Tudo sobre porcelana tcheca
A porcelana tcheca é merecidamente conhecida em todo o mundo e é especialmente apreciada pelo povo da Rússia. Porém, para não obter uma falsificação na hora da compra, é importante entender as características desses pratos e saber quem os produz.
Um pouco de historia
A história da porcelana checa começa no final do século XVIII, ou melhor, nos anos 90 do século. A primeira amostra de porcelana tchecoslovaca foi apresentada perto de Karlovy Vary, onde um depósito de caulim ou argila branca foi descoberto pouco antes. Como as principais matérias-primas necessárias para a produção de porcelana acabaram sendo de alta qualidade, a região rapidamente se tornou o principal centro de produção desse tipo de louça na República Tcheca. Além disso, a própria argila tcheca começou a ser transportada para outros países envolvidos na produção de porcelana.
Como naquela época esse território estava sob controle dos alemães, não é de se estranhar que a tecnologia de manufatura também fosse alemã. Além do mais, a maioria das fábricas responsáveis pela produção de porcelana tcheca pertencia a industriais alemães... No entanto, o custo dos pratos tchecos ainda era menor, estando no mesmo nível de qualidade da porcelana inglesa ou alemã. Na verdade, o segredo da popularidade da porcelana tcheca está na combinação das vantagens dos dois países. Da parte da República Tcheca, era um material de origem confiável e de alta qualidade, e da parte da Alemanha - uma receita comprovada para fazer pratos, a experiência de artesãos e o domínio da técnica de pintura requintada.
Vantagens e desvantagens
A louça da República Tcheca tem uma série de vantagens significativas, o que explica sua popularidade em todo o mundo.Os produtos são altamente duráveis e, durante a operação, você não deve se preocupar com chips - é improvável que apareçam. O esmalte de alta qualidade não tem medo da radiação dos fornos de micro-ondas, permite lavar os produtos na máquina de lavar louça, bem como usá-los em altas temperaturas. A exposição aos talheres não mancha a superfície dos pratos, o que também é uma vantagem. Embora o preço da porcelana tcheca não possa ser chamado de baixo, é significativamente mais baixo do que no caso de amostras alemãs ou inglesas.
A desvantagem é o design, que nem todo cliente gosta. Algumas grosserias e tramas monótonas tornam-se muitas vezes as desvantagens deste tipo de prato. O preço da porcelana tcheca, ao contrário, refere-se ao segmento médio. Por exemplo, uma espátula de bolo da marca Leander pode ser comprada por mil rublos, e uma mesa posta para seis pessoas da mesma empresa custará aproximadamente 23 mil rublos.
Variedades de pratos
A porcelana tcheca é mais frequentemente comprada na forma de jogos de chá ou jogos de jantar que combinam o número máximo de itens, e não apenas pratos e canecas com xícaras. Por exemplo, um jogo de chá para 6 pessoas pode consistir em 15 itens, incluindo uma chaleira, açucareiro, jarro de leite e um jogo de pires e xícaras. Um conjunto de mesa típico para 6 pessoas consiste em 24 itens. Neste caso, são seis pratos diferentes: fundo, raso e sobremesa. Além disso, o conjunto inclui um prato oval, um prato redondo, um par de tigelas de salada, um saleiro e uma tigela redonda de molho em um suporte. Entre os pratos inusitados relacionados com a porcelana checa, destacam-se uma caixa de pão, uma tigela para ossos, uma lata de óleo, um conjunto para especiarias, um recipiente para manteiga, um capim-limão, anéis de guardanapo e muitos outros.
Sujeito
A porcelana tcheca de diferentes fábricas combina o uso dos mesmos temas comuns. Por exemplo, muitas vezes uma flor do campo é encontrada em pratos, ou melhor, variações de um elemento vegetal que se assemelha a uma cebola. As flores são geralmente coloridas em um tom azul tradicional. Não menos populares são os conjuntos com histórias e esboços bíblicos, inspirados no estilo do Renascimento. Todos eles estão unidos sob um único nome "Madonna".
A porcelana rosa é decorada com douramento e arranjos florais. No entanto, é mais frequente os turistas de todo o mundo levarem para casa canecas e pratos com gansos checos, decorados com laços azuis e dispostos aos pares.
Não devemos esquecer a “caça ao verde” - os vários temas deste popular passatempo.
Cores
A essência da tecnologia de fabricação da porcelana tcheca é que a mistura em si tem uma agradável cor rosada. Se você olhar os fragmentos do produto, poderá encontrar uma tonalidade rosa até por dentro. Isso, aliás, permite distinguir a porcelana tcheca das inglesas, alemãs e francesas comuns, que sempre serão brancas. Os fabricantes europeus dão a cor aos seus produtos aplicando posteriormente esmaltes coloridos. No entanto, na maioria das vezes, a porcelana tcheca parece branca leitosa.
Visão geral dos fabricantes
As empresas fabricantes de porcelana da Boêmia são conhecidas em todo o mundo, pois atuam há muitos anos e garantem a qualidade do produto. Planta Klasterec-Thun, em operação desde 2009, é considerada a maior da República Tcheca. A fabricação inclui porcelana para uso doméstico, restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação. Anteriormente, a empresa operava sob a marca Thun, que iniciou suas operações em 1794. Uma das obras mais populares da época foi serviço de "atum" de porcelana, criado para a Corte Imperial de Viena.
Outras criações Thun notáveis incluem define "Nicole", "Clea", "Constance" e "Opal"... Atualmente, a fabricante está cada vez mais modificando o design clássico em favor de tendências modernas, por exemplo, adicionando notas de vanguarda.Conjuntos especiais para crianças também são populares.
Porcelana Leander foi feito pela primeira vez em 1907, em Karlovy Vary. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a empresa passou a ser patrocinada pelo estado, e os pratos da planta passaram a ser expostos em feiras internacionais. A empresa produz atualmente diversas linhas de baixelas: de uso geral, para hotéis e restaurantes, bem como itens de luxo decorados com pintura à mão. Os conjuntos mais populares desta marca incluem Windsor, Sonata, Sabina e Victoria. Um dos desenhos mais famosos da porcelana tcheca, o ganso, é produzido aqui.
Fábrica Concordia Lesov foi fundada em 1888. Sua principal especialização foi porcelana Bernadotte... Uma característica da tecnologia utilizada são pequenos baixos-relevos, muito claros e precisos. Os produtos são feitos em branco ou marfim. Bernadotte vem em uma variedade de sabores, de slides de frutas a porta-guardanapos e espátulas para bolo. Os compradores podem encontrar caixas, cinzeiros e vários detalhes para a decoração da casa.
Fábrica da marca Haas Czjzek foi fundada em 1792, sendo por isso considerada uma das mais antigas. Os produtos da empresa são um conjunto de talheres decorado com decorações em estuque. A marca mais famosa é considerada serviço "Simona"... Além da pintura à mão, os objetos são decorados com gravura ácida e outras tecnologias. Os pratos são de elevada qualidade e durabilidade, podendo os lavar na máquina de lavar loiça e colocá-los no microondas sem problemas. Por fim, não podemos deixar de mencionar os pratos. por Bohemia Porcelain - uma das empresas checas mais antigas.
Como escolher?
Ao escolher a porcelana feita na Tchecoslováquia, é importante considerar cuidadosamente e tocar no produto selecionado. A porcelana verdadeira é agradável ao toque, pois é totalmente lisa, sem amassados ou reentrâncias. Se você examinar, por exemplo, um copo usando uma fonte de luz brilhante, verá que é ligeiramente translúcido. No verso da loiça, pode sempre encontrar uma espécie de carimbo - um círculo deixado após o disparo. Às vezes, ao lado dele, há vários pontos que sobraram das agulhas em que os pratos foram pendurados.
Em pé, os pratos não balançam, mas se manifestam de forma constante. No caso de um produto de porcelana ser um produto de uma determinada fábrica, o emblema desta parece ser aplicado sob o esmalte e em cada produto sem exceção. Outros desenhos são desenhados de maneira muito organizada e uniforme, sem chips. Em geral, vale lembrar que a verdadeira porcelana tcheca não é muito barata, mas suas falsificações com preço inferior são abundantes.
Enquanto estiver na loja, você deve definitivamente verificar o produto comprado, especialmente se ele foi comprado como um presente.
Recursos de cuidados
Não é recomendável lavar a porcelana checa com detergentes comuns para a louça, uma vez que na maioria dos casos as partículas abrasivas grossas afetam negativamente o estado da superfície - ficam cobertas de rachaduras e perdem a cor original. É muito mais correto usar sabonete infantil e água levemente aquecida em um recipiente separado. A condição dos pratos será adversamente afetada pela pressão da água que sai da torneira e pelo encharcamento de amostras individuais.
Depois de terminar a lavagem, as xícaras e pratos devem ser limpos imediatamente com um pano macio ou pano para evitar manchas.
O armazenamento ideal da porcelana tcheca ocorre em caixas de vidro, protegidas do pó e da umidade.
Você pode descobrir como a porcelana tcheca é feita assistindo ao vídeo abaixo.