Pratos de plástico: prós e contras, características de uso
Os pratos de plástico são muito convenientes na vida quotidiana e são frequentemente utilizados numa variedade de situações. No entanto, nos últimos anos, os ambientalistas têm tornado mais frequentes as afirmações de que produtos em contato com o plástico tornam-se prejudiciais à saúde. Vamos descobrir que tipo de pratos existem, como escolher a opção da mais alta qualidade, como usá-la corretamente para minimizar o risco de liberação de substâncias nocivas e tóxicas.
De que são feitos os pratos?
Os pratos de plástico são usados em diferentes circunstâncias da vida, são fáceis de usar e higiênicos, não precisam de cuidados adicionais e o custo desses talheres e utensílios de cozinha é mais do que democrático. No entanto, a controvérsia sobre a utilidade e a conformidade dos materiais com os quais essas louças são feitas aos padrões continua até hoje - e de fato, o uso impróprio de plástico pode levar a problemas. Portanto, para começar, é importante descobrir do que exatamente são feitos os utensílios de cozinha.
- Tereftalato de polietileno É um dos polímeros mais sustentáveis, muito utilizado para fazer louças descartáveis, garrafas de água macias, óleos e molhos.
- Polietileno - vários tipos são usados com vários graus de densidade, dependendo do material que pode ser usado para fazer filme plástico e luvas para panificação e recipientes de plástico, garrafas, pratos reutilizáveis e tigelas.
- Poliestireno - os recipientes feitos deste polímero destinam-se principalmente ao armazenamento de substâncias a granel, bebidas geladas e alimentos à temperatura ambiente.
- Polipropileno - este material pode suportar temperaturas de até 130-140 graus, portanto, é ideal para aquecer alimentos em um forno de micro-ondas.
- Cloreto de polivinila É um plástico transparente. Basicamente, é necessário para a preparação de recipientes e outros recipientes que raramente são usados para alimentos ou para produtos embalados individualmente.
- Melamina - desse plástico obtêm-se pratos muito bonitos, que parecem exteriormente porcelana. Porém, é aí que termina a lista de vantagens do material - o fato é que esse tipo de plástico em grandes quantidades libera componentes químicos para os alimentos. Este é um material extremamente perigoso, portanto, nos últimos anos, foi proibida a fabricação de louças de melamina.
Vantagens e desvantagens
Talheres de plástico são indispensáveis para piqueniques, acampamentos e caminhadas. Os talheres são fáceis de usar, não ocupam muito espaço, pesam pouco e são bastante duráveis. Esses pratos são especialmente relevantes durante as viagens escolares - não vale a pena dar às crianças recipientes de metal ou cerâmica pesados, mas elas podem carregar plástico sem nenhum esforço.
Existe uma opinião sobre os perigos do plástico. No entanto, se comprar pratos de qualidade comprovada apenas de fabricantes conhecidos, utilizando-os de forma correta, eles não farão mal à saúde humana.
Se falamos de tábuas de corte de plástico, em muitos aspectos elas até superam as de madeira em seus parâmetros operacionais, uma vez que não se deterioram com o contato com os dispositivos perfurocortantes. Além disso, o plástico não cria condições para a reprodução da microflora patogênica - fungos e bolores, é fácil de limpar e tem uma vida útil mais longa.
Por sua natureza, os polímeros são atóxicos e, portanto, tornou-se possível usá-los para fins alimentares, mas deve-se estar ciente de algumas das deficiências do material.
O plástico puro é bastante frágil, não resiste a altas e baixas temperaturas, por isso, adicionam-se estabilizantes que lhe conferem as propriedades necessárias no fabrico da loiça - o que torna os talheres mais duráveis, mas ao mesmo tempo mais venenosos.
Quando certas condições são alcançadas, os aditivos químicos e solventes especiais podem entrar nos alimentos e ter um efeito patogênico no corpo.
- Formaldeído provocar doenças oncológicas, mutagênicas ou alérgicas, afetar negativamente os órgãos geniturinários, atrapalhar o funcionamento do sistema nervoso central e dos rins.
- Ftalatos - causa um aumento acentuado da pressão sistólica e frequentemente leva à infertilidade feminina e masculina.
- Metanol - um dos venenos mais perigosos que estimula processos patológicos no sistema nervoso central e órgãos da visão, muitas vezes leva à intoxicação crônica.
- Estireno - outra substância que causa câncer. Afeta os sistemas reprodutivo, nervoso e cardiovascular, interfere no metabolismo normal.
- Bisfenol A - tem a propriedade de se acumular no corpo, causando diabetes, infertilidade e câncer. Perigoso para mulheres grávidas.
- Cloreto de vinil É cancerígeno com pronunciado efeito neurotrópico, via de regra, é liberado de um recipiente de policloreto de vinila durante o envelhecimento. Quando entra no corpo humano, é modificado e convertido em cloroetileno, que causa processos tumorais no fígado, pulmões, cérebro, sistema circulatório e linfático. Nesse caso, o início dos processos de decomposição do plástico com aditivos de cloreto de vinila começa já 710 dias após o enchimento do recipiente.
Tipos de pratos
Os pratos de plástico são divididos em descartáveis e reutilizáveis de acordo com seu uso específico.
O descartável tem muitas vantagens, é especialmente relevante na hora de organizar piqueniques ou pequenos banquetes, após os quais não há absolutamente nenhuma vontade de lavar a louça, a dona de casa não terá que ter medo de que um dos convidados venha a quebrar acidentalmente o seu prato preferido.A baixela descartável é muito procurada nos estabelecimentos de alimentação, pois não quebra, além de ser leve, compacta e não requerer nenhum tratamento sanitário e higiênico após o uso.
No entanto, deve ser entendido que os pratos descartáveis só podem ser usados uma vez. Muitas pessoas lavam e colocam novamente sobre a mesa, e isso não é nada seguro. Poucas pessoas sabem que nem todos os tipos de pratos de plástico se destinam a pratos quentes, e o consumo de álcool desses pratos é totalmente proibido - ao entrar em contato com substâncias que contêm álcool, o plástico começa a ruir e todas as substâncias tóxicas junto com a bebida entram no corpo humano.
Muitos funcionários inescrupulosos do setor de alimentação reutilizam pratos de plástico - para evitar que isso aconteça, é recomendável apertar os pratos e copos imediatamente após o uso.
Talheres de plástico reutilizáveis também são amplamente solicitados e estão disponíveis em quase todos os apartamentos. Esses talheres incluem recipientes para armazenamento de alimentos, garrafas de água mineral, tábuas de corte de plástico e tigelas e copos reutilizáveis para bebidas de verão.
Ao usar esses pratos, você precisa entender que Nem todo utensílio é adequado para armazenamento em freezer ou armazenamento de alimentos quentes - é importante prestar atenção à rotulagem.
Os pratos reutilizáveis a vácuo também se espalharam, graças ao vazio de ar criado no interior, o armazenamento de longo prazo dos produtos é garantido. Esses utensílios são especialmente populares para queijos duros, peixes do rio e do mar, café moído. Mas para carnes, frutas vermelhas, frutas e vegetais, esses dispositivos não são recomendados - nessas condições, cria-se um ambiente favorável à reprodução de estafilococos, salmonelas e outros microrganismos patogênicos.
Esteja ciente de que em qualquer caso, os pratos de plástico não são adequados para alimentos em conserva, fermentados, azedos e enlatados.
Visão geral dos fabricantes
A principal participação da baixela plástica no mercado nacional é representada por produtos Tupperware, Huhtamaki e IKEA, Os fabricantes chineses estão um pouco atrás deles - ocupam cerca de 35%, a quota de talheres de plástico da Polónia e de Portugal é de cerca de 7 a 8%.
Nos últimos anos, tem havido uma tendência de aumento da participação dos fabricantes russos. Seus produtos são notáveis por seu baixo custo e disponibilidade, por isso cada vez mais compradores os preferem. Entre as principais marcas estão - StirolPlast, TsentrPak, Artplast e Rossi.
