Linens

Densidade do tecido da cama

Densidade do tecido da cama
Contente
  1. Visualizações
  2. Densidade de diferentes tecidos
  3. Como escolher a cama por densidade?

Ao escolher a roupa de cama, o comprador concentra-se principalmente nos seus indicadores de qualidade, muitas vezes investindo exclusivamente neste conceito. E, se um conjunto consiste em algodão puro, é acessível, se encaixa no tamanho, nos padrões, então eles compram imediatamente. Mas esta é a decisão errada. Afinal, a composição é apenas metade, enquanto o resto das propriedades reais do produto são determinadas pelo indicador de densidade e pelo método de tecelagem da fibra. Os termos “chita grossa”, “cetim”, “popelina” e assim por diante referem-se precisamente aos tipos de tecelagem de fibras, onde cada tecido tem a sua densidade.

Visualizações

Os jogos de cama devem ser confortáveis, absorventes, resistentes ao desgaste e não amassados. Essas qualidades são influenciadas pelo índice do grau de densidade do tecido, devido aos métodos de tecelagem, número e seção transversal dos fios. De acordo com GOST 3812-72, existem dois tipos de densidade: linear e de superfície. A densidade determina as características de resistência e vida útil dos produtos. A primeira variedade é entendida como o número de fibras por 1 cm2 ou por polegada, em outro padrão de medida - tc (Thread Counts). O segundo tipo significa o peso da folha contínua por unidade de área (em g / m2).

Linear

Essa densidade pode ser de vários tipos (em fios e tc):

  • baixo (20-30, 50-75 tc) - para cambraia;
  • abaixo da média (35-40, 80-100 tc) - para chita grossa;
  • médio (50-56, 120-145 tc) - para linho;
  • acima da média (65-80, 150-200 tc) - para ranforce e popelina;
  • alto (80-120, 200-300 tc) - para cetim, percal;
  • muito alto (130-290, 320-700 tc) - para cetim, jacquard.

Superficial

Esse tipo de densidade é chamado de gramatura.O valor deste parâmetro é amplamente determinado pelo grau de torção dos fios, a firmeza de seu ajuste, os métodos de tecelagem. Portanto, se compararmos a chita grossa de origem russa com a popelina da China, então em 1 cm2 a popelina tem mais peso (com uma gramagem menor), pois seus fios se torcem mais intensamente.

As telas são mais finas e duráveis. Ou seja, cada tecido em particular deve ser avaliado detalhadamente, levando em consideração todas as nuances.

Densidade de diferentes tecidos

Considere os parâmetros de vários tecidos.

Chita

De acordo com o GOST russo, a chita grossa é o algodão mais puro. Este é um tecido conhecido e popular para acessórios de cama, que tem uma trama tradicional simples (cruciforme) e fibras bastante grossas. Quanto mais altos os valores de densidade (e mais finas as fibras), maior a qualidade dos produtos.

Aqui estão os graus de densidade para chita grossa:

  • 80 g / m2 - reduzido (em termos de parâmetros é semelhante ao chintz, mas no nosso país é definido como chita rala);
  • 90-100 g / m2 - grau médio;
  • 110-125 g / m2 - alta qualidade e o mais comum;
  • 130-160 g / m2 - um grau elevado, hoje em dia aparece com pouca frequência, visto que um tecido com esses valores é excessivamente rígido devido a frequentes quebras nos pontos de intersecção das fibras (na maioria das vezes esses tecidos são usados ​​por instituições médicas, ferroviárias organizações).

Os kits Calico são extremamente práticos e baratos. Esta é uma opção perfeitamente adequada para o uso diário. Não há ênfase na suavidade aqui.

Ranfors

Ranfors (120 g / m2) é puro algodão. Para sua produção, utiliza-se fio com as melhores matérias-primas. Durante a fiação, os fios se entrelaçam intimamente e o tecido, minimamente coberto de pelo, sai liso e macio.

Ranfors tem excelente resistência e longa vida útil, e seus valores de densidade linear são muito mais altos do que os de outros tecidos russos, apesar de seu peso comparável. Nesse caso, o processo de fabricação ocorre em esquema de alta tecnologia, com utilização de mercerização (as fibras são tratadas com solução alcalina).

O resultado desse processo é que as fibras obtêm brilho, aumento da resistência e melhor colorabilidade.

Ranforce é elástico, macio e sedoso. É muito mais macio do que a chita grossa comum. O tecido retém características decentes de resistência e a densidade necessária. Em termos de indicadores de qualidade, é perfeitamente adequada para fazer linhos agradáveis ​​ao corpo. Hoje em dia, a Ranfors não tem análogos no mercado têxtil.

Biomatina

A biomatina (não mais do que 120 g / m2) difere de outros tecidos relacionados porque durante sua produção é utilizado um processamento especial de fibras: elas são impregnadas com uma composição hipoalergênica.

Popeline

A popelina (110-120 g / m2) é um tecido com tecelagem de fibras de várias secções. As fibras finas são tomadas como base e as grossas na trama, portanto, pequenas cicatrizes características são formadas na superfície do material. O grau de torção das fibras na popelina é maior do que na chita grossa e, pelas sensações táteis, é mais macio e mais agradável. Esse material é muito mais caro do que a chita grossa. Recomenda-se comprar popelina russa. É mais denso do que seus "parentes" estrangeiros e de qualidade muito melhor. Ao escolher uma tela, você deve prestar atenção especial às cores.

Cetim

Estruturalmente, o cetim (115-120 g / m2) é um pouco diferente das posições anteriormente consideradas, uma vez que aqui é usado um dos tipos de tecelagem de sarja com complexa torção de fibras. O cetim tem um rosto delicado e sedoso e brilhante, dominado por fios de trama. Quanto mais intensamente as fibras se enrolam, mais o cetim brilha. A parte desagradável é principalmente fosca e, muitas vezes, com uma leve pilosidade, uma reminiscência de produtos de flanela. Quando a pintura intensiva é necessária, o grau acetinado De Luxe (130 g / m2) é usado.

Jacquard de cetim

Satin-jacquard (135-145 g / m2) é usado para produzir produtos com padrões salientes obtidos graças a uma tecelagem especial de fibras.O material pertence à categoria elite. Os conjuntos feitos com ela têm boa maciez, são muito agradáveis ​​ao toque, higroscópicos, antiestáticos, parecem ricos, mas são bastante caros. A desvantagem dos produtos jacquard é que eles se dobram rapidamente e são passados ​​do lado errado e em um estado semi-úmido.

Seda

Os produtos de seda são os mais caros. Ao comprá-los, você precisa ser extremamente cuidadoso: os produtos de várias marcas diferem fortemente nos indicadores de qualidade. Embora a seda tenha sido inventada na China, as empresas japonesas se tornaram os melhores produtores de seda. No entanto, a qualidade ideal é alcançada por pequenos empreendedores individuais que trabalham manualmente. Cerca de 500 tipos de seda são produzidos no Japão (4 na Europa).

O índice de densidade dos produtos de seda é medido em Momme (mm). Quanto maior for o valor, maior será a densidade. A densidade da seda é de 6 a 30 mm. Para fins de produção, geralmente são usados ​​tecidos na faixa de 16-21 mm. O parâmetro de trabalho é reconhecido como um valor de 19 mm. A densidade linear da seda é alta: seus valores chegam a 500 e mais fios por m2.

Linho

Produtos de linho (125-150 g / m2) para cama são os mais seguros do ponto de vista ecológico. O linho é uma planta que não requer pulverização de pesticidas. O esquema de cores naturais dos tecidos de linho será bege acinzentado, bem como tons de marfim.

Os tecidos de linho sem pintura resistem à propagação de bactérias, normalizam a condição da pele e são hipoalergênicos. Portanto, eles serão úteis para crianças com doenças de pele e outras doenças. Conjuntos de linho podem refrescar o corpo em dias quentes, são fáceis de lavar e secar rapidamente. Mas essas rugas do linho não passam bem e são um tanto ásperas quando comparadas com os tecidos de algodão.

O custo dos kits é moderadamente alto. Em termos de cores, os materiais mistos parecem decentes, por exemplo, 30% linho e 70% algodão. Essa combinação é mais barata e mais suave.

Bambu

Os conjuntos de bambu (110-150 g / m2) são sedosos e brilham iridescentemente. A higroscopicidade e a secagem rápida são suas qualidades essenciais. Eles têm um efeito antibacteriano e não absorvem odores. O custo dos produtos de bambu é comparável ao custo do jacquard de cetim, mas eles são mais caprichosos no cuidado. A lavagem é recomendada exclusivamente a 30 graus, a lavagem com pó para roupas coloridas e a centrifugação devem ser feitas somente à mão.

Não é recomendado branquear tecidos de bambu.

Tencel

Tencel (75-150 g / m2) é um tecido sedoso feito com nanotecnologia sofisticada a partir de matérias-primas de celulose de eucalipto de elite. A tela é ambientalmente segura, hipoalergênica, macia e possui propriedades bacteriostáticas, o que é importante para usuários com pele excessivamente sensível. Os tecidos são caros, podem ser ajustados às condições de temperatura e são higroscópicos. No entanto, eles se deformam rapidamente quando molhados, esticam ou encolhem.

O Tencel deve ser protegido da influência da radiação ultravioleta direta, armazenado em locais bem ventilados, lavado exclusivamente com formulações líquidas e passado de dentro para fora. Existem muitas regras para cuidar de uma roupa tão incomum, mas se você segui-las, poderá usar esta maravilhosa roupa para seu prazer.

Outros tipos de tecidos

Muito menos frequentemente, são utilizados tecidos bastante finos para o fabrico de roupa de cama, por exemplo, chita, cambraia e outros. Existem muitos nomes fictícios, como cetim de luxo ou microfibra. Vale ressaltar que cada fabricante, por exemplo, cetim de luxo, interpreta esse nome à sua maneira. Mas a microfibra, que conhecemos dos trapos de feltro sintéticos, em conjuntos de linho pode acabar sendo um tecido de poliéster simples e absolutamente não respirável. Por isso, vale a pena prestar mais atenção na seleção dos produtos, principalmente quando este ou aquele nome não diz nada.Pense nesses fatos como anúncios básicos de fabricantes para atrair compradores.

Importante: os indicadores de densidade dos tecidos costumam estar refletidos nas etiquetas, onde são indicados na tabela.

Como escolher a cama por densidade?

Para determinar a densidade, você deve entender a finalidade pretendida do produto, levando em consideração para quem ele foi escolhido. Só então a densidade desta ou daquela tela se tornará relevante para a seleção. Vamos dar uma olhada em algumas dicas úteis.

  • Para bebês recém-nascidos, você deve escolher produtos mais macios. Serão telas delicadas de densidade média. Eles devem ser respiráveis ​​e hipoalergênicos. As crianças crescem rapidamente e a durabilidade dos produtos não desempenha um papel especial aqui. Daí decorre que flanela macia e chita ligeiramente solta são bastante adequados.
  • Para bebês a partir de um ano de idade, linho grosso ou popelina são adequados. Eles podem durar mais e as tintas permanecerão em sua forma original.
  • Para crianças mais velhas e adultos com problemas de pele, kits feitos de materiais naturais são adequados. Eles têm uma superfície lisa e sedosa e não são irritantes, mas são caros. As melhores opções são linho, bambu, eucalipto e algodão.
  • Para o uso diário, os tecidos de linho, cetim e popeline com fibras de média a alta densidade serão as melhores opções. Eles devem ser duráveis, tolerar com sucesso lavagens regulares e reter a cor sob a influência da radiação ultravioleta.
  • Para uso no campo, telas densas e brilhantes, fáceis de limpar, são adequadas. Aqui nos concentramos em conjuntos de ranforce, chita grossa e popelina.
  • Um conjunto caro e denso de jacquard, assim como lençóis de seda natural, percal ou tencel com cores ricas, podem ser um excelente presente para noivos, heróis do dia, aniversariantes.
sem comentários

Moda

a beleza

casa