Pratos

Tudo sobre panelas de aço inoxidável

Tudo sobre panelas de aço inoxidável
Contente
  1. Um pouco de historia
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Variedades
  4. Visão geral dos fabricantes
  5. Como escolher?
  6. Termos de uso
  7. Recursos de cuidados

O metal é usado ativamente na fabricação de utensílios e pratos de cozinha. Um dos mais exigidos é o aço inoxidável. Destaca-se pelos seus aspectos positivos em termos de qualidade e estética, sendo que pratos de aço inoxidável podem ser encontrados em quase todas as cozinhas.

Um pouco de historia

O aço inoxidável é conhecido pelo homem desde os tempos do Antigo Egito e da Índia, fragmentos de utensílios de cozinha deste metal datam de 1000 aC. Hoje o cientista G. Brearli é chamado de inventor do aço inoxidável no sentido moderno da composição. As ligas que hoje são utilizadas para fazer chaleiras, potes e outros utensílios de cozinha foram patenteadas no final do século XIX.

Os pratos de aço inoxidável atingiram o seu apogeu apenas no início do século XX. No início, os monopólios entre os fabricantes eram empresas asiáticas que produziam produtos a um valor de mercado acessível. A qualidade nem sempre atendia às expectativas dos consumidores, por isso algumas marcas saíram do mercado para sempre, mas a maioria dos fabricantes vende seus produtos de metal para cozinhar até hoje. Entre eles estão pratos de elite, produtos baratos, orçamento militar e contêineres de viagem.

Não faz muito tempo, os pratos de aço inoxidável feitos na Turquia apareciam nas prateleiras dos supermercados, o que se mostrou positivo em termos de design e qualidade.

O fabricante mais famoso é a francesa De Buyer., no entanto, ela se especializou anteriormente em criar apenas panelas de aço de alta qualidade.Entre as marcas europeias, também se destaca Marca italiana Paderno. Os fabricantes nacionais entraram no mercado não há muito tempo, no entanto, os produtos das empresas russas hoje atendem aos padrões de qualidade internacionais estabelecidos, portanto, são vendidos com sucesso no território da Federação Russa e no exterior.

Vantagens e desvantagens

Os produtos de cozinha modernos em aço inoxidável têm propriedades positivas e negativas. As vantagens dos utensílios de cozinha em aço inoxidável incluem várias nuances.

  • A principal vantagem desses pratos - em conjunto ou separadamente - é seu apelo visual. O encanto das superfícies brilhantes é complementado pela presença de tampas de vidro, que muitas vezes são vendidas em conjunto com pratos.
  • O metal se destaca pelo grande recurso operacional, portanto, com o uso adequado dos utensílios de cozinha, tem uma durabilidade de 10 ou mais anos.
  • O aço é resistente a danos mecânicos, ao contrário do vidro ou da cerâmica, não se estilhaça se cair acidentalmente.
  • A higiene é um aspecto importante para recipientes nos quais os alimentos são preparados regularmente. A estrutura do metal se distingue pela ausência de poros, portanto, muitas vezes será mais fácil lavar recipientes de vários tipos de contaminantes em comparação com matérias-primas porosas.
  • O aço é compatível com todos os tipos de placas e placas, incluindo modelos de indução.
  • O aço inoxidável não é prejudicial à saúde humana, portanto, você pode cozinhar com segurança todos os pratos de qualquer produto nele, além disso, você pode armazenar alimentos em recipientes após o cozimento.

No entanto, o metal não está isento de algumas desvantagens. As desvantagens das matérias-primas para a fabricação de utensílios de cozinha incluem vários fatores.

  • Do lado de fora, os vestígios de qualquer toque permanecerão no metal, o que pode prejudicar a aparência dos utensílios.
  • Devido à distribuição desigual das temperaturas no interior dos recipientes, existe o risco de queima de alimentos. Mas isso raramente acontece em potes e frigideiras com fundo grosso.
  • O aço não é resistente a variações repentinas de temperatura. Em tais situações, podem aparecer defeitos.
  • Via de regra, pratos de boa qualidade feitos com essa liga destacam-se pelo alto custo.

