Cristais: propriedades e características de escolha
Por muitos anos, os cristais de vidro são um símbolo de prosperidade, luxo e estabilidade. Copos de vinho de cristal requintados e tigelas de salada eram muito procurados, eles podiam ser vistos em recepções sociais e festas. Durante a era soviética, pratos feitos com esse material em abundância ocupavam as prateleiras dos aparadores, brilhando nas bordas à luz dos lustres. Hoje, essa popularidade é coisa do passado, mas mesmo assim existem pratos de cristal em todas as casas.
Especificações
O cristal nada mais é do que um tipo de vidro. Pela primeira vez, a tecnologia de sua produção foi dominada por Georg Ravenscroft no século XVII. Pelo fato de o chumbo ter sido adicionado ao vidro comum, o material foi capaz de brincar com a luz, ou seja, as bordas dos pratos resultantes brilhavam e brilhavam tanto com a luz artificial quanto com a natural. Além do mais, bordas de diamante são freqüentemente adicionadas ao cristal, o que permite que os pratos ganhem força adicional.
Pratos de cristal decorados são muito comuns. A técnica mais popular é a aplicação de padrões dourados, para os quais geralmente se usa folha de ouro.... A gravação também parece bastante interessante, permitindo que o material obtenha um brilho rico e bonito. E também os mestres podem emaranhando o cristal com areia grossa.
Vantagens e desvantagens
Os cristais têm muitas vantagens significativas:
- aparência requintada;
- relevância para qualquer feriado;
- força - ao contrário do vidro comum, o cristal é mais difícil de quebrar;
- ausência de defeitos - bolhas de ar, heterogeneidade;
- transparência;
- baixa condutividade térmica - o vidro em suas mãos aquece muito lentamente.
Entre as desvantagens, os seguintes pontos devem ser observados:
- alto custo;
- a necessidade de cuidados cuidadosos.
Se falamos de algum benefício especial trazido pelo cristal, então ele está praticamente ausente. Em vez disso, o cristal não afeta a saúde de forma alguma.
Acredita-se que o material seja capaz, como a prata, de ter efeito desinfetante, mas para isso é necessário que os raios de sol passem por ele.
Além disso, muitos acreditam que beber desses pratos é mais agradável do que de vidroporque as bebidas ficam frescas por muito mais tempo, o que é edificante e calmante. Mas, em qualquer caso, não vale a pena esperar obter qualquer benefício significativo dos pratos de cristal.
Se gostar deste material, você pode comprar pepitas conhecidas por muitas propriedades mágicas e curativas benéficas.
Mas os perigos de pratos requintados ainda devem ser mencionados. O cristal contém chumbo, que não tem um efeito muito bom no corpo. Mas nem tudo é tão assustador. O fato é que devido à dureza do cristal, o chumbo simplesmente não dá tempo de entrar no prato ou beber em poucas horas. Você precisará manter o alimento em tal recipiente por vários dias para que as impurezas prejudiciais finalmente "venham à superfície".
Mas, mesmo assim, é improvável que ocorra envenenamento, uma vez que o chumbo tende a se acumular no corpo e não age imediatamente.
Variedades
Existem vários tipos de cristal.
- Montanha... Uma das espécies mais bonitas é o quartzo de origem natural. É muito valorizado por sua durabilidade, brilho, sofisticação. Não apenas os pratos são feitos de cristal de rocha. É também um material para a fabricação de joias elegantes, lentes, itens de decoração.
- Liderar... Conforme mencionado, um tipo semelhante de material é produzido na Inglaterra. Praticamente não sofre destruição, tal cristal não pode ser destruído nem mesmo com álcool ou misturas alcalinas.
- Bário. Este material é quase completamente análogo ao chumbo, mas o próprio chumbo é substituído pelo bário.
- Boêmio. Não há chumbo neste tipo de cristal, nada mais é do que vidro de cálcio. Um dos tipos de material mais caros.
Além disso, cristais coloridos muitas vezes podem ser encontrados nas prateleiras das lojas. Um material semelhante é obtido pela adição de várias substâncias.
Se a composição contiver cobalto, os pratos ficarão azuis, silício - rosa, manganês - roxo, cádmio - vermelho. Quanto aos danos de tais pratos, é apenas teórico. Os aditivos usados para colorir são prejudiciais, mas em quantidade insuficiente para causar um impacto significativo na saúde. No entanto, é melhor consumir os alimentos desses pratos dentro de algumas horas.
Como escolher?
Hoje, a escolha de copos de cristal é bastante ampla. Via de regra, nas lojas você pode encontrar lindas saladeiras, balas, potes, jarras, pratos, porta-guardanapos, pratos, pares de chá. Mas o campeonato ainda pertence aos copos.
Muitos apreciadores de boas bebidas garantem que o vinho, o champanhe ou o conhaque adquirem um sabor completamente diferente nessas taças.
Para escolher um prato realmente bom, deve-se levar em conta várias nuances.
- Cristal É um material que contém mais de 10% de chumbo, e quanto maior o indicador, melhor. Você pode ver o conteúdo no rótulo dos pratos. Obviamente, quanto maior o percentual, mais cara será a compra.
- Verifique se há luz no produto. O material de alta qualidade brilhará com todas as cores do arco-íris. Além disso, você não verá manchas turvas ou bolhas de ar dentro do produto selecionado. Se essas falhas estiverem presentes, isso é uma farsa.
- Bata levemente na lateral da panela com uma colher. Deve haver um toque de cristal claro.
- Não pode haver bordas afiadas e ásperas em um produto de qualidade. Além disso, os pratos serão pesados.
Sutilezas de cuidado
Para que pratos feitos de material nobre sirvam o maior tempo possível, é necessário aderir a várias regras de atendimento:
- o cristal é lavado apenas com água fria;
- ao despejar ou colocar em um prato quente, o recipiente é colocado sobre um suporte de madeira;
- os produtos não se dobram uns nos outros;
- nenhuma das variedades de tais pratos pode ser lavada na máquina de lavar louça;
- os produtos de cristal não devem ser aquecidos em forno de micro-ondas ou forno;
- após a lavagem, os acessórios são limpos suavemente com panos macios ou toalha.
Como lavar em casa?
O cristal é um material que pode perder sua aparência original com o tempo. Os motivos são diversos, mas os mais comuns costumam estar associados a cuidados inadequados. Ao se preparar para o feriado, muitas donas de casa tentam fazer com que os pratos pareçam ter acabado de ser comprados. Felizmente, se falamos de cristal, então existem muitos métodos para devolvê-lo à sua beleza anterior.
- Batata. Este método irá permitir que você remova a gordura dos pratos, é especialmente aplicável para produtos padronizados com muitos locais de difícil acesso. Além disso, as batatas fazem um excelente trabalho com o odioso amarelecimento dos produtos. Ferva algumas batatas e deixe a água esfriar. Quando o líquido ficar morno, mergulhe os pratos nele e segure por 10 minutos. Depois disso, resta enxaguar facilmente o produto. Você também pode usar o segundo método: rale as batatas cozidas e coloque a mistura resultante nas áreas problemáticas. Após 15 minutos, enxágue a louça.
- Detergentes. Se o tempo permitir e você precisar lavar a louça para que brilhe, use detergentes para vidros. Assim, você pode limpar pares de chá, pratos e copos de vinho também. Pegue uma tigela de plástico e coloque uma toalha macia no fundo. Em seguida, encha com um pouco de água e acrescente o produto escolhido, dobre os pratos. Após várias horas, os produtos são removidos, enxaguados e enxugados. Se quiser um brilho perfeito, enxágue os utensílios com água e suco de limão.
- Amônia. Um dos métodos mais fáceis. Novamente, você precisará de uma tigela com uma toalha, mas em vez de detergentes, coloque algumas gotas de amônia na água. Após alguns minutos, a loiça pode ser retirada, enxaguada e ralada bem.
Por fim, daremos algumas dicas úteis que são recomendadas para serem seguidas na limpeza de produtos de cristal.
- Ao contrário da crença popular, este material não pode ser limpo com soda e areia, bem como outras composições em pó. Esses elementos são capazes de deixar riscos que não podem ser removidos por nenhum método disponível.
- Ao lavar os óculos, segure-os pelas pernas. Isso impedirá o produto de rachar. E também já foi notado que na hora da limpeza, deve haver uma toalha no fundo do recipiente na bacia.
- Se houver douramento nos pratos, eles são lavados com água e um pouco de vinagre.
- Se você quiser apenas limpar o produto, use materiais que não soltem fiapos para isso.
Como você pode ver, cuidar dos cristais não é muito difícil, o principal é seguir algumas regras. Talvez esses pratos não sejam tão populares como costumavam ser, mas ainda permanecem um "convidado" frequente em mesas festivas e banquetes devido à sua aparência requintada, belos transbordamentos e a capacidade de ligeiramente, mas ainda assim, mudar o sabor dos pratos por o melhor.
Para obter informações sobre como limpar o cristal em casa, veja o vídeo.