Pratos: o que é, tipos e escolha
É difícil imaginar a vida de uma pessoa moderna sem pratos. O que este conceito inclui e que tipos de pratos existem? Vamos entender essa difícil questão neste artigo.
Peculiaridades
Um amplo grupo de itens é chamado de utensílios, incluindo itens para cozinhar, servir e comer, bem como armazenar alimentos. Inicialmente, quase todos os pratos eram feitos de barro cozido, mas já a partir dos séculos VI-VII, surgem os seus homólogos de metal, primeiro o ferro fundido, depois o cobre. Muito mais tarde, no século XX, surgiram os produtos de aço inoxidável, ao mesmo tempo em que começaram a falar em revestimento antiaderente.
Materiais (editar)
Os primeiros pratos eram de barro. Foi usado um argila refratário especial, que pode suportar um aquecimento de até 1000 graus. A cerâmica também existe hoje, assim como suas contrapartes de cerâmica. Destina-se a cozinhar no forno (panelas diversas, assadeiras).
No entanto, também existem cerâmica potes, no entanto, eles devem ter fundo de metal reforçado... Só então você pode cozinhar no fogão.
Abaixo está uma lista dos tipos de materiais mais populares para fazer utensílios de cozinha.
Ferro fundido
Esses pratos são caracterizados por um fundo e paredes grossos, o que garante aquecimento de superfície uniforme e retenção de calor a longo prazo. Além disso, este material tem revestimento antiaderente natural, fácil de limpar, durável... Das deficiências - alto custo e peso considerável.
Alumínio
As panelas de alumínio são mais leves do que o ferro fundido, mas também conduzem e retêm bem o calor. O alimento nele não oxida e, portanto, o revestimento de esmalte não é necessário. O revestimento antiaderente ajuda a proteger os alimentos da queima.Os utensílios de alumínio são estampados e fundidos, é melhor dar preferência ao segundo como mais confiável.
Aço
Os utensílios de aço também se caracterizam pela resistência, mas devem ter obrigatoriamente um revestimento de esmalte. Se aparecerem fissuras ou lascas, os pratos devem ser substituídos por novos.
Aço inoxidável
O aço inoxidável é um material inerte durável, resistente a altas temperaturas e ácidos. Ele quase não tem medo de tensões mecânicas, arranhões e lascas não aparecem na superfície.
Cobre
Utensílios caros e geralmente exclusivos são feitos de cobre. O material aquece rapidamente e arrefece com a mesma rapidez, o que não é adequado para todos os pratos. Normalmente, o cobre é usado para fazer pratos para fogueiras, assim como o café turco.
Utensílios de metal geralmente têm revestimento antiaderente de proteção. A opção mais comum é o Teflon. A vantagem de tal revestimento é a capacidade de aplicá-lo a pratos de qualquer configuração, altas propriedades antiaderentes e acessibilidade. No entanto, o Teflon não pode ser aquecido acima de 200-240 graus (normalmente o fabricante indica o ponto de aquecimento mais alto exato para um modelo específico de seus produtos).
Apesar das promessas de publicidade, cozinhar sem óleo em tal panela não funcionará. Arranhões podem aparecer na superfície com rapidez suficiente, caso em que o uso dos utensílios deve ser interrompido. O material também tem medo de temperaturas extremas, não é recomendável lavá-lo na "máquina de lavar louça".
Cerâmica é um revestimento confiável e ecologicamente correto. Pode suportar o aquecimento de até 400 graus, este utensílio é mais durável do que seus homólogos com proteção de Teflon. Existem panelas com revestimento cerâmico, pulverizadas e laminadas. O primeiro método envolve pulverizar uma camada de cerâmica sobre o revestimento acabado. O método serrilhado é enrolar cerâmicas em folhas de metal, que são então transformadas em panelas e outros utensílios. Panelas com revestimento de cerâmica são mais caras, mas duram mais.
O revestimento de pedra é um dos mais duráveis... Para obtê-lo, uma composição de polímero é combinada com granito ou lascas de mármore. A mistura resultante é processada dentro e fora da panela. Os fabricantes posicionam esse revestimento como extra-forte, mas esse indicador depende da espessura da camada protetora. O ideal é que a espessura do fundo do utensílio seja de 4 a 6 cm e a camada de pedra seja aplicada em 4 a 5 camadas.
