Pratos de cozedura em vidro: vantagens e desvantagens, escolha e cuidado
Existem muitos utensílios de cozinha em cerâmica e vidro no mercado hoje. O vidro não é apenas bonito, mas também funcional. Claro, estamos falando de produtos de vidro resistentes ao calor. Mas o uso de tais equipamentos tem suas próprias nuances. Vamos falar sobre eles.
Variedades, prós e contras
Inicialmente, os copos eram usados apenas para decoração de mesa - pratos dispostos em uma saladeira transparente estética ou prato parecem apetitosos e bonitos. Com o desenvolvimento da tecnologia, o escopo dos produtos de vidro se expandiu - agora à venda você pode encontrar panelas de vidro, assadeiras e muito mais. É claro que, para tais utensílios de cozinha, vários ingredientes para fortalecer são adicionados ao vidro e temperados de uma maneira especial.
Esses utensílios de cozinha têm muitas vantagens:
- o vidro é quimicamente inerte e não prejudica o sabor do prato com a oxidação e odores estranhos;
- os utensílios de cozinha feitos de vidro resistente ao calor podem suportar um aquecimento de até 300 graus;
- a transparência das paredes facilita a determinação visual do grau de prontidão dos alimentos;
- não é preciso passar o prato da forma para outro prato - você pode cozinhar e colocar na mesa ali mesmo;
- boa capacidade de calor do material e espessura da parede evita o resfriamento rápido dos alimentos;
- facilidade de lavagem - para lavar utensílios de vidro, basta deixá-los de molho em água por um curto período de tempo, depois passar uma esponja com sabão e enxaguar;
- com o uso adequado e atitude cuidadosa, os pratos mantêm por muito tempo a sua aparência original.
Deve-se observar também que os alimentos em formas de vidro queimam menos e não precisam ser untados com óleo antes de serem cozidos, como é o caso dos moldes de metal.
Assar tortas doces nesses utensílios é simplesmente um prazer.
A principal área de aplicação é cozinhar e reaquecer alimentos em um forno de micro-ondas e forno. Em um fogo aberto, tal tigela pode estourar se você não instalar primeiro um divisor de fogo para aquecer uniformemente toda a superfície do prato.
As desvantagens incluem alguns fatores.
- Fragilidade do material... Proteja seu inventário de quedas, caso contrário, você corre o risco de perdê-lo.
- Não tolera picos repentinos de temperatura. Portanto, se decidir assar algo no forno com vidraria, leve ao forno frio ou ligeiramente aquecido.
Como usar?
Antes de comprar assadeiras de vidro, verifique se elas são resistentes ao calor. Normalmente, essas informações são impressas na etiqueta, incluindo a temperatura máxima de aquecimento.
Antes de usar assadeiras de vidro temperado, existem algumas regras simples a seguir.
- Não exponha a loiça a variações bruscas de temperatura: não coloque no forno quente, não deixe arrefecer com água fria. É melhor esperar um pouco e deixar esfriar naturalmente do que jogar fora o estoque quebrado.
- Não permita que objetos úmidos e água entrem em contato com a superfície externa quente da vidraria.
- Antes de colocar a loiça no forno, coloque primeiro o tabuleiro / grelha onde irá ficar.
- Verifique a secura dos utensílios antes de colocá-los no forno.
- É necessário lavar esses utensílios com uma esponja macia e sabão, sem o uso de abrasivos e escovas de metal para evitar arranhões.
Para cozinhar, opte por utensílios com alças e tampa - eles são mais convenientes do que formas simples redondas e retangulares.
Avaliações de usuários
A grande maioria dos consumidores fica satisfeita com os utensílios de cozinha em vidro temperado. Os usuários observam a bela aparência, funcionalidade e facilidade de uso de tais equipamentos, a capacidade de resistir a altas temperaturas e cozimento uniforme. Entre as vantagens estão também a acessibilidade e a variedade de modelos - hoje muitas empresas produzem esses utensílios. Os consumidores também estão satisfeitos com a facilidade com que podem limpar a louça de depósitos de carbono e restos de comida.
Entre as desvantagens está o fato de os pratos requerem um manuseio cuidadoso - muito frágil... É claro que, nisso, a vidraria é muito inferior às de metal, mas isso é compensado pelo apelo visual e pela possibilidade de usá-la para cozinhar em fornos de micro-ondas.
Eles também notam dificuldades ao cozinhar em fogo aberto - uma chama muito forte (sem uma divisória) pode levar a uma rachadura do material resistente ao calor.
Resumindo, podemos concluir: Se você usar os vidros com cuidado e sabedoria, eles servirão por muitos anos.
Assista ao vídeo abaixo para dicas sobre como escolher panelas de vidro resistente ao calor.