Bandejas Zhostovo: história e características
A pequena aldeia de Zhostovo, que não fica longe de Mytishchi, tornou-se conhecida fora da região de Moscou (e até da Rússia) graças ao seu colorido único, reconhecível entre dezenas de áreas relacionadas da pintura. As bandejas Zhostovo são um dos símbolos da arte popular russa. Surgiu no século 19, poderia ter sido superado pelo triste destino de muitos artesanatos desaparecidos prematuramente, mas a pintura de Zhostovo vive até hoje.
História de origem
Em 1825, os artesãos da aldeia Vishnyakovs, servos do conde Sheremetyev, aprenderam na manufatura onde trabalhavam a tecnologia de envernizar produtos de metal e estruturas feitas de papel machê. Então nas aldeias e aldeias da antiga Trindade Volost, surgiram oficinas que produziam produtos pintados de papel machê, envernizado... Há outra versão: o filho do dono da fábrica da capital, o miniaturista Vishnyakov, deu à luz um eminente ofício.
A confusão decorrente dos sobrenomes não nos permite dizer ao certo quem foi o progenitor das famosas bandejas de Zhostovo. Mas na arte existe um conceito que pode ser chamado de "amadurecimento da criatividade". Assim, naquele mesmo volost Trinity, em vários de seus assentamentos, foi criada uma atmosfera que deu origem a uma direção criativa única. E já não é tão importante quem foi o primeiro: os irmãos Vishnyakov que se compraram de graça, ou o miniaturista com o mesmo sobrenome.
O ofício de Zhostovo é interessante porque os mestres não tinham amostras, eles escreviam de imaginação, improvisando. Mas por trás dessa improvisação estava uma compreensão clara das regras e uma técnica refinada. Por uma questão de justiça, deve ser dito que os artesãos Zhostovo emprestaram os motivos para pintar bandejas de artistas Tagil. A embarcação Tagil é um século mais velha que a embarcação Zhostovo e é caracterizada pelo mesmo acabamento das bandejas de metal.
No século XX, em Novoseltsevo, uma das aldeias da região de Mytishchi, formou-se a mão-de-obra Novoseltsevo. A empresa produzia bandejas de metal lacado. Dois anos depois, mais duas filiais foram formadas em Zhostovo - “Zhostovskaya Trudovaya” e “Spetskustar”, seguidas por “Painter” e “Own Labor” (apenas em Troitsk). Em 1928, todos eles se fundiram em um único sistema.
A localização geográfica da aldeia jogou a favor dos artistas: eles podiam vender produtos em Moscou sem usar os serviços de intermediários. Também era conveniente comprar matéria-prima para trabalhar lá. Ao mesmo tempo, os primeiros anos soviéticos não foram fáceis para os mestres de Zhostovo: havia chegado a hora do realismo socialista e do naturalismo na arte, e o artesanato tradicional tornou-se irrelevante. Mas os artistas conseguiram preservar a direção, interesse pelo qual reapareceu durante o "degelo" de Khrushchev. As criações russas encontraram seu caminho para exposições internacionais, e a demanda no exterior gerou a produção em massa de souvenirs baratos.
Hoje você pode visitar o museu mais interessante de Zhostovo, as excursões irão familiarizar os pequenos e grandes visitantes não só com as famosas bandejas, mas também com outros utensílios pintados, técnica única, tramas e características do antigo artesanato.
Descrição
O motivo principal da pintura de Zhostovo foi um buquê de flores. Na direção criativa, nota-se a combinação do realismo da forma viva da flor e da comunidade decorativa, que se assemelha à tradicional pintura a pincel que enfeita rodas de fiar, baús e taças. Esta solução de bouquet de flores assenta no antigo desenvolvimento de esquemas decorativos, nos quais se podem ver um conjunto de flores de jardim e de campo - isto é um bouquet montado, um bouquet improvisado, uma guirlanda e uma coroa de flores.
As obras de Zhostovo apresentam duas características principais.
- Cores brilhantes. O fundo preto é tradicional, mas com ele aparecem variantes de azul, verde e vermelho. Ao longo das bordas da bandeja há um enfeite floral leve retorcido.
- Técnica, tradicionalidade do desenho. O artista trabalha com um pincel largo - esboça habilmente a composição na própria bandeja. No trabalho, ele faz questão de que a imagem floral seja bastante expressiva, assim como a localização rítmica dos pontos coloridos.
Os artesãos trabalham com pincéis de esquilo e tinta a óleo. A tinta é tradicionalmente diluída em óleo de linhaça, os pincéis são lavados em solução de terebintina. Cada artista tem uma rica coleção de pincéis: dos finos e grossos aos maiores. E cada pincel desenvolve seu próprio traço.
Variedade de formas
Hoje, os produtos de fábrica são estampados em prensas profissionais, o que permite definir qualquer formato para o produto. Se a peça de trabalho for estampada, inicialmente o esboço é desenhado com um estêncil e, a seguir, cortado e puxado para fora em uma prensa elétrica.
Mas também há pedidos exclusivos, e então o mestre forja os utensílios à mão. O ferreiro pega uma folha de ferro, corta a forma com uma tesoura especial, então tira a forma e a retira. A borda do produto é enrolada, um fio é colado nela, o que dá um relevo ao produto e ao mesmo tempo o fortalece. Obviamente, um produto forjado à mão será muito caro.
As bandejas Zhostovo podem ser:
- volta;
- oval;
- violão;
- octogonal;
- retangular (comum);
- alado (recortado);
- combinado.
Não se pode dizer que uma forma é mais popular do que a outra: as bandejas redondas e ovais parecem mais tradicionais, mas as bandejas para violão também são procuradas e os produtos combinados encontram seu comprador (e, a propósito, tornam-se um destaque interior).
Tipos de padrões e padrões
No século 21, a canonização estrita, quando o fundo deveria ser claramente preto e nada mais, não é mais observada. As cores de fundo prateado, vermelho e malaquita deixaram de ser algo inesperado em relação às bandejas Zhostovo. Mas as flores continuam sendo o padrão principal do artesanato. Os moradores de Zhostovo pegaram esse tema dos mestres dos Urais, que também interpretaram artisticamente a beleza das flores do campo e do jardim.
As bandejas pintadas no estilo Zhostovo têm muitas nuances reconhecíveis.
- O centro da composição com plantas grandes, e mesmo com tal desenho, como se uma flor crescesse do meio da bandeja. Nas bordas existem flores menores.
- A impressão principal é um buquê de flores ou uma grinalda de flores, ornamentos florais de complexidade variável também são necessários.
- A escolha das cores fica de acordo com a decisão pessoal do autor. Cada artista retratou em uma bandeja aquelas flores de que gostava.
- Expansão moderna de temas e padrões. Os mestres da pintura de Zhostovo hoje pintam naturezas mortas, pássaros, animais, paisagens e várias imagens temáticas.
A criatividade é um processo vivo. Os mestres modernos que continuam e glorificam a tendência eminente estão em busca de novas ideias (formas, padrões, cores). Isso não contradiz os cânones, mas desenvolve a pintura de Zhostovo, em parte a incorpora a solicitações criativas reais, em nenhum caso despersonalizando, não privando a individualidade.
Devo dizer que essa direção artística também sofre muito com os golpistas que produzem falsificações e as fazem passar por verdadeiras bandejas de Zhostovo.
Mas uma falsificação de um original pode ser distinguida.
- Este produto deve ser carimbado com o logotipo da oficina que o produziu.
- As bandejas falsificadas podem ter bordas afiadas mas os verdadeiros mestres nunca permitirão tal defeito - as arestas definitivamente ficarão enroladas. O rebordo é necessário não só do ponto de vista artístico, mas também para que o tabuleiro ganhe força.
