Pratos

Pratos ecológicos: características, tipos e critérios de seleção

Pratos ecológicos: características, tipos e critérios de seleção
Contente
  1. Característica
  2. Variedades
  3. Como escolher?

No mundo moderno, ao escolher produtos domésticos, cada vez mais atenção é dada ao seu impacto na saúde humana e no meio ambiente. Portanto, vale a pena considerar as principais características dos eco-pratos, saber quais são os tipos deles, e também se familiarizar com os critérios que devem ser levados em consideração na escolha dos conjuntos desses pratos.

Característica

Existem os seguintes critérios principais, qual eco-ware deve estar em conformidade com:

  • deve ser feito de materiais naturais;
  • não deve conter substâncias nocivas ao corpo humano e ao meio ambiente;
  • substâncias nocivas não devem ser liberadas durante o seu descarte.

Como a luta pelo meio ambiente está na moda, esses pratos costumam ser desenvolvidos com a participação dos principais designers do mundo. A principal desvantagem desses produtos é o preço mais elevado em relação aos produtos plásticos, bem como a baixa disponibilidade de louças ecológicas em pontos de venda tradicionais, como supermercados.

A presença de tais pratos não só permite ao proprietário manter a saúde e ajudar a preservar a natureza, mas também ajuda a expressar sua posição cívica e promover o estilo ecológico.

Variedades

De acordo com o grau de respeito pelo meio ambiente, três tipos de pratos podem ser distinguidos, usando o prefixo "eco".

  • Produtos de materiais clássicos para baixela, como o vidro e o metal, que, por meio de modernas tecnologias de produção, preservam a saúde dos usuários. Essa categoria inclui, por exemplo, panelas com revestimento antiaderente de cerâmica, que podem reduzir a quantidade de óleo usado na culinária e reter mais vitaminas e outros nutrientes nos alimentos.
  • Produtos feitos de materiais naturais, estilizados como a antiguidade. Esses conjuntos são geralmente feitos de pedra, madeira e argila. Eles são inofensivos para os humanos e a natureza, mas não são biodegradáveis.
  • Produtos biodegradáveis, que não só são seguros para as pessoas e para o meio ambiente, mas também se decompõem completamente no solo em um período de 1 mês a 1 ano, contribuindo assim para a solução do problema de superlotação dos aterros. É este tipo de baixela que é atualmente o mais popular.

Por nomeação, os seguintes tipos de tais produtos são distinguidos:

  • utensílios de comida descartáveis - sendo muitas vezes considerada a missão principal dos eco-louças o deslocamento do plástico, é lógico que seja neste segmento que se observa a maior variedade de produtos do mercado;
  • utensílios de comida reutilizáveis - esses produtos ainda não são tão populares quanto os descartáveis, e entre eles os mais comuns são os conjuntos estilizados de folk;
  • itens alimentares reutilizáveis - a biodegradabilidade tem um preço, então geralmente os produtos biodegradáveis ​​são menos duráveis ​​e resistentes ao calor do que os produtos tradicionais de metal, porcelana e plástico usados ​​para cozinhar; Por isso, atualmente, os pratos ecológicos para cozinhar são representados principalmente por conjuntos de madeira, pedra e barro.

A classificação mais extensa desses pratos é de acordo com o material de sua fabricação. Vamos considerar com mais detalhes os materiais mais comuns hoje em dia.

bétula

Os pratos de casca de bétula são os mais tradicionais para o mercado russo, uma vez que são utilizados desde os tempos da Antiga Rus. Além disso, não é apenas totalmente seguro para a natureza e os humanos, mas também tem uma série de propriedades curativas devido à presença em sua composição de betulina (cânfora de bétula) - um anti-séptico e bioestimulante natural. A casca de bétula pode ser armazenada por muito tempo, pois é resistente a danos mecânicos e à decomposição. No mercado russo, as louças de vime Yakut mais comuns no estilo folk. Na maioria das vezes, são oferecidos conjuntos de terças (caixas para guardar alimentos), canecas, pães e recipientes para temperos. A principal desvantagem dos produtos de casca de bétula é sua baixa resistência a altas temperaturas, portanto, as canecas de casca de bétula devem ser usadas apenas para bebidas frias, por exemplo, sucos e kvass.

Canudo

A palha de trigo é outro material de louça redescoberto que foi usado por nossos ancestrais distantes. Atualmente, esses produtos são produzidos pela moagem da palha até obter uma massa homogênea e posterior prensagem. Na maioria das vezes, lancheiras e bandejas descartáveis ​​são feitas de palha. Esses produtos são resistentes a altas e baixas temperaturas e danos mecânicos. Quando esses pratos se decompõem, fertilizantes naturais são formados, de modo que não são apenas seguros para a natureza, mas até úteis.

Coco

Atualmente, as mais comuns são as tigelas de casca de coco e os pratos que usam flocos de coco como cola. Eles são duráveis ​​e elegantes, e transformam até mesmo o dia mais comum em um pequeno feriado tropical. Suas principais desvantagens são a baixa resistência a temperaturas extremas (não toleram tanto o congelamento quanto o forte aquecimento), bem como a necessidade de manutenção regular (limpeza com óleo de coco ou de linhaça, lavagem das mãos em vez de máquina de lavar). Além disso, eles se decompõem na água, por isso não podem ser embebidos por muito tempo.

Folhas de palmeira

Para a produção, são utilizadas folhas caídas de palmeiras, que são lavadas e prensadas para dar a forma desejada e, a seguir, cobertas com tinta alimentar. Esses pratos combinam leveza, força e resistência a temperaturas extremas. Sua principal desvantagem é a baixa disponibilidade no mercado russo, onde os materiais mais tradicionais são comuns.

Milho

Esses produtos são feitos de amido de milho por fundição e estampagem.Em termos de leveza, resistência, resistência a altas e baixas temperaturas, esses produtos não são de forma alguma inferiores aos de plástico. Ao mesmo tempo, sendo utilizado no solo, esse material se decompõe em água e dióxido de carbono em 9 meses. Em contraste com as variedades mais exóticas de junco e folhas de palmeira, a mercadoria de milho está amplamente representada no mercado russo.

Bengala

Para este prato é utilizado o bagaço (cana-de-açúcar), que é esmagado, espremido, fervido, colocado em formas e seco. Os produtos acabados têm excelente durabilidade, toleram tanto o congelamento quanto o aquecimento em forno de micro-ondas, se decompõem no solo em 5 meses. A principal desvantagem é a baixa resistência a líquidos (nenhum vazamento garantido por 4 horas).

Bambu

Para a produção, são utilizados caules de bambu, que são triturados, prensados ​​e envernizados. Esses pratos são altamente duráveis, podem ser reutilizados, mas não toleram bem as mudanças de temperatura, além disso, não podem ser ensopados. Apesar de sua durabilidade, os utensílios de cozinha totalmente biodegradáveis ​​podem ser descartados em até 3 meses no solo ou 2 dias na água.

Outros materiais

Entre outros usados para a fabricação de materiais de mesa, os seguintes são mais conhecidos:

  • pratos de waffle - taças de sorvete familiares a todos desde a infância não só atendem a todos os critérios de eco-pratos, mas também comestíveis, o que não só resolve completamente a questão do seu descarte, mas também garante sua total segurança para a saúde e o meio ambiente; podemos dizer que as xícaras de waffle são as louças ecológicas mais comuns de nosso tempo;
  • produtos de sementes de casca - é produzido, por exemplo, pela empresa russo-chinesa-austríaca "EcoFrand";
  • opções de canela - tradicionalmente, a fabricação de tais pratos era artesanal no Sri Lanka e na Indonésia, é de lá que esses conjuntos costumam acabar na Rússia como uma lembrança; na sua produção, utilizam-se cascas e flocos de coco, e a canela serve de elemento decorativo, cujas propriedades são semelhantes às do coco;
  • pratos de sementes de abacate - é produzido pela Biofase e seu prazo de validade é de até 1 ano;
  • produtos de casca de laranja - O designer israelense Ori Sonnenshey está engajado em sua produção; a vantagem destes pratos, para além do respeito pelo ambiente, reside no facto de apresentarem um cheiro agradável e um aspecto elegante;
  • opções de casca de cenoura e casca de amendoim - estes pratos são feitos pela empresa italiana Who Made a partir de resíduos alimentares reciclados;
  • produtos de purê de frutas / vegetais - um grupo de cientistas russos de Samara está a desenvolver uma tecnologia para a produção de chávenas a partir de puré de batata (em particular maçã); a vantagem de tais opções é que não são apenas ecológicas, mas também comestíveis;
  • produtos de borra de café - A startup holandesa Kaffeeform está envolvida na produção dessas canecas; os produtos feitos com este material não são apenas ecológicos, mas também altamente duráveis;
  • pratos de massa - a idéia de fazer colheres comestíveis pertence ao Bashkortostanian Vadim Fattakhov; Desde 2017, a startup que ele criou colabora com cafés e restaurantes em megacidades russas.

Como escolher?

      É importante compreender que o ponto principal dos eco-pratos é a regularidade da sua utilização. Tanto sua saúde quanto sua natureza terão poucos benefícios se você comprar um copo para cana em vez de um de plástico. Portanto, antes de mais nada, vale a pena considerar as opções reutilizáveis ​​de pratos amigos da natureza. Se você está interessado em produtos descartáveis, vale a pena focar naqueles que são mais acessíveis do ponto de vista financeiro e logístico. O próximo critério importante é a resistência ao calor. Nem todos os produtos são criados igualmente bem para alimentos quentes - por exemplo, as opções de casca de bétula e coco podem se deteriorar rapidamente.Portanto, para o café e outras bebidas quentes, vale a pena comprar pratos feitos de milho, bagaço, palha ou folhas de palmeira.

      Você aprenderá sobre as vantagens dos pratos ecológicos no próximo vídeo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa