Pratos

Cortadores manuais de vegetais: tipos e regras de seleção

Cortadores manuais de vegetais: tipos e regras de seleção
Contente
  1. Descrição
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Variedades
  4. Avaliação das melhores modelos
  5. Como escolher?
  6. Recomendações de uso

Os pratos de vegetais são populares ao longo do ano, especialmente durante o verão e o outono, e os ingredientes geralmente precisam ser picados à mão. Para que este processo não seja incômodo, deve-se ter o cuidado de adquirir um aparelho adequado para o corte de vegetais. Uma vez que os cortadores manuais de vegetais são apresentados nas lojas em uma variedade bastante grande, torna-se difícil para muitos escolher o dispositivo certo.

Portanto, antes de comprar tal ferramenta, você precisa saber quais são os princípios de seu trabalho, a finalidade (para quais vegetais ou frutas são adequados) e também quais critérios devem ser seguidos na escolha. Todas essas nuances serão detalhadas neste artigo.

Descrição

Um cortador manual de legumes é geralmente uma unidade de pequeno porte, cujo elemento principal são as lâminas para picar frutas. O projeto pode ser controlado mecanicamente ou consistir apenas em uma seção com lâminas de trituração substituíveis.

Via de regra, a área onde caem os legumes picados é separada pelo corpo do cortador de legumes ou ainda constitui um compartimento separado. Muitos projetos são equipados com acessórios especiais que permitem ajustar o tamanho das peças resultantes. Todas as peças cortadas terão aproximadamente o mesmo tamanho e formato.

Um dispositivo semelhante há muito foi incluído na vida cotidiana. Com sua ajuda, as frutas costumam ser cortadas para saladas, sopas. Às vezes, um cortador de vegetais também ajuda a cortar uniformemente os vegetais para colocar na mesa.

Vantagens e desvantagens

Este dispositivo mecânico testado pelo tempo tem muitas vantagens em relação às contrapartes elétricas modernas.

  • Essa ferramenta não consome energia elétrica, o que não acarreta custos financeiros adicionais.
  • As lâminas dos produtos têm uma vida útil bastante longa e são capazes de lixar produtos de diferentes durezas.
  • Os dispositivos mecânicos para o corte de vegetais possuem corpo compacto, são fáceis de guardar nas gavetas da cozinha e também fáceis de limpar na máquina de lavar louça. Além disso, a compactação permite transportar facilmente o dispositivo por transporte público, por exemplo, para uma cabana de verão, o que não se pode dizer de um processador de alimentos.
  • A útil função de trituração permite cortar vegetais muito mais rápido do que com uma faca.
  • Raladores mecânicos podem ser adquiridos em qualquer loja de produtos domésticos a um preço razoável, ao contrário dos eletrodomésticos que operam na rede.

No entanto, esse dispositivo também tem uma série de desvantagens em comparação com sua contraparte elétrica.

  • É necessário esforço físico durante o processo de corte, especialmente se os vegetais forem duros. Os modelos elétricos evitam isso.
  • O processo de moagem em um liquidificador ou colheitadeira é muitas vezes mais rápido do que em modelos mecânicos. Essa diferença é especialmente perceptível se você precisar cortar uma grande quantidade de vegetais.
  • A engenharia elétrica pode ser equipada com um grande número de modos de retificação.

Variedades

Os cortadores de vegetais do tipo manual podem diferir uns dos outros em alguns aspectos. Com base nisso, vários tipos de tais dispositivos podem ser distinguidos, cada um dos quais com um conjunto especial de características e princípios de operação.

  • Cortador de metal para vegetais, feito de metal, na maioria das vezes tem uma forma redonda ou quadrada e é inserido em uma ranhura de plástico. Os vegetais são picados em tal dispositivo pressionando-os e girando o mecanismo do ralador. Os dispositivos pré-fabricados deste tipo são geralmente vendidos completos, com vários acessórios intercambiáveis, para que os produtos possam ser cortados em pedaços de diferentes tamanhos e formas.

Esses modelos vêm completos com recipientes para vegetais picados, bem como um suporte. Este dispositivo multifuncional é, em princípio, semelhante a um moedor de carne.

  • Um ralador chamado de faca em V Ele é projetado de tal forma que facas de vários formatos podem ser inseridas em seu corpo plano de plástico. Com a ajuda de tal dispositivo, é bastante conveniente ralar legumes, por exemplo, repolho, bem como cortar os alimentos em tiras ou dar aos pedaços picados uma forma diferente.

No corpo de tal modelo de cortador de legumes existe um suporte especial que deve ser usado durante a operação, caso contrário, o risco de se cortar com lâminas afiadas aumenta.

  • Um dos cortadores de vegetais universais mecânicos convenientes é uma variedade como colheitadeira manual. É semelhante ao seu homólogo elétrico, mas não requer uma conexão de rede. As lâminas com a forma e o tamanho necessários são instaladas dentro do recipiente, os vegetais são colocados dentro dos orifícios. Em seguida, é necessário girar a alça localizada na parte superior do corpo para que as lâminas cortem os alimentos por dentro.

O bom deste dispositivo é que durante o corte, o tampo da mesa e a área circundante permanecem perfeitamente limpos.

  • Tipo de cortador de legumes fatiador assemelha-se a um descascador em design. Ela é capaz de cortar vegetais em pedaços grandes e achatados, bem como em tiras.
  • Dispositivo espiral semelhante em princípio a um apontador de lápis. É capaz de moer vegetais em um círculo ou espiral.
  • Existem também cortadores de vegetais tipo de jacaré. Eles são destinados a vegetais cozidos e outros alimentos. Como a boca de um crocodilo, a estrutura se abre, o próprio produto é colocado dentro dela, e então é preciso pressionar a tampa com esforço - o alimento cortado é levado para um recipiente especial.

Graças aos tipos de cortadores de vegetais acima, você não só pode cortar vegetais para vinagrete ou fazer cubos para o Olivier, mas também criar composições reais a partir de pedaços cacheados, transformando um lanche comum em uma decoração de mesa.

Avaliação das melhores modelos

Vale a pena dar uma olhada mais de perto nos fabricantes desses dispositivos. Alguns deles já se estabeleceram de forma confiável no mercado de eletrodomésticos para cozinhar e podem, com razão, ser incluídos na lista dos melhores modelos:

Moulinex K1011114

A marca francesa chama a atenção dos compradores para o modelo de picadora de legumes K1011114. Este dispositivo é uma estrutura estável sobre três pernas, na parte superior do corpo existe um orifício para os produtos e na parte central existem lâminas cortantes em forma de pratos redondos. O tamanho bastante impressionante do cabo, devido ao giro com que funciona todo o mecanismo, torna o processo de utilização deste cortador de legumes muito conveniente.

Entre as deficiências deste modelo, apenas falta de recipiente para vegetais picados como parte dos acessórios. No entanto, em vez disso, você pode colocar uma placa normal sob o dispositivo. O preço de um cortador de legumes é de cerca de 600 rublos.

EPU AB "Jacaré"

Os modelos suecos são apresentados no mercado moderno em uma ampla gama de dispositivos que se diferenciam pelos acessórios. Entre essa ferramenta fácil de usar, encontram-se modelos que cortam vegetais em tiras, pratos finos e pequenas fatias. Alguns dispositivos até descascam vegetais.

O modelo "Lux" vale a pena ser considerado separadamenteporque é caracterizado por maior resistência ao desgaste e agudeza das lâminas. Seu corpo é instalado sobre confortáveis ​​pés emborrachados que evitam que a ferramenta deslize durante a operação. O preço deste modelo é de 8.000 rublos. As contrapartes mais simples do Alligator sem boxe e alguns outros componentes custam cerca de 2.500 rublos.

Clássico de Borner

A Alemanha é outro país produtor de cortadores manuais de legumes. O principal material para o ralador é poliestireno de qualidade alimentar, que tem um alto nível de resistência. O corpo do dispositivo é feito em forma de moldura em V, e três acessórios são fixados nele. A estrutura está equipada com um porta-frutas especial, que ajuda a minimizar a probabilidade de cortes ao picar legumes.

