Como fazer utensílios de madeira com as próprias mãos?
Não apenas a aparência original e o agradável aroma natural dos pratos caseiros de madeira os tornam valiosos e preferíveis - é igualmente importante que eles possam carregar uma carga positiva de energia, tornar os alimentos mais saborosos e saudáveis e, em alguns casos, mudar a atitude de uma pessoa em relação a muitas coisas.
Prós e contras dos utensílios de madeira
Pratos, tigelas e xícaras de madeira têm uma série de vantagens, que deve ser mencionado:
- já são úteis para consumo porque são criados a partir de materiais naturais ecológicos;
- a madeira tem alta resistência mecânica e ao mesmo tempo é leve, além disso, esse material é capaz de manter os alimentos frescos por muito tempo;
- a árvore em si distingue-se pelo aspecto estético e, dependendo da raça, possui um ornamento natural original - tais pratos tornam-se uma verdadeira decoração da mesa, e é agradável comê-los, mas mesmo como elemento decorativo, tal um atributo incomum parece ótimo;
- devido ao facto da madeira não conduzir calor, é impossível queimar-se contra ela e os alimentos permanecem quentes por muito tempo.
Outra vantagem dos pratos de madeira feitos à mão é a capacidade de criar quaisquer formas concebidas de acordo com os esboços mais incomuns. Ao mesmo tempo, o material em si não é muito caro, então a autoprodução é considerada financeiramente vantajosa.
As desvantagens dos produtos de madeira são que eles têm uma vida útil mais curta em comparação com os pratos de fibra de vidro e polímero; a madeira pode escurecer e rachar se não for usada e armazenada de forma inadequada. Para que uma coisa funcione por tanto tempo quanto possível, ela precisa de cuidados competentes e de uma restauração periódica.
Material para fazer
Requisitos básicos de material para a produção de pratos de madeira:
- madeira de alta qualidade e plástico com características de alta resistência, tal acontece quando é colhida recentemente, ou seja, ainda mantém o seu frescor;
- a árvore deve ser de primeiro ou segundo grau, com número mínimo de nós;
- um casamento inaceitável é a presença de rachaduras, lascas, podridão e azul;
- na produção de pratos para a alimentação, apenas se utiliza madeira viva, e os preparados de madeira morta não são adequados para isso, especialmente porque podem ser infectados com escaravelhos;
- para o artesão, o grande diâmetro da madeira também é importante, pois permite a produção de um grande número de acessórios de mesa.
As classes macias são mais flexíveis e plásticas, cortam bem durante o processamento, mas não são usadas devido à falta de dureza e resistência suficientes.
Na maioria das vezes, raças como olmo, carvalho, bétula, bordo, freixo da montanha, zimbro, cedro, larício ou choupo são usados para a fabricação; oliveira e bambu são considerados materiais adequados.
Como e com o que os antigos eslavos faziam pratos
No passado distante, nossos ancestrais faziam diferentes tipos de pratos - cortados, cinzelados, cinzelados ou cobre, que eram montados com rebites e presos com argolas. Os mais populares na Rússia eram os pratos de madeira cinzelada - esse método era usado para produzir pratos, canecas, almofarizes e copos, bem como talheres (pilões, colheres, conchas). Além disso, os antigos mestres davam uma importância considerável às propriedades curativas e mágicas de certas espécies de árvores, e é por isso que eles assumiram para seu trabalho:
- bétula, pratos destinados principalmente às mulheres, pois podem curar a infertilidade;
- nut, que ajuda a encontrar amigos leais e dar energia vital em troca da energia desperdiçada;
- a azeitona ajudou a eliminar as enxaquecas, abriu novas oportunidades;
- o carvalho, simbolizando um forte princípio masculino, ajudava a aliviar doenças dos órgãos urinários e do fígado;
- as meninas que queriam se casar mais rápido tentavam comer pratos feitos com o tronco de uma macieira - acreditava-se que uma árvore feminina ajudaria a encontrar a outra metade.
Talvez os artesãos modernos também devam usar os métodos dos russos e criar produtos que possam não apenas servir como talheres, mas também curar doenças, mudar o destino de uma pessoa para melhor.
Ferramentas necessárias
Se estiver prevista a produção de um grande lote de utensílios de madeira, é melhor fazê-los em um torno. Porém, antes disso, serão necessários trabalhos preparatórios, incluindo a preparação de material, preferencialmente de alta qualidade, e portanto exigirá:
- inspecionar madeira serrada;
- remova o excesso de nós e pequenos defeitos;
- para cortar madeira - divida as toras limpas transversalmente em várias partes, de acordo com o comprimento necessário dos blocos.
Após a moagem em um dispositivo de moagem ou torneamento, os produtos precisarão ser envernizados (se desejado, com um padrão).
Mas se for para fabricar um pequeno número de produtos ou uma cópia parcial, ao realizar o trabalho manual, você pode sobreviver com um mínimo de ferramentas:
- plaina para processar uma superfície de madeira - um plano;
- você precisará de um quebra-cabeças para cortar a peça de trabalho;
- um conjunto de serras de diferentes tamanhos com diferentes dentes;
- vários cinzéis (ferramentas manuais de corte);
- conjunto de cortadores necessários para trabalhos de entalhe e aplainamento;
- tela de esmeril para lixar madeira.
Uma madeira desenvolvida, as tábuas são selecionadas como material, mas resíduos de tamanho adequado também podem ser usados. Menos ferramentas podem ser usadas para realizar o trabalho se o artesão estiver familiarizado com o processo de manufatura manual.
Recursos de tecnologia
Para quem está começando a dominar a produção de louças de madeira, é melhor começar com produtos de formato simples.
Etapas de trabalho.
- Primeiro, eles fazem a peça necessária, cortando a parte desnecessária da madeira serrada, mas deixando uma margem, já que a madeira ainda precisa ser processada. Se for um prato, é melhor fazer um corte com serra de uma árvore com o diâmetro necessário.
- A marcação do futuro é aplicada à peça de trabalho com um marcador.
- Em seguida, a peça é fixada com uma morsa e cortados os excessos, inclusive reentrâncias e um relevo especial.
- Depois de marcar os contornos laterais, proceda a um processo mais sutil com um cinzel ou incisivos crespos.
- É aconselhável que o artesão inexperiente fixe a peça com segurança e trabalhe com cuidado, pois qualquer movimento impreciso pode levar à remoção de uma camada em excesso.
Com isso, a placa assume a forma originalmente concebida, mas ainda precisa ser devidamente lixada com lixa e papel (a tela é utilizada para o processamento de superfícies curvas e internas).
Se for suposto um desenho (ornamento, pintura por pontos), então deve ser feito imediatamente antes de embeber e revestir com verniz ou composição de cor.
A camada protetora é necessária porque os pratos são para alimentos, o que significa que os alimentos podem ser quentes ou líquidos. Isso pode afetar adversamente a madeira. Mas os agentes anti-sépticos geralmente usados para isso na construção são tóxicos, então o óleo de linhaça é usado para esses fins. Eles precisam embeber o produto e esperar pelo menos 24 horas até que ele penetre completamente em sua estrutura. Isso é feito de forma simples - o acessório acabado é imerso em óleo fervido por alguns segundos, duas vezes seguidas.
Outra opção de revestimento é um verniz especial de grau alimentício que não é exposto à radiação ultravioleta., água, microorganismos fúngicos e insetos. É um produto durável que ajudará a proteger os utensílios de madeira de baixas e altas temperaturas, o intervalo de uso é de -30 a +60 graus. Se tintas como acrílico ou guache foram usadas para pintar, o verniz é aplicado por cima e preserva perfeitamente o ornamento. Também é permitido cobrir a árvore com uma cola especial, que é uma impregnação de óleo vegetal e cera de abelha.
Para obter informações sobre como fazer pratos de madeira com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.