Tigelas: finalidade, variedades e recomendações para a escolha
É comum chamar uma tigela de prato fundo e largo que se parece com uma pequena bacia. Este tipo de utensílio de cozinha tem frequentemente uma forma hemisférica sem tampa e pegas. Uma característica distintiva deste prato é um fundo fino e paredes finas. Hoje, tigelas de vários formatos e volumes estão amplamente disponíveis para venda. O material de que são feitos também é muito diverso.
Âmbito de aplicação
Este tipo de panela destina-se principalmente a misturar ingredientes e a bater alimentos. Mas, além disso, as tigelas costumam ser utilizadas para servir sopa e outros pratos líquidos, para preparar cereais e saladas. Eles amassam a massa, lavam frutas e vegetais, descongelam alimentos, conservam alimentos e os usam para guardar alimentos na geladeira.
Existe taças especiais com um aquecedor de gel para aumento rápido da massa enquanto amassa... Este tipo de talheres, em aço inoxidável, é indispensável durante um piquenique ou num acampamento.
Variedade de sortimento
As tigelas podem ser vendidas individualmente ou em conjuntos. Esses kits contêm de 2 a 6 (ou mais) elementos, o que é muito conveniente, uma vez que tigelas de tamanhos diferentes podem ser usadas para uma ampla variedade de propósitos. Em recipientes pequenos, é conveniente aquecer os primeiros pratos e marinar os alimentos, podendo guardar pequenas porções de alimentos no frigorífico.
As tigelas de tamanho médio são mais utilizadas para fazer saladas ou carne picada, mas também para armazenar alimentos. Tigelas grandes são ideais para amassar massa, servir saladas e outros pratos.
Características dos materiais de fabricação
Hoje, as tigelas são feitas de uma variedade de bases, que têm suas próprias vantagens e desvantagens. Na maioria das vezes, esse tipo de baixela é feito dos seguintes materiais.
- Aço inoxidável. É um material muito forte e durável que pode suportar altas temperaturas. Em tigelas de aço inoxidável, você pode ferver água rapidamente, reaquecer alimentos e cozinhar alimentos no fogo. Mas os pratos de aço inoxidável são difíceis de limpar da sujeira, pois qualquer produto abrasivo para utensílios de cozinha deixa riscos em sua superfície.
- Alumínio... Tem boa condutividade térmica, é leve e durável. Mas os pratos de alumínio são destruídos pelo contato com um ambiente ácido e com detergentes alcalinos. As tigelas de alumínio são recomendadas para ferver água, mas não para cozinhar alimentos.
- Metais. As tigelas de metal não são manchadas com corantes alimentares, não absorvem os odores alimentares, são fáceis de limpar e mantêm o seu aspecto atraente por muito tempo. Mas, por exemplo, é indesejável derramar água em recipientes de ferro para não contribuir para o processo de corrosão. São adequados para fritar e assar alimentos. Eles devem ser bem limpos e secos após o uso.
- Esmalte. A cuba de aço esmaltado é fácil de limpar, estética e higiênica. É resistente a ácidos e sais. Mas os pratos esmaltados exigem uma atitude muito cuidadosa. Esses produtos não toleram impactos e mudanças bruscas de temperatura. Em nenhum caso, você deve usar panelas com uma camada de esmalte danificada, pois isso representa uma ameaça à sua saúde.
- Madeira. Os pratos de madeira são amigos do ambiente, são suficientemente fortes e têm um cheiro único. As tigelas de madeira são ideais para vinagrete, saladas, frutas vermelhas, tortas, cogumelos em conserva e vegetais. Este recipiente de servir de madeira parece muito impressionante na mesa festiva. No entanto, deve ser lembrado que esses pratos escurecem com o tempo e podem acumular odores.
- Argila. É um material natural maravilhoso. O peixe, a carne ou os cogumelos preparados nesses pratos têm um aroma especial e um sabor único. Você pode guardar comida em tigelas de barro por muito tempo. Este prato, sem esmalte, é absolutamente seguro para a saúde. Produtos de argila não devem ser colocados em um ambiente de alta temperatura e não devem ser esfregados com escovas de metal.
- Cerâmica. Os pratos de cerâmica são frágeis e não resistem a mudanças bruscas de temperatura. Esses utensílios de cozinha podem conter chumbo prejudicial à saúde. As tigelas de cerâmica são mais utilizadas para servir refeições prontas e para fornos de micro-ondas.
- Copo... Tem uma aparência atraente. As taças de vidro são fáceis de limpar, mas sensíveis a qualquer dano mecânico e requerem um manuseio cuidadoso. Eles podem ser usados com eficácia para servir saladas à mesa festiva. As taças de vidro resistentes ao calor podem ser limpas com produtos químicos e podem ser usadas em fornos de micro-ondas e fornos.
- Plástico. Os pratos de plástico são leves e requerem pouca manutenção. As taças de plástico de polipropileno com marcação em PP são feitas de material seguro para a saúde humana. Eles podem ser usados para alimentos frios e quentes, mas não devem ser aquecidos. Na maioria das vezes, as saladas e os vegetais são colocados nesses recipientes. Para misturar e bater produtos com ela, use uma tigela de plástico com alça, paredes altas e fundo estável.
- Silicone. Os pratos de silicone geralmente são coloridos, resistentes a altas temperaturas e não absorvem odores estranhos. O silicone de qualidade alimentar é um material seguro. Esses pratos podem ser lavados à mão e na máquina de lavar louça. Mas lembre-se de que as tigelas de silicone são muito fáceis de arranhar com objetos pontiagudos.
- Coco... Estes contentores são totalmente naturais, reutilizáveis e têm um design único. O coco é caracterizado pela leveza e alta resistência. As taças de coco devem ser lavadas à mão e não devem ser expostas a mudanças bruscas de temperatura.
Dicas úteis na hora de comprar
Para escolher as tigelas certas, confiáveis e práticas, você deve ler atentamente as recomendações de chefs experientes.
- O ideal é adquirir várias versões desses pratos com volumes diferentes, por exemplo, 1,5, 2,5 e 5 litros.
- Para um conjunto de tigelas, você precisa comprar imediatamente uma peneira para peneirar a farinha e os cereais, bem como uma peneira.
- Escolha opções visualmente atraentes e sustentáveis para servir refeições prontas. Para misturar saladas e carnes picadas, são adequados os modelos amplos destes pratos.
- Se você escolher tigelas para armazenar alimentos, opte por itens altos com tampa para proteger os alimentos da oxidação.
- Tigelas graduadas permitem medir com precisão a quantidade de líquido para preparar massa ou mingau.
- Peça ao vendedor para mostrar o certificado das amostras selecionadas para ter certeza de que os utensílios de cozinha são seguros.
As taças são utensílios essenciais e multifuncionais para a cozinha.
Eles são necessários para a preparação de vários pratos e diretamente no processo de cozimento e para posterior armazenamento de alimentos.
Hoje em dia, existe uma grande variedade de tigelas de todos os tipos, tamanhos e formatos, feitas com uma variedade de materiais. Tigelas de qualidade bem escolhidas e com cuidado adequado duram muito tempo.
Como fazer tigelas de madeira, veja abaixo.