Esta frigideira aquece rápida e uniformemente. Carne e peixe, bem como outros alimentos que contenham gordura, podem ser fritos sem óleo. Se você escolher um modelo de alta qualidade, ele definitivamente durará mais do que os análogos com camadas de cerâmica ou antiaderente de Teflon. Porém, os utensílios com proteção contra pedras são mais caros. Ela tem medo de mudanças bruscas de temperatura, nem todos os modelos podem ser lavados na máquina de lavar louça.
O mais durável e durável (vida útil - até 20-25 anos) é revestimento de titânio. Apesar de o conteúdo deste elemento na camada de proteção ser mínimo, é suficiente para proporcionar características técnicas melhoradas aos tachos. O revestimento de titânio é resistente ao desbotamento, arranhões e danos mecânicos. O material não oxida, não altera o sabor dos produtos.
Nem sempre e nem todos os utensílios de cozinha possuem um revestimento protetor antiaderente. Alumínio (os pratos são muito caprichosos) e os modelos de ferro fundido podem não ter. O ferro fundido possui uma camada protetora natural, porém, para sua aparência, os utensílios devem ser calcinados com óleo em fogo baixo.
As frigideiras de ferro fundido e aço são geralmente revestidas com esmalte. Protege os alimentos da oxidação e prolonga a vida útil dos potes. É conveniente cozinhar sopas, cozinhar e refogar verduras e carnes em pratos esmaltados. Mas leite fervendo (e produtos baseados nele), macarrão em tal prato não é recomendado. O conteúdo grudará na louça e queimará.
A versão moderna dos utensílios de cozinha é feita de vidro resistente ao calor e silicone. Os modelos de vidro são adequados para fornos, fornos de micro-ondas. Eles parecem bastante atraentes, mas são bastante caprichosos no cuidado e são mais frágeis do que seus equivalentes de metal. As latas de vidro geralmente não são adequadas para assar.
Já as formas de silicone são uma das melhores opções para fazer tortas, muffins, biscoitos.
Os moldes e potes de cerâmica, assim como os talheres, podem aquecer rapidamente e reter o calor por um longo tempo. As cerâmicas de cozinha costumam ser revestidas com esmalte, o que prolonga a sua vida, mas se pretende preparar os pratos mais autênticos em tachos, opte pelo modelo dos utensílios sem esmalte. Assim, na superfície dos utensílios, os poros são preservados, através dos quais o excesso de vapor é removido.
Talheres para servir podem ser feitos de cerâmica, faiança, vários tipos de plásticos de qualidade alimentar, metais... Chá, jogos de café, terrinas e tigelas de salada são geralmente feitos de porcelana, vidro, faiança e cerâmica.
Porcelana
Talheres de porcelana são graciosos, leves, maior resistência e um preço bastante alto. Aliás, o mais caro sempre são os pratos de porcelana de paredes finas. Também é caracterizado por uma superfície lisa e brilhante. Em alguns casos, o fundo desses pratos pode apresentar aspereza, o que não é um defeito. Isso ocorre porque ele estava adjacente à prateleira do forno durante a queima.
Faiança
Esses pratos são inferiores ao homólogo de porcelana em elegância. É mais espesso e áspero e tem uma maior taxa de absorção de umidade. Esse recurso pode ser neutralizado pela aplicação de esmalte.
Copo
Um material muito durável que é 6 vezes mais durável do que a porcelana. Os vidros podem ser transparentes e opacos, na maioria dos casos adequados para uso no microondas. A melhor opção em termos de equilíbrio entre preço e qualidade.
Copos, copos e travessas para bebidas alcoólicas são feitos de vidro, que pode ser comum, cristal, resistente ao calor. Entre as novidades, vale destacar os produtos de vidro duplo, que permitem manter a temperatura da bebida e não permitem que suas mãos sintam o calor ou o frescor da bebida.
Plástico
Os pratos de plástico são descartáveis e reutilizáveis... O primeiro costuma ser utilizado em piqueniques, serve comida em lanchonetes, tortas, lanchonetes. Esses utensílios não devem ser reutilizados. As contrapartes reutilizáveis são geralmente pratos de plástico translúcido multicoloridos que podem ser lavados e usados para pratos quentes.
Madeira
Pratos de madeira hoje - é antes um elemento decorativo. Além disso, carne, queijo, pão e bolos podem ser servidos em tábuas de madeira, pratos. Porém, vale lembrar a alta higroscopicidade da árvore. Ele rapidamente absorve gorduras, sucos, odores.
Que tipo de pratos existem?
Toda a variedade de baixelas pode ser dividida em grupos. A base para tal classificação será o escopo de seu uso.
Tradicionalmente, distinguem-se os utensílios de cozinha, ou seja, para cozinhar. Em primeiro lugar, este grupo inclui panelas, frigideiras, chaleiras, assadeiras, bem como dispositivos auxiliares para cozinhar - conchas, escumadeira.
Os alimentos preparados são colocados em uma tigela, que é colocada sobre a mesa e a partir da qual os alimentos são consumidos. São os chamados utensílios para servir - terrinas, pratos, tigelas de salada, copos, xícaras, assim como talheres - facas, garfos, colheres. Em suma, são todos os pratos que se servem para pôr a mesa.
Utensílios especiais são usados para armazenar alimentos. São todos os tipos de latas, recipientes, latas de óleo, recipientes para molhos e óleo vegetal. Este grupo inclui todos os produtos adequados para o armazenamento de alimentos crus ou cozidos.
Além disso, às vezes se distinguem os pratos auxiliares, referindo-se a ele como baldes de champanhe, porta-guardanapos, jogos de especiarias.
Vamos dar uma olhada em cada uma das variedades.
Para cozinhar comida
Pelo nome fica claro que esse grupo inclui utensílios nos quais os alimentos são preparados. Via de regra, é feito de metal e se caracteriza pela resistência e durabilidade. Os utensílios de cozinha podem ter diferentes capacidades - desde um volume para dois até itens de vários litros para uma grande empresa.
Toda a variedade de utensílios de cozinha pode ser novamente dividida em subgrupos, dependendo de sua aparência e funcionalidade.
Panelas
Utensílios projetados para fritar no fogão e assar alimentos no forno. É uma panela de metal resistente ao calor, geralmente de forma redonda ou quadrada com lados pequenos. Para maior comodidade, as panelas são equipadas com tampas e alças.
Uma frigideira para todos os dias pode ser considerada universal. É bastante grande, com fundo redondo e paredes de altura média (por vezes retas ou ligeiramente inclinadas). É necessário um revestimento antiaderente. O mais popular entre os últimos é o Teflon, mas também é o mais caprichoso. A temperatura máxima de aquecimento do revestimento de Teflon é de 200-220 graus. Existe também um revestimento cerâmico que é mais resistente, resiste ao calor de até 400 graus.
O mais durável é considerado revestimento antiaderente de titânio, embora o custo dessa frigideira seja alto.
Adequado para estufar carnes e vegetais, assando-os no forno braseiro. É uma frigideira funda com duas alças e uma tampa de metal. Com paredes grossas e fundo, é ideal para assar rolos de repolho, almôndegas e pimentões recheados.
Frigideira wok Destinado a cozinhar pratos asiáticos - principalmente macarrão com vegetais. Essa panela é facilmente reconhecível por seu fundo convexo e paredes grossas. Devido às características de design da panela, o aquecimento máximo ocorre em sua parte inferior, por isso é importante usar macarrão fino especial e cortar os vegetais bem finos. Além disso, os pratos devem ser mexidos o tempo todo.
Para quem quer fritar sem óleo e prefere uma alimentação saudável, podemos recomendar panela de grelhar. É facilmente reconhecível pela parte inferior com nervuras. Graças a esta forma, o ar quente sobe da panela e os alimentos são cozinhados sem a utilização de óleo. Além do mais, a gordura liberada da comida flui pela estrutura nervurada para o fundo da panela, o que significa que o alimento não entra mais em contato com nenhum dos dois. Um prato grelhado também parece muito atraente - tem listras crocantes.
Se você costuma cozinhar frango à base de tabaco ou outros pratos que exigem prensa, faz sentido comprar uma frigideira especial. É enorme utensílios de paredes grossas com uma prensa, que empurra a comida para o fundo da panela.
Frigideira com ramos diferentes conveniente para fritar vários produtos ao mesmo tempo. Um ponto importante - quanto mais zonas de cozinhar houver, menores serão as porções.
Waffle iron - outro tipo de frigideira com uma ranhura especial, graças à qual se obtêm waffles vienenses e sobremesas semelhantes.
Uma frigideira especial é usada para preparar o prato tradicional de paella italiana. isto utensílios redondos de paredes grossas com fundo engrossado, lados baixos e pegas dos dois lados.
Para panquecas, também é melhor comprar um panqueca... São utensílios redondos com lados baixos e fundo fino.
Bandejas
Folhas de metal com lados pequenos, utilizadas para assar pratos no forno.
Bakeware
Assistentes para fazer tortas, pão, fazer bolos. São caracterizados por uma variedade de formas e tamanhos, conferindo à massa a configuração desejada.
Panelas
Utensílios fundos concebidos para cozinhar sopas, legumes, alguns segundos pratos. Os principais requisitos para potes - resistência ao calor, paredes suficientemente altas. Os potes diferem em muitos critérios - material, diâmetro do fundo e altura da parede, capacidade.
Os tachos pequenos com capacidade para 1-3 litros são adequados para cozinhar pequenas porções.Eles são convenientes para ferver ovos, cereais, leite fervente.
Um volume de 3-5 litros é ideal para panelas de pessoas com família. Em tais pratos, você pode cozinhar borscht para todos os membros da família, carne, bolinhos de cozer ou espaguete.
Os tachos com 5 litros ou mais serão necessários para uma família muito numerosa, bem como para cozinhar compotas, salgar repolho, preparar preparações para o inverno.
O utensílio "de transição" entre a panela e a frigideira pode ser chamado de guisado. Esta panela baixa ou frigideira com lados altos e fundo grosso é adequada para cozer legumes e fazer purê de sopas.
Caldeirões e boliche destinam-se a cozinhar pratos orientais - pilaf, legumes cozidos, pratos de carne. Observe que para cozinhar no fogão, este tipo de utensílio deve ter fundo plano, análogos com fundo convexo devem ser utilizados exclusivamente para cozinhar em fogo aberto.
Se você cozinha muito mingau, considere comprar panelas de fundo duplo... A água é despejada no espaço entre os fundos, que, ao ser aquecida, favorece a fervura do cereal. Como resultado, o mingau não queima, tem o gosto daquele que é cozido no forno russo.
Vapores e vapores são projetados para cozinhar a vapor e são uma panela dupla com malha ou camadas. Água é derramada e o alimento é colocado nas camadas. Este último é cozido sob a influência do vapor.
Buckets - pequenas panelas para ferver água ou outro líquido. Às vezes, eles são usados para ferver ovos, vegetais, cereais.
Panelas para assar, fabricantes de cocotte - utensílios que permitem cozinhar segundos pratos, legumes, juliana no forno. Normalmente os mesmos pratos "vagam" na categoria de servir, já que o prato nele é servido à mesa.
Os utensílios de cozinha também incluem peneira (balde com perfurações na parte inferior), várias conchas, espátulas, almofarizes, raladores e moedores, tigelas, tábuas de cortar.
Para servir
O arranjo da mesa geralmente começa com a disposição dos pratos. Prato de jantar pode ser usado para o primeiro (mais profundo) e o segundo (mais plano) curso. Os pratos de snacks servem snacks quentes e frios. O diâmetro do prato de petisco pode ser de 20-30 cm.
Servido com tortas, croutons, pão pratos de torta, e para as sobremesas existe uma versão sobremesa com 20 cm de diâmetro, podendo também colocar frutas.
O prato de peixe pode ser reconhecido pelo seu formato alongado. Na época soviética, elas também eram chamadas de mulheres de arenque. Um pequeno prato raso - para caviar. E o mais profundo, em forma de concha, é destinado a ostras, frutos do mar, além de saladas com eles.
Um prato semelhante à sala de jantar para o segundo, mas com acompanhamentos, é servido com ovos mexidos e omeletes. Os pratos devem ter um separador. Eles podem servir pratos imediatamente com molhos.
As saladas são servidas em tigelas fundas, geralmente de 120 ml. Você também pode colocar picles, marinadas neles.
Placas profundas pequenas (até 10 cm de diâmetro) são chamadas tomadas, mas destinam-se a conservas e congestionamentos. Para geleia, frutas vermelhas e frutas, tigelas são servidas. Eles têm um diâmetro ligeiramente menor do que as rosetas e uma tigela mais profunda.
Freqüentemente, a tigela tem uma "perna" curta e grossa.
Para bebidas, use xícaras - chá, café. O volume padrão de uma xícara de chá é 250 ml. Eles são servidos completos com um pires. As xícaras de café parecem xícaras de chá, mas seu volume é geralmente de 150 ml. Até xícaras menores (75 ml) são fornecidas para café forte. Maior (200-250 ml) - para cappuccino.
Um análogo de uma xícara de chá é uma caneca, mas excede o volume de uma xícara de chá. Eles são usados na vida cotidiana para chá e café, mas não são servidos como talheres. Para caldos, costuma-se servir caldos - este é um prato fundo em forma de tigela com duas alças. A tigela é um análogo oriental das xícaras, mas sem alças, de formato esférico.
As bebidas alcoólicas são servidas em taças, taças, taças de vinho. Quase todas as bebidas e até mesmo seus subtipos têm seus próprios utensílios para servir (por exemplo, copos para vinho tinto e branco, de acordo com a etiqueta moderna, devem ser diferentes). Sucos, compotas e água são geralmente despejados em copos. Eles podem ser altos ou baixos, com paredes se expandindo para cima.
A configuração da mesa envolve o uso de talheres. Eles são divididos em principais (destinados ao uso individual) e auxiliares (utilizados para transferir parte do prato de um prato comum para um individual).
O conjunto mínimo de talheres é uma colher, garfo, faca e uma colher de chá ou colher de sobremesa. No entanto, aqui deve ter em consideração quais os pratos que serão servidos à mesa, uma vez que existem garfo e faca de peixe (pinças), garfo para salada e snacks, garfo e faca para sobremesa, mesas de buffet, fruta, talheres de marisco.
Para servir, você também vai precisar de um bule e uma cafeteira, uma jarra com tampa, um açucareiro, molheiras.
Para armazenar comida
Os utensílios de armazenamento são principalmente uma variedade de recipientes. Hoje eles são feitos principalmente de plástico de qualidade alimentar, silicone. As contrapartes de vidro também são adequadas, no entanto, não armazene alimentos em um recipiente de vidro na geladeira e reaqueça o conteúdo no micro-ondas. Devido à diferença de temperatura, o vidro irá rachar.
Pequenos potes esmaltados também podem ser chamados de utensílios de armazenamento. Graças à camada de esmalte, nelas não ocorrem processos de oxidação, mas isso só ocorre se a integridade do esmalte for preservada.
Variedade de formas
Hoje, poucas pessoas se surpreendem com pratos de formato incomum. Quanto às panelas, geralmente são pratos redondos. As frigideiras e assadeiras também podem ser quadradas.
Entre os pratos também são populares círculo e formas quadradas... Além disso, você pode encontrar pratos para servir à venda. na forma de folhas, flores, formas geométricas complexas... Ao comprar esses itens, lembre-se de que podem ser difíceis de armazenar e ocupar muito espaço.
Estilos
Há uma talheres para uma festa particular. Na maioria das vezes, você pode encontrar conjuntos no estilo de Ano Novo ou Natal. A baixela infantil também é sempre temática - as imagens são dedicadas ao herói dos desenhos animados e dos contos de fada, você também encontra à venda kits temáticos de aniversário infantil.
Os pratos clássicos ou românicos costumam ser cerâmicas maciças, formas geométricas simples, cores sólidas puras (branco, bege, marfim).
Pratos no estilo Império ou Art Nouveau são mais frequentemente porcelanas pretensiosas, formas complexas e uma estampa incomum. Este estilo também é caracterizado por vidros com mosaicos.
Conjuntos góticos - este é um prato invulgar, mas ao mesmo tempo bastante simples, uma combinação de madeira e metal. O vidro e o plástico se tornarão um sinal de alta tecnologia.
Para produtos em estilo japonês usar cerâmica, porcelana, argila. Os itens parecem originais, demonstram as características históricas do país e são estilizados para lembrar pratos nacionais antigos.
E aqui pratos chineses, ao contrário do japonês, é caracterizado por um grande número de ornamentos e padrões. As formas são mais graciosas aqui, e os próprios pratos são mais elegantes.
