De que materiais são feitos os pratos de comida?
Hoje em dia, em qualquer loja você pode encontrar pratos de jantar - são feitos de uma variedade de materiais, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens. Vamos considerar como os pratos de metal diferem dos de cerâmica e quais são os prós e os contras da faiança. E também vamos falar sobre as características da porcelana, do vidro, do plástico e de outros tipos de baixelas.
Principais variedades
Os materiais de mesa mais populares incluem porcelana, faiança, cerâmica e vidro. Vale a pena estudar cada tipo separadamente.
Porcelana
Dependendo do método de pintura, existem vários tipos de porcelana. O mais caro é a manufatura, que é decorada à mão - seu preço é tão alto que é compatível com o custo da Rolls-Royce. Os pratos de porcelana podem ser decorados com um decalque - são ornamentos em relevo que são aplicados por meio de gravura ou perfuração. A porcelana de ossos é altamente valorizada. No entanto, na maioria das vezes a porcelana não é pintada, já que esse material em si parece bastante solene.
A maioria das placas é feita na cor branca, já que esta é a tonalidade favorita da maioria dos designers hoje em dia. Além disso, tal serviço de mesa é universal - pode ser combinado com qualquer toalha de mesa e qualquer estilo de sala de jantar. Um ligeiro desvio do branco na forma de uma borda de uma tonalidade dourada ou azul é permitido - o principal é que os seus pratos fiquem em harmonia com os outros talheres. Por exemplo, se os pratos são decorados com ornamentos de ouro, não será supérfluo colocar colheres, garfos ou outros objetos dourados sobre a mesa.
A porcelana tem uma série de vantagens inegáveis.
- Inerte em contato com produtos químicos. Sob a influência de ácidos e álcalis alimentares, bem como de detergentes, o material não perde suas propriedades.
- Versatilidade... Os pratos de porcelana parecem relevantes em qualquer interior, estão acima das tendências da moda, pelo que podem ter um aspecto elegante durante muitas décadas.
Dos pontos negativos dos pratos de porcelana, distingue-se a susceptibilidade à influência das altas temperaturas: os pratos não são recomendados para serem lavados com água quente, os alimentos não podem ser reaquecidos neles.
Os pratos de porcelana são utilizados exclusivamente para servir. Além disso, o material pode escurecer com o uso diário prolongado.
Faiança
A faiança há muito é considerada um análogo barato da porcelana. Os pratos feitos com este material costumam ter bordas arredondadas ou compactadas, são duráveis e muito confortáveis, portanto são ideais para a realização de grandes festas festivas. É fácil distinguir a louça de porcelana - se você bater em um prato de porcelana com uma vareta de madeira, ouvirá um som alto e melódico, e a louça de barro responderá de maneira opaca.
Do ponto de vista químico, a louça de barro é uma mistura de verga, quartzo e caulim, além disso, este último representa cerca de 85%, o que dá ao material uma estrutura porosa e determina as vantagens significativas do material:
- preço baixo - pratos de barro estão disponíveis para a grande maioria das famílias russas;
- capacidade de reter calor: alimentos cozidos, dispostos em pratos de barro, transferem seu calor para eles, e os pratos, por sua vez, mantêm a temperatura exigida do prato.
Ao mesmo tempo, a louça de barro, como a porcelana, não tolera temperaturas muito altas.
Cerâmica
A principal vantagem dos utensílios de cerâmica é que eles têm a capacidade de regular os níveis de umidade e calor. As placas de cerâmica podem manter o caldo quente por muito tempo, e a okroshka resfriada não aquece nelas. É permitido reaquecer alimentos no micro-ondas em pratos de barro, podendo também ser levados ao forno se necessário.
Os talheres de cerâmica têm muitas vantagens apreciadas por compradores em todo o mundo:
- composição ambientalmente correta;
- superfície que consome calor;
- uniformidade de aquecimento;
- facilidade de manutenção.
É importante que as placas de cerâmica sejam quimicamente inertes: ao interagir com soluções ácido-alcalinas, não alteram sua composição e não emitem substâncias perigosas, o que significa que podem ser usados sem medo para servir à mesa de adultos e crianças. As placas feitas a partir da mistura de argila com aditivos minerais têm a propriedade de troca de umidade: devido à estrutura altamente porosa, as placas absorvem e acumulam umidade, e a transmitem aos produtos.
A principal desvantagem das placas cerâmicas é a dificuldade de limpeza. O fato é que é quase impossível limpar a graxa dessas superfícies. Além disso, ele absorve todos os odores e não tolera temperaturas extremas - por exemplo, se você despejar sopa quente em um prato frio, ela irá rachar imediatamente. E, em geral, a cerâmica é um material bastante frágil: mesmo com um leve impacto físico, lascas se formam em suas superfícies.
A argila de polímero não é usada para a produção de talheres.
Copo
Os vidros podem ser transparentes ou coloridos, suas bordas são necessariamente uniformes, com um impacto fraco, os talheres de vidro emitem um suave som melódico. Na maioria das vezes, os vidros são feitos de vidro, este material também é adequado para a produção de placas, embora sejam utilizadas principalmente as vitrocerâmicas. A popularidade dos produtos de vidro deve-se à sua baixa condutividade térmica, de forma que os alimentos permanecem quentes por mais tempo do que outros tipos de pratos. O vidro é fácil de limpar e pode ser limpo com qualquer agente de limpeza, incluindo produtos abrasivos.
Porém, se optar por placas de vidro, lembre-se de que são muito frágeis e deve-se ter cuidado com elas.
E você terá que sofrer com a escolha de uma toalha de mesa - deve ser combinado não só com o serviço de jantar, mas também com o conteúdo do prato... Por exemplo, se você colocar uma toalha de mesa rosa na mesa, o presunto colocado no prato simplesmente se fundirá com ela.
As placas feitas de cristal se destacam - este é o material mais caro depois das pedras preciosas. Esses dispositivos são usados com mais frequência para pôr a mesa e servir pratos frios - saladas, frutas, doces. Se você expor o cristal ao calor, ele ficará coberto com uma flor e ficará turvo. Ao mesmo tempo, o material é muito mais resistente do que o vidro e se distingue por sua alta resistência e aparência espetacular.
Outros materiais
Além dos materiais já descritos, os pratos também podem ser feitos de corian, metal e plástico. Essas variedades são menos procuradas, mas ainda estão disponíveis.
Corian
Às vezes, as conquistas da química moderna são usadas para a produção de placas, graças às quais os materiais mais incomuns nascem. Entre eles, destaca-se uma pedra artificial chamada Corian. Graças à sua aparência excepcional e propriedades físicas e operacionais, você pode obter as placas mais bonitas, duráveis e fáceis de limpar.
Metal
Garfos, colheres e facas são geralmente feitos de metal. Na produção de placas, o alumínio, o aço e o aço inoxidável raramente são usados - são dispositivos decorativos ou opções de camping esmaltadas que não são recomendadas para serem colocadas na mesa como uma opção do dia a dia. Se você não gosta de fazer caminhadas, pode armazenar alimentos por um curto período nos recipientes de ferro existentes. O mesmo se aplica a produtos de aço inoxidável.
Não coloque tais utensílios no microondas. Mas as placas de ferro fundido e cobre remontam ao passado - agora, esses itens podem ser encontrados apenas em coleções particulares e museus.
Plástico
O plástico é um material barato e prático, utilizado na fabricação de louças reutilizáveis e descartáveis, inclusive pratos. São fáceis de lavar, fáceis de guardar e mais baratos do que todos os outros tipos de loiça.
No entanto, há muito tempo os ambientalistas afirmam que o plástico não é seguro para o meio ambiente: ele se decompõe lentamente, liberando substâncias perigosas no solo, na água e no ar. Isso levou ao fato de que em muitos países era proibido o uso desse material para a produção de pratos, em particular, Este ano, foi aprovada uma lei que proíbe a produção e distribuição de talheres de plástico na União Europeia - ela entrará em vigor em 2021.
Como escolher baixelas de alta qualidade pode ser visto no vídeo abaixo.