Linens

Quanto tecido você precisa para um conjunto de 2 camas?

Quanto tecido você precisa para um conjunto de 2 camas?
Contente
  1. A quantidade de material por folha
  2. Cálculo de metros de tecido para capa de edredon
  3. Como calcular para travesseiros?
  4. Levamos em consideração as tolerâncias para encolhimento

Não há nada difícil em costurar sua própria roupa de cama. Devido ao seu formato retangular, é fácil de cortar, sem a necessidade de padrões ou ranhuras especiais. O principal é calcular correctamente o tecido necessário para que o conjunto de linho não seja pequeno.

A quantidade de material por folha

Até o momento, não existem cálculos claros para a roupa de cama. A questão é que vários padrões são emitidos. Por exemplo, os mais populares são 180x220 ou 150x220 cm, mas você pode encontrar os tamanhos 175x210 ou 150x200 cm.

Se você está costurando linho para venda, você pode se concentrar nessas normas, pois muitas vezes correspondem aos tamanhos populares de cobertores e colchões. Se o conjunto de cama está sendo costurado para uso pessoal, você pode medir o edredom e a cama. Isso é especialmente verdadeiro se o berço for feito sob encomenda e tiver dimensões não padronizadas.

Antes de comprar tecido ou cortar de um corte existente, recomenda-se calcular a quantidade total de tecido para todo o conjunto. Isso é necessário para garantir que haja corte suficiente. Normalmente, um conjunto de cama consiste em 4 peças (2 fronhas, um lençol e uma capa de edredão larga) ou 5 peças, quando duas capas de edredão e meia são fixadas ao lençol largo. Se você planeja usar diferentes cortes de tecido para criar um modelo de designer, é importante escolher um material para que haja encolhimento uniforme sem distorções.

O consumo de material deve ser calculado não apenas com base no tamanho do produto acabado, mas também levando em consideração as margens de costura e o encolhimento do tecido.

Normalmente faltam 3 cm para a bainha do material de cada lado - para duas dobras de 1 cm. Se o tecido for fino, como cetim, a margem pode ser menor. O encolhimento costuma ser de 2 a 5%.Se a orla do tecido já foi trabalhada, não é necessário bainhar, respectivamente, e não deixa para sobrar.

Assim, para uma folha de 150x220 cm, a largura do rolo deve ser igual ao comprimento do produto + 6 cm para folga, ou seja, 226 cm. O cálculo do comprimento do corte da folha será 150+ 6 (tolerâncias) + 8 (encolhimento do tecido 5%) = 164 cm.

Se o lençol for costurado para um colchão fora do padrão, será necessário medir seu comprimento e largura, por exemplo, 90x170. Certifique-se de levar em consideração a dobra do lençol sob o colchão, normalmente de 15 a 40 cm. Assim, a largura do padrão será 90 + 6 (bainha) + 8 (encolhimento) + 30 (bainha sob o colchão) = 134 cm.

Cálculo de metros de tecido para capa de edredon

O corte do tecido para a capa de edredão é calculado da mesma forma. Se este for um conjunto de 2 quartos com uma largura de 220 cm, então 440 (2 larguras 220x2) + 6 (por costura) + 22 (encolhimento do tecido) + 5 (mesada) = 473 cm. É importante notar que uma dobra lateral do tecido é fornecida. Se duas metades da capa de edredão forem cortadas separadamente, sobram mais 6 cm. São feitos 5 cm de folga adicional para que a manta se encaixe livremente na capa.

Consequentemente, para uma manta e meia, as dimensões são as seguintes: 300 (150 cm x 2) + 6 (por costura) + 15 (5% de encolhimento) + 5 (tolerância) = 326 cm. Como há 2 capas de edredom no conjunto, você precisará do dobro de tecido. Se a manta não atender ao padrão, então sua largura é medida, à qual são acrescentadas concessões.

Por exemplo, a largura do cobertor é de 165 cm. Consequentemente, 330 + 6 + 5 + 17 = 358 cm. Se as metades forem separadas, mais 6 cm para a margem de costura.

Como calcular para travesseiros?

As fronhas também podem ter tamanhos não padronizados, mas os tamanhos mais populares são 70x70 e 50x70 cm. Ao cortar, a válvula é levada em consideração, geralmente é 1/3 da fronha. Uma aba muito curta não segura bem o travesseiro, a fronha está prestes a "escorregar" dele. Se a válvula for muito larga, será inconveniente enchê-la.

Você pode prescindir de uma válvula, por exemplo, costurar um zíper ou usar botões e botões. Nesse caso, é feita uma tolerância de 5 cm.

O cálculo de uma fronha para uma almofada de 70x70 cm será: 140 (2 larguras) + 23 (aba) + 3 (por costura) + 8 (encolhimento do tecido) = 174 cm. Comprimento do produto 70 + 6 = 76 cm.

Cálculo de uma fronha para uma almofada 50x70 cm: 100 (50x2) + 17 (válvula) + 3 + 6 = 126 cm. Comprimento 76 cm. Da mesma forma, o cálculo é feito para os tamanhos 60x60, 75x75 cm e assim por diante. Se houver várias almofadas, por exemplo, não duas, mas quatro, então o cálculo do tecido é levado em consideração nelas.

Assim, o consumo total de tecidos para um conjunto de lençóis de 4 peças 200x220 com travesseiros 70x70 será de aproximadamente 1037 cm (216 + 473 + 174 + 174), ou seja, pouco mais de 10 m. Se levarmos em conta o erro no cálculo, casamento no tecido, erros no corte e similares, então é melhor comprar um corte de 11 m para que haja uma margem.

Levamos em consideração as tolerâncias para encolhimento

Qualquer tecido, especialmente um novo, encolhe. É importante levar isso em consideração, caso contrário, durante o funcionamento, a roupa de cama encolherá tanto que ficará pequena. Deixar concessões muito grandes também não vale a pena. Se a capa de edredom for grande, o edredom pode cair ou escorregar. Fronhas extragrandes no travesseiro também parecem pouco estéticas, elas podem se prender em dobras.

Normalmente, os tecidos de linho e algodão são usados ​​para a roupa de cama, por exemplo, chita, cetim, popeline. Eles, como a seda, encolhem até 5%. Se houver uma mistura de sintéticos (força de ranhura), esse número é mais baixo - até 2-4%. A flanela mais densa e macia usada para kits de inverno encolhe ligeiramente.

O tecido sintético encolhe menos. Mas usá-lo especificamente para costurar conjuntos de dormir é irracional. Ele absorve mal o suor, não "respira" e pode causar superaquecimento do corpo ou causar alergias. Portanto, a proporção ideal na composição da roupa de cama não excede 20%.

Para reduzir o risco de encolhimento do conjunto de cama, pode-se fazer o decatting - tratamento térmico úmido do tecido. O corte deve primeiro ser lavado ou embebido em água morna não superior a 40 graus Celsius.

Em seguida, aperte levemente e pendure uniformemente na secadora com a linha reta voltada para baixo. Se você pendurar para secar com o lado transversal voltado para baixo, o corte pode ficar inclinado durante a secagem. Para entender qual lado está, você precisa puxar o tecido para os lados. Onde se estica mal - o fio lobar, onde se estende melhor - transversal.

Em seguida, um pano ligeiramente úmido deve ser passado do lado avesso na direção da linha compartilhada usando a função de vapor. Agora você pode parar. Neste caso, ainda é recomendável deixar subsídios. Durante o funcionamento, a roupa pode tornar-se mais viciante, por exemplo, ao ferver ou lavar a altas temperaturas e rpm.

Você aprenderá a cortar adequadamente o tecido em uma cama de 2 quartos assistindo ao vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa