Uma frigideira: para que serve, em que difere de uma frigideira e como escolher?
Nunca há muitos utensílios de cozinha. Seus produtores buscam modernizar seus produtos para agilizar o cozimento e melhorar a qualidade dos alimentos.
O guisado é uma maravilha da culinária moderna. Seu reservatório permite aumentar o número de produtos penhorados, e o material garante sua alta qualidade e utilidade no ponto de venda. Este dispositivo multifuncional pode substituir vários tipos de utensílios de cozinha ao mesmo tempo, pois é adequado para preparar quase qualquer obra-prima culinária.
O que é e para que serve?
O nome do stewpan deriva da palavra sote. Na França, eles chamam de técnica de cozinhar. Seu significado é fritar os ingredientes em fogo alto com um pouco de óleo. Para fazer isso, eles devem ser constantemente misturados, agitando e "jogando". Em uma panela, isso funciona de forma confiável, pois nada cai no chão. E limpo, sem respingos de óleo. Em termos simples, uma panela é uma simbiose de uma panela e uma frigideira. Parece uma panela rasa ou frigideira funda. O kit quase sempre vem com uma capa.
E também é necessária uma alça. É bastante longo - de 10 a 30 cm e pode ser destacável ou soldado ao corpo. Se estiver sozinho, então, via de regra, é removível. Essa panela é conveniente para cozinhar no forno. Porém, com mais frequência, há 2 canetas nele.
A panela é feita de metal espesso e durável, por isso tem um peso impressionante. Em média, é 1 kg. Mas existem modelos com peso de até 2,5 kg.Sua tampa também pode ser feita de metal ou vidro resistente ao calor. A tampa plana de metal pode ser usada como frigideira. Uma característica desses pratos é a presença de lados retos, quase verticais, de até 10 cm de altura, em contraste com uma frigideira ou panela.
É por isso, Se você comparar uma panela e uma panela do mesmo volume, o fundo da panela será mais largo, o que aumenta a área de cozimento e torna o processo mais fácil. O fundo e as laterais da panela são muito grossos. A sua espessura pode atingir os 2 cm, mas é esta característica que distingue o guisado dos restantes utensílios de cozinha, permitindo melhorar a qualidade do prato preparado.
A tampa nesta aliança não é apenas um item decorativo. A sua função é conservar e aquecer o interior da loiça o máximo de tempo possível, pelo que se procede a uma cozedura atípica.
O guisado é um prato versátil. É adequado para qualquer tipo de preparação de alimentos. É fervido e frito nele. No entanto, é usado principalmente para estufar, refogar, deixar ir e cozinhar. As grossas paredes do recipiente aquecem gradualmente, o que garante o mesmo aumento gradual da temperatura no seu interior e a retenção de calor a longo prazo.
São condições favoráveis para o aquecimento uniforme dos produtos, o que contribui para o seu processamento de alta qualidade e preserva o sabor. Isso permite que vegetais, carnes, peixes sejam cozidos lentamente no vapor em seu próprio suco, sem queimar e conservar o máximo de vitaminas e outros nutrientes.
Resumindo o que foi dito acima, podemos concluir que a panela é uma coisa insubstituível na casa. Seu "truque" é o método de preparação - todos os produtos são submetidos a um tratamento térmico de maneira uniforme e gradual, como se estivessem em um vácuo térmico, enquanto mantêm suas qualidades úteis. Isso é alcançado pela presença de:
- lados e fundo grossos;
- alturas laterais significativas;
- área uniforme sem afilamento para baixo;
- tampa bem ajustada.
Materiais (editar)
A matéria-prima padrão para fazer caçarolas é o metal. Eles usam diferentes variações dele: ferro fundido, cobre, alumínio, aço. As caçarolas de aço inoxidável são muito fáceis de usar. São leves, com fundo grosso ou duplo e paredes mais finas. Normalmente, esses tanques são feitos com uma tampa de vidro resistente ao calor.
Os modelos de aço inoxidável aquecem rapidamente, mas não retêm o calor por muito tempo em comparação com outros materiais. Na vida cotidiana, o aço polido é especialmente conveniente. É protegido de danos mecânicos e pode ser facilmente limpo de sujeira. Deve-se notar que os produtos siderúrgicos são da mais alta classe e se distinguem por um custo mais elevado.
