Pratos

Tudo sobre pratos de cerâmica

Tudo sobre pratos de cerâmica
Contente
  1. Um pouco de historia
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Variedades
  4. Visão geral dos fabricantes
  5. Como escolher?
  6. Regras operacionais
  7. Recursos de cuidados

Comer por uma pessoa é um processo muito importante. Mas não é menos importante quais atributos dos utensílios de cozinha são usados ​​neste caso, em quais utensílios a comida é preparada, com quais acessórios a mesa é servida. A baixela de cerâmica continua sendo uma das categorias mais populares e difundidas.

Um pouco de historia

A maioria dos cientistas acredita que a cerâmica remonta ao período Neolítico. Foi então que muitas pessoas começaram a levar uma vida sedentária, passando a criar gado e a cultivar grãos. E para uma existência normal, os pratos eram necessários. Foi feito de argila por fogo. Isso possibilitou a obtenção de recipientes lacrados e duráveis ​​para o armazenamento de produtos de várias consistências.

Fazer esses utensílios era mais como modelar a partir de plasticina. Várias formas foram dadas com a ajuda dos dedos. Curiosamente, este era apenas um comércio feminino.

No início, a argila foi queimada em fogueiras a uma temperatura bastante baixa - cerca de 600 graus. Já com o desenvolvimento dessa tecnologia, começaram a ser feitos fornos especiais, onde, por sopro de ar, foi possível aumentar significativamente a temperatura.

Dada a facilidade de criação, fica claro que os primeiros produtos desse tipo eram muito frágeis. Mas, neste caso, as pessoas também encontraram uma saída e poliram os pratos com pedra ou madeira. À medida que a criação desses pratos se tornava cada vez mais importante na vida humana, os produtos começaram a ser decorados. Normalmente era sobre algum tipo de padrão de relevo. Além disso, os recipientes passaram a ser fornecidos com alças de barro. Além disso, muitos modelos de utensílios de cozinha foram feitos com um revestimento colorido.Os pigmentos da tinta foram obtidos da mesma argila.

A produção de cerâmica floresceu na China há cerca de 4000 mil anos. Mas na forma como é feito hoje, apareceu aqui em algum lugar do século XIII, numa época em que o país era governado por representantes da dinastia Sung.

Os chineses mantiveram a receita de fazer pratos com muito cuidado, e por quase 4 séculos os europeus não puderam revelá-la. Somente em 1710, Johann Friedrich Böttger, um alquimista da corte alemão, após dois anos de experimentação, conseguiu encontrar uma fórmula para pratos de cerâmica quase idêntica à chinesa.

Depois disso, a primeira fábrica de cerâmica europeia foi instalada na cidade alemã de Meissen. Ainda existe hoje. É preciso dizer que seus produtos sempre foram muito procurados, inclusive entre os aristocratas russos. Os pedidos eram tantos que foram criados dias especiais em que a empresa produzia produtos apenas para clientes do Império Russo.

Vantagens e desvantagens

Como qualquer coisa, os pratos de cerâmica apresentam vantagens sérias e certas desvantagens. Se falarmos sobre os profissionais, o seguinte deve ser nomeado:

  • a capacidade de regular a umidade e a temperatura dos produtos que estão sendo cozidos, o que se tornou possível devido à estrutura porosa da própria cerâmica, que primeiro absorve a umidade e depois a devolve;
  • não importa por quanto tempo esses pratos são usados, não se forma escama neles;
  • pode guardar vários pratos por muito tempo;
  • os alimentos cozinhados em pratos de cerâmica têm um sabor rico e um aroma incrível;
  • É totalmente seguro do ponto de vista ambiental, pois não contém metais pesados ​​e, quando exposto a altas temperaturas, não liberta carcinógenos ou toxinas.

Mas também tem suas desvantagens:

  • tem uma fragilidade muito elevada;
  • absorve bem a gordura, por isso não é fácil de lavar;
  • absorve e retém por muito tempo o cheiro de comida cozida, o que pode não agradar a todos;
  • a umidade tem um efeito muito negativo nesses pratos devido à alta porosidade do material.

Variedades

Refira-se que a expressão “pratos de cerâmica” é um conceito muito amplo, que engloba vários tipos de loiça, bem como os seus vários modelos. Se falarmos sobre os tipos, os principais e mais comuns são:

  • porcelana;
  • faiança;
  • terracota.

A versão porcelana é feita a partir de argila branca e possui além de uma pequena massa e um excelente componente estético. Esses pratos são resistentes ao calor, resistentes e resistem perfeitamente aos efeitos de várias substâncias. Um som claro e agudo é produzido ao atingir levemente a superfície.

Esta solução mantém-se quente e fria durante muito tempo e pode ser denominada uma espécie de "garrafa térmica". Além disso, os pratos são muito bonitos.

A versão em faiança também é feita de argila branca, mas sua resistência é menor, assim como resistência ao calor. A porosidade de tais pratos é significativamente maior, o que dá origem a uma absorção mais perceptível de odores e umidade, em comparação com a mesma porcelana. A durabilidade de tais pratos é cerca de 25% inferior à da porcelana. Isso também se deve à menor temperatura de queima.

Mas os pratos de terracota são feitos de argila vermelha.... Raramente é vidrado. Após a queima, sua textura pode se tornar das mais variadas - granulação grossa, fina, com polimento total ou parcial. A cor destes pratos também pode variar do vermelho ao preto. Hoje, esses pratos têm excelente resistência à umidade, embora nem sempre tenha sido assim.

Agora vamos falar mais detalhadamente sobre modelos específicos de utensílios de cozinha do tipo em questão. A primeira categoria sobre a qual quero falar é terrinas e potes. Estes últimos costumam ser utilizados para cozinhar e servir lanches quentes e, se tiverem grande capacidade, para cozinhar e servir refeições quentes.Vários tipos de terrinas são usados ​​para servir sopas prontas na mesa, quando um grande número de pessoas é servido ao mesmo tempo.

Outra categoria é servindo pratos e pratos. Essas soluções de cerâmica são geralmente usadas para servir mesas em empresas estilizadas. Hoje, os fabricantes oferecem conjuntos inteiros de pratos para servir à mesa, bem como pratos para servir lanches frios.

Há também jarros de leite, cremes, molhos e dispositivos para especiarias. Os primeiros dois tipos de pratos de cerâmica são usados ​​para servir leite e natas para chá e café. Os salteadores são necessários para servir molhos frios e têm pega e bico alongado. Cortadores de especiarias são necessários para a configuração da mesa.

Se falamos de mínimo, estamos falando de saleiros e pimenteiros. Às vezes, eles podem ser complementados com vinagre e azeite e potes para palitos.

Também são especiais caçarolas de cerâmica para assar... Trata-se de assadeiras feitas de cerâmica resistente ao calor de vários formatos, incluindo vários formatos, com e sem tampa. Eles podem ser servidos à mesa em suportes especiais de madeira ou em cestos de rattan.

Também são especiais fabricantes de cocotte de cerâmica, que se formulam em pequenos potes com cabo comprido ou sem cabo e de pequeno volume. Eles são comumente usados ​​para preparar e servir lanches quentes.

Muito popular entre as donas de casa e taças e tigelas de cerâmica para salada. Uma solução interessante seriam as tigelas de salada na forma original, que são formadas em um único todo, na forma montada que se assemelham a um prato. Saladeiras são usadas para servir vegetais naturais, picles, saladas e marinadas.

Outra categoria é xícaras, açucareiros, cafeteiras e bules. Eles são usados ​​para bebidas quentes e podem ser pintados em uma ampla variedade de cores.

Há também fondue de cerâmica, que geralmente são feitos de cerâmica resistente ao calor e são complementados por pires para molhos, bem como garfos longos especiais. Tal decisão data a oportunidade de preparar e decorar uma variedade de fondues de sobremesa.

Outro tipo de pratos - vasos de cerâmicaque são comumente usados ​​para belas apresentações de bolos.

Em geral, como podem ver, a gama de pratos de cerâmica é muito, muito ampla.

Visão geral dos fabricantes

Agora não será supérfluo falar sobre os fabricantes de pratos de cerâmica, cujos produtos são apresentados no mercado russo.

Se falamos de fabricantes nacionais, então hoje seus produtos estão muito bem representados no mercado russo. Produtos conhecidos da produção russa "cerâmica Borisovskaya", cujas fábricas estão localizadas na região de Belgorod. Os produtos da empresa também são familiares para muitos. "Mansions Ceramics", produção de pires, vasos, xícaras, bules, canecas. Aliás, esta marca também oferece cerâmicas artesanais aos potenciais compradores. É, claro, mais caro, mas a qualidade está além do elogio.

Muitas pessoas vão se interessar pelos produtos da marca "Cerâmica Tarusa", que remonta a 1974. A produção está localizada na cidade de mesmo nome na região de Kaluga. A empresa produz lembranças, potes, vasos de flores e pratos de cerâmica. Também de alta qualidade.

