Pratos

Concha: características e tipos

Concha: características e tipos
Contente
  1. O que é e para que serve?
  2. História da aparência
  3. Materiais de manufatura
  4. Variedades
  5. Modelos populares

A concha é um dos utensílios de cozinha essenciais e mais usados ​​e pode ser encontrada em todas as casas. No entanto, apesar da aparente simplicidade do design, hoje existem várias variedades deste dispositivo despretensioso, e alguns exemplares, para além da sua finalidade directa, funcionam mesmo como um importante elemento de decoração de cozinha.

O que é e para que serve?

Uma concha é uma colher grande usada para despejar sopa, molho, molho e outras substâncias culinárias. O volume da colher é geralmente superior a 100 ml e depende da finalidade do produto. Assim, modelos com capacidade de 140-170 ml são normalmente usados ​​para despejar massa de panqueca em uma frigideira, enquanto grandes guisados ​​com capacidade de 200 ml a 1 litro são usados ​​como sopas. Nesse sentido, a maioria das donas de casa não tem uma, mas duas ou três conchas de tamanhos diferentes ao mesmo tempo.

Freqüentemente, as colheres vêm em conjuntos com outros talheres e têm um cabo ergonômico com um orifício, gancho ou bola na extremidade. Graças a estes dispositivos, a concha pode ser pendurada num “cabide” especial incluído no conjunto, ou num prego.

Em muitos modelos, as alças apresentam um espessamento na extremidade ou ranhuras. Isso fornece uma pegada segura e aumenta a segurança do trabalho na cozinha.

As alças dos itens mais caros são equipadas com almofadas especiais de silicone ou madeira que evitam que a concha esquente enquanto estiver na panela de sopa quente. As opções mais orçamentais não têm camada isolante térmica, o que torna necessário o uso de tachas.

História da aparência

A concha é conhecida na Rússia desde tempos imemoriais e suas primeiras amostras foram feitas de madeira. O objetivo principal das colheres era remover a espuma dos pratos de cozinha, porém, um pouco mais tarde, elas começaram a ser usadas para despejar pratos culinários líquidos em pratos e xícaras.

Posteriormente, começaram a aparecer espécimes de metal, que ultrapassaram significativamente os produtos de madeira em muitas características operacionais. Tais modelos se distinguiam pela alta resistência e durabilidade, e não estavam sujeitos a deformações, rachaduras e inchaços, o que costumava acontecer com conchas de madeira. Para a sua fabricação, a princípio, utilizamos alumínio e, muito mais tarde, os produtos passaram a ser produzidos a partir do aço inoxidável.

Além do nome "concha", que sobreviveu inalterado até os dias atuais, em diferentes fontes você pode encontrar outras designações para o dispositivo, como scamper, chumichka e apolonnik. No entanto, o sinônimo mais comum para "concha" é a palavra "concha" - abreviação de "colher do chef".

Hoje, para a fabricação de conchas, não se utiliza apenas madeira e metal, mas também plástico, silicone e até mesmo vidro... As colheres são frequentemente encontradas em conjuntos de talheres caros feitos de metais preciosos e semipreciosos, como ouro, prata ou cuproníquel.

Materiais de manufatura

Conforme mencionado acima, para a fabricação de conchas, diferentes materiais são usados, cada um dos quais confere ao produto acabado certas propriedades de trabalho.

Madeira

A madeira é a mais antiga matéria-prima para conchas e, apesar de algumas desvantagens, continua sendo utilizada para a produção de conchas.

No entanto, hoje em dia, os scones de madeira têm uma função mais decorativa do que prática e, muitas vezes, são um dos elementos centrais de um interior rústico.

PARA vantagens materiais incluem naturalidade e respeito pelo meio ambiente, bem como estética de aparência e estilo. As desvantagens incluem a probabilidade de liberação de substâncias nocivas de modelos envernizados, que acontece quando a camada de tinta interage com líquidos quentes. Além disso, os modelos de madeira, por uma questão de decoratividade, são muitas vezes bastante grandes e maciços, razão pela qual não é muito conveniente usá-los para os fins a que se destinam.

Metal

As escadas de metal são feitas de cobre, alumínio e aço inoxidável. Esses produtos são caracterizados por uma longa vida útil, facilidade de uso, facilidade de manutenção e uma aparência lacônica. Além disso, os metais utilizados na produção de talheres, ao interagirem com a água a ferver, não emitem substâncias nocivas, não oxidam nem enferrujam.

O único inconveniente desses modelos é a impossibilidade de utilizá-los em pratos com revestimento antiaderente, uma vez que a delicada superfície da panela ou do braseiro pode ser arranhada com a exposição ao metal.

Materiais sintéticos

Materiais sintéticos na forma de teflon, silicone, náilon, plástico e plástico permitem a fabricação de produtos leves e confortáveis ​​com diferentes formas e cores. Os modelos podem ser usados ​​para superfícies internas antiaderentes - onde o uso de aparelhos de metal é indesejável. Não riscam o interior da loiça, são leves, podem ser pintados em todas as cores e têm um design moderno.

No entanto, alguns modelos de conchas de plástico emitem substâncias nocivas ao entrar em contato com água fervente e, portanto, são projetadas exclusivamente para servir bebidas frias.

Metais preciosos

Itens feitos de metais preciosos se destacam. Tais modelos costumam fazer parte de caros aparelhos de jantar e, além de cumprirem suas funções principais, destacam o status do proprietário e seu excelente gosto. Além de tornar o produto altamente decorativo, o uso de metais preciosos desinfeta a água e, em alguns casos, a enriquece com elementos úteis.

Variedades

As panelas são classificadas de acordo com diversos critérios, como finalidade, âmbito de uso, forma e volume. O principal critério de distinção é, naturalmente, a finalidade do dispositivo, uma vez que é isso que muitas vezes é decisivo para as outras duas características - configuração e tamanho. De acordo com a sua finalidade funcional, existem vários tipos de cozinheiros.

Sopa

Os modelos de sopa, por sua vez, são subdivididos em cozinha e salas de jantar. Os primeiros são usados ​​em cozinhas de food service, despejando sopas e outros pratos culinários líquidos e semilíquidos em pratos. O tamanho desses modelos costuma ultrapassar 300 ml e o diâmetro chega a 16 cm ou mais, o que permite retirar porções da caldeira de uma só colher. Entre os modelos de cozinha, existem simplesmente espécimes enormes que podem conter até 1 litro de líquido.

São utilizados nas cantinas públicas quando existe a necessidade de alimentar rapidamente um grande número de pessoas. Os modelos de mesa são mais elegantes em tamanho e são usados ​​na vida cotidiana. Seu volume varia de 200 a 250 ml, o que é suficiente para o uso doméstico. As conchas são freqüentemente colocadas na mesa de jantar ao lado das terrinas de sopa para que cada pessoa presente possa servir sua própria sopa.

Para o teste

Conchas para massa usado na fritura de panquecas e donuts... Esses modelos têm um volume bastante pequeno, que geralmente não ultrapassa 140-150 ml. As colheres de panqueca são caracterizadas por bordas largas com ranhuras especiais em ambos os lados para despejar a massa em um fluxo fino. Os modelos têm uma especialização bastante restrita, e seu uso para outras necessidades, por exemplo, para servir compota ou sopa, não é muito conveniente.

Para o molho

Conchas de molho destinam-se a servir acompanhamentos e molhos e não se parecem com modelos de sopa. Suas bordas costumam ser lindamente ranhuradas e a superfície de trabalho termina em um nariz estreito. Na maioria dos casos, as alças das mini-conchas de molho também têm formas ornamentadas e costumam ser esculpidas. As conchas de molho são frequentemente colocadas em um belo suporte e seu volume geralmente não ultrapassa 140 ml.

No entanto, as conchas não são utilizadas apenas para pratos líquidos: existem modelos especiais de caldeirão, com os quais é muito conveniente colocar o pilaf e outros alimentos sólidos ou semilíquidos.

Modelos populares

O mercado moderno de talheres e utensílios para cozinha apresenta uma grande seleção de conchas de diversas empresas. Abaixo estão alguns modelos que, segundo as lojas online, são os mais populares e ocupam as primeiras linhas das classificações de popularidade.

  • Concha Ototo Nessie é um produto de nylon azul e está disponível nos tamanhos 24,5x8x8 cm.O modelo tem uma aparência incomum e é feito na forma de um monstro do Lago Ness. Existem pés na parte inferior da tigela de trabalho que permitem armazenar o produto na posição vertical. Esse furo é produzido na China e custa 480 rublos.
  • Panela Tupperware é produzido nas estritas cores preto e vermelho e pode fingir ser uma decoração digna de qualquer interior moderno. A largura da tigela de trabalho é de 9,5 cm, o comprimento da alça é de 28 cm.O material utilizado é a poliamida, que pode suportar facilmente temperaturas de até 150 graus. Ao mesmo tempo, o produto não deforma, não emite substâncias tóxicas para o meio ambiente e, devido à sua baixa condutividade térmica, não aquece mesmo após uma longa permanência em uma panela com sopa quente. Essa concha custa 499 rublos.
  • Modelo Gipfel 6479 Tramonto feito de material ecológico - nylon, e pesa apenas 100 g. O produto pode ser colocado na máquina de lavar louça, está disponível em diversas cores e mede 10x34 cm. O cabo da colher é feito de plástico emborrachado, o que evita que aqueça de líquidos quentes. Essa concha custa 310 rublos.
  • Concha Pitagora a italiana Pintinox possui uma tigela de trabalho de 10 cm de largura e 3 mm de espessura e uma alça de 18 cm de comprimento.O modelo é feito de aço inoxidável de alta qualidade e tem um design discreto e formas clássicas.O custo da coleta é de 844 rublos.
  • Concha Gipfel Comfort 6455 confeccionada em tons de preto e roxo e confeccionada em náilon. A alça tem um orifício para pendurar, as dimensões do produto são 27,4x9,2 cm, peso - 134 g. Essa colher é produzida na Alemanha e seu custo é de 395 rublos.

    No próximo vídeo, você pode se familiarizar com um modelo especial de uma concha projetada para um caldeirão.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa