Pratos

Características e dicas para escolher um bule de cerâmica

Características e dicas para escolher um bule de cerâmica
Contente
  1. Um pouco de historia
  2. Variedade de cerâmicas
  3. Processo de manufatura
  4. Variedade de formas e decoração
  5. Características de uso
  6. Vantagens e desvantagens
  7. Sutilezas de escolha

O chá preparado de acordo com todas as regras e no prato certo não trará apenas prazer estético. Dependendo da variedade, o chá pode acalmar muitas emoções ou, ao contrário, revigorar após um dia difícil. Para que o sabor da bebida revele plenamente todas as suas propriedades positivas, é necessário não só escolher o tipo certo de chá, mas também os pratos em que será feito.

Durante sua longa história de existência, o bule de chá passou por muitas mudanças., e hoje existe uma grande quantidade de materiais para sua fabricação. Hoje vamos nos concentrar no primeiro deles - argila (ou cerâmica).

Um pouco de historia

Não é segredo para ninguém que a China é a pátria do chá, por isso a cerimónia de preparação desta bebida teve origem aí. Os primeiros bules eram feitos de barro. Além disso, qualquer variedade não era adequada para esses fins. Eles precisavam de um tipo especial de argila, que era extraído na província de Jiangsu, nos arredores da cidade de Yixin. Dele veio o nome da variedade - argila Yixing. Esta variedade é facilmente reconhecível por sua tonalidade marrom-avermelhada característica. Produtos feitos com ele foram especialmente apreciados em todos os momentos pelo fato de que com sua capacidade de reter líquido dentro de si, permitem que as moléculas de ar penetrem em seu interior, fazendo com que a bebida em um bule de cerâmica adquira sabor e aroma especiais.

Além disso, quanto mais tempo os pratos estavam em uso, mais valiosos eles eram. Com o tempo, o bule foi absorvendo aromas e enzimas, e o chá preparado adquiriu um sabor especial e único.

Variedade de cerâmicas

Todos os utensílios de cerâmica, incluindo bules, são divididos em várias categorias. dependendo da matéria-prima e tecnologia de fabricação:

  • na verdade, o próprio barro;
  • faiança;
  • porcelana.

Existem muitos tipos de argila usados ​​para fazer bules. Todos eles são divididos em rochas duras e moles. O grupo de argilas moles apresenta um encolhimento mais forte durante a queima, enquanto as classes duras fornecem uma tonalidade mais rica. Dependendo do tipo de argila e da temperatura de queima, os produtos acabados podem adquirir diferentes tonalidades: do arenoso claro ao quase preto. Os produtos de fábrica são decorados com tintas para torná-los mais atraentes.

A faiança pode ser chamada de elo intermediário entre a argila e a porcelana. Parece mais gracioso do que a argila comum, mas é inferior em resistência à porcelana e racha com o tempo, enquanto os pratos feitos de porcelana verdadeira, mesmo depois de muitos anos, permanecem tão bonitos e elegantes quanto eram originalmente.

Processo de manufatura

Os bules chineses são apreciados por gourmets em todo o mundo. Os bules reais Yixing são feitos à mão. Para isso, a matéria-prima deve primeiro ser seca. Anteriormente, esse processo podia levar de vários dias a várias semanas, mas hoje, graças ao método de secagem a vácuo, ele foi significativamente reduzido. Quando a argila seca, é esmagada até virar pó, depois peneirada e adicionada água, levando a um estado pastoso. Em seguida, a massa resultante é batida até a espessura desejada para compactação e deslocamento do excesso de líquido. Depois disso, o mestre começa a moldar o futuro produto. O bico e a pega são colocados posteriormente na chaleira.

Com a ajuda de utensílios e ferramentas especiais, os pratos são levados à perfeiçãoe depois decorado com esculturas ou incrustações. Chaleiras de chá baratas são fundidas em moldes de gesso. Na fase final, o produto cerâmico acabado é submetido a três queimas.

Variedade de formas e decoração

Tradicionalmente, os bules são arredondados. Acredita-se que contribua para um melhor desenvolvimento do aroma. No entanto, modelos únicos feitos à mão podem parecer diferentes, às vezes completamente sofisticados. Por exemplo, os bules de chá na forma de figuras de animais ou um botão aberto parecem muito originais. Às vezes, nos pratos você pode ver a marca do autor, pintura, talha e outros elementos decorativos.

Se desejar, você pode comprar um bule com peneira ou um conjunto com xícara. Para preparar ervas medicinais, é recomendável comprar um bule de chá de parede dupla. Tem a capacidade de uma garrafa térmica e é capaz de manter a temperatura do conteúdo dentro de si por 40-60 minutos. Quanto ao tamanho do bule, tudo é muito individual aqui. Para uso pessoal, pratos com um volume de 100–350 ml serão suficientes, para uma família faz sentido olhar para os bules de meio litro, e para uma grande empresa você precisará de um volume mais impressionante - cerca de 2 litros.

