Quais utensílios podem ser usados no microondas?
Hoje, você pode ver um forno de micro-ondas em quase todas as cozinhas. Este eletrodoméstico tornou-se um auxiliar indispensável, permitindo não só aquecer alimentos prontos, mas também preparar um prato completo.
Na utilização do forno micro-ondas é imprescindível ter em consideração todos os cuidados e utilizar apenas pratos "correctos". Produtos selecionados incorretamente podem contribuir para o cozimento de longo prazo, mas o mais importante, podem prejudicar a saúde humana.
Neste artigo, falaremos sobre quais pratos podem ser usados no micro-ondas e quais são estritamente proibidos.
Que materiais são adequados?
O mercado moderno de louças para micro-ondas está repleto de uma variedade de sortimentos. Os recipientes vêm em uma ampla variedade de formas, tamanhos e designs. Mas ao escolher um estoque para usar em um forno de micro-ondas, antes de mais nada, é preciso levar em consideração o material com o qual ele é preparado.
O material de tal recipiente deve ser:
- alta qualidade;
- resistente ao calor;
- seguro para a saúde, não emite substâncias nocivas quando aquecido.
Quanto à estabilidade térmica, deve-se ter em mente que os pratos no micro-ondas são aquecidos por radiação eletromagnética. Atua nas moléculas dipolares dos produtos para que se movam muito rapidamente. Assim, o atrito é criado e, como resultado, o aquecimento. A temperatura dos alimentos pode chegar a 100 graus, e os recipientes em que está localizado - até 300.
É por isso que este último deve ser capaz de suportar altas temperaturas.
Existem vários tipos de utensílios que pode utilizar para cozinhar e aquecer alimentos no micro-ondas.
Cerâmica
Para a sua fabricação, utiliza-se um material de construção como o barro. A argila é inerentemente resistente ao fogo, o que torna possível seu uso em um forno de micro-ondas. Também é comum que esses produtos aqueçam muito rapidamente, portanto certifique-se de usar uma luva de forno ao retirá-los. É muito importante que não haja desenhos, padrões nos pratos de cerâmica, e não haja partículas de metal em sua composição.
Porcelana
Os recipientes de porcelana também são feitos de barro, só que a tecnologia de produção é diferente. Na utilização de recipientes de porcelana, certifique-se de que não existem estampas, lascas ou rachaduras, caso contrário, seu uso no forno é estritamente proibido. E lembre-se: você não precisa de uma capa.
Plástico
Esses utensílios são freqüentemente usados para cozinhar e aquecer no microondas. Eles são populares entre os consumidores. Além de aquecer, você pode simplesmente armazenar alimentos nele.
O plástico, utilizado na produção de utensílios para fornos de micro-ondas, apresenta alto coeficiente de estabilidade térmica.
Copo
Um recipiente de vidro é ideal para um forno de micro-ondas. A grande vantagem desse tipo de utensílio de cozinha é que, quando o alimento é aquecido, o recipiente permanece frio. Obviamente, para a fabricação de tais utensílios, o fabricante pode usar uma variedade de vidros, mas o ideal é que sejam resistentes ao calor. O vidro resistente ao calor tem uma série de vantagens:
- paredes transparentes através das quais você pode observar o processo de cozimento;
- aparência estética - alimentos cozidos não podem ser deslocados, mas servidos em um recipiente de vidro;
- os recipientes de vidro são fáceis de cuidar;
- o vidro não está impregnado de odores de comida;
- Os recipientes de vidro resistentes ao calor são universais: você pode cozinhar, aquecer e descongelar os alimentos neles.
Existe uma grande variedade de fornos microondas disponíveis no mercado. Os contêineres ovais e redondos são os de maior demanda.
Papel
Pode ser utilizado em fornos de micro-ondas e modelos de papel, cuja fabricação utiliza algodão e linho. Na maioria das vezes, eles são usados para aquecer produtos de panificação.
Espuma
Os pratos de isopor não são tão populares quanto os recipientes acima. Isso se deve ao fato de ser descartável. Recomenda-se usá-lo exclusivamente em baixas temperaturas, pois em condições de alta temperatura o molde começa a derreter.
Silicone
Você não vai surpreender ninguém com os moldes de silicone, toda dona de casa tem na cozinha. Na maioria dos casos, são utilizadas travessas de silicone, mas também são adequadas para fornos de micro-ondas.
Essas formas são resistentes a extremos de temperatura e suas altas taxas.
Esmaltado
Já os utensílios esmaltados pertencem ao polêmico container para microondas. Afinal, o metal é coberto com esmalte, com o qual o forno de microondas é incompatível.
Características de marcação
Dada a popularidade e a demanda por um eletrodoméstico como o forno de micro-ondas, muitos fabricantes de panelas passaram a usar marcações especiais em sua produção, que indicam a permissibilidade do uso de seus produtos em um forno de micro-ondas. Antes de usar o utensílio, preste atenção na sua rotulagem. Para vê-lo, basta olhar para o fundo do prato. Deve necessariamente ser aplicado Cadastre-se em forma de ondas.
Se estiver lá, mas riscado, significa que os pratos são estritamente proibidos de usar no forno microondas.
Aqui está uma decodificação dos ícones que podem ser vistos nos pratos:
- PP - polipropileno, adequado para forno de micro-ondas;
- PS - poliestireno, a utilização de pratos feitos com este material não é recomendada para fornos de micro-ondas;
- microondas ou não microondas - "permitido" e "proibido";
- a inscrição "termoplástico" e "duroplast" - esse recipiente é adequado para uso em um forno de micro-ondas.
Para não entrar numa situação desagradável e não colocar a sua saúde em perigo, preste atenção às designações.
Visão geral dos fabricantes
A variedade e seleção de louças de mesa hoje é bastante ampla e variada. Existem muitas empresas que se especializam na produção e venda de loiça para microondas. Entre todas as empresas, gostaria de destacar aquelas cujos produtos se estabeleceram como da mais alta qualidade e mais confiáveis.
- Luminarc - são recipientes feitos de vidro super resistente e à prova de fogo. A empresa produz todos os tipos de pratos, inclusive pratos.
- Simax usa vidro checo resistente ao calor.
- Wolomin É uma empresa polonesa. Atua na produção de louças para fornos de micro-ondas.
- Tognana É uma empresa italiana cujos produtos são considerados um dos mais fortes e duráveis.
Produtos de quase cada um dos fabricantes acima podem ser encontrados à venda em lojas de utensílios domésticos. Caso não seja possível visitar uma loja da empresa, você sempre pode usar os recursos da Internet e encontrar exatamente o que precisa.
Utensílios de cozinha inadequados
Anteriormente, examinamos os utensílios adequados para uso em um forno de micro-ondas. Mas resta descobrir que tipo de capacidade não pode ser usada em forno de micro-ondas. Isto é muito importante, uma vez que utensílios de cozinha selecionados incorretamente podem danificar o eletrodoméstico e causar um incêndio e um incêndio grave.
Certos tipos de pratos são estritamente proibidos e não podem ser usados no micro-ondas.
- Metal... Não coloque objetos de ferro no microondas, pois o metal reflete as microondas. Isso pode levar a faíscas e descargas elétricas, que podem causar chamas abertas.
- Alumínio... Assim como os objetos de ferro, as panelas de alumínio não são seguras, pois também podem causar um incêndio em questão de minutos.
- Cristal... Este material é muito bonito, mas contém chumbo, prata e outros metais que podem prejudicar o funcionamento de um eletrodoméstico.
- Com uma imagem, padrão. Anteriormente, era comum aplicar vários padrões de metal ou pulverizar em pratos. Provavelmente, muitos ainda têm esses produtos em casa, mas você não pode colocá-los no micro-ondas e expô-los a altas temperaturas. Correr riscos, é claro, não é proibido, mas as consequências podem ser terríveis. Na melhor das hipóteses, você acabará com um produto estragado ou uma placa rachada; na pior das hipóteses, você simplesmente quebrará o dispositivo.
Lembre-se: não é seguro usar moldes de folha, a própria folha, utensílios descartáveis para a fabricação de que se usa no forno o plástico mais barato e de baixa qualidade. O vidro fino também é perigoso, o que, provavelmente, não resiste à exposição a microondas. Além disso, não coloque cerâmica crua no forno.
Ao comprar pratos para posterior utilização em forno de micro-ondas, não tente economizar dinheiro, o melhor é dar preferência a um fabricante de alta qualidade e confiável, mesmo que seus produtos sejam mais caros.
Para obter informações sobre quais utensílios não podem ser usados no micro-ondas, veja abaixo.