Estilo sertanejo - isso é madeira, cerâmica, argila. Um elemento obrigatório são os ornamentos pictóricos com motivos florais e vegetais. Os pratos no estilo espanhol são translúcidos, brilhantes e geralmente combinam várias cores contrastantes em um único conjunto. A culinária escandinava é dominada por pratos de cerâmica e madeira branca e roxa. Simplicidade elegante e forma lacônica - essas são as características deste estilo.
estilo francês - são objetos transparentes e translúcidos, vasos e taças de porcelana fosca, com restrição de cor.
O mínimo exigido de anfitriã
É aconselhável ter 3 panelas na cozinha. O volume é de 5 a 7 litros (para fazer sopas e compotas), de 3 a 5 litros (para a segunda, acompanhamentos) e de 1 a 2 litros (aquecer os alimentos, cozinhar mingaus).No entanto, para cereais e molhos, recomenda-se obter uma assadeira.
Se não houver muito espaço na cozinha, então você deve escolher um conjunto de potes. É conveniente armazená-los, colocando-os uns dentro dos outros. Se você comprar os utensílios separadamente, essa "boneca de aninhamento" pode não funcionar.
Frigideira requer pelo menos 2 - mais (para carnes, guisados, acompanhamentos) e menos (para ovos mexidos matinais ou omelete). Conveniente se uma panela grande puder ser usada tanto no fogão quanto no forno. Porém, para o forno, recomenda-se adquirir pelo menos uma assadeira.
O número de talheres, copos, xícaras e pratos - fundo e sob o segundo, geralmente é calculado pelo número de membros da família. Em média, esse número é multiplicado por 2-3. Uma pequena família precisará de 2-3 conchas, o mesmo número de colheres com fenda, espátulas.
Como escolher?
Ao escolher os pratos para a casa, é importante considerar sua finalidade. Ao escolher as panelas, preste atenção à espessura do fundo e das paredes. A espessura ótima do fundo é de 4-6 mm, das paredes de 2-4 mm. Utensílios mais finos se deformam rapidamente e os pratos queimam. Fundos e paredes mais grossos demoram muito para aquecer, o que pode afetar o sabor do prato acabado.
Ao escolher uma assadeira para grelhar, você deve dar preferência produto quadrado, especialmente se você planeja fritar carne ou bifes de peixe, entrecotes nele. A forma quadrada será mais espaçosa - você poderá fritar 4 porções de cada vez.
Porém, se tiver queimadores a gás, é melhor dar preferência à habitual frigideira redonda, o análogo quadrado neste caso não receberá aquecimento uniforme.
Outro critério para a escolha dos utensílios de cozinha é a conformidade com o tipo de fogão. A escolha de utensílios de cozinha mais exigentes é um fogão de indução. O utensílio deve ter fundo ferromagnético, caso contrário não aquece. O fundo da loiça deve ser grosso (para panelas tem pelo menos 5 cm), pelo menos 12 cm de diâmetro, caso contrário, a bobina magnética não se ativa. É importante que o fundo dos utensílios seja uniforme, caso contrário não será possível obter um aquecimento uniforme.
As placas de vitrocerâmica requerem utensílios de cozinha com um fundo perfeitamente plano e liso. Via de regra, marcas conhecidas tratam o fundo desses utensílios com um composto escuro especial que melhora a condutividade térmica do produto e reduz o risco de arranhões.
A maioria dos tipos de utensílios são adequados para fogões a gás, mas é melhor escolher um com uma ranhura na parte inferior. Graças a ele, o calor é distribuído uniformemente do centro para a periferia do fundo da panela.
Quaisquer utensílios de cozinha, independentemente do tipo de fogão, se possível deve ter o mesmo diâmetro de base que a zona de cozinhar. Quanto mais larga for a panela (desde que seu diâmetro corresponda ao tamanho do queimador), mais conveniente é mexer os alimentos. Contudo, uma panela alta também é bastante útil em alguns casos, como para ferver espaguete.
É mais conveniente comprar utensílios de cozinha com tampa. Pode ser do mesmo material do próprio utensílio ou de vidro resistente ao calor. Os últimos são convenientes porque permitem monitorar o processo.
Um ponto importante - a tampa deve se encaixar perfeitamente na panela ou frigideira. Ideal se possuir perfurações para saída de vapor e cabo resistente ao calor e confortável.
Sobre o que são os pratos e como cuidar deles, veja abaixo.