Talheres descartáveis: que tipos existem e podem ser reutilizados?
Os talheres descartáveis são indispensáveis para piqueniques, organização de viagens turísticas, bem como para a celebração do aniversário das crianças. No entanto, nos últimos anos, as declarações de ambientalistas sobre os perigos de tais pratos têm se tornado mais frequentes, além disso, nos países da UE este ano foi aprovada uma lei que proíbe pratos de plástico - ela entrará em vigor em dois anos. Vamos dar uma olhada no que são talheres descartáveis e se eles fazem mal ao meio ambiente e à saúde humana.
Compromisso
Com o advento dos talheres descartáveis nas lojas, organizar piqueniques, caminhadas e pequenas viagens tornou-se muito mais fácil e conveniente.
Dispositivos de plástico são amplamente usados para aniversários, eventos corporativos e outros eventos informais.
A indústria moderna oferece uma ampla seleção de utensílios semelhantes para sopas, pratos principais, saladas e bebidas:
- pratos e tigelas;
- uma variedade de talheres - garfos, colheres e até facas;
- copos e xícaras - podem ser com ou sem tampa;
- acessórios adicionais - canudos, agitadores e espetos.
Não há dados exatos sobre o criador dos talheres descartáveis. De acordo com uma versão, foi inventado por um estudante pobre, a quem um vidro quebrado acidentalmente foi incluído na conta de um café. Segundo outras fontes, a criação de baixelas descartáveis começou a ser pensada a partir da publicação, pelo Dr. E. Davidson, dos resultados de um estudo relacionado às peculiaridades do uso de pratos e colheres de alumínio em cantinas escolares. A conclusão do médico era óbvia - é a qualidade da louça que causa o aumento do nível de envenenamento.
O primeiro copo descartável era feito de papel e tinha o formato de um cone. Tal produto foi inventado pelo jornalista americano Moore, mas acabou não tendo muito sucesso. O papelão, mesmo o mais denso, não retém água. No entanto, a ideia foi retomada por outros empresários, e depois de alguns anos os consumidores foram presenteados com pratos perfeitos que podem ser considerados com segurança os "pioneiros" - poderiam conter alimentos líquidos, poderiam ser colocados na mesa e, em. em termos de seus parâmetros externos e operacionais, lembrava os pratos atuais ...
Em 1910, a produção de tais produtos tornou-se em massa, e a demanda por louças atingiu seu pico com o desenvolvimento das redes de fast food - isso é por volta dos anos 50. século passado.
Vantagens e desvantagens
Ao longo dos longos anos de existência de tais produtos, nenhum consenso foi desenvolvido sobre as vantagens e desvantagens de talheres descartáveis. As vantagens incluem as seguintes características.
- Segurança dos talheres descartáveis - ao contrário do vidro e da porcelana, eles não podem ser quebrados e danificados por fragmentos.
- Estética - os pratos de plástico hoje em dia têm um aspecto bastante atraente, apresentam-se numa grande variedade de tonalidades e estampas, podem ter padrões temáticos, texturas inusitadas, são permitidas inclusões de materiais estranhos. Em alguns casos, é possível fabricar de acordo com um projeto individual.
- Resistência ao calor - sob a influência de temperaturas elevadas, as propriedades físicas e operacionais do material permanecem inalteradas, não ocorrendo deformações e alterações na composição química da substância.
- Versatilidade - Talheres descartáveis podem ser usados para alimentos quentes e refrigerados.
- A capacidade de usar para armazenar alimentos na geladeira, bem como para aquecer e cozinhar em um forno de micro-ondas.
- Algumas categorias de louças descartáveis são resistentes ao gelo, o que permite que sejam utilizadas durante as caminhadas de inverno, bem como para guardar alimentos no freezer.
- Durabilidade - a deformação do produto ocorre apenas com forte impacto ou por ação de uma chama.
- Resiliência - se aplica a itens como facas e garfos. Esses recursos permitem que você corte e pique alimentos com eficácia, sem medo de estragar seus talheres.
- Peso leve, compacto - graças a esta propriedade, os pratos são convenientes para levar consigo em caminhadas.
- Resistente a ácidos e gorduras.
- Vasta gama de designs.
- Baixo custo.
A principal desvantagem dos talheres descartáveis está associada ao seu respeito ao meio ambiente. Obviamente, a maior parte desses talheres é feita de plástico, que se decompõe por mais de 100 anos, poluindo o meio ambiente, os ambientalistas até cunharam o termo "poluição do plástico".
Hoje, o problema é tão agudo que nos países da UE, não há muito tempo, até mesmo uma lei foi aprovada proibindo o uso de louças descartáveis.
Além disso, esta desvantagem diz respeito a quase todos os tipos de produtos, mesmo os de papel. Basta pensar nisso: o papel por si só não é capaz de reter líquido para que o vidro possa ser usado para o fim a que se destina, é coberto com plástico líquido, que, novamente, uma vez descartado, se decomporá por séculos, liberando metano e outras substâncias nocivas. Em nosso país não existe tal lei, então o plástico ficará nas prateleiras das lojas por muito tempo.
Materiais (editar)
Talheres descartáveis feito de uma ampla variedade de materiais:
- papelão coberto com plástico líquido;
- o próprio plástico;
- poliestireno espumado.
Existem talheres artesanais, de pergaminho e de papel alumínio, mas os seguintes tipos de produtos são usados com mais frequência.
Utensilios de plastico
Este conceito esconde pratos de polipropileno, bem como policloreto de vinila, tereftalato de polietileno, PEBD e PEAD, policarbonato e outros tipos de plástico.
Os produtos confeccionados com esses materiais são caracterizados pela versatilidade, alta higiene, densidade e baixo custo.
Hoje, esses pratos são amplamente representados em uma ampla variedade de designs. e é comumente usado em casa, escritório, café, viagens e reuniões familiares.
No entanto, não era isento de desvantagens. Em primeiro lugar, isso inclui a incapacidade de aquecer tais pratos e armazenar alimentos por muito tempo. Além disso, o plástico é difícil de reciclar, como dizem os ecologistas - isso lança dúvidas sobre as perspectivas de distribuição desses pratos no futuro.
Utensilios de papel
Em termos de popularidade, esses talheres não são de forma alguma inferiores ao plástico. Papel e pergaminho são usados para fazer pratos e copos de papelão, e embalagens artesanais para alimentos também são feitas de papel. Esses pratos são comuns em lanchonetes, pontos de venda de fast food, indispensáveis para arrumar a mesa em festas infantis. Esses utensílios são seguros e, portanto, mesmo que o bebê deixe cair o prato, isso não lhe causará nenhum dano ou lesão.
Os copos de papel são feitos de papelão fino e as superfícies externas são laminadas para evitar umedecimento ao entrar em contato com líquidos quentes e frios.
Além disso, o revestimento protege a pessoa contra queimaduras se houver líquido quente na louça.
As vantagens de tais pratos incluem:
- facilidade;
- praticidade;
- confiabilidade;
- higiene;
- baixo custo.
Quando aquecidos, tais dispositivos não emitem substâncias nocivas e cancerígenas, mas devido ao revestimento sintético possuem um longo período de decomposição, portanto, não são seguros para o meio ambiente.
Vidraria bio
Para reduzir os danos associados ao descarte do plástico, foram inventadas as chamadas louças biodegradáveis, feitas com materiais naturais: amido de milho, cana-de-açúcar e bambu com adição de todos os tipos de aditivos alimentares.
A principal característica distintiva de tais dispositivos é que eles são totalmente seguros para a saúde humana e para o meio ambiente.
Além disso, esses pratos têm muitas vantagens para o comprador:
- peso leve;
- fácil de usar;
- força aumentada;
- a capacidade de resistir a temperaturas de até 20 graus;
- graxa e resistência à água.
A decomposição completa desse tipo de prato leva de 4 a 5 meses.
Utensilios de madeira
Talheres descartáveis ecológicos feitos de madeira não são amplamente utilizados - são usados principalmente em cafés especializados em alimentos saudáveis.
As vantagens indiscutíveis de tais utensílios incluem:
- naturalidade do material;
- força;
- estética;
- segurança ambiental.
As desvantagens incluem o alto custo.
Opções de design
Quando os talheres descartáveis apareceram pela primeira vez nas prateleiras das nossas lojas, eram apresentados exclusivamente em cores sólidas brancas. O design mudou com o tempo e hoje você pode encontrar pratos, copos, garfos e colheres de vários tons - preto, vermelho, laranja, amarelo, rosa e azul, podem ser foscos e transparentes, monocromáticos ou impressos.
As tendências de decoração mais populares para jogos de mesa descartáveis.
- Fazer xícaras elegantes com imagens grandes ou logotipos de empresas - isso torna os pratos especialmente relevantes em festas corporativas, treinamentos e seminários.
- Ampliando a gama de cores - provavelmente pelo menos metade dos pratos descartáveis são adquiridos hoje para serem colocados em mesas em festas infantis. É por isso que recentemente se tornou moda produzir tais pratos com padrões retratando os heróis de seus desenhos animados favoritos, e há pratos "juvenis" e "femininos".
- Xícaras com tampa - esta é uma das últimas tendências, esses complementos são indispensáveis para pequenos estabelecimentos de venda de café, sucos, coca-cola e outros produtos para viagem. Como regra, as tampas são incolores ou esbranquiçadas, enquanto as xícaras em si parecem bastante elegantes. Muitas vezes, há um tubo no kit.
- Nos últimos anos, os recipientes descartáveis para alimentos têm ganhado popularidade - podem ser recipientes e lancheiras de papelão ou plástico. Via de regra, são totalmente transparentes, mas nos últimos anos tem havido uma tendência de decorar as embalagens com um padrão que aumenta o apetite.
Visão geral dos fabricantes
A demanda por louças descartáveis está sempre alta, de modo que a produção e a venda desses produtos foi e continua sendo um negócio altamente lucrativo, pelo menos em nosso país.
Durante muitos anos, os dispositivos italianos estiveram na liderança do mercado, mas hoje as marcas nacionais surgiram na Rússia, a qualidade dos seus produtos não é de forma alguma inferior aos famosos produtos premium europeus. Entre as marcas mais populares:
- empresa "Mistério";
- "Empacotamento do czar";
- "Uma fonte";
- Unifol;
- "Alkor";
- GC "Opticom".
Critérios de escolha
Quaisquer itens que entrem em contato com os alimentos devem necessariamente atender a certos requisitos, talheres descartáveis não são exceção.
Tais produtos devem atender às normas higiênicas e sanitárias e possuir marcações especiais.
- É aconselhável escolher os pratos de acordo com GOST, não TU. O fato é que o estudo das condições técnicas muitas vezes permite que os fabricantes "omitem" uma série de requisitos importantes que são especificados nos GOSTs atuais.
- Ao escolher os pratos, certifique-se de cheirar - você não deve cheirar nenhum odor químico. Se você for comprar pratos coloridos, será útil esfregá-los com os dedos - se deixar marcas em suas mãos, recuse imediatamente a compra.
- Ao escolher a panela certa, é muito importante prestar atenção especial à rotulagem dos produtos oferecidos - ela pode dizer muito sobre as características de uso da panela. Se o rótulo estiver faltando, não arrisque sua saúde.
- Para café ou chá quente, você deve optar por copos de papel, já que beber bebidas quentes de plástico pode prejudicar o bem-estar. Deve-se observar que os vidros de plástico também não se destinam ao consumo de álcool - ao interagir com componentes que contêm álcool, o plástico começa a liberar produtos químicos que podem causar danos tóxicos ao corpo.
- Examine a embalagem - deve haver uma pequena placa representando um garfo com um copo ou copo - este símbolo significa que você pode comer nesses pratos, mas se o ícone estiver riscado ou não estiver, o material não é adequado para produtos alimentares.
- Para bebidas frias, é melhor usar aparelhos de poliestireno - denotado pelas letras PS ou o número 6. Esses pratos e copos são mais densos do que os de polipropileno, e é muito mais fácil prender alimentos com garfos e colheres feitos deste material. Lembre-se que, ao serem aquecidos, esses pratos se deformam e começam a liberar um componente altamente tóxico - o estireno, por isso o material é indicado exclusivamente para lanches frios e refrigerantes gelados.
- Os números 2 e 4 ou as letras PEBD (PEBD) denotam polietileno - é forte, por isso é mais usado para fazer garrafas e sacolas, além de canecas.
- Pratos de polipropileno são marcados com símbolos PP, eles são ideais para produtos quentes aquecidos a 100-110 graus, adequados para aquecimento no microondas, mas o contato com bebidas alcoólicas permanece indesejável.
- O mais seguro é considerado um prato com a etiqueta PET, mas os dispositivos com as letras PVC ou PVC, ao contrário, são bastante perigosos para uso alimentar.
Importante: lembre-se que no momento da compra você não pode ter 100% de certeza de que o material não contém componentes tóxicos, pois de acordo com a norma aceita, apenas o tipo de plástico é indicado.
Por isso, procure escolher apenas o produto de fabricantes de confiança ou compre em grandes supermercados que valorizem sua reputação.
É reutilizável?
A reutilização de talheres descartáveis é inaceitável. O fato é que a camada protetora é geralmente bastante frágil e freqüentemente danificada após o primeiro uso - isso leva ao fato de que compostos nocivos podem entrar no corpo junto com os alimentos.
A proibição pode ser indicada pelas marcações dos pratos.
- O PET ou o número 1 indica diretamente a inadmissibilidade do reaproveitamento, pois sob a influência do oxigênio inicia-se a oxidação do material e liberação de substâncias nocivas. Pelo mesmo motivo, não é recomendado o reaproveitamento de produtos marcados na embalagem com um triplo ou um sete - com a exposição prolongada aos componentes liberados ao longo do tempo, processos patológicos podem começar no corpo até a oncologia.
- Mas pratos com as marcações 2.4 e 5 podem ser usados - eles são feitos de substâncias potencialmente seguras, no entanto, apenas alimentos e bebidas refrigerados podem ser armazenados neles.
No entanto, o perigo de liberação de componentes tóxicos está longe de ser o único que o espera quando a louça descartável é reutilizada. O fato é que esses talheres riscam-se rapidamente e se formam microfissuras na superfície. Mesmo se você tentar muito, ainda não conseguirá lavá-los até que estejam completamente esterilizados. Como resultado, um ambiente ideal para a reprodução da microflora patogênica é formado aqui.
Beber e comer em utensílios de plástico pela segunda vez, argumentam alguns pesquisadores, é como lamber a almofada do vaso sanitário.
Pense só: esse prato já esteve com você no caminho, o sol estava brilhando nele, a poeira da estrada grudou nele, você agarrou com as mãos, e não muito limpo - melhor arriscar com coragem e não dar aos micróbios um chance extra de entrar em seu corpo.
Neste vídeo, você conhecerá o processo de produção de louças descartáveis.