Pratos antigos: tipos e nuances de escolha
Os pratos antigos são diversos, bonitos e inusitados, como se o espírito da época neles se elevasse, refletisse a cultura de nossos ancestrais. Alguns exemplos são tão luxuosos que são reconhecidos como verdadeiras obras de arte. Os pratos antigos são caros e só podem ser encontrados em colecionadores ou em lojas especiais que vendem itens de grande valor histórico.
Terminologia
Hoje em dia, os pratos antigos são mais frequentemente comprados por colecionadores e amantes da antiguidade. Para evitar confusão, vamos definir imediatamente os termos básicos.
De acordo com a lei da Federação Russa "Sobre a exportação e importação de bens culturais" antiguidades são todos itens produzidos há mais de 50 anos... É proibido exportar tais produtos do país sem autorização especial, mesmo que não custem muito dinheiro.
É, sim, um termo formal, enquanto para colecionadores, um conceito como uma coisa rara. Esta categoria inclui antiguidades para as quais o fator determinante não é o tempo de produção, mas o valor histórico - pode ser o nome do mestre, a fama dos primeiros proprietários, uma tecnologia de produção única ou uma edição limitada.
São essas coisas que atraem os amantes da antiguidade, e eles estão dispostos a dar muito dinheiro por elas.
Visualizações
Antigamente, os pratos eram feitos de uma variedade de materiais. Na Rússia, os utensílios de cozinha são feitos de Madeiradecorando-os com pinturas, esculturas e padrões. Mais frequentemente usado para criar talheres pratos de pinho, abeto ou bétula e burl eram considerados os mais caros.
No final do século 9 e início do século 10, o artesanato de cerâmica desenvolveu-se rapidamente, nessa época se generalizou pratos de barro. Foi produzido em roda de oleiro em forma de cilindro, cone ou oval.
Desde o século XII, entre a nobreza russa e europeia começou a gozar de popularidade conjuntos de talheres. Eles eram muito valorizados, eram considerados verdadeiros itens de luxo e eram passados de geração em geração como relíquias de família. Os aristocratas decoravam colheres, xícaras e pratos com seus brasões e inscrições comemorativas.
Esses pratos eram variados, por exemplo, cada colher tinha sua finalidade. Como regra, todos os itens da mesa posta foram decorados com padrões ornamentados, ornamentos florais e imagens de figuras. Os pratos de prata sempre foram considerados um sinal de luxo, origem nobre, riqueza e, invariavelmente, atestam o gosto impecável dos donos do serviço.
Na era pré-revolucionária, eles se tornaram populares conjuntos de cobre e bronze, mas especialmente talheres de porcelana de alto valor - Agora são "caçados" por colecionadores em vários países do mundo e o custo desses conjuntos é muito alto.
Talheres antigos se distinguem por uma grande variedade de materiais, formas, cores e texturas - cada item reflete o espírito da história e da criatividade do país e da nação. Hoje em dia, as antiguidades nunca param de surpreender com seu acabamento requintado e pinturas incomuns.
Como escolher?
Vintage é muito caro, alguns vendedores inescrupulosos tiram vantagem disso, oferecendo falsificações para colecionadores inexperientes. Para não ser vítima de engano, é necessário estudar de forma abrangente as informações sobre o produto oferecido a você e as características da época em que foi produzido.
- Compare os padrões da louça com as imagens da Internet. Isso é especialmente verdadeiro para os compradores que não sabem o nome do fabricante da panela. O fato é que muitos padrões são marcas distintivas de artesãos individuais, por isso é importante certificar-se de que as características e ornamentos exclusivos sejam idênticos. Por exemplo, em uma fábrica Haviland fez pratos com as mais delicadas decorações florais, e na empresa Wedgwood o tema principal sempre foram cenas do épico grego antigo ou retratos.
- Avalie as características gerais do kit. Um serviço vintage sempre custa mais do que uma peça. Neste caso, você precisa saber que talheres com um padrão semelhante nem sempre fazem parte do mesmo conjunto. Portanto, é muito importante prestar atenção não só à semelhança de formas, padrões e bordas, mas também aos detalhes: por exemplo, objetos idênticos devem ser mantidos sempre no mesmo esquema de cores, e o revestimento esmaltado deve ter a mesma qualidade .
- Procure a marca. Essa é a melhor forma de identificar um fabricante de pratos antigos, mas também acontece que, com o tempo, a marca esmaece e fica ilegível. No entanto, você precisa procurá-lo. - normalmente a marcação é colocada na parte de trás dos talheres. Via de regra, trata-se de uma inscrição, um carimbo ou um carimbo. Para saber o custo aproximado do conjunto oferecido a você, você precisa encontrar informações sobre dispositivos semelhantes em leilões online.
Se está convencido de que os pratos de que gosta têm valor histórico, deverá contactar um avaliador profissional, que já fará o cálculo exacto do seu valor de mercado.
- Estude a história. Em diferentes épocas históricas, diferentes ornamentos eram populares. Assim, no início do século passado, os padrões florais com cores roxas e pastéis estavam em alta. Quase todos os talheres tinham borda encaracolada.
Nos anos 20-40 do século passado, os pratos eram diferentes geometria estrita de formas e cores brilhantes... Nessa época, dispositivos dourados ou prateados bege claro vieram à tona. Na década de 40-50, produtos em tons saturados de azul, vermelho e verde são mais comuns.
Nos anos 50 e 70, era popular porcelana com debrum dourado... Nesse período, os tons pastéis voltaram à moda, mas já eram mais suaves do que no período pré-guerra.
Diretrizes de avaliação
Todas as informações necessárias sobre o custo aproximado de um serviço de mesa antigo podem ser obtidas em bibliotecas ou através de sites de informação na Internet. Mas você não deve recorrer aos serviços de avaliadores online, por mais atraentes que os preços de seus serviços pareçam. O fato é que para uma avaliação completa dos talheres, não basta ver uma fotografia, é preciso levar o objeto nas mãos para determinar corretamente o seu estado. As casas de leilão também devem ser evitadas: muito provavelmente, elas tentarão informá-lo sobre o aumento do custo.
Geralmente, leva cerca de um mês para avaliar pratos antigos. O profissional deve fornecer ao seu cliente um relatório escrito, que inclua a descrição do produto, uma visão geral dos métodos utilizados para determinar o custo e o preço final.
Você aprenderá mais sobre como distinguir a porcelana grega real da porcelana falsa no vídeo a seguir.