Tudo sobre roupa de cama
O linho é um material que agora vive uma nova onda de demanda. Por um tempo, ele foi indevidamente empurrado para o fundo, dando lugar a materiais mais brilhantes, e muitas vezes apenas sintéticos e semissintéticos para a cama. Mas qualquer especialista dirá como é importante dormir sob um tecido natural. E o linho tornou-se um complemento do estilo ecológico, do estilo escandinavo e de muitas outras tendências estilísticