Utyatnitsa: tipos e sutilezas de escolha
Confeccionar novos pratos e conhecer diversas receitas da cozinha mundial determinou a busca por novos utensílios convenientes para cozinhar. O patinho é uma espécie de panela comum, cujo aperfeiçoamento permitiu utilizá-la para cozinhar aves. Seu funcionamento permite que cozinheiras e donas de casa tornem o prato realmente saboroso e suculento sem complicações desnecessárias.
O que é e por que é necessário?
É costume chamar o patinho de panela de paredes grossas para cozinhar diferentes pássaros no forno ou no fogão. Esses pratos se destacam pelo seu formato oblongo, graças ao qual todo o jogo pode ser facilmente colocado nele. Além disso, o galo tem uma tampa, na maioria das vezes feita de um material semelhante, que se encaixa perfeitamente nas paredes do recipiente de cozimento. Este ponto é importante para manter a temperatura constante dentro do recipiente com os alimentos. Com base na modificação dos utensílios, podemos notar algumas de suas semelhanças com o caldeirão.
É comum chamar um galo de panela mais espaçosa de formato elíptico semelhante, na qual um pássaro maior ou outro alimento é cozido.
Hoje, a funcionalidade de tais utensílios de cozinha se expandiu em grande medida, por isso muitos chefs usam esses recipientes para cozinhar pratos de pilaf, vegetais e carne. São muitas as receitas que utilizam cereais, batatas, assim como primeiros pratos que podem ser cozinhados na máquina de ganso ou na torradeira.
As posições de liderança em número de receitas são ocupadas pela cozinha francesa.
Para ter um entendimento completo de tais utensílios de cozinha, bem como de suas características, vale a pena considerar as principais tarefas que podem ser resolvidas com a sua ajuda.
- Em primeiro lugar, o tratamento térmico de todos os produtos na torrefadora será uniforme, o que terá um efeito positivo no sabor do prato.
- Quanto aos produtos cárneos que podem ser cozidos em panela de paredes grossas, é necessário destacar a possibilidade de cozimento prolongado. Isso se aplica a cordeiro, boi, frango ou caça. Após muitas horas de tratamento térmico, a carne manterá sua suculência, além disso, a probabilidade de queima de alimentos é excluída.
- Não há necessidade de usar grandes quantidades de gorduras vegetais ou animais na torrefadora. Este ponto será especialmente relevante para os adeptos do PP.
- Durante a preparação dos pratos na assadeira, os custos com mão-de-obra do cozinheiro são reduzidos, uma vez que o processo de estufar ou assar no forno não requer presença ou agitação constante para evitar a queima ou cozedura irregular dos alimentos.
- A tampa bem ajustada ajuda a preservar as vitaminas e qualidades organolépticas dos ingredientes usados.
- Graças à forma alongada conveniente na assadeira, será possível cozinhar o pássaro inteiro. Essa nuance é importante no processo de preparação de pratos para servir em um almoço ou jantar de gala.
- Ao final do tratamento térmico, todos os alimentos cozidos podem ser armazenados na geladeira na mesma torradeira.
- É muito mais conveniente usar recipientes tão amplos, pois eles poderão transportar o prato feito para a dacha ou para visitar se necessário.
Materiais de manufatura
O moderno sortimento de patinhos oferece ao consumidor diversas opções para a execução desses utensílios. Os mais comuns são os seguintes tipos.
Produtos de ferro fundido
Esta é uma versão clássica, que tem como principal vantagem - permite que a temperatura se espalhe por todo o interior do recipiente. Além disso, os produtos que são processados em colônias de ferro fundido, não queimeportanto, o processo pode ser comparado ao uso de panelas antiaderentes.
Mas o material se distingue por algumas características de sua estrutura, em particular, porosidade. É por isso que pode ser seriamente danificado por esforços mecânicos, além disso, as matérias-primas estão sujeitas à corrosão e, consequentemente, à ferrugem. Além disso, um pato de ferro fundido terá uma massa impressionante.
Mas, com os devidos cuidados com a loiça, poderá ser utilizado por mais de um ano. A opção mais adequada para espessura de parede é de 5 milímetros.
Hoje, esses utensílios de cozinha são feitos por marcas russas, asiáticas e francesas.
Talheres feitos de esmalte e vidro
Este é um tipo moderno de patinho, que é um recipiente à base de vidro com uma camada adicional de esmalte. Um tratamento especial permite que os pratos adquiram uma superfície perfeitamente plana e sem poros, o que os torna mais higiênicos. Os patos de vidro de paredes espessas agora competem com os contêineres clássicos de ferro fundido. São compatíveis com todos os tipos de placas e podem ser utilizadas para cozer alimentos no microondas e no forno.
Os pratos não se destacam pelo alto custo, podem ser lavados de qualquer forma, não reagem com um ambiente ácido ou levemente ácido. Adequado para armazenamento adicional de alimentos após o cozimento. A louça esmaltada tem um aspecto atraente, o que permite utilizar o galo como elemento de mesa. Em recipientes transparentes, é muito mais conveniente controlar o processo de tratamento térmico dos produtos. No entanto, o vidro ainda é uma matéria-prima frágil e algumas críticas indicam que os pratos ficam mais saborosos em patos de metal.
Talheres de cerâmica
Um prato versátil que permite não só cozinhar vários pratos em diferentes tipos de placa, mas também guardá-los sem os transferir para outros recipientes.O material não interage com os produtos, é totalmente seguro para a saúde humana. Patos de cerâmica se distinguem por sua alta condutividade térmica. Os pratos têm um aspecto apresentável, pelo que podem ser utilizados para servir.
Entre as desvantagens de tais recipientes de cozinha para cozinhar, é necessário destacar a fragilidade do material. Ela pode rachar devido ao manuseio descuidado; além disso, a cerâmica pode rachar devido a flutuações repentinas de temperatura dentro e fora.
Telhados de alumínio
A principal vantagem desses utensílios é a tendência do metal em aquecer rapidamente, o que reduz significativamente o tempo de cozimento. Além disso, os patinhos de alumínio são muito mais convenientes de usar, pois se destacam pelo peso mínimo. No entanto, como o metal se presta a processos de oxidação, nem todos os pratos podem ser preparados nesses pratos.
Assim, a oxidação de matérias-primas é possível ao interagir com vinagre, tomate e outros produtos com alta acidez.
Os fabricantes procuraram minimizar essa falta de utensílios, portanto, para os torcedores de patinhos de alumínio, tornou-se possível adquirir produtos feitos de metal anodizado, que se diferencia pela resistência a ambientes ácidos. Os utensílios feitos desse metal são baratos, mas sem a supervisão do chef, os alimentos podem queimar nas paredes e no fundo, então os especialistas recomendam comprar e usar torradeiras com revestimento antiaderente. Os alimentos não devem ser guardados na loiça após a cozedura e só devem ser lavados à mão.
Telhados de aço inoxidável
Vários utensílios de cozinha são feitos de aço inoxidável, potes de paredes grossas para aves não são exceção. O metal durante o cozimento mostra uma baixa condutividade térmica, mas os modelos com base de alumínio ou cobre terão um indicador mais alto.
Muitas empresas de manufatura oferecem aos consumidores patos decorativos, cujo objetivo principal é servir pratos à mesa. Normalmente, esses produtos são cobertos com esmalte, e pratos de porcelana são muito usados. No entanto, você não pode cozinhar nesses patos ou reaquecer alimentos.
Com base na forma, os patinhos são elípticos, retangulares ou ovais. A segunda opção permite cozinhar o pássaro inteiro junto com um acompanhamento diferente, distribuindo-o nas áreas livres da forma.
Normalmente os pratos são vendidos com tampas do mesmo material, mas os fabricantes, como complemento, oferecem tampas de vidro, que permitem observar o cozimento de cima sem perturbar o regime de temperatura interno.
Dimensões (editar)
A variedade de patos com base na capacidade pode ser diferente. As menores serão as opções de dois litros, costumam cozinhar aves jovens ou caça pequena. O volume máximo para galos e patinhos é de 8 litros. No entanto, esses pratos não são usados com tanta frequência, portanto, o mais popular é o volume de 3-4 litros, com menos frequência compram pratos de 6 litros.
Como regra, os valores médios serão suficientes para assar ou estufar aves para 6 a 8 pessoas.
Modelos populares
Neste segmento de utensílios de cozinha, destacam-se os melhores fabricantes, cujos produtos são hoje procurados em todo o mundo. Na avaliação dos modelos populares de patinhos, vários merecem destaque.
Mallony KB28 4,5 l
Produto de ferro fundido proveniente de transportadores asiáticos, comercializado há mais de 10 anos. Durante a operação, a loiça provou ser positiva, não foram encontrados defeitos. Os produtos pertencem a uma linha acessível, o produto tem formato oval, possui revestimento a óleo térmico.
A massa do galo é de 6 quilos, é compatível com todos os tipos de placas, incluindo indução. Os pratos são vendidos completos com tampa.
"Biol 0606" 6 l
Outro modelo de panela de ferro fundido com tampa de vidro. Os utensílios de cozinha podem ser usados em qualquer fonte de aquecimento, incluindo forno e micro-ondas. O pato não se destaca pelo alto custo, é feito de matérias-primas seguras, a maior resistência se deve ao corpo totalmente moldado. No entanto, devido ao seu tamanho, ocupa muito espaço nas prateleiras.
Kukmara y40 4 l
Utensílios de cozinha para aves em alumínio, produzidos por uma empresa russa. Você pode cozinhar alimentos nele em todos os fogões, mas é incompatível com os fogões de indução. A torrefadora tem cabos confortáveis e um revestimento antiaderente, o peso é pequeno, o que torna o produto mais fácil de usar.
O Cuisine 466AC00 / 1043 6,5 l
Um modelo amplo de torrefadora de vidro, de custo acessível, é vendido com tampa. O produto é universal no cuidado, pode ser lavado na máquina de lavar louça. O material com que é feita a torrefadora destaca-se pela resistência às baixas temperaturas, podendo a louça ser colocada no freezer.
O vidro é resistente a danos mecânicos, devido à sua estrutura lisa, não absorve odores e gorduras. No entanto, com placas de indução esse torrador é incompatível sem um adaptador adicional.
Gipfel 0678 7,5 l
Vasos tachos de alumínio de uma marca alemã. Popular por seu revestimento antiaderente de duas camadas. Possui confortáveis alças de aço inoxidável e uma tampa de vidro.
O galo tem uma forma retangular, o que permite assar ou estufar o pássaro inteiro junto com um acompanhamento.
O produto é versátil por ser equipado com fundo de indução.
Tefal Jamie Oliver 4.1 L
Panelas de alumínio leve com duas alças nas laterais. Como a maioria dos modelos de utensílios de cozinha deste fabricante, a torrefadora é feita com um revestimento antiaderente e possui boa condutividade térmica. Os utensílios de cozinha são compatíveis com todos os tipos de fogões e placas de fogão.
Aroma Tefal 6,3 l
Torradeira oval em alumínio. Recomendado para uso em fogões elétricos, de cerâmica, gás e indução. Os pratos pesam cerca de 2 quilos, o que é uma vantagem durante o funcionamento.
Como escolher?
Para não se enganar na hora de comprar um pato, é necessário levar em consideração uma série de nuances importantes em relação aos pratos.
- Em primeiro lugar, você deve estudar a compatibilidade da panela com o fogão doméstico. Via de regra, a maioria dos produtos do sortimento apresentado são universais, mas há produtos que não podem ser utilizados com placas de indução, halógena ou vitrocerâmica. Para fogões a gás, recomenda-se ferro fundido, alumínio, vidro e cerâmica, para cozinhar no microondas é preferível adquirir pratos de vidro ou cerâmica, pratos de ferro fundido, vidro e alumínio funcionam bem no forno. Em um fogão de indução, você só pode cozinhar aves em uma torradeira com fundo magnético.
- Um ponto importante também são as dimensões do galo. É importante que caiba no forno, caiba confortavelmente no fogão, na pia ou na máquina de lavar louça.
Para uma visão geral do pato de ferro fundido, veja o próximo vídeo.