As panelas de metal são geralmente produzidas com um revestimento antiaderente, que é aplicado em 4 a 6 camadas. É seguro para a saúde e fácil de limpar. Uma vantagem especial deste material é a possibilidade de fritar sem adicionar gordura. O revestimento antiaderente mais comum é teflon... A maioria dos pratos que precisam de proteção são cobertos com este material específico. É importante que a espessura do revestimento seja de pelo menos 20 µm. É aplicado de várias maneiras: por exemplo, por pulverização ou rolo. A segunda opção é preferida porque é mais confiável.
Além do Teflon, outros materiais são usados como substância antiaderente. Este grupo inclui titânio, diamante, revestimentos de granito, modelos com uma camada de cobertura de mármore. Além do revestimento antiaderente, os produtos de qualidade possuem um padrão em relevo na parte inferior.
Esta não é uma peça decorativa, mas uma forma de otimizar a distribuição de calor e melhorar as propriedades antiaderentes.
Os produtos de alumínio têm duas vantagens significativas: leveza e aquecimento rápido. Mas na hora de escolher uma panela de alumínio, dê preferência aos modelos revestidos. As matérias-primas de alumínio puro têm uma estrutura porosa, o que complica muito o processo de limpeza. A panela de cobre tem uma alta condutividade térmica, que é 10 vezes maior do que o alumínio e o aço. Devido a isso, o processo de cozimento é notavelmente acelerado, e os nutrientes não têm tempo para serem destruídos. Outras vantagens dos produtos de cobre incluem leveza e durabilidade.
Acredita-se que os alimentos cozidos em pratos de cobre têm um sabor especial. Além do mais, o cobre exibe propriedades antibacterianas. Junto com as vantagens indiscutíveis, as panelas de cobre têm suas próprias desvantagens. O cobre se oxida rapidamente ao interagir com ácidos, liberando substâncias tóxicas. Além disso, é muito sensível à umidade e ao estresse mecânico. Não tolera detergentes agressivos que danificam sua superfície.
Dadas as características negativas do cobre, as caçarolas feitas de cobre são consideradas pouco práticas e raras. A panela de metal mais popular é o ferro fundido. Apesar de sua aparência feia, é altamente durável. Aquece rapidamente e retém o calor por muito tempo - a combinação perfeita para uma refeição saborosa e saudável. A contaminação de sua superfície é removida com rapidez e facilidade.
Entre as desvantagens do ferro fundido, pode-se destacar um grande peso e oxidação em contato com ácidos. Mas também existem modelos combinados, consistindo de 2, 4 e até 6 camadas de metal. Isso garante a resistência da caixa e protege contra danos mecânicos. A combinação de alumínio com outros metais é generalizada. O alumínio é um bom condutor de calor. E sua combinação, por exemplo, com o aço, aumenta sua resistência e durabilidade.
Além do metal, a cerâmica e o vidro são usados para fazer uma panela. Os modelos de cerâmica são apreciados por sua aparência estética. Eles são leves, mas em comparação com o ferro fundido, o processo de cozimento é mais lento. Embora o calor persista por muito tempo. Os modelos de vidro são feitos de vidro resistente ao calor. E eles são projetados para fornos de microondas.
O material com o qual são feitas as alças do produto também é importante. Se não forem removíveis, soldados ao corpo, são feitos da mesma matéria-prima do tanque. As caçarolas com alças removíveis são especialmente fáceis de usar. Eles cabem facilmente no forno. E eles são armazenados de forma mais compacta. Para uma alça removível, geralmente é escolhido um material diferente do corpo.
O principal critério é reduzir o grau de aquecimento. Portanto, geralmente são feitos de plástico durável ou madeira.
Tamanhos e formas
As formas e tamanhos da panela são variados. Em primeiro lugar, eles podem ser profundos e superficiais. Tanques com pouca profundidade são bons para fritar. As altas capacidades são consideradas universais. Neles é possível realizar qualquer tipo de processamento. Mas, em primeiro lugar, destinam-se a cozinhar sopas, ferver qualquer líquido e cozer. O diâmetro da panela também varia. partindo de 16 cm e atingindo 36 cm.
Sua escolha deve depender da finalidade da panela. Se pretende cozinhar componentes individuais dos pratos, por exemplo, molho, natas ou apenas ferver o leite, uma pequena caçarola com um diâmetro de até 20 cm é bastante adequada para si.