- A bandeja real é bem grossa: deve ser assim para poder segurar o samovar e os pratos que são servidos com ele. Se você colocar algo pesado na bandeja e ela entortar, este não é um produto Zhostovo genuíno.
- Esta bandeja possui uma superfície espelhada. É preparado repetidamente, cada camada deve ser lixada. E o verniz é aplicado na superfície em pelo menos duas camadas, cada uma delas é polida. Podemos dizer que tudo na bandeja Zhostovo se reflete como se fosse um espelho. E se isso não acontecer, pula-se a etapa de envernizamento, que só pode ser com uma falsa.
- Técnica perfeita. Os mestres reais não podem ter linhas tortas, cores opacas e desenhos difusos. Isso é inaceitável, tudo deve estar de acordo com o padrão e as tradições.
Por isso, um produto que a priori é muito barato não pode ser uma bandeja Zhostovo. Esse trabalho meticuloso em vários estágios com controle de qualidade bem calibrado não é barato, mas também servirá para a bandeja por muitos anos.
Este é um presente maravilhoso se você quiser dar um presente da sua terra natal ou apenas agradar seus entes queridos com uma coisa durável, bonita e clássica.
Etapas da pintura
A pintura de bandejas de Zhostovo também se distingue por sua natureza multifacetada. A primeira camada é a pintura. O mestre faz uma dispersão de manchas coloridas, botões e folhas em vários esquemas composicionais com a tinta esmagada. Cada mancha deve encontrar seu lugar e não se desviar da intenção do autor.
Em seguida, inicia-se a secagem e, após a secagem, o master segue para a segunda etapa - sombreamento. Com tinta transparente para o envidraçamento, a artista aplica detalhes escuros e menores de elementos florais.
A próxima etapa é chamada de junta, durante o qual o autor pinta as zonas claras com tinta densa e opaca. Então vem o brilho, e cada mestre tem seu autor: alguns têm um pequeno e alguns têm um largo. O brilho pode ser comparado a um ritmo musical.
A próxima etapa é o desenho. O mestre traça bordas de pétalas claras, bordas de folhas, flores, botões. Por exemplo, "fazer uma semente" significa anotar os menores detalhes nos botões / flores. Em seguida, a ligação começa: A relva delicada que preenche os espaços vazios entre os elementos torna a composição unificada e harmoniosa.
Um mestre dá grande atenção à encadernação, prescreve meticulosamente os menores detalhes, o outro trabalha de acordo com princípios minimalistas. Para um autor, a encadernação será brilhante; para outro, caberá dinamicamente no fundo da bandeja.
Nesta fase, a pintura da bandeja acaba realmente: a bandeja é seca e entregue ao ornamentalista.
Se você descrever esquematicamente o processo de trabalho em uma bandeja, ele envolverá uma série de etapas.
- Um tom fraco da cor de base o assistente desenha esboços de flores e outros componentes da composição.
- Em seguida, a artista trabalha em sombras semitransparentes. Nesta fase, inflorescências e folhas são desenhadas.
- Flores são moldadas usando uma sombra de acabamento.
- Após a secagem, o autor aplica brilho ao desenho, o que lhe dará volume.
- Com um pincel fino o autor desenha os menores detalhes da obra que o completa.
- O trabalho está em andamento no fundo da imagem.
- Um ornamento é aplicado às bordas da bandeja - geralmente são flores ou uma figura geométrica. Este procedimento é considerado um acabamento, mas ainda assim é impossível imaginar a bandeja Zhostovo sem ele.
Hoje, não é necessário compreender remotamente os segredos da perfeição da arte Zhostovo. O único estúdio de Zhostovo foi inaugurado em Moscou, onde os melhores mestres ensinam a todos.
Em cursos especiais, você pode obter um treinamento mais aprofundado.
Você pode dar uma olhada mais de perto no processo de produção das bandejas abaixo.