Se falamos de produtos de marcas estrangeiras, então apresentam-se no mercado interno cerâmicas italianas, francesas, portuguesas, polacas. Se falamos sobre este último, então os produtos da empresa são muito interessantes. Boleslawiec da cidade polonesa de mesmo nome. Este é um fabricante único de louças de cerâmica em termos de design, que é muito popular não só na Rússia, mas também em seu país natal.

Produtos bastante interessantes Fábrica de porcelana Dobrush, que está localizado na Bielo-Rússia. Os seus produtos distinguem-se pelo seu design agradável, elevada resistência e boas propriedades térmicas.

Os produtos cerâmicos da empresa são bastante interessantes Cesiro... É uma marca romena que se consagrou como fabricante de qualidade em diversos tipos de produtos cerâmicos.

Os produtos da Alemanha são muito interessantes. A marca alemã mais famosa, que também fabrica produtos de cerâmica, é Zwilling... Esta marca existe há cerca de 280 anos e é considerada o padrão de qualidade alemão. Seus produtos de cerâmica serão uma dádiva de Deus para qualquer dona de casa.

Pratos de cerâmica de alta qualidade também são feitos na Itália. Empresa De silva conhecido por seus belos utensílios de barro vermelho resistentes ao calor.

Como escolher?

Se decidir adquirir pratos de cerâmica, então é melhor optar por um conjunto completo de pratos, porque assim todos os elementos que contém serão do mesmo estilo e cor. Hoje, existem conjuntos em estilos diferentes, por exemplo, Provença. E todos os pratos podem ser brancos ou coloridos. Parece bonito e esteticamente agradável.

Na hora de comprar os pratos à parte, preste atenção também à cor, à presença da estampa e ao design. Além disso, ao escolher, você deve verificar cuidadosamente a superfície de cada item para ver se há chips e vários defeitos.

Não será supérfluo decidir sobre o tipo de cerâmica. A opção mais excelente para a cozinha seria a opção de faiança, este material é adequado tanto para fogão a gás como para assar no forno. A faiança tem um custo acessível, e os pratos feitos com ela não têm medo das mudanças de temperatura. Também existem opções de terracota, mas não podem ser colocadas no fogo. Limpe bem após a lavagem.

Regras operacionais

Os utensílios de cerâmica são uma excelente solução para placas de fogão a gás, elétricas e vitrocerâmicas. E é melhor usar tal panela em queimadores que serão ligeiramente menores do que o diâmetro da panela e da panela. E para cozinhar no forno, os pratos devem ter alças que podem ser removidas se necessário.

Para que os pratos fiquem o mais intactos possível, deve-se evitar mudanças bruscas de temperatura. Por exemplo, evite colocar uma frigideira fria em uma zona de cozimento pré-aquecida ou colocar alimentos nela imediatamente após retirá-la da geladeira ou do freezer.

É melhor usar uma espátula de silicone ou madeira para mexer os alimentos. As colheres e facas de metal devem ser descartadas para que a superfície não seja riscada. O mesmo pode ser dito para a limpeza abrasiva. Se for necessário limpar a superfície, é melhor fazê-lo com um detergente comum para louças e uma esponja.

Recursos de cuidados

Cuidar de seus utensílios de cerâmica é muito simples. E se seguir regras simples, os pratos vão durar muito tempo.

  • Qualquer panela de cerâmica deve ser lavada em água morna com algumas gotas de detergente adicionadas. Além disso, esses pratos não devem ser colocados imediatamente em água fria após o cozimento. Caso contrário, ele pode rachar. Os pratos podem ser sempre colados uns aos outros, mas a aparência deixará de ser uma mesa atraente.
  • Nunca use esponjas de metal para moer. Isso danificará a superfície dessas panelas.
  • Se os pratos são glaceados, não é necessário secá-los, pois a própria umidade se evapora rapidamente na argila. Mas se a loiça não for vitrificada, então tudo é diferente. Deve ser enxugado após cada lavagem e deixado ao ar livre até secar completamente. Caso contrário, a umidade permanecerá nele por um longo tempo e, quando esses pratos molhados forem aquecidos, pode rachar.

Se você guardar alimentos nesse prato, não deve ser coberto com uma tampa, pois isso causará um odor desagradável. Principalmente se estivermos falando de cerâmica úmida sem esmalte.

Para saber como fazer pratos de cerâmica com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa