Pratos

Variedade de tipos de tigelas e critérios para sua seleção

Variedade de tipos de tigelas e critérios para sua seleção
Contente
  1. O que é isso?
  2. Para que servem?
  3. Visualizações
  4. Visão geral do modelo
  5. Como escolher?

A arte culinária é aprimorada a cada dia, os chefs elaboram pratos originais, os traduzem em realidade e os servem à mesa. Doces, sobremesas, sorvetes e muito mais são considerados parte integrante do menu de qualquer estabelecimento onde os pratos apropriados são necessários para servir - uma tigela. Não se esqueça que em casa também pode se deliciar com algo requintado e saboroso, escolhendo os pratos adequados para tal. Foram as tigelas que ganharam popularidade e carinho de muitos, tanto pelo seu aspecto espetacular, como também pela facilidade de uso para os tipos de produtos acima mencionados.

O que é isso?

O surgimento da tigela remonta à França durante a época de Maria Antonieta, que foi a última rainha deste país. A grande paixão desta mulher era o champanhe, que sempre esteve na corte. Para degustação a rainha desejava que fosse feito um copo sob medida para ela, que fosse o mais grande e baixo possível... Exteriormente, o produto se revelou espetacular, e o champanhe ficou muito bonito nele, por isso, naquela época, pirâmides inteiras eram construídas com tais copos, se algum tipo de recepção fosse arranjada no reino.

Apesar de toda a harmonia de formas e beleza externa, era inconveniente usar uma taça larga de champanhe, pois todas as bolhas evaporavam instantaneamente e o sabor da bebida se deteriorava significativamente. Como muitas pessoas gostaram do produto, não o abandonaram completamente, apenas mudaram o recheio: em vez de champanhe, composições mais espessas e densas de vários sabores começaram a ser adicionadas a ele.

De um copo feito sob medida, este prato se transformou em uma tigela., que até hoje serve frutas, geléias, sorvetes e muito mais.Como a popularidade deste produto só aumentou, as mudanças na aparência, nos volumes e nos materiais tornaram-se momentos bastante compreensíveis. A tigela é uma tigela de metal, vidro ou madeira, que está localizada em uma haste fina, que é alta, média e baixa.

A capacidade média desse recipiente é considerada 200-250 ml, o que é suficiente para servir um prato para uma pessoa.

O nome da tigela também tem uma história, já que na Rússia os costumes e a moda da França eram tidos em alta conta, os copos do mesmo formato chegaram a novas terras. Chamava-se tal recipiente - creman, de onde, no futuro, sairia o nome da tigela, familiar aos nossos ouvidos.

Para que servem?

Inicialmente, as tigelas eram usadas apenas em jantares, depois começaram a aparecer nos restaurantes, e agora podem ser adquiridas gratuitamente em qualquer loja de louças e usadas em casa a seu critério. Em conexão com essa variedade, as sobremesas e vegetais, e outras saladas são colocadas nas tigelas. Este produto é usado de maneiras diferentes.

  • Tigela de salada pode ser usado para frutas e vegetais. É conveniente escolher esses pratos se a porção do produto for porcionada e destinada a um determinado número de pessoas. A vantagem da tigela é a transparência das paredes e o formato original, que por si só já serve de decoração para os alimentos nela contidos. Uma salada de um recipiente grande será menos apetitosa do que uma que é servida com capricho em uma tigela.

A salada em camadas parece especialmente impressionante, na qual você pode ver toda a paleta de cores do prato.

  • Tigela de sorvete serve como um recipiente no qual o produto mais simples terá uma aparência completamente diferente. O sorvete, bem disposto em bolas em uma tigela e também decorado com elementos adicionais, não será pior do que qualquer serviço de restaurante.

Nesse caso, o melhor é usar um produto de metal, pois vai manter a temperatura e maximizar o prazer de absorver o sorvete.

  • Uma tigela para sobremesas vai decorar qualquer sobremesa, embora seja uma obra de arte em si, e a apresentação original e espetacular só realça o efeito deste prato. Para tal delicadeza, você pode escolher qualquer produto de diferentes formas, volumes, alturas, o principal é que um efeito visual seja alcançado. A variedade de camadas, cores e texturas que podem ser vistas claramente através das paredes da tigela estimula ainda mais o apetite e aumenta o prazer de comer;
  • Tigela de geléia parece ótimo durante qualquer festa do chá. Nem sempre é conveniente servir uma simples geléia para um evento, mas em casos como esse não é incomum, pois o uso de uma tigela possibilitará apresentar o produto desejado sem prejudicar a aparência da mesa festiva.