Variedades

Hoje, com o nome geral de "aço inoxidável", existem vários tipos de ligas metálicas aplicáveis ​​à produção de recipientes para a cozinha. Na maioria das vezes, os fabricantes usam várias ligas de liga.

  • 18/10 - uma matéria-prima popular usada na fabricação de baixelas profissionais e luxuosas. Hoje, a liga austenítica é procurada por fabricantes russos e estrangeiros.
  • 201 - uma liga semelhante também é chamada de médica ou cirúrgica. Mas, apesar dessa definição, o metal é mais frequentemente usado para a produção de louças na categoria de preço de orçamento. Isso se deve a tamanha redução no custo dos produtos siderúrgicos com composição na qual a maior parte do níquel será substituída por manganês.

Esta liga pode ser encontrada em talheres, bem como em outros recipientes que não se destinam ao tratamento térmico de alimentos no fogão, forno ou micro-ondas.

  • 430 - uma liga ferrítica que não contém níquel. Esse metal é necessário para fazer um "sanduíche" de várias camadas no fundo de recipientes de cozinha.
  • 420 - uma liga segura que se destaca entre outras variedades por seus indicadores de alta resistência. Na maioria das vezes, garfos, colheres e facas são feitos dessa matéria-prima.

A classificação de pratos de aço inoxidável também pode ser feita com base no método de seu lançamento. As matérias-primas da categoria de orçamento são produzidas por estampagem, utensílios caros são feitos por fundição.

Visão geral dos fabricantes

Hoje, os utensílios de metal são apresentados nos supermercados com uma grande variedade, o que permite a cada dona de casa ou cozinheira escolher a opção mais adequada em termos de custo e características.Entre os fabricantes de utensílios de aço para cozinha, é preciso distinguir vários fabricantes.

Uma colheita abundante

Marca nacional, que se consolidou positivamente devido à alta qualidade das louças. É especialmente apreciado pelos amantes do processo de enlatamento. A linha inclui potes e outros utensílios de várias capacidades com tampas convenientes que podem suportar a exposição prolongada a altas temperaturas.

Fissman

Panelas de aço da Alemanha, diferenciadas por altos padrões de qualidade, propriedades resistentes à corrosão. Os produtos são duráveis, o que permite uma longa durabilidade. O sortimento inclui linha de produtos de elite, durante a criação da qual o fabricante focou na aparência, além disso, a marca comercial oferece produtos do segmento de preço médio.

BergHOFF

As panelas de aço são apresentadas em uma grande variedade. Os recipientes para cozinhar são feitos com um fundo de acumulação térmica, o que permite um aquecimento mais rápido dos alimentos, além disso, nestes pratos pode-se manter o prato por mais tempo, mantendo-o aquecido.

Tefal

Uma marca popular que oferece aos consumidores uma ampla gama de diferentes produtos de aço carbono ou galvanizado com alto nível de qualidade. Os produtos deste fabricante são usados ​​por muitos chefs profissionais, as panelas para cozinhar estão equipadas com parte inferior da cápsula, consiste em várias camadas de metal, o que tem um efeito positivo no processo de cozimento.

Kaiserhoff

Outro fabricante alemão que vende diversos utensílios de cozinha, inclusive aço inoxidável. Os produtos destacam-se pelo design atractivo; para facilidade de utilização, os contentores apresentam uma pequena escala nas paredes, permitindo que você ajuste o volume do líquido dentro. Metal de alta qualidade é usado para a produção de baixelas.

Parir

Os pratos desta marca diferenciam-se do resto do sortido pelo design exterior, além disso, todos os recipientes de aço utilizados na cozinha possuem um revestimento antiaderente, que elimina o aparecimento de resíduos de alimentos queimados nas paredes e no fundo.