Para uma família numerosa, para a preparação dos pratos principais, é preferível optar por um aquário maior. Pela forma, existem panelas redondas, ovais, retangulares e quadradas. A panela redonda e oval é um clássico do gênero. O recipiente redondo é universal, pois permite realizar quase todos os tipos de processamento de alimentos: cozinhar, fritar, assar. A panela oval é ideal para estufar carne e vegetais. É conveniente fritar a carne em recipientes retangulares, bem como assar, refogar ou refogar.
Em que é diferente de uma frigideira e uma panela?
Como já mencionado, uma panela é uma coleção de potes e frigideiras. Ele combinou suas melhores qualidades, aumentando significativamente suas características de produção. O guisado pegou emprestado um fundo largo da frigideira e paredes altas da frigideira. E combinou as funções de ambos os dispositivos.Se falarmos sobre as diferenças, então o stewpan se destaca principalmente por sua maior funcionalidade em comparação com seus protótipos... Portanto, se a frigideira for destinada principalmente para fritar e para cozinhar e estufar, a frigideira pode fritar e ferver, ferver e refogar, assar.
Outra diferença de suas contrapartes é a variedade de formas. A maior parte da frigideira e da panela são arredondadas. O stewpan, como você pode ver no capítulo anterior, tem configurações diferentes. O que também afeta suas propriedades.
O fundo grosso e as laterais da panela fornecem uma tecnologia de cozimento diferente do que em uma frigideira ou panela. A panela aquece gradualmente, acumula e retém o calor. Isso permite que os ingredientes do prato sejam submetidos a um tratamento térmico de maneira uniforme, sem queimar, sem perder líquido. O prato fica suculento e com ótima cozedura.
Ao cozinhar em uma frigideira com as laterais e o fundo muito mais finos, existe uma grande probabilidade de o prato queimar. Em uma panela, o diâmetro do fundo é muito menor e a comida não aquece bem. Também é importante que em uma panela, você pode cozinhar no forno, no fogão e no fogão, bem como em fornos de micro-ondas.
Em geral, em termos de suas funções, uma frigideira na vida cotidiana pode facilmente substituir uma frigideira e uma panela.
O que é cozido nele?
Considerando que o guisado lida com maestria com qualquer tipo de cozimento, você pode usá-lo para cozinhar qualquer tipo de comida. Seus lados altos permitem ferver leite, cozinhar molhos, ferver macarrão sem problemas. Se o volume do recipiente for suficiente, é fácil preparar sopas e outros primeiros pratos em uma panela.
Devido às paredes grossas e fundo, bem como a capacidade de resistir a altas temperaturas, a panela é usada para cozer legumes, carne e peixe. Para isso, coloque um pouco de água no recipiente, marque os ingredientes e feche bem com uma tampa.
O calor é injetado, mas não evapora, mas se acumula dentro do caldeirão. Carnes e vegetais são bem cozidos no vapor, retendo a umidade. Na saída, o prato acaba sendo suculento, aromático, macio e preserva grande parte das vitaminas.
E também com a ajuda do efeito do calor na panela, obtêm-se cereais perfeitos, pilaf, ensopados. Qualquer massa cresce bem, coze uniformemente. Em uma frigideira com guarnições baixas, você pode fritar vegetais, peixes, aves, carnes, inclusive bifes. Este prato é tão versátil que pode dar vida a quaisquer ideias culinárias.
Vantagens e desvantagens
A desvantagem das caçarolas é considerada um peso bastante grande, especialmente se forem feitas de ferro fundido. Em alguns modelos, cujos fabricantes utilizam matérias-primas de baixa qualidade, o revestimento antiaderente pode conter substâncias tóxicas. Talvez todas essas sejam deficiências de peso que eles reprovam o mordomo.
Tem muito mais vantagens:
- a capacidade de reter calor por muito tempo;
- versatilidade de funções;
- alto sabor do prato;
- preservação de componentes úteis durante o processo de cozimento;
- a comida não queima, não gruda no fundo;
- o revestimento protetor não tem medo de dispositivos de metal;
- um termostato em alguns modelos facilita o controle do processo de cozimento;
- rentabilidade - dispensa a compra de frigideira e caçarola, pois a panela substituirá as duas;
- o espaço na cozinha é utilizado de forma mais eficiente;
- no processo de fritura, utiliza-se um mínimo de gordura;
- o tempo de cozimento é reduzido;
- cuidado - o recipiente é lavado com esponja macia e detergente líquido, não se utilizam compostos agressivos para não danificar o revestimento;
- design variado.
Como escolher?
Para que o produto escolhido lhe sirva por muitos anos, faça sua escolha com cuidado. Em primeiro lugar, decida qual função sua panela deve desempenhar. Como você planeja cozinhar nele: ocasionalmente e composições específicas ou frite diariamente e cozinhe grandes quantidades de comida nele.Com base na finalidade, defina o tamanho desejado: profundo ou raso, grande ou pequeno. Em seguida, selecione uma forma.
Quando você tiver decidido sua finalidade e aparência, é hora de pensar sobre o material do seu produto. Se você decidir comprar uma panela, não tente economizar dinheiro.... Escolha um modelo de material de qualidade. Caso contrário, você não verá nenhum efeito térmico, aquecimento uniforme e um prato saboroso e de alta qualidade.
Dê preferência a marcas conhecidas: BergHOFF, Rondell, Vinzer e assim por diante. Em sua produção, utilizam aço de alta qualidade para alimentos e possuem uma ampla gama de modelos.
Certifique-se de prestar atenção à presença do revestimento antiaderente e à sua composição.... É melhor se incluir várias camadas, por exemplo, cerâmica - alumínio - teflon. Não deve conter cádmio, chumbo e melamina. São substâncias bastante tóxicas que, ao serem aquecidas, se desprendem do revestimento e penetram nos alimentos. Ao escolher uma panela, certifique-se de que o modelo escolhido corresponde ao tipo de seu fogão. Alguns exemplos não são adequados para placas de indução.
A opção com alça removível pode ser do seu interesse. Esta variação da panela é ideal para o forno. E, claro, certifique-se de que uma tampa está incluída com o recipiente. Se for feito de vidro resistente ao calor com uma borda de metal, isso não só garantirá a estanqueidade quando fechado, mas também tornará possível controlar o processo de fermentação.
Marcas populares
A panela está se tornando cada vez mais comum entre as donas de casa modernas. E se antes esses utensílios eram uma raridade, agora são um elemento padrão da cozinha que agiliza o preparo dos alimentos. A maioria das marcas líderes possui vários modelos desses utensílios em seu arsenal. Existem vários líderes indiscutíveis entre eles.
Rondell
A Rondell é um fabricante alemão especializado na produção de baixelas profissionais e, mais recentemente, para o lar. Ele usa alumínio e aço inoxidável em seu trabalho. A produção é baseada em tecnologias inovadoras.
Stewpan Rondell Mocco & Latte. O modelo é feito de alumínio extrudado. Possui um titânio interno de 3 camadas e um revestimento externo antiaderente para fácil manutenção. O diâmetro do recipiente é de 26 cm, o fundo é multicamadas - triplo estampado-fundido, com microcélulas que preservam a suculência dos pratos cozidos. As alças da panela são fundidas, feitas de aço inoxidável com adição de silicone. A tampa é de vidro resistente ao calor com furo para o vapor.
Pode ser usado em todos os fogões, lava-louças, mas não pode ser usado no forno.
BergHOFF
BergHOFF é uma empresa belga que desenvolve utensílios domésticos e profissionais para cozinha. Ela é famosa por seus desenvolvimentos de design. É a união perfeita de preço e qualidade.
Stewpan BergHOFF Moon. Material da caixa - aço inoxidável. A parte inferior possui uma estrutura multicamadas. O diâmetro do recipiente é de 28 cm, a capacidade é de 4,2 litros. A tampa da panela é feita do mesmo material do corpo, com orifício para a saída do vapor, e possui duas alças não removíveis. Adequado para todos os tipos de lajes.
Tefal
Tefal é uma marca francesa mundialmente famosa. Conhecida por fazer utensílios com revestimento antiaderente. Destaca-se por suas soluções inovadoras e invenções fora do padrão.
Tefal Experience stewpan. Um desenvolvimento único da empresa, tendo em conta as últimas tendências. A caçarola e a tampa são feitas de alumínio durável com um revestimento interno e externo antiaderente de titânio. O diâmetro é de 26 cm. Adequado para todos os tipos de fogões, adequado para fornos. Uma característica do modelo é a presença de um termostato que permite regular a temperatura. É limitado a 230 ° C. Isso permite controlar o fornecimento de calor e evitar o superaquecimento. Alças de aço inoxidável não removíveis.
Uma panela, sem exagero, é simplesmente uma coisa insubstituível na cozinha. Isso é o que a maioria dos usuários diz.
Um produto de alta qualidade permite cozinhar uma variedade de pratos da melhor maneira possível, economizando muito tempo.
No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral do guisado Rondell Mocco & Latte RDA-286.