Uma vez que são muitos os produtos que podem ser colocados numa tigela, vale a pena aprender o máximo possível sobre as variedades deste prato para selecionar com habilidade as opções necessárias.

Visualizações

As tigelas tornaram-se um atributo muito popular na ingestão de alimentos e na disposição da mesa, porque a presença de uma certa escolha de tais pratos era mais uma necessidade do que um capricho. Para cada tipo de alimento, os produtos são selecionados a partir do material mais adequado. Detalhe igualmente importante é a forma, que agrega sofisticação aos conteúdos, aumentando o apetite. No momento, existem variedades como:

  • uma tigela hemisférica é mais adequada para servir sorvetes, natas, chantilly e mousses;
  • uma tigela quadrada é perfeita para servir sobremesas: tiramisu, panna cotta e similares;
  • uma tigela em forma de cone largo é apropriada para servir frutas, geleia e ponche gelado;
  • uma tigela em forma de cilindro baixo é adequada para servir compotas, doces, saladas de frutas;
  • A tigela estreita em forma de cone é ideal para milkshakes.

Esses pratos podem ser de diferentes tamanhos, tigelas grandes são adequadas para saladas leves e sobremesas, que podem ser consumidas em maiores quantidades, enquanto as pequenas, pelo contrário, são usadas no caso de um prato requintado e caro ou muito satisfatório .

O aspecto dos pratos difere não só na forma da parte superior, mas também na altura. Existem produtos em uma perna alta, que parecem um copo, e outros baixos, como uma tigela em um pedestal. A seleção correta dos pratos também deve ser feita levando-se em consideração o material de que são feitos. Existem diferentes tipos.

Descartável

Produtos de plástico e papel que encontraram sua aplicação na indústria de catering. A variedade do papel distingue-se pela sua compatibilidade ambiental, originalidade e higiene. Para essas travessas, é utilizado um cartão grosso, que é laminado de cada lado, o que confere um aspecto extraordinário, mas atraente, ao produto. Tais pratos são totalmente seguros, pois durante o processo de confecção não há contato com produtos químicos, cola, são hipoalergênicos e atóxicos durante o período de decomposição. Na maioria das vezes, essas tigelas são compradas para festas e eventos infantis. Os recipientes de plástico também são populares, mas, ao contrário dos de papel, não são tão amigos do ambiente. Estes pratos podem ser produzidos imediatamente com tampa, o que simplifica muito o transporte dos alimentos que leva consigo na estrada.

De madeira

Uma variante rara de tigelas, que geralmente não é amplamente distribuída nas lojas, mas pode ser vista em cafés e restaurantes nacionais. O material mais adequado para esses produtos é a tília, mas também podem ser encontrados outros tipos de madeira. Os pratos podem ter enfeites, desenhos, gravuras.

Vidro e cristal

A opção mais popular para uso em cafés e restaurantes e em casa. Na loja poderá encontrar uma grande seleção destes pratos, nos mais diversos formatos e tamanhos, o que permite escolher a opção mais adequada para cada caso. Saladas, frutas e sorvete ficam melhores em recipientes transparentes.

Metálico

Não é tão popular, mas é usado com frequência. O material permite manter a temperatura dos alimentos dentro da tigela, o que prolonga a fruição de um determinado prato. Existem fabricantes que fabricam produtos imediatamente com uma colher de metal incluída.

Porcelana

Sirva como uma verdadeira decoração de mesa graças ao impecável material branco e belos desenhos. Costuma-se servir saladas ou sobremesas em pratos de porcelana. O custo de um conjunto de qualidade com tigelas será bastante alto, mas os conhecedores de porcelana podem encontrar ofertas mais acessíveis.

Devido à presença das várias formas e materiais com os quais são criadas as taças, estes pratos podem sempre ocupar o seu lugar na mesa, decorá-la e até se tornar um destaque, pelo que é necessário saber selecionar corretamente os produtos para um determinado prato. e sirva-os na mesa.

Visão geral do modelo

Pode-se comprar uma tigela em qualquer loja de louças ou até supermercado, mas neste caso será bastante difícil saber a qualidade deste produto, pois o vendedor nem sempre pode apresentar todos os documentos necessários ou informar sobre o fabricante. Para quem busca comprar apenas produtos de qualidade, deve-se atentar para os produtos de marca.

  • Luminarc É uma marca francesa que ganhou popularidade em todo o mundo graças aos produtos bonitos e de alta qualidade feitos de uma espessa camada de vidro. Esta nuance permite manter a temperatura dos alimentos por um período mais longo para desfrutar ao máximo da sobremesa. Inicialmente, as tigelas Luminark eram destinadas exclusivamente para sorvetes, mas agora podem ser usadas também para outras sobremesas.

A relação entre padrões, design e custo torna esses produtos os mais demandados entre os consumidores.

  • "Iceville" É uma marca nacional que se propõe a comprar taças em vidro de silicato, com a ajuda das quais se produzem produtos elegantes e funcionais. Este prato foi criado para servir sorvetes, geléias, conservas e muito mais. A altura dessas tigelas é de 14 cm, o diâmetro da parte superior é de 10 cm e o diâmetro da parte inferior é de 6,5 cm. O volume desse recipiente é de 210 ge no conjunto você pode adquirir três tigelas de uma vez .
  • Bohemia É um produto tcheco feito com vidro da Boêmia, de onde vem o nome da própria linha de tigelas. Uma característica distintiva desta marca é o direcionamento antigo do produto, que parece muito elegante e pretensioso. Nesse prato, você pode servir sorvete, panna cotta, sobremesas, geléia. Você pode adquirir o produto em um conjunto contendo 6 tigelas de 200 ml cada.

Uma característica do cuidado com esses produtos é a proibição do uso de máquinas de lavar louça caso haja o desejo de preservar o aspecto impecável da louça.

Hoje em dia é possível encontrar muitas marcas e modelos de tigelas, mas só aquelas que foram testadas pelo tempo e pela experiência merecem uma confiança especial.

Como escolher?

Para comprar um conjunto de tigelas e não se arrepender, você precisa saber o que procurar neste assunto.

  • Nomeação de mercadorias. A forma da tigela determina seu conteúdo. Para que os alimentos tenham uma aparência bonita e apropriada, você precisa saber qual tigela se destina a quê. Se precisar servir chantilly ou creme de leite puro, é melhor usar louça de barro ou produtos de vidro. Salada de frutas ficará muito bem em um recipiente de plástico brilhante. Se a salada tiver várias camadas e cores variadas, a tigela deve ser transparente.
  • Seleção de material. Os mais populares são os produtos de vidro e cristal. Na escolha desse produto, é necessário avaliar sua aparência, integridade, ausência de cavacos e trincas. Quaisquer defeitos devem levantar dúvidas, pratos de alta qualidade não devem tê-los.
  • Versatilidade no atendimento. Para estabelecimentos de restauração ou donas de casa comuns que não gostam de lavar a louça manualmente, deve-se prestar atenção à possibilidade de lavar as tigelas na máquina de lavar louça. Na hora de escolher tais pratos, vale a pena ler as recomendações do próprio fabricante quanto ao procedimento de cuidados, para que depois você não perca tempo e energia em trabalhos não amados.
  • Características da cor e decoração do produto. A escolha de uma tigela pode ser feita de acordo com o princípio de seleção do serviço existente, ou simplesmente a opção que mais gostar. Os pratos de porcelana combinam bem com os clássicos, enquanto os itens com designs e padrões assimétricos combinam perfeitamente com designs modernos.

Após avaliar a qualidade do material, a atratividade da aparência e a semelhança com os pratos caseiros, deve-se atentar para o custo. Se falamos de uma marca global e de uma qualidade patenteada há muito tempo, o alto custo se justifica, mas quando esses preços são fixados para produtos desconhecidos, vale a pena contorná-los para não cometer erros. Uma boa compra seria uma tigela que satisfaça todas as necessidades básicas da dona de casa, seja o mais versátil possível, para que tudo o que está na mesa com mais frequência como sobremesa possa ser servido nela.

Além disso, a comodidade da limpeza será importante, o que depende da forma e do tamanho, bem como do design externo, que deverá agradar aos olhos de todos os presentes.

Para uma visão geral das tigelas Bohemia, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa