Copos de coquetel: o que há e como escolhê-los?
No cardápio de bares e restaurantes você encontrará uma variedade de coquetéis com e sem álcool para todos os gostos. Um coquetel é uma bebida com vários ingredientes que combina vários sabores diferentes. Para servir uma iguaria tão popular, são utilizados pratos especiais, que diferem em aparência e tamanho. Neste artigo, consideraremos copos de coquetel e copos de vários tipos.
Tipos de óculos
Recipientes de vidro de formatos incomuns impressionam com sua variedade. Lembre-se de que cada bebida possui textura, temperatura e outras características específicas. Alguns coquetéis são em camadas, outros são preparados batendo e mexendo. Os copos para servir são elaborados levando em consideração as características da bebida acima.
martini
O copo dessa bebida também é chamado de copo de coquetel. Esse tipo de container tem um visual charmoso e sofisticado. A tigela é feita em forma de cone (triângulo) e é colocada sobre uma haste fina e longa. O volume do vidro pode variar de 100 a 250 mililitros.
Deve-se notar que os pratos com este formato são utilizados não só para os martinis, mas também para outras bebidas à base de vermute.
furacão
Acredita-se que a forma desse vidro foi inventada por acidente, quando um dos fornos explodiu na fundição. O vidro derretido que se estilhaçou com o vento forte assumiu uma forma irregular. Traduzido do inglês, o nome da bebida é traduzido como "furacão".
A principal característica do vidro é o seu gargalo largo e formato em forma de pêra (arredondado na parte inferior).
Na parte inferior existe uma perna pequena e estável. O volume mais procurado é de 440 ml, porém, à venda você encontra modelos com outros tamanhos. Os fabricantes de panelas começaram a fazer copos Harricane com pernas longas e curvas.Copos desse tipo também são usados para servir coquetéis exóticos e tropicais.
Margarita
Este tipo de baixela não pode ser confundido com outros devido ao seu formato não padronizado. Uma tigela com uma perna longa e reta consiste em duas partes: um recipiente rebaixado e um gargalo largo. O copo foi especialmente desenhado para esta bebida. As bordas do recipiente são cobertas com uma borda de sal ou açúcar. Acredita-se que a embarcação tenha sido inventada no México.
Poco Grande
O recipiente para a bebida, traduzido como "pequeno gigante", é considerado universal. Os pratos são usados ativamente não só em restaurantes e outros estabelecimentos semelhantes, mas também em casa. Uma tigela com pescoço redondo e arredondada para baixo assenta sobre uma perna regular de comprimento médio.
Esses copos são ótimos para bebidas mistas e coquetéis de frutas. Em casos raros, são usados para vinho quente e até cerveja.
Caneca de café irlandês
A caneca de café de estilo irlandês parece uma tigela sobre uma perna compacta e estável, cuja altura não ultrapassa dois centímetros. Há uma pequena alça na lateral. Ao criar a forma, os especialistas procuraram um vidro prático e conveniente. O café irlandês é uma bebida quente que pode queimar quando consumida.
Os tamanhos das tigelas variam dependendo do tipo de bebida e ingredientes. Copos de café irlandês são ótimos para servir as seguintes bebidas:
- café com leite;
- soco quente;
- café com álcool (whisky, conhaque, rum e outras bebidas).
Há informações de que a bebida, popular em todo o mundo, foi inventada na primeira metade do século XIX. Foi escrito por Tom Sheriran, um barman local. Depois, foi inventado um copo especial, com o qual era conveniente servir e beber um copo.
Copos de coquetel
Enquanto os copos eram usados anteriormente apenas para um tipo específico de bebida, agora existem muitos tipos usados para servir coquetéis alcoólicos e não alcoólicos.
Interruptor
O primeiro tipo de vidro, que iremos focar, é caracterizado por paredes baixas e fundo mais espesso. Ele foi originalmente projetado para saborear diferentes tipos de bebidas alcoólicas.
Devido ao formato convexo do fundo, não poderia ser colocado na mesa. Os provadores seguravam constantemente o copo nas mãos, enquanto aqueciam o seu conteúdo. Com isso, o aroma da bebida se revelou com renovado vigor. Atualmente, esse tipo de container expandiu significativamente sua finalidade.
O jarro oval é perfeito para coquetéis e sucos sem álcool.
Collins
Este nome foi dado aos seguintes tipos de pratos graças ao coquetel Tom Collins. É um vaso cilíndrico alto. O volume varia de 280 a 410 ml. Em bares, esses copos são frequentemente usados para tratar os clientes com suco de frutas ou refrigerante. Este prato prático é perfeito para servir longs (cocktails de grande volume).
Moda antiga
O nome deste vidro sustentável e prático significa "antiquado". Esse nome está associado à clássica e difundida bebida alcoólica Old Fashioned. É uma mistura de bourbon, whisky e açúcar de cana. Tal embarcação é caracterizada por um fundo espesso e parede de baixa altura. O tamanho pode variar. Freqüentemente, as paredes do vidro são cobertas por padrões texturizados.
Highball
O próximo tipo tem formato de cone e volume que pode variar de 240 a 350 ml. Na maioria das vezes, esse recipiente é escolhido para servir bebidas e coquetéis sem adição de álcool. Para composições alcoólicas, também é utilizado, mas apenas para aqueles tipos de coquetéis nos quais os componentes são misturados.
O nome do copo vem do coquetel de mesmo nome, que foi servido em um copo alto com fundo estável.
Copo de café
A popular bebida de café com leite tem várias camadas. Para uma iguaria quente e aromática, foi desenvolvido um Latte Glass especial.
Freqüentemente, o copo é combinado com um pequeno pires usado como sobremesa.
A forma do vidro pode ser diferente, no entanto, ainda existem algumas características.Volume - de 100 a 300 mm. Os vidros são feitos de material transparente para que seu conteúdo seja visto. A parte inferior estreita se alarga em direção ao topo. Para maior praticidade, muitas peças são complementadas com uma alça.
Copos de plastico
Com o início da estação quente, a popularidade dos coquetéis com sorvete e leite aumenta drasticamente. Esta deliciosa iguaria pode ser apreciada não só em cafés e restaurantes. Muitas vezes é vendido em tendas portáteis em parques e praças da cidade. Em tais condições, é inconveniente usar vidraria e outros materiais quebráveis.
Hoje em dia, muitos fabricantes de louças descartáveis fazem copos de plástico para milk-shake.
É um material barato e prático. Para tornar a bebida mais fácil de transportar e consumir, os milkshakes e os shakes de frutas são vendidos em copos transparentes com tampa e canudo. Há um orifício especial no topo da tampa para uma pequena colher ou tubo. Esses vidros têm um formato padrão, expandindo ligeiramente para cima. A espessura da parede pode variar.
Copos de papel
Outro tipo de baixela descartável para refrigerantes e milk-shakes são os copos de papel grosso. O material é processado de forma que o papel não ceda ao contato com o líquido. Como regra, o kit vem com uma capa de plástico fina.
No próximo vídeo, você descobrirá quais copos são usados em um bar e restaurante.