O primeiro acessório dessa ferramenta é projetado para ralar repolho e cortar outros vegetais em fatias. O segundo tipo de acessório é usado principalmente para fatiar batatas para posterior cozimento em gordura. A forma das peças é semelhante a barras. Com o terceiro bico, pode-se cortar o resto dos legumes para a salada em rodelas, bem como meias argolas. Apesar de toda a sua versatilidade e nitidez das lâminas, o aparelho tem um preço acessível de 2.500 rublos.

Fatiador triplo

Uma opção muito interessante e uma das mais seguras para um cortador de legumes será modelo alemão... Na aparência, esse produto, ao contrário, lembra um descascador de vegetais, mas apenas um dos três bicos é responsável por essa função, que possui pequenos entalhes que permitem retirar uma fina camada de casca de vegetais e frutas. O segundo bico - de cerâmica - desempenha a função de cortar vegetais e outros produtos em fatias da espessura desejada. A terceira lâmina é projetada para cortar vegetais em tiras finas.

A vantagem deste modelo é fácil de usar... É muito fácil substituir o bico por um adequado. O aparelho é fácil de limpar e, graças ao seu tamanho compacto, torna-se indispensável para viagens de acampamento. O preço desse cortador de vegetais é de cerca de 1.400 rublos.

Delimano Bravo Spiralizer

É um modelo incomum de dispositivo para cortar vegetais. O desenho, composto por um cassete com facas e um corpo principal, funciona como um apontador de lápis: o vegetal é fixado na alça do aparelho, então é necessário começar a girar esta alça, com isso o produto será cortado como espaguete.

O processo de uso de tal produto é totalmente seguro. É conveniente lavá-lo - basta colocá-lo em água corrente. O custo da unidade é de 1.500 rublos.

Como escolher?

Para não se enganar na escolha de um dispositivo para corte manual de vegetais, você precisa prestar atenção a vários sinais antes de comprá-lo.

  • O material do qual a ferramenta é feita desempenha um papel importante e afeta sua vida útil... É melhor que as peças de metal prevaleçam sobre as de plástico, pois são muito mais resistentes e menos suscetíveis a danos. Será ótimo se esses elementos forem feitos de aço inoxidável. Também é melhor excluir o plástico por razões de segurança, pois pode conter substâncias tóxicas.
  • Preste atenção na quantidade de acessórios incluídos no kit. Quanto mais houver, mais funcional será o próprio dispositivo. Isso é especialmente útil para quem gosta de cozinhar e experimentar saladas de vegetais.
  • Familiarize-se com a escolha dos dispositivos na Internet e estude as análises dos modelos que lhe interessam. Acontece que, tendo montado esse cortador de legumes em casa, você só obtém um aparelho de belo aspecto, que na verdade se mostra totalmente inutilizável.

Recomendações de uso

Aqueles que já experimentaram uma unidade como um cortador manual de vegetais no processo de cozimento fornecem uma série de recomendações, levando em consideração que o dispositivo será muito mais fácil e seguro de usar.

  • Ao fatiar vegetais crus que são muito grandes para saladas, você pode sentir uma forte resistência do dispositivo. Para não danificar o mecanismo, é melhor cortar frutas grandes em pedaços menores. Isso reduzirá significativamente a carga no aparelho e acelerará o processo de moagem.
  • Para fins de operação mais precisa durante cortes longos, você deve dar à ferramenta um intervalo de pelo menos cinco minutos. Isso pode reduzir o risco de quebra e defeitos em alguns modelos.
  • É necessário limpar o mecanismo em tempo hábil, evitando o ressecamento de restos de vegetais em sua superfície. Isso é especialmente verdadeiro para o acessório do triturador, em que os orifícios são muito pequenos e o risco de partículas de produto entrarem neles é maior.

Para uma visão geral do cortador de vegetais, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa