Pratos

Tigelas: tipos e características de escolha

Tigelas: tipos e características de escolha
Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Diferenças
  4. Como escolher?

Beber chá é um passatempo maravilhoso para muitas pessoas. Todo mundo adora visitar, para as férias ou para uma xícara de chá. Beber chá é a chave para uma boa conversa. O tempo voa com o chá, e você pode tomá-lo a qualquer hora do dia. Mas a peculiaridade de se beber chá não reside apenas nas guloseimas saborosas ou em um tipo de chá caro, mas também no recipiente em que o chá é servido.

Muitos países e povos têm um serviço especial em que esta bebida é servida. E se entre os povos ocidentais eles incluem as canecas padrão para todos - xícaras, então, para o povo do Oriente, essas são as tigelas.

O que é isso?

Uma tigela é um pequeno recipiente hemisférico sem alças. Tigelas de vários tamanhos e volumes são usadas como recipientes para sopas, chás e outros pratos que são servidos à mesa. Devido ao formato arredondado e ao tamanho exclusivos das tigelas, a comida em porções é frequentemente servida em uma mesa comum. Na cozinha oriental, gostam de mimar os hóspedes com uma grande variedade de pratos diferentes. Visto que muitas pessoas querem experimentar de tudo de uma vez, esses discos desempenham idealmente esse papel. A pátria da palavra "piala" é a Pérsia, onde soa como "piyale". Acredita-se que esse tipo de baixela seja um dos mais antigos do mundo. Seu primeiro uso começou no século 1 DC. A argila serviu de material para a criação das tigelas.

Com o tempo, a pessoa decide se cercar de coisas mais práticas e cômodas, então a quebra da argila é substituída por vidro, além de porcelana e cerâmica. Muitas pessoas se perguntam por que não há alças nesses pratos. Isso aconteceu devido ao modo de vida nômade dos povos orientais. Se houvesse alça na tigela, atrapalharia o transporte dos pratos nas sacolas. Devido à ausência deste elemento, economiza-se espaço e a própria tigela fica menos exposta a solicitações mecânicas, e a possibilidade de quebrar a tigela é reduzida.

Com o tempo, os nômades inventaram caixas especiais para tigelas, que eram consideradas especialmente valiosas. Até hoje, os vasos de porcelana chinesa são considerados os mais valiosos e autênticos.

Agora existe uma produção em massa de tigelas com os seguintes materiais:

  • faiança;
  • argila;
  • copo;
  • porcelana;
  • plástico;
  • metal;
  • Madeira;
  • coco.

Visualizações

O tamanho e o volume das taças na sua forma tradicional são muito pequenos: cerca de 25 a 120 ml, porque tudo depende do fabricante. Os parâmetros das paredes, a sua espessura, a presença de um ornamento ou padrão, uma tampa ou paredes duplas também dependem do local de produção dos pratos.

Além disso, muito depende da finalidade para a qual esses pratos serão usados: se eles serão usados ​​para beber chá ou se servirão uma sopa requintada nele.

  • O chá verde e o branco são bebidos em tigelas de porcelana fina. Eles são abertos, portanto beber nessas tigelas é típico do período de verão, já que esses tipos de chás são bebidos gelados para matar a sede. O chá quente neste tipo de porcelana esfria rapidamente.
  • Se quiser tomar um chá quente no tempo frio, então as tigelas de cerâmica com paredes espessas ou duplas são ideais, pois o calor será retido por muito mais tempo, o que significa que o chá permanecerá quente. Nesse caso, a cerâmica não vai queimar muito suas mãos, mas, ao contrário, vai te aquecer.
  • Xícaras vitrificadas são usadas para chás como Gaudan Oolong. Este chá contém óleos essenciais. Graças à cobertura da tigela, os óleos essenciais não desaparecem imediatamente, mas abrem-se gradualmente.
  • Para o autêntico chá japonês beber chá matcha, vale a pena escolher tigelas grandes, que se chamam "chawan". Uma tigela grande é necessária para que o pó de matcha possa ser batido direto na tigela e despejado em água fervente.
  • Normalmente, usam-se tigelas médias para servir a sopa. Na maioria das vezes, o material para fazer essas tigelas é a cerâmica, já que não é tão frágil quanto a porcelana. Estas tigelas já possuem pequenas alças que facilitam o transporte na hora de servir.
  • Para molhos ou geléias, as taças de vidro são preferíveis - são orgânicas e lacônicas, adequadas para qualquer mesa, sem distrair a atenção. Na maioria das vezes, pequenas tigelas são escolhidas para molhos. Ao pôr a mesa, costuma-se usar o princípio: uma tigela - uma pessoa.
  • As tigelas de madeira são o estilo ecológico de hoje. É claro que as tigelas de madeira já são usadas há muito tempo, mas só agora se tornaram realmente populares. Isso inclui tigelas de coco. Essas tigelas são leves e práticas, sem muito design ou padrões.

Diferenças

Cada país tem seus próprios fundamentos e tradições, que foram transmitidos de geração em geração, de pais para filhos. Não é de estranhar que muitos turistas, vindos a este ou aquele país, procurem encontrar um restaurante único com cozinha local para não só saborear a comida local, mas também para saborear a servir. Na culinária do Cazaquistão, Tajiquistão e Uzbeque, a comida é servida mais frequentemente em tigelas abertas com bordas largas, sem tampa, para que o aroma esteja em toda parte. As especiarias são um ingrediente especial.

O Japão - a Terra do Sol Nascente - prefere produtos cerâmicos de vários tamanhos. Na maioria das vezes, além da sopa, o arroz é sempre servido em tigelas, que depois é embrulhado em folhas de nori ou simplesmente consumido sem nada. A China é famosa por sua porcelana. Os museus exibem composições inteiras dos conjuntos reais. A variedade desses produtos é bastante grande, e cada chá tem seu tipo (com paredes planas ou planas, arredondadas). Para a sopa, utilizam-se pratos com paredes espessas.

Todos os pratos são unidos por um desenho - um motivo da cultura e religião chinesa, feito com o auxílio de vários ornamentos ou inscrições. As tigelas chinesas são restritas, mas ao mesmo tempo podem ser feitas em qualquer cor.As cores mais comuns são vermelho, preto, branco e azul.

As tigelas de barro e vidro não pertencem a um país específico, que seria o primeiro a usar ativamente esses materiais. Freqüentemente, as pessoas fazem seus próprios copos de barro, por exemplo, em um curso de modelagem. As lojas fornecem tigelas de vidro.

Como escolher?

As tigelas de chá chinesas são as mais populares entre a cultura oriental. Sua conveniência tem sido notada por muitos conhecedores não apenas da própria China, mas também por aqueles que estão apenas começando a conhecer essa cultura. O principal ponto a ser prestado atenção na escolha dos pares de cubas é o seu volume. O bule deve ter água apenas o suficiente para encher um par de tigelas. Isso significa que a chaleira deve conter aproximadamente 50 ml de líquido. Muito também dependerá das próprias tigelas - elas podem ser maiores em volume.

Grandes conjuntos de presentes estão agora disponíveis, incluindo um bule e dois pares de tigelas. Existem outros conjuntos onde o número de pares é maior. Além dos aspectos estéticos, na hora de comprar deve-se atentar para o fato de que a tigela é fácil de pegar, não escorrega das mãos, não é muito áspera e a superfície não tem recortes.

Além disso, não deve haver rachaduras ou pequenos fragmentos. Todos esses pontos devem ser verificados antes de comprar a mercadoria, e então as tigelas servirão ao seu dono por muitos anos.

Assista a um vídeo sobre o assunto.

sem comentários

Moda

a beleza

casa