Dicas para escolher panelas de bambu
No mundo moderno, a questão da ecologia é muito aguda. Ambientalistas e adeptos de um estilo de vida saudável escolhem produtos ecológicos e itens de interior para eles próprios. Um exemplo de respeito à natureza e à saúde humana foram os pratos de bambu, que gradativamente foram substituindo os produtos de plástico, metal e papelão.
Propriedades e recursos
O bambu é uma planta perene da família dos cereais que cresce nas florestas tropicais e subtropicais da Ásia. Uma característica da planta é sua taxa de crescimento: em uma hora, seu comprimento aumenta em pelo menos 2 cm, e sua despretensão permite obter, sem muito esforço, matéria-prima barata para a produção de bens ecológicos.
Muitos séculos atrás, no Oriente, eles aprenderam sobre as propriedades do bambu e começaram a usá-lo na construção de casas e barcos, na fabricação de móveis e instrumentos musicais, na medicina e na cosmetologia.
No século 20, com o desenvolvimento da tecnologia, passaram a fabricar fibra de bambu para a produção de tecidos e louças.
Processo de manufatura
A ecofibra do bambu é obtida a partir de brotos e folhas de plantas, triturando e picando bem. Agora, os fornecedores de Taiwan e da China oferecem fibras prontas na forma de pó ou grânulos de cores naturais amarelo dourado ou preto.
Segue-se o processo de confecção dos próprios pratos. Cada fabricante tem uma composição diferente de ingredientes. Aqui, apenas a fibra de bambu pode estar presente, ou pode ser misturada com madeira, folhas de palmeira, cana-de-açúcar e componentes de alimentos.
Produtos de fibra (fibra) podem ser obtidos de duas maneiras.
- Colagem de blanks em uma única peça e posterior processamento com cera ou verniz para alimentos.Esses espécimes são muito semelhantes aos produtos de madeira natural, mas não são adequados para serem lavados na máquina de lavar louça, têm uma superfície mais espessa e não são duráveis o suficiente.
- Uma mistura pré-preparada de fibra e outros componentes, adicionando corante alimentar da tonalidade desejada, é colocada em uma prensa para sinterização. Além disso, as superfícies internas são revestidas em uma ou duas camadas com verniz para conferir resistência à umidade e aumentar as propriedades antibacterianas. A superfície externa é pintada com tintas vegetais seguras. Os produtos feitos desta forma são mais finos e elegantes (sua espessura é de cerca de 3-5 mm), mas ao mesmo tempo são bastante fortes e duráveis.
Todos os anos, há uma reposição nas fileiras dos adeptos dos pratos de fibra de bambu. Muitas donas de casa e até mesmo donos de restaurantes estão mudando para talheres e talheres de fibra ecológica depois de aprenderem sobre suas propriedades excepcionais.
Propriedades das panelas de bambu.
- O bambu é considerado uma matéria-prima ecologicamente correta que se decompõe em seu ambiente natural em até 180 dias, e na água - em 2 dias.
- Recuperação rápida após corte sem uso adicional de fertilizantes.
- Sem risco de destruição da vegetação. Recentemente, outros países (por exemplo, Ucrânia) começaram a se envolver no cultivo de plantações de bambu.
- Ao cultivar bambu, nenhum produto químico é usado, o que afeta a pureza e o respeito ao meio ambiente das matérias-primas.
- As fibras de bambu possuem propriedades antibacterianas que evitam a contaminação por microorganismos e fungos. Isso também se aplica a produtos acabados. Em contato com os alimentos, o bambu ajuda a descontaminá-los.
- Lavar em água quente e lava-louças não diminui as propriedades úteis da louça por muito tempo.
- Durabilidade dos produtos com cuidado e uso adequado. Mesmo com o uso constante e intensivo, a cor e a lisura das superfícies não mudam.
- Apesar de sua leveza e formas graciosas, os produtos de bambu são duráveis e resistentes a lascas e arranhões. Preferido em viagens, em piqueniques, para alimentar crianças.
- Ausência de odores estranhos e proteção contra a absorção de alimentos ou aromas de tinta.
- Depois de ligeiramente úmido, tende a secar rapidamente.
- É uma opção econômica para alimentos saudáveis e ambientalistas.
- Uma variedade de formas e cores irá ajudá-lo a escolher um conjunto de pratos ou utensílios de cozinha para qualquer interior.
Além de todas as vantagens acima, existem algumas restrições ao uso de tais utensílios de cozinha.
- Pode ser lavado com detergentes em gel ou água e sabão com uma esponja macia e sem partículas abrasivas. O uso de máquinas de lavar louça é possível desde que indicado pelo fabricante.
- As cargas de temperatura possíveis não devem exceder 75 graus. Em pratos de bambu, não aqueça os alimentos, ferva a água e coloque-a no fogo aberto.
- Armazenar líquidos em tais recipientes pode biodegradar.
- A menos que especificado de outra forma pelo fabricante, o uso de panelas de bambu em fornos de micro-ondas é proibido.
No momento, a gama de produtos de fibra de bambu é bastante extensa.
Aqui você pode encontrar pratos de vários formatos e tamanhos, bases para copos, tigelas e tigelas, vasos de frutas, cestos de vime para pães e doces, copos, recipientes para armazenamento de alimentos e muito mais. Também há talheres: facas, garfos, colheres e utensílios de cozinha.
Em lojas especializadas, encontram-se secadores de louça, latas para armazenamento de produtos a granel, garrafas térmicas e até banho-maria. Você pode escolher vários itens de bambu do conjunto como um presente para seus entes queridos.
Em conexão com a extensa luta de todo o mundo contra a poluição ambiental, os fabricantes de pratos ecológicos lançaram a produção de produtos descartáveis de bambu para piqueniques, restaurantes de fast food e festas.A gama desses produtos inclui pratos, copos, colheres, garfos, facas, recipientes, palitos de sushi, canudos para bebidas e muito mais.
Ao contrário de produtos similares feitos de plástico, que se tornaram líderes em poluição ambiental, os produtos feitos de fibra ecológica se decompõem muito rapidamente de forma natural, sem emitir substâncias cancerígenas e nocivas.
Como escolher?
Escolha de utensílios de cozinha e panelas de fibra de bambu seguros e ecológicos, além do preço do produto, você precisa prestar atenção aos seguintes fatores.
- Use a temperatura. Uma temperatura segura é considerada de -20 graus a +70 graus. A indicação do fabricante do limite superior de 120 graus indica um alto teor de resinas de melamina em tais produtos. É melhor recusar-se a comprar tais pratos.
- Cor. Para produtos de tingimento, os corantes obtidos de vegetais e frutas, bem como à base de soja, são considerados seguros. Tintos e azuis ricos e vibrantes indicam o uso de cores artificiais que podem causar alergias.
- Preço. O preço muito baixo do produto deve alertá-lo. O custo dos pratos feitos com fibras naturais é bastante elevado devido à laboriosidade do processo de produção.
- Certificados e licenças... Todas as louças ecológicas e seguras devem ser aprovadas e possuir certificados de qualidade, sendo as atividades do fabricante realizadas exclusivamente sob licença.
Nos últimos anos, as prateleiras das lojas foram preenchidas com uma variedade de louças ecológicas.
Os fabricantes, em busca do número de vendas, começaram a usar cada vez mais fibras sintéticas e vários produtos químicos para aumentar a resistência e dar aos produtos uma aparência atraente.
Se pretende adquirir pratos realmente de elevada qualidade, saudáveis e amigos do ambiente, na produção dos quais foi utilizado o eco-bamboo, deve escolher um fabricante de confiança cujos produtos são testados e certificados. Assim, a sua utilização proporcionará alegria e prazer estético tanto na cozinha como como elemento de decoração para criar o conforto do lar.
Para obter mais informações sobre utensílios de cozinha de bambu, veja o próximo vídeo.