Roupa de cama por tipo de tecido

Tipos de tecidos para roupa de cama e suas características

Tipos de tecidos para roupa de cama e suas características
Contente
  1. Tipos de material e suas características
  2. Qual tecido é o melhor?
  3. Projeto
  4. Fabricantes
  5. Critérios de escolha
  6. Visão geral da revisão
  7. Belos exemplos

Uma pessoa dorme quase um terço de sua vida, o que significa que ela recupera as forças, descansa. Uma zona de dormir devidamente equipada, complementada por acessórios de alta qualidade, entre os quais o papel principal é a roupa de cama, representada por uma grande variedade de modelos nas lojas, vai ajudar a garantir um sono confortável e saudável, um excelente estado de espírito ao acordar.

É a grande variedade que às vezes complica o processo de escolha e compra de lingerie. A escolha de um jogo de cama não será tão difícil se se compreender os principais tipos de tecidos com que são feitos os acessórios, nas suas características e propriedades.

Tipos de material e suas características

Na hora de comprar um jogo de cama, cada mulher examina o rótulo, que indica a composição, o tipo de material, sua densidade, regras de atendimento. Os tecidos para cama (levando em consideração a origem da fibra e sua composição) podem ser divididos grosso modo nas seguintes categorias.

  • Natural... Esta é uma tela feita de fibras naturais - linho, algodão, seda.
  • Sintético... São telas feitas de fibras artificiais. O poliéster é amplamente utilizado em tecidos sintéticos.
  • Misto (combinado). Esta é uma teia de fibras combinadas. O mais comum é a combinação de algodão + poliéster (50x50%) ou linho + algodão.

Um indicador importante do tecido a partir do qual a cama é costurada é o coeficiente de densidade da tecelagem dos fios. Dependendo deste indicador, os tecidos também são divididos em três classes:

  • tecidos com proporção reduzida (20-40 fios / 1 cm²);
  • tecidos com proporção moderada (50-80 fios / 1 cm²);
  • tecidos de alto coeficiente (85-280 fios / 1 cm²).

A resistência ao desgaste e a durabilidade dos produtos dependem diretamente da densidade do tecido. Estudando as características do material, não se deve confundir a composição com a densidade da trama dos fios, uma vez que nomes familiares aos compradores como “chita grossa” ou “popelina” não são uma composição, é um tipo de trama de fios . O material para a produção de acessórios de cama é feito de componentes como algodão, seda natural, bambu, linho e componentes artificiais, e tudo o mais é uma variedade.

Para entender qual cama será o mais confortável, segura e prática, você precisa se familiarizar com as principais características do material, estudar todos os prós e contras.

  • Chintz... Este é um material barato com alta densidade de tecelagem de fios, mas ao mesmo tempo que tem vida curta, rapidamente perde sua forma. A roupa de cama de chita é agradável ao toque, econômica, pouco prática de usar. Atualmente, os fabricantes raramente usam chita para a cama.
  • Chita... É 100% algodão tecido com excelente respirabilidade, abrasão e resistência ao desgaste. Devido ao seu caráter hipoalergênico e ecológico, as roupas de cama para crianças costumam ser costuradas de chita grossa. Além disso, o material é despretensioso na manutenção, fácil de lavar, bastante resistente, praticamente não enruga. Comparado ao cetim, é muito mais resistente, o que na verdade é a única desvantagem. A moderna indústria têxtil produz vários tipos de chita grossa - branqueada, monocromática, estampada e áspera. A roupa de cama da mais alta qualidade e mais popular é feita de chita grossa de luxo e conforto.
  • Ranfors... É 100% algodão natural. Pelas suas características, o material é idêntico à chita grossa de alta qualidade, porém ainda mais denso e durável (1,5 vez). O material é sedoso, macio, macio ao toque, resistente ao desgaste e à sujeira. Além disso, o tecido não é deformado, não são formados grânulos nele.
  • Percal... É um tecido de algodão com agradável toque aveludado. O material não deforma, não desbota após a lavagem, retém bem o calor, absorve a umidade, respira e também não se desgasta. Apesar da finura, o tecido é muito durável, resiste a até 1000 lavagens sem perder a cor. Uma característica do percal é considerada sua peculiar maciez, maciez e uma sensação de frescor no calor.
  • Linho... É um material natural dotado de higroscopicidade, leveza, hipoalergenicidade e alta resistência. Além disso, possui propriedades bactericidas, não acumula eletricidade estática. Uma característica do material é que com o tempo ele fica mais macio e mais agradável ao toque. Devido à sua textura única, o linho tem efeito massageador, permite que a pele respire, é despretensioso no cuidado, é durável e prático. A desvantagem do material é sua tendência a enrugar rapidamente e a passar mal.
  • Bambu... É um material natural amigo do ambiente com elevada resistência ao desgaste, graças ao qual a roupa de bambu pode suportar até 500 lavagens. O tecido é delicado e agradável ao toque, resistente aos raios ultravioleta, respirável e hidratante. Comparado com outros materiais, o bambu é mais macio que o algodão, sedoso como a seda, mas não escorregadio. Além disso, o material é conhecido por suas propriedades antibacterianas, que perduram mesmo após 50 lavagens.

O bambu é um material que não possui absolutamente nenhuma falha.

  • Flanela... Este é um tecido natural incrivelmente macio e quente coberto com fibras finas. A cama de flanela é ideal para o período de entressafra e inverno, pois o material economiza calor e aquece. A desvantagem do material é que ele tende a rolar rapidamente.As vantagens do material incluem praticidade, durabilidade, respeito ao meio ambiente, resistência ao desbotamento e deformação. A desvantagem é o tempo de secagem após a lavagem.
  • Mahra... É um material durável e hipoalergênico, confortável para o uso diário. O tecido é natural, aquece bem, não enruga, não acumula eletricidade estática. Vale ressaltar também a praticidade, durabilidade e facilidade de manutenção. As desvantagens incluem a severidade do tecido, bem como o tempo de secagem após a lavagem.
  • Seda... Trata-se de um material único com incrível brilho, maciez, que em sua composição química se assemelha ao cabelo humano. A seda contém muitos aminoácidos que têm um efeito positivo no corpo humano. A seda natural é respirável, não eletrificada, absorve perfeitamente a umidade, não acumula poeira e micróbios. A seda é um material de elite para roupa de cama, por isso não está disponível para todos. No verão, a seda esfria, enquanto você dorme nela é confortável em qualquer época do ano. Hoje, os fabricantes oferecem muitos tipos de seda - matabis indianos, vidro francês, pelams chinesas, gaz, musselina e outros. Entre as deficiências, vale destacar o alto custo dos produtos de seda natural, bem como a capacidade de se deteriorarem rapidamente sob a influência da radiação ultravioleta.
  • Popeline... Trata-se de um material que, em termos de conforto e praticidade, fica entre chita grossa e cetim, mas não possui acabamento fosco. O material não enruga, é denso o suficiente, incrivelmente durável, macio, agradável ao toque, resistente a desgastes e deformações e é despretensioso na manutenção. A popelina pode ser branqueada e tingida, absorve bem a umidade, é respirável, praticamente não enruga.

Se falamos de acessibilidade, a cama de popelina é mais cara do que a de chita grossa, mas muito mais barata do que a de cetim.

  • Cetim e suas variedades... É um material leve e arejado com um brilho incrível, que lembra a seda na aparência. O cetim é um material prático, para todas as estações, praticamente à prova de rugas, dotado de maciez, elasticidade, incrível leveza. Este material tem muitas variedades, diferindo na estrutura da tela, no grau de densidade: estampado, clássico, estampado, riscas de cetim, cetim-jacquard, mako-cetim. Dentre as desvantagens, vale ressaltar a baixa permeabilidade ao ar, deslizamento, alto custo quando comparado com outros materiais de algodão.
  • Jacquard... É um tecido liso com uma trama exclusiva que cria um padrão em relevo. A composição do jacquard pode conter fibras naturais e artificiais. O material é caracterizado pela higroscopicidade, boa densidade, praticidade. Jacquard não acumula eletricidade estática, é agradável ao toque, seca rapidamente, não deforma. Dentre as deficiências, podem ser destacados cuidados especiais, em que a lavagem é permitida em temperaturas mínimas e a secagem ao abrigo do sol.

Junto com os materiais acima, existem outros tecidos usados ​​para costurar conjuntos de cama. Poderia ser cambraia (mistura de algodão e linho), a partir da qual são produzidos os conjuntos para presente, decorados com rendas e bordados. Freqüentemente usado por fabricantes tecido misturado (combinado, onde pode haver fio natural e sintético), algodão-poliéster (composto de 50-75% poliéster), viscoseimitando seda microfibra (100% poliéster) - tecido resistente a rugas com boas propriedades de consumo, bem como chita, um material há muito conhecido, que após vários tratamentos é amplamente utilizado na indústria têxtil.

Uma grande variedade de materiais com os quais a roupa de cama é costurada confunde os compradores. Mesmo depois de decidir o modelo, o tamanho e a cor, o comprador não sabe qual é o melhor, mais confortável e de alta qualidade.

Qual tecido é o melhor?

Para que cada comprador pudesse decidir rapidamente a escolha da roupa de cama, foram realizadas pesquisas, campanhas publicitárias, bem como avaliações de usuários foram estudadas e analisadas, com base na qual é compilada a classificação dos melhores tecidos para acessórios de cama.

  • Chitaporque é acessível e durável.
  • Cetimdotado de durabilidade, praticidade e apelo estético.
  • Popelineque não enruga, não desbota, não deforma e é muito fácil de limpar.
  • Jacquard, caracterizada pela elegância, beleza, porém, é caprichosa em seus cuidados. Para muitos, não está disponível devido ao alto custo.
  • Linhoque é totalmente hipoalergênico, resistente ao desgaste, respirável, mas muito livre de rugas.
  • Bambu, pertencente à classe dos hipoalergênicos, respirável - natural, resistente ao desgaste, mas mais caro quando comparado com chita ou chita.
  • Flanela, o material ideal para a entressafra, que vai aquecer, dar maciez. Perfeito para conjuntos de cama de bebê.
  • Seda, dando frescor e atraindo com sua beleza e luxo. Infelizmente, o custo dos produtos é muito alto.
  • Microfibra, caracterizado pela praticidade, durabilidade, facilidade de manutenção e um preço acessível.

Além disso, muitos compradores preferem materiais compostos, onde estão presentes aditivos sintéticos, que são considerados mais duráveis, resistentes à lavagem e deformação e também são baratos.

Projeto

A escolha das cores é uma questão de gosto, mas a cama deve evocar emoções agradáveis ​​associadas ao descanso, ao sono, pelo que o conjunto deve caber harmoniosamente no interior do quarto. Até o momento, os fabricantes oferecem muitas variações interessantes, entre as quais estão as seguintes.

  • Cores clássicas. Pode ser uma cama branca ou lisa, apresentada em tons pastéis que não irritam o sistema nervoso, não chamam a atenção.
  • Variações listradas, que se relacionam mais com o estilo de verão da decoração dos quartos.
  • Cores combinadas São tendências relativamente novas no mundo dos têxteis-lar. Em uma tela, 2 a 3 cores podem ser combinadas ao mesmo tempo.
  • Geometria (gaiola, listras, ziguezagues, losangos, abstração), permitindo que você altere o design geral do quarto. Essas opções podem ser brilhantes e calmas.
  • Estampas florais, edificante, especialmente na baixa temporada.

Para crianças, adolescentes e jovens, vão se tornar relevantes jogos de cama em cores ricas, bem como modelos com unicórnios, decorados com elementos de anime e outros personagens populares.

Fabricantes

Os fabricantes querem acompanhar os tempos, por isso se esforçam para desenvolver cada vez mais novos designs de jogos de cama, usando tecidos da mais alta qualidade, tecnologias de processamento, sem esquecer que o custo também é importante para o comprador médio.

Com base na relação preço e qualidade, foi compilada uma classificação dos fabricantes nacionais mais populares e exigidos, cujos têxteis-lar agradam aos compradores.

  • "Monolith". É um fabricante russo focado na produção de roupas de cama a preços acessíveis. A fábrica possui marca própria Mona Liza.
  • "Cotton Paradise" conhecida por suas linhas "Infância" e "Clássica". Os têxteis são produzidos na Rússia.
  • Sailid - uma conhecida fábrica na Rússia, que possui a mais ampla variedade de roupas de cama de cetim de alta qualidade.

Junto com as fábricas nacionais, há muitos outros fabricantes cujos produtos são procurados - TAC (Turquia), Feretti (Itália), Frette (Itália).

Critérios de escolha

A roupa de cama escolhida corretamente é a chave para um sono saudável e ótimo humor durante todo o dia. Antes de comprar, você deve se familiarizar com os critérios importantes para a escolha de um produto, a fim de entender em que enfocar.

  • Tipo e qualidade do tecido. É melhor escolher um produto feito com tecidos naturais - algodão, linho, cetim, seda, mas é preciso saber o que é adequado para quem, levando em consideração as características fisiológicas de uma pessoa. O tecido de alta qualidade deve ser forte, denso, sem pílulas, não deforma nem solta, pois é preciso levar em conta que o kit será lavado com frequência. Prático e cômodo de usar é um material que praticamente não enruga, não rola e é despretensioso na manutenção.
  • Propriedades do material. Para um sono saudável e relaxamento, você precisa de conforto, que pode ser proporcionado por roupas de cama agradáveis, macias e suaves ao toque. As sensações táteis são muito importantes, porque dormir em um lençol espinhoso ou irritante não vai agradar a ninguém. Será útil atentar para o quão escorregadio é o linho - por um lado, fica ótimo no calor, mas por outro lado, você só precisa dormir de pijama para não se mexer na cama.
  • O tamanho... A gama de tamanhos da maioria dos fabricantes inclui conjuntos simples, um e meio, duplos, euro e king-size.
  • Design / cor... O desenho do conjunto depende diretamente das preferências de gosto, porém, a roupa de cama deve estar em harmonia com o interior do quarto, ser um todo único.
  • Sazonalidade... Dependendo do tipo de material, a cama pode ser utilizada em determinada estação ou o ano todo. Flanela, terry é ideal para o inverno e fora de temporada, e a seda é ideal para o verão.
  • Cuidado... Para o uso diário, é melhor escolher canteiros de materiais que não requeiram cuidados especiais, praticamente não enrugem, não precisam ser passados ​​a ferro: popelina, pano turco, flanela, chita grossa.
  • Preço... O preço depende muito do material da cama, então se o tecido for barato, o produto também ficará barato. Os tecidos baratos incluem chita grossa, chita, microfibra. Conjuntos caros são feitos de seda natural, bambu, percal, jacquard.
  • Fabricante... É melhor dar preferência a fábricas comprovadas e que se revelaram bem.

Visão geral da revisão

Levando em consideração inúmeras avaliações, bem como diversas pesquisas realizadas, é seguro afirmar que os compradores preferem produtos de alta qualidade no segmento de preço médio, que se caracterizam pela praticidade, durabilidade e facilidade de manutenção. A maioria dos compradores prefere conjuntos de fábricas domésticas feitas de chita grossa, cetim, bambu.

Os conhecedores do luxo gostam muito de roupas de cama de seda e cetim de fábricas turcas e italianas, cujo custo é mais alto do que produtos feitos de chita ou tecidos sintéticos.

Belos exemplos

Se você escolher um conjunto de cama levando em consideração exclusivamente o design estilístico, então vale a pena considerar o seguinte.

  • V quarto clássico cama de seda ou modelos feitos de jacquard e cetim ficarão harmoniosos. Seria adequado dar preferência a conjuntos de chocolate, vinho, azul escuro ou cinza.
  • Em quartos decorados com estilo Provença, produtos feitos de chita grossa, cambraia delicada ou linho natural irão se encaixar harmoniosamente. Pode ser uma estampa floral ou geométrica discreta em tons naturais associados à tranquilidade (leitoso, cinza claro, bege, azul claro).
  • Onde reina minimalismo, a solução ideal seriam camas de algodão e linho com textura lisa. Recomenda-se prestar atenção às cores neutras - bege, preto, cinza, branco.
  • Para admiradores estilo escandinavo a solução ideal seria adquirir conjuntos de linho e algodão em tons suaves - branco, cinza, azul claro e verde.
  • Para o quarto com elementos de design romântico Conjuntos de seda, cetim e algodão com estampa floral certamente servirão.
  • Estilo contemporâneo cadastro Conjuntos de cama brilhantes feitos de microfibra e variedades de cetim são adequados.
  • No popular sótão As camas monocromáticas de algodão escuro com acabamento fosco ficarão perfeitas.Considere esmeralda, preto, cinza escuro ou azul.

Às vezes, para decidir a cor e o design dos conjuntos de cama, é preciso ter um pouco de imaginação e escolher algo que te anime, associado ao conforto e aconchego.

1 comentário

Escolho exclusivamente cetim para roupa de cama. É uma sensação boa e dura muito tempo. Também é liso, mas não desliza. Vi que muitos cetim falsificado e vendem sintéticos.

Moda

a beleza

casa