Ao escolher o volume, deve-se levar em consideração também os tipos de chá preferidos. As variedades de folhas grandes precisam de muito espaço, mas um copo é suficiente para os saquinhos de chá.

Características de uso

Conforme mencionado acima, os utensílios de cerâmica têm a capacidade única de acumular odores. Portanto, os especialistas aconselham ter um bule de chá separado para cada variedade. O relaxamento é permitido para chás com composição e aromas semelhantes. Só assim é possível sentir todo o bouquet da bebida por completo. É melhor preparar chás pretos e vermelhos em bules de argila. Bules de esmalte de cerâmica são recomendados para variedades mais leves: chás branco, amarelo ou verde.

Vantagens e desvantagens

Considere as razões pelas quais você deve optar por um bule de cerâmica.

  • Design diversificado. É muito conveniente trabalhar com cerâmica. Pintura, incrustação e estuque funcionam igualmente bem nele. E mesmo uma superfície lisa e limpa, sem quaisquer adições, parece elegante e nobre.
  • Mantém-se bem aquecido. Ao contrário de alguns outros materiais, as cerâmicas são mais intensivas em calor, o que significa que o chá nesse bule será melhor e mais saboroso.
  • Mantém a qualidade. A argila é um material natural e não emite substâncias nocivas quando aquecida, por isso a bebida manterá todas as suas propriedades e não se deteriorará.

Mas este prato tem algumas desvantagens que devem ser levadas em consideração.

  • Fragilidade. Apesar da solidez externa dos bules de argila e da anunciada durabilidade da porcelana, os produtos cerâmicos são significativamente inferiores em resistência a seus equivalentes feitos de outros materiais, como metal.
  • A tampa deve ser mantida no lugar durante o derramamento. Alguns modelos de bules, como a chaleira de pressão, possuem um dispositivo especial de retenção da tampa. Em amostras de cerâmica, tais dispositivos estão quase sempre ausentes.
  • A alça pode ficar quente, e isso cria algum desconforto durante o uso.
  • Preço. Mesmo as cópias de fábrica produzidas em massa são um pouco mais caras do que os análogos feitos de plástico ou metal, e o preço dos modelos exclusivos chineses genuínos pode ser muito alto.

Sutilezas de escolha

Ao comprar uma chaleira você deve prestar atenção a alguns pontos.

  • Peso do Produto. Quanto maior a chaleira, mais ela pesa com a água e pode ser muito difícil segurá-la com uma mão.
  • Tampa. O diâmetro da tampa deve corresponder exatamente ao tamanho da boca da chaleira. Em seguida, ele se acomodará firmemente no ninho. O ideal é que tenha um dispositivo de retenção, mas isso é raro em modelos de cerâmica. Deve haver um orifício na alça da tampa para que o vapor escape.
  • Integridade. Qualquer chip ou fissura é considerado defeito. Eles afetam não apenas as propriedades estéticas, mas também a qualidade da bebida.
  • Bico; esquichar. Sua altura deve ser igual ao nível do gargalo do bule ou um pouco mais. Deve ser ligeiramente curvo, afilado na extremidade e preso à chaleira em um ângulo de cerca de 30 graus. O ideal é que haja uma peneira embutida ou grelha perfurada entre o bico e a lateral da chaleira para prender as folhas de chá.
  • Uma caneta. Geralmente está localizado na lateral. No entanto, é muito mais conveniente se estiver no topo. É mais fácil segurar essa estrutura e você pode pendurá-la sobre o fogo, se necessário.
  • Filtro. Ele pode vir com uma chaleira ou ser vendido separadamente. A opção mais comum é o aço inoxidável. Existem também filtros de silicone, plástico, porcelana ou vidro.

Qualquer que seja a versão do bule que você escolher, é aconselhável segurá-lo primeiro na mão e entender como será fácil de usar.

No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral do bule de cerâmica Pelangi.

2 comentários

Eu tenho um bule de cerâmica esmaltado soviético-tadjique. Quando feito, o chá tem um gosto residual que permanece na boca mesmo depois de ser bebido. O esmalte revestido na parte interna do bule pode afetar a qualidade da bebida, ou seja, não é prejudicial?

Anastasia ↩ Sergey 10.10.2021 12:23

Nos tempos soviéticos, eram feitos itens de qualidade. Se for de longa data, então dificilmente será prejudicial, embora eu não possa dizer com certeza.

Moda

a beleza

casa