Qual é a diferença entre porcelana e cerâmica?
Desde a infância, muitos já ouviram: "O serviço de porcelana é só para as festas de fim de ano!" Nos dias de semana, a família se contentava com pratos de cerâmica, e um jogo era colocado na mesa festiva, para o qual todos os membros da casa deviam sentir um temor sagrado. E por que, poucas pessoas entenderam, parecia que as xícaras eram do mesmo material, e por que a porcelana se destacava tanto, era difícil dizer de forma inequívoca. Copos e pratos bonitos, inteligentes, mas de cerâmica podem ser exatamente isso. Vale a pena entender como esses materiais diferem uns dos outros.
Diferença nas definições
Cerâmicas são produtos feitos de vários materiais inorgânicos que são feitos sob alta exposição térmica. A história da cerâmica remonta a milhares de anos, e durante todo esse tempo a essência da cerâmica não mudou. As tecnologias melhoraram, o design mudou, mas o princípio de trabalhar com argila e sua queima permaneceu essencialmente o mesmo. Inicialmente, como sugerem os historiadores, a cerâmica era feita para a conveniência do dia a dia - os pratos de cerâmica surgiram há muito tempo e estão vivos hoje. Os primeiros brinquedos de cerâmica podem ter significado ritual.
Hoje em dia, as cerâmicas são utilizadas na engenharia mecânica, medicina, construção e ciência. Por exemplo, hoje existe a nanocerâmica - com sua ajuda são produzidos dispositivos tecnológicos complexos.
A porcelana difere da cerâmica por não ser um ofício separado, mas um tipo de cerâmica fina. Uma característica distintiva da porcelana é a sua leveza visual e o fato desse material ser translúcido.
É mais elegante, sutil e se adapta bem à decoração. Portanto, a porcelana não pode se opor à cerâmica: é uma espécie dela. Cerâmica é um conceito muito geral. Um ceramista pode ser chamado tanto de quem faz potes de barro como de quem trabalha na confecção de estatuetas de porcelana.
Diferença na composição e regras de disparo
Você não precisa ser um especialista para não conseguir distinguir a porcelana de outros materiais. Por exemplo, se você bater com muito cuidado com um lápis comum, o som será claro e agudo. E é inerente apenas a este material. As diferenças entre a porcelana estão em suas outras características.
- É simplesmente ideal para pintar, e cada região tem suas próprias tradições de pintura.... Da Ásia, você trará um serviço autêntico ou pratos individuais com padrões e enfeites tradicionais. Muitas pessoas trazem xícaras de porcelana da avó em casa. E nem todos sabem que o seu embaciamento não é motivo para deitar fora a louça, a porcelana pode ser lavada, e esse conjunto vintage vai virar a decoração da sua casa.
- Preservação da aparência. Devo dizer que a porcelana só pode desbotar depois de muitos e muitos anos. É verdadeiramente único em termos de preservação externa. Na mesma faiança, com o passar do tempo, aparecem com frequência pequenas rachaduras em teias de aranha, que simplesmente falam de mudanças naturais no material. A porcelana, por outro lado, é dura, e nisso se compara favoravelmente com suas contrapartes cerâmicas.
Como já foi mencionado, a porcelana é um tipo de cerâmica. A cerâmica pode ser fina ou áspera. No primeiro caso, a composição tem uma estrutura de granulação fina, razão pela qual o fragmento é realmente transparente. A estrutura da cerâmica áspera é de grão grosso, tal massa é usada na cerâmica.
A composição da massa da porcelana é representada por finas misturas de caulim, quartzo, feldspato e aluminossilicatos. O material não tem poros, por isso é mais durável, mais duro e termicamente estável. Muitas marcas globais de porcelana classificaram as receitas de seus produtos.
O próprio material pode ser duro ou macio. O sólido é obtido pela tecnologia de queima dupla sob a influência de uma temperatura superior a +1350 graus. A porcelana macia é queimada a uma temperatura mais baixa. Visualmente, é indistinguível do sólido, embora os especialistas o considerem um material mais frágil. A porcelana dura pode ser europeia (a parte principal da composição é a argila clássica) e oriental (não há muito caulim na composição). A porcelana macia pode ser europeia, inglesa e, claro, francesa.
Na maioria das vezes é confundida com faiança: eles são realmente semelhantes na aparência, mas a faiança pode ser pintada com mais habilidade, e também é mais barata.
Como distinguir pela aparência?
Os produtos de porcelana nunca são revestidos com esmalte ou tinta na forma de transporte, ou seja, na forma de produção. Somente a pintura à mão pode preservar e realçar a magnificência do material. Naturalmente, esse item custará mais.
A porcelana pode ser diferenciada pelas seguintes propriedades:
- no fundo do produto há sempre um rebordo que não é tocado pelo esmalte: se for branco, então nas suas mãos está porcelana;
- se um produto de porcelana for trazido à luz, ele brilhará, outras amostras de cerâmica não podem se orgulhar dessa característica;
- se um produto de porcelana for volumoso, então não haverá esmalte em seu fundo (a queima é realizada nas temperaturas mais altas, o fundo esmaltado neste caso simplesmente grudará no suporte);
- lembre-se da "musicalidade" da porcelana - se você bater nela, o som será claro e claro.
Os especialistas distinguem bem a porcelana inglesa, por exemplo, da francesa. Material francês feito de massa vítrea de granulação fina com esmalte, é ideal para experimentos de pintura. Porcelana inglesa inclui osso queimado de gado, sais de fosfato e caulim, e exteriormente se assemelha ao alabastro branco. Muitas vezes é usado para pintar com douramento e até mesmo joias.
Outros análogos europeus do material não contêm caulim e, embora sejam aparentemente idênticos à porcelana, sua composição ainda gravita mais para o vidro. Nesse material podem ser aplicadas muitas tintas: elas são sinterizadas com esmalte e tornam a pintura ainda mais transparente e brilhante.
Na porcelana (se compararmos com a mesma faiança) há menos argila, mais do que os outros componentes.É isso que determina seu aspecto vítreo, por isso parece mais fino do que outras cerâmicas.
Qual é a melhor escolha?
Na hora de comprar panelas, temos vários requisitos para isso: o preço e a qualidade devem ser iguais, o design não deve ter falhas e, por fim, a panela deve fazer parte da cozinha e da casa como um todo (e não parecer um elemento estranho). Existem várias opções.
- Cerâmica. Este é um material amigo do ambiente, mantém perfeitamente a temperatura e tem um preço acessível. Os pratos são convenientes para armazenar alimentos na geladeira e reaquecê-los no micro-ondas.
Mas o material tem medo de mudanças de temperatura. Os pratos podem quebrar em um momento. Portanto, xícaras e pratos de cerâmica, enquanto ainda mornos ou quentes, não devem ser lavados ou enxaguados com água fria.
- Cerâmica de vidro. Esses produtos têm maior resistência e durabilidade, vão durar mais, mas devido ao fato da louça ser mais resistente e custar mais caro. São pratos, chávenas e taças de salada finos e elegantes, convenientes tanto para servir festivamente como para o uso diário. Mas dizer que a cerâmica de vidro não teme as mudanças de temperatura também está errado. Portanto, é melhor não organizar verificações extremas em tais pratos.
- Porcelana. Um representante de elite da baixela e isso diz tudo. A leveza, a transparência e o belo toque da porcelana são difíceis de confundir com faiança ou cerâmica de vidro. Porcelana verdadeira sempre terá bordas ásperas no fundo, mesmo pratos muito velhos brilharão com a luz.
Na maioria dos casos, todos os representantes desta família da cerâmica estão presentes em casa: cerâmicas práticas e econômicas associadas a uma casa, cerâmicas de vidro refinadas, assim como porcelanas de luxo. Porcelana requer cuidados especiais, se, é claro, você deseja que esses produtos sejam transmitidos às gerações futuras. Não o lavam com produtos químicos domésticos, não use água quente e limpe-o de vez em quando com um pano macio.
Este material, mais precisamente, produtos feitos a partir dele, podem ser colados e restaurados... Hoje existem pastas à venda que não deixam rastros no local da colagem. O único momento é após a restauração, as louças de porcelana terão que ser usadas com menos frequência para os fins a que se destinam. Mas as estatuetas e vasos de porcelana podem ser guardados por muito tempo e não em algum lugar do armário, mas no lugar mais nobre.
Os pratos são, senão a cara da casa, então as próprias covinhas nas bochechas, que parecem não ser tão importantes, mas com elas vêm o charme e o calor. Até as crianças pequenas dizem que a sopa fica melhor em uma tigela do que em outra.
Portanto, a atenção a esta parte da vida cotidiana é compreensível. Os utensílios de cozinha não servem apenas para fins práticos, mas também para a beleza da vida, e essa missão não deixa de ser importante.
Como a cerâmica difere da porcelana, veja abaixo.