Como escolher?
Na compra de pratos de plástico, é importante estar atento à rotulagem, pois os símbolos na embalagem indicam os limites do âmbito do aparelho.
Então é muito importante ter um copo e um garfo no conjunto de talheres - esta é a designação de utensílios destinados a guardar alimentos. Se essa marca não existir - o plástico provavelmente é perigoso, pode prejudicar o corpo - é melhor recusar a compra.
A marca PS é usada para marcar poliestireno - tal utensílio só pode ser usado para lanches frios e refrigerantes. O material é incompatível com alimentos quentes e álcool, pois causa aumento da liberação de estireno, prejudicando o fígado e os rins humanos.
Dígito 5 ou PET denotam tereftalato de polietileno - copos com marcações semelhantes são geralmente usados na venda de bebidas como kvass, suco de fruta e limonada. Beber líquidos que contenham álcool com eles, bem como chá ou café quente, é estritamente proibido.
PP- é assim que se rotula o polipropileno, é absolutamente incompatível com o álcool, ao interagir com ele são liberadas substâncias tóxicas que prejudicam a visão, o fígado e os rins.
Dígito 3 ou PVC significa a presença de policloreto de vinila - o plástico mais barato e nocivo para uso alimentar, por conter mercúrio, além de cádmio, dioxinas e outras substâncias - geralmente o escopo de seu uso se limita à embalagem de produtos químicos domésticos.
EDUCAÇAO FISICA - denota polietileno, este, segundo os especialistas, é o melhor material para a fabricação de pratos plásticos. Dê preferência aos pratos dela.
Lembre-se de que os pratos de plástico de alta qualidade geralmente são transparentes, qualquer corante colorido contém toxinas que causam envenenamento corporal.
Dicas de uso
Para que o uso de pratos de plástico seja seguro, existem algumas regras a seguir.
- Use talheres de plástico apenas como último recurso, quando não for possível substituí-los por talheres de outros materiais.
- Preste atenção às marcações.
- Evite reutilizar talheres descartáveis. Você também não deve usar os dispositivos se notar qualquer dano ao produto - arranhões ou rachaduras.
- Não reaqueça alimentos de plástico em um forno de micro-ondas, mesmo que esteja marcado em conformidade. Lembre-se de que o calor não é distribuído uniformemente no micro-ondas, portanto, sempre existe o risco de uma das áreas de plástico superaquecer e começar a liberar elementos tóxicos.
- Na hora de consumir bebidas alcoólicas, assim como pratos quentes, é preferível usar pratos de vidro ou de metal.
- Não deixe pratos expostos à luz solar direta, pois a luz ultravioleta destrói o plástico.
- Não embale carnes e queijos em recipientes de plástico lacrados.
- É impossível queimar esses pratos após o uso, uma vez que, durante o processo de fusão, são liberadas substâncias tóxicas, em particular a perigosa dioxina cancerígena.
- Jogue fora os pratos usados em lixeiras especiais projetadas para coletar resíduos de plástico.
Não é recomendável guardar alimentos com alto teor de ácidos, açúcar e gordura em recipientes de plástico.
Esteja ciente de que qualquer produto polimérico tem a propriedade de "envelhecer" sob a influência do ar, do calor, da luz, bem como do contato com substâncias agressivas. Os pratos são destruídos se forem utilizados detergentes abrasivos e escovas de metal duro para processá-los, portanto, qualquer recipiente de plástico, mesmo reutilizável, não deve ser usado por muito tempo.
Resumindo tudo o que precede, nota-se: quando uma pessoa desenvolve doenças, todas as forças da família se dirigem ao tratamento, e poucas pessoas procuram a causa - e é totalmente em vão, porque o uso indevido de pratos de plástico torna-se um causa frequente de muitas patologias.
Não se coloque em risco - use apenas panelas de fabricantes confiáveis e estritamente de acordo com as regras acima.
Para informações sobre como fazer pratos de plástico, veja o próximo vídeo.