Pratos

Rotulagem de pratos de plástico

 Rotulagem de pratos de plástico
Contente
  1. Características de marcação
  2. Requisitos para pratos de plástico
  3. Tipos de plástico
  4. Ícones de métodos de cozimento
  5. Sinais que indicam as nuances da operação

Nas lojas modernas você pode encontrar uma grande variedade de vários tipos de louças feitas com os mais diversos materiais modernos. Uma novidade prática para muitas casas são os utensílios de cozinha de plástico de alta qualidade. Todos esses pratos, garfos, colheres e copos descartáveis ​​são muito fáceis de usar. É especialmente confortável usar esses utensílios em um piquenique ao ar livre - os itens usados ​​não precisam ser levados para casa e lavados lá, eles podem simplesmente ser levados para a lixeira mais próxima.

Características de marcação

A marcação é um texto específico, bem como sinais convencionais ou mesmo imagens desenhadas à mão que são colocadas nas mercadorias ou nas suas embalagens. É necessário identificar um produto específico ou algumas de suas qualidades; ele carrega informações sobre o material, suas propriedades e várias características do produto.

Principais funções de marcação:

  • transmitir ao usuário comum as informações mais completas e confiáveis ​​sobre o produto;
  • induzir um potencial comprador a adquirir este produto após se familiarizar com as características de qualidade.

Pela natureza dos ícones e vários símbolos, a marcação é verbal e pictórica, bem como tridimensional e mista. Os principais elementos da etiqueta são texto, imagens, símbolos de informação.

Certos requisitos são impostos na rotulagem do produto:

  • as informações devem ser simplificadas e compreensíveis, além de confiáveis.
  • o fabricante deve fornecer ao comprador informações completas sobre o produto, explicando as condições específicas;
  • informações supérfluas não devem ser colocadas no produto;
  • a marcação não deve ter um duplo significado;
  • o tamanho da fonte das etiquetas ou ícones deve ser fácil de ler e atender a certos padrões.

Requisitos para pratos de plástico

As características de consumo dos utensílios de plástico afetam sua escolha final e são consideradas as mais essenciais para o seu funcionamento.

  • Este tipo de utensílio deve ser seguro para uso. É imperativo que esteja em total conformidade com todos os padrões médicos e de higiene estabelecidos.
  • O lado estético da questão também é considerado importante - os pratos devem ser atraentes por fora. Hoje em dia, os kits de plástico se diferenciam por uma grande seleção de cores, pela presença de estampas cheias de estilo.
  • Propriedades de resistência ao calor - o produto deve reter todas as suas qualidades em contato com alimentos e bebidas em estado quente.
  • Use para uma variedade de pratos, a capacidade de armazenar alimentos na geladeira ou freezer e para uso no microondas.
  • Maior resistência a álcalis, ácidos ou gorduras.
  • A presença de termostatização é a capacidade do consumidor de segurar um prato ou copo aquecido nas mãos e não se queimar ao mesmo tempo.
  • Elasticidade. Para facas e garfos de plástico - a capacidade de cortar e furar alimentos sem problemas, sem quebrar os próprios dispositivos.
  • Resistência a várias influências.
  • Possibilidade de escolher diferentes formas e parâmetros.
  • Boa capacidade, compacidade e leveza.
  • Eliminação ecológica e fácil.

Os profissionais aconselham não usar utensílios de cozinha feitos de material inseguro como plástico mais de uma vez - este aviso se aplica a todos os utensílios de plástico. Os recipientes de plástico tornam-se extremamente perigosos para o corpo precisamente durante o uso secundário.

É melhor não comprar copos de plástico, pois eles não podem ser reciclados de forma alguma. Além disso, o material contém grande quantidade de componentes tóxicos, que, ao se ingerir bebidas quentes, certamente vão parar no corpo e causar danos irreparáveis ​​a ele.

Sempre olhe para a rotulagem de produtos plásticos proposta por empresas - essas designações detalhadas em utensílios descartáveis ​​irão lhe dizer quase tudo sobre suas propriedades de desempenho. Para um consumidor comum, todos os tipos de louças descartáveis ​​são iguais, mas, na verdade, nem todo tipo de plástico é adequado para uso ativo para fins domésticos, nem todos eles serão capazes de suportar o calor ou temperaturas extremas.

Tipos de plástico

Hoje em dia, os pratos de plástico bonito e duradouro têm uma vasta gama de utilizações domésticas, o que se justifica pelo seu baixo custo e máximo conforto de utilização. A maioria das cafeterias modernas oferece esse tipo de baixela barata. Almoços, conjuntos de piquenique ou almoços completos de escritório também incluem plásticos de qualidade alimentar. E várias bebidas em geral, quase todas são colocadas em recipientes ao mesmo tempo.

Quais são as designações que você deve considerar ao comprar e de que tipo de plástico este ou aquele letreiro fala - consideraremos a seguir.

  • PS - poliestireno. Projetado para bebidas geladas. Não é recomendável beber chá ou café quente, bem como produtos alcoólicos destes copos. O poliestireno contido no material é capaz de se acumular dentro do corpo e, como resultado, pode afetar seriamente o estado do fígado.
  • PP - polipropileno. Você pode beber com segurança até café e chá bem quentes com esses produtos, já que o material não tem medo de aquecer até 100 C. Ao mesmo tempo, os médicos não aconselham se envolver seriamente no uso desse tipo de utensílio - ele libera fenol venenoso e atinge gravemente os rins, podendo até levar à perda total da visão. Os brinquedos para crianças são frequentemente feitos deste tipo de plástico.
  • PET ou PETE - tereftalato de polietileno. É permitida a utilização de produtos feitos com esse plástico para embalar sucos, água mineral e outras bebidas populares.No entanto, seu uso permanece altamente indesejável, pois também pode causar problemas de saúde significativos.
  • PEHD ou HDPE - polietileno de alta densidade. O mais conveniente para operação e condicionalmente pode ser chamado de seguro. Frascos, garrafas e às vezes embalagens para a preservação de longo prazo de produtos lácteos são produzidos a partir desse material. Mas mesmo ele, sob certas condições, começa a emitir um componente extremamente perigoso - o formaldeído.
  • PVC ou PVC - cloreto de polivinila. Proibido como embalagem de alimentos, pois pode liberar muitos componentes químicos muito prejudiciais. Na maioria das vezes, os recipientes são feitos com ele para armazenar detergentes e outros produtos não alimentícios.
  • LDPE e PEBD são polietileno de baixa densidade. É produzido para embalar produtos não alimentícios, embora seja considerado quase seguro pelos especialistas.
  • OUTRO ou O - outros... Esses sinais dirão ao leigo que este plástico não pode ser classificado em nenhum dos tipos acima. Normalmente se refere a uma das espécies mais seguras (condicionalmente) para os humanos.

Os dispositivos descartáveis ​​de plástico atóxico são mais frequentemente designados pelos números 05 ou 1.

Ao escolher recipientes de plástico, você deve se familiarizar com a decodificação de marcadores com antecedência. Qualquer produto de plástico deve ter um crachá especial que indica de que material específico esse produto é feito. Se não houver nenhum ícone no produto, em nenhum caso você deve comprá-lo. Por exemplo, se houver números no ícone de triângulo na parte inferior dos pratos ou se houver letras de PVC, isso é um sinal de que esse tipo de embalagem é extremamente venenoso.

Qualquer recipiente de plástico popular hoje deve ter sua própria designação especial. Tudo depende do tipo de marcação, graças à qual é possível distinguir materiais pouco perigosos e extremamente tóxicos para a saúde humana.

Os pratos descartáveis ​​terão sempre um sinal em forma de pequeno triângulo, que consiste em 3 setas. Dentro deste triângulo estão números de 1 a 7. Vamos considerar o que cada um dos números significa.

  • Número 1 (PET) dirá ao comprador que este contêiner deve ser usado apenas uma vez. Essas marcações são comumente encontradas em recipientes descartáveis ​​(garrafas) de plástico. É estritamente proibido usá-los uma segunda vez.
  • Dígito 2 (LDPE) - por ser um polietileno de alta densidade, muitas vezes é reaproveitado, embora seu grau de segurança seja considerado condicional.
  • Número 3 (PVC) - é selecionado para o lançamento da embalagem do filme. Um material extremamente tóxico capaz de liberar componentes tóxicos durante a queima.
  • Dígito 4 (HDPE) - adequado para a produção de diversos sacos de polietileno. Pode ser aplicado uma segunda vez com segurança, pois dificilmente interage com os alimentos.
  • Dígito 5 (PP) - polipropileno. Ótima para uso múltiplo, disponível para a produção de embalagens para alimentos.
  • Número 6 (PS) É uma espuma que os fabricantes utilizam como aditivo na mistura para liberação de tampas de copos descartáveis.
  • Número 7 ou outros - completamente inadequados para a indústria alimentar, pois podem causar doenças graves.

Ícones de métodos de cozimento

A marcação de pratos adequados para um aquecimento seguro no micro-ondas é sempre colocada no próprio produto e costuma parecer um desenho várias vezes reduzido do próprio aparelho elétrico com um prato colocado no seu interior.

Se você vir o número 6 no produto, dentro de um triângulo de 3 setas, e as letras PS estão abaixo, isso significa que você tem pratos de poliestireno à sua frente. Este tipo de produto não deve, em caso algum, ser utilizado para pratos quentes, é proibido colocá-lo a aquecer no microondas. O problema todo é que, mesmo assim, se você aquecer um pouco os alimentos nesta forma de plástico, poderá se envenenar seriamente, pois mesmo durante o aquecimento mínimo, o poliestireno liberará toxinas extremamente perigosas.

Uma opção segura são os utensílios de plástico especiais para o forno de micro-ondas. Antes de comprar um contêiner, você deve prestar atenção para a presença de um selo especial, que geralmente fica localizado no fundo ou na tampa do contêiner. Um prato de plástico especial para forno de micro-ondas é designado por uma combinação de letras - PP e PC, e além disso, o recipiente deve obrigatoriamente ter um sinal temático em forma de ondas pequenas ou padrão de forno de micro-ondas.

Você também deve saber que os recipientes adquiridos especificamente para o micro-ondas não devem ser muito quentes ou aquecidos abruptamente, especialmente se acabaram de ser retirados do refrigerador. A única exceção podem ser os recipientes de plástico especiais, nos quais os alimentos podem ser aquecidos imediatamente, assim que forem retirados do frigorífico.

Sinais que indicam as nuances da operação

Às vezes, em talheres descartáveis, você pode ver uma série de ícones bastante divertidos, cujo significado nem sempre é claro.

    Sinal de garfo de vidro

    Este ícone é freqüentemente encontrado em vários tipos de produtos e significa literalmente o seguinte:

    • este tipo de produto é feito de material não tóxico;
    • pode ser usado para armazenar diferentes tipos de alimentos;
    • todos esses materiais são totalmente seguros.

    Este ícone pode ser visto até mesmo em certos tipos de eletrodomésticos.

    O símbolo "Glass-fork" é mais frequentemente colocado no plástico para refletir ao comprador informações sobre a adequação do produto adquirido para contato direto e seguro com vários produtos usados ​​na Pushcha. Mas se este ícone estiver sublinhado, significa que os produtos não devem entrar em contato com os alimentos.

      Sinal de ponto verde

      Somente marcas que financiam o programa ecológico alemão de reciclagem de resíduos plásticos Eco Emballage e fazem parte de seu sistema completo de reciclagem podem usar esse tipo de emblema visível em seus próprios produtos.

      Muitas empresas que fabricam produtos plásticos não estão incluídas nesse sistema, mas, mesmo assim, ainda colocam esse emblema em seus produtos, o que pode ser considerado uma clara tentativa de enganar os compradores sobre o componente ambiental dos produtos.

        Sinal de Material Reciclado

        Um produto lançado pela segunda vez a partir de materiais reciclados ou ainda apto para a reciclagem atual. O ícone de triângulo na embalagem, composto por 3 setas, significa que este tipo de baixela é lançado no mercado secundário.

        Dentro do próprio triângulo, geralmente haverá números bem lidos. Eles falarão sobre o tipo específico de processamento. Então, se você vir um número, isso significará:

        • de 1 a 19 - plástico;
        • de 20 a 39 - papel ou papelão;
        • de 40 a 49 - metal;
        • de 50 a 59 - Madeira;
        • de 60 a 69 - tecido ou matéria têxtil;
        • de 70 a 79 - copo.

        É verdade que vale a pena saber também que o uso deste sinal não está sob controle, portanto, qualquer pessoa pode colocá-lo em seus produtos e, portanto, às vezes na prática esse sinal pode não ter nenhum significado semântico.

        Designação de outros sinais encontrados em pratos de plástico

        • microondas riscado - esses pratos não devem ser aquecidos nele;
        • duas setas girando alternadamente - este produto não pode ser usado uma segunda vez;
        • prato e colher riscados - não é adequado para alimentos quentes;
        • geladeira riscada - não refrigerar;
        • prato de frango riscado - não derrame gordura;
        • imagem do termômetro - pode suportar mudanças de temperatura.

        De qualquer forma, mesmo usando pratos de plástico quase seguros, pense se vale a pena mudar para materiais mais tradicionais de uso diário, cuja história milenar confirma seus benefícios para a saúde humana.

        Para mais informações sobre o que significam as marcações em pratos de plástico, veja o próximo vídeo.

        1 comentário

        e se o garfo com o vidro estiver riscado, então a seta e novamente o garfo com o vidro

        Moda

        a beleza

        casa