Os recipientes são considerados universais, pois são compatíveis com todos os tipos de placas, além disso, podem ser utilizados em fornos.

Como escolher?

Os malefícios e benefícios do uso de utensílios de aço se devem principalmente à sua qualidade, portanto, a escolha dos recipientes para cozinhar deve ser feita com toda a responsabilidade. Para não se enganar na hora de comprar produtos de aço inoxidável, é recomendável prestar atenção a várias características dos produtos.

  • É melhor comprar inicialmente utensílios de uso universal, que depois podem ser usados ​​em todos os tipos de fogões, fornos, fornos de micro-ondas. Tais produtos devem conter na parte externa do fundo a marcação 430. É essa variante da liga que possibilitará o acionamento de recipientes em qualquer versão.
  • Os pratos de boa qualidade, se necessitarem de tampa, não devem ter fendas entre as paredes e a própria tampa. Isso irá garantir uma distribuição uniforme da temperatura dentro da panela, além disso, o excesso de líquido não irá ferver para o fogão pelas ranhuras.
  • A espessura ideal do fundo para pratos de aço deve ser de 3 mm ou mais.
  • Para panelas, a espessura ótima da parede será de pelo menos 0,5 mm, já para panelas, para elas esse parâmetro começa em 1 mm.

Termos de uso

Existem várias recomendações gerais para o uso seguro de utensílios de cozinha de aço inoxidável, conformidade com a qual irá estender significativamente sua vida operacional.

  • É proibido colocar fogo em recipientes de metal vazios.
  • Ao usar panelas, frigideiras ou outros recipientes em queimadores a gás, é necessário definir o nível da chama sob o recipiente para que a chama não ultrapasse seus limites.
  • Não é recomendado aquecer panelas de aço inoxidável a temperaturas muito altas. Portanto, é melhor cozinhar os pratos em fogo baixo.
  • Ao misturar alimentos, não use dispositivos de metal. Colheres, escumadeira e outros produtos devem ser feitos de silicone ou plástico. O uso de produtos de madeira é permitido.

Recursos de cuidados

Os pratos de aço inoxidável duram mais se você cuidar deles.

  • Para facilitar o cuidado dos recipientes de aço inoxidável, recomenda-se salgá-los durante o cozimento somente após a fervura do líquido ou, em geral, no final do cozimento. Desta forma, será possível evitar o aparecimento de calcário nas paredes.
  • Se os pratos forem usados ​​com água da torneira dura, pode-se remover o sedimento branco das paredes fervendo os recipientes em água com a adição de vinagre de mesa. E também será possível se livrar de manchas na superfície com o auxílio do ácido cítrico - será necessário limpar os locais com neoplasias com ele.
  • Não limpe panelas, tigelas ou potes quentes. Só será possível lavar os recipientes sem perdas depois de arrefecidos, podendo ainda mergulhá-los em água quente com ou sem produtos químicos.
  • Para limpar a louça de depósitos de carbono, calcário ou placa em casa, será mais correto cuidar regularmente dos produtos de aço inoxidável, evitando o uso de substâncias abrasivas e esponjas de superfície dura.
  • Durante o funcionamento da loiça, é preferível cuidá-la manualmente, evitando o uso da máquina de lavar loiça. Se as instruções da louça contiverem recomendação de lavagem na máquina, antes desse processamento, deve-se primeiro mergulhar o recipiente por algum tempo em água com sabão.
  • Depois de lavar o recipiente, é melhor secá-lo adicionalmente com uma toalha waffle. Se os produtos de aço forem deixados para secar naturalmente, riscos e riscos podem permanecer na superfície. Para finalizar o brilho nas paredes, recomenda-se passar na ponta da língua, em movimentos não circulares.
  • Se a composição de detergente inicial para superfícies de aço não foi selecionada corretamente, arranhões podem aparecer nas paredes e no fundo. Neste caso, é necessário substituir a composição detergente por uma substância mais suave e macia.

Para informações sobre como escolher panelas de aço inoxidável, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa