenhos
Via de regra, a escolha do esquema de cores do forro de ripas do banheiro não apresenta problemas para os proprietários das instalações, uma vez que modelos de qualquer tonalidade podem ser encontrados no varejo. Tradicionalmente, os tetos do banheiro foram projetados em tons de azul, verde claro e turquesa - eles se misturam harmoniosamente com a popular decoração de banheiro marinho ou mediterrânea. O azul é considerado um clássico eterno.
Se você planeja decorar a sala em qualquer outro tom, uma opção ganha-ganha seria teto branco. Os tectos revestidos com ripas brancas são universais, aumentam visualmente a altura e tornam o espaço mais luminoso.
Iluminação
Atenção especial deve ser dada às questões de iluminação do banheiro. Claro, você pode mantê-lo simples e tentar pendurar lâmpadas de parede tradicionais no banheiro. No entanto, esta opção é significativamente inferior à iluminação de teto a que estamos acostumados. Portanto, na maioria dos casos, os proprietários preferem equipar os tetos de ripas com fontes de luz embutidas.
As luminárias com lâmpadas incandescentes apresentam vantagens significativas em relação às outras opções. No entanto, além disso, há uma série de desvantagens, a saber:
- grandes dimensões;
- eficiência reduzida;
- curta vida útil.
Tetos de rack são uma estrutura suspensa, portanto eles têm que ser abaixados fortemente, e ao instalar lâmpadas incandescentes, a perda de altura torna-se ainda mais significativa, o que muitas vezes traz desconforto aos proprietários das instalações.
A lâmpada incandescente é classificada para 220 V.
De acordo com o princípio de funcionamento, as lâmpadas halógenas também podem ser chamadas de lâmpadas incandescentes, mas um pouco mais modificadas. O bulbo da lâmpada é preenchido com vapores de iodo e bromo, o chamado "gás tampão". Devido a isso, é possível obter os seguintes efeitos:
- as dimensões do dispositivo de iluminação são reduzidas, portanto, distâncias não superiores a 5 cm podem ser deixadas entre as lâminas e as lajes;
- a eficiência aumenta, pois as lâmpadas halógenas consomem 3 vezes menos eletricidade do que as convencionais com os mesmos parâmetros de brilho;
- o prazo de uso foi aumentado;
- As lâmpadas halógenas fornecem luz difusa, considerada mais confortável para os humanos.
No entanto, esses dispositivos são um pouco mais caros do que as lâmpadas incandescentes usuais. Os dispositivos de iluminação halógena estão disponíveis em uma versão de alta tensão para 220 V, bem como em uma versão de baixa tensão para 24 ou mesmo 12 V.
Os LEDs são reconhecidos como a opção mais moderna em luminárias para estruturas ferroviárias na casa de banho. A eficiência dos LEDs é tão alta que essas lâmpadas consomem 15 vezes menos eletricidade, a mais equivalente em termos de potência às lâmpadas incandescentes. As lâmpadas LED têm uma longa vida útil - duram 50 mil horas de brilho. Ao mesmo tempo, os fabricantes oferecem uma garantia de 2 a 3 anos para todos os seus produtos. Os LEDs podem suportar qualquer flutuação de tensão típica das redes elétricas russas.
As lâmpadas operam tanto no modo de corrente contínua quanto no modo de baixa tensão. As desvantagens do produto incluem seu alto preço, porém, devido à economia e durabilidade de uso, no final, a diferença de preço tem tempo de se compensar muitas vezes.
Lembre-se de que o equipamento de iluminação é um aparelho elétrico, portanto, existe um alto risco de choque elétrico em condições de umidade. Para minimizá-lo, é necessário observar os cuidados de segurança durante a instalação: todos os fios e cabos devem ser colocados em uma mangueira metálica ou em um cano corrugado autoextinguível de plástico, onde a água não possa penetrar.
Dicas de Seleção
Todas as estruturas de rack são feitas em versões abertas ou fechadas.
As estruturas do tipo aberto são montadas em trilhos, que são colocados a uma curta distância uma da outra. A lacuna entre os painéis é deixada vazia ou as lacunas são fechadas com layouts decorativos, formando visualmente o efeito de um revestimento contínuo.
Em outra versão, durante a montagem, as peças adjacentes estão em contato próximo umas com as outras. Se as lacunas forem formadas, externamente serão praticamente invisíveis.
E, finalmente, há uma opção popular em que as ripas têm distantes entre si, mas ao mesmo tempo as prateleiras horizontais adicionais presentes no perfil se sobrepõem parcialmente às adjacentes.
Entre os usuários não há consenso sobre qual opção é preferível para uso em salas úmidas. Alguns especialistas insistem que a superfície deve ser fechada para evitar que o vapor entre no vão entre as ripas e o teto. No entanto, em resposta a isso, pode-se argumentar que mesmo o ajuste mais apertado das ripas não será capaz de reter água e vapor - elas sempre encontrarão seu caminho.
A melhor opção seria uma solução em que a área entre os painéis e o piso comece a ventilar - sob essas condições, a probabilidade de aparecimento de mofo e bolor é muito menor. É claro que em qualquer banheiro deve haver um exaustor de alta qualidade ou ventilação natural, caso contrário, não há necessidade de se envolver com estruturas de rack. Os especialistas recomendam dar preferência aos tetos de ripas com ripas perfuradas. Nesse caso, o espaço acima será "conservado", e toda a umidade dele será totalmente removida junto com os fluxos de ar ventilados.
Já mencionamos o material de fabricação acima, As ripas de alumínio são consideradas a melhor escolha para uma casa de banho, mas se o orçamento para renovar uma divisão for limitado, pode sempre adquirir painéis de ferro ou plástico. Mas lembre-se que o prazo de uso de tais estruturas será muito mais curto.
Antes de ir para a loja para fazer compras, é necessário medir a área do banheiro e planejar adequadamente a colocação das ripas. Isso é importante para determinar corretamente a quantidade necessária e, assim, evitar desperdícios ilíquidos. Você pode escolher absolutamente qualquer direção dos trilhos, mas tenha em mente o seguinte.
- Se pretende instalar um tecto monocromático, é preferível dar preferência à colocação paralela à linha de visão desde a entrada, para que os vãos entre as ripas sejam quase invisíveis.
- Se você pretende pendurar um teto com uma estrutura geométrica, lembre-se que a localização dos ladrilhos pode alterar visualmente os limites de uma pequena sala. Com fixação longitudinal, eles o alongam, e com transversal - eles o tornam mais largo.
- A disposição diagonal dos painéis parece bastante original, mas esse design nem sempre é apropriado e não se adapta a todos os interiores. Além disso, a instalação diagonal requer uma certa habilidade e habilidade, portanto, não é possível concluí-la sozinho.
A localização dos painéis é um dos fatores fundamentais na determinação da escolha dos painéis. Vamos dar um pequeno exemplo. Suponha que você compre as ripas do teto do banheiro de 1800x1300 mm e planeje a disposição longitudinal dos painéis. Se os painéis de 3.000 ou 4.000 mm forem apresentados na loja, então não há dificuldades - você precisa pegar um painel de 4 metros e simplesmente dividi-lo ao meio, então apenas 20 mm irão para o lixo de cada corte, o que é bastante um pouco. Mas se houver apenas painéis de 3 metros à venda, restarão 1200 mm de cada trilho, este restante não pode ser usado de forma alguma.
Qualquer forma, é necessário planejar a compra de um conjunto de equipamentos de forma que todo o forro seja montado a partir de peças do mesmo comprimento e ao mesmo tempo o desperdício seja mínimo.
A largura do carril também é de fundamental importância, varia muito. Não há necessidade de perseguir painéis largos. Claro, o teto com eles será instalado muito mais rápido, mas no espaço apertado do banheiro, essas ripas não parecem totalmente adequadas. Uma boa opção para instalações de pequeno porte é uma largura de 70-100 mm.
Antes da compra certifique-se de verificar as estruturas adquiridas quanto a deformações e danos à superfície. Produtos de alta qualidade não devem conter bordas desiguais, a presença de arranhões, descascamento da camada protetora, a presença de corrosão e outros defeitos não são permitidos.
Lembre-se que tais produtos devem ser vendidos exclusivamente em filme, sendo retirado imediatamente antes de instalar o forro já no lugar.
Como em qualquer outra área, a produção de tetos de ripas conta com autarquias próprias, ou seja, empresas que estabelecem padrões de qualidade reconhecidos.
Desde o início da indústria, os líderes na qualidade de estruturas de rack têm sido A marca francesa Cesal e a holandesa Hunter Douglas.
Não faz muito tempo, o consumidor doméstico conheceu os produtos das empresas russas.
A Geipel fabrica tetos de ripas de ferro sob uma licença alemã. Os produtos distinguem-se pelo revestimento de alta qualidade. Estas lâminas não têm medo da humidade, conservam as suas propriedades operacionais mesmo nas condições de utilização mais desfavoráveis.
Empresa Albes usa alumínio para a fabricação de estruturas de rack. Graças ao design original das longarinas, o proprietário das instalações pode experimentar a instalação de tectos de vários níveis.
Os sistemas fluviais da marca não são de forma alguma inferiores às marcas europeias "Bardo"... Eles se distinguem por maior resistência, durabilidade e respeito ao meio ambiente.
Assim, os usuários podem sempre escolher painéis entre produtos de marcas confiáveis e bem estabelecidas e não comprar produtos de marcas pouco conhecidas e duvidosas.
Belos exemplos
Oferecemos uma seleção dos mais espetaculares tetos de ripas de metal, plástico e espelho. Esperamos que ela o ajude a encontrar a melhor opção para qualquer projeto de banheiro.
Para obter informações sobre como instalar um teto de ripas, consulte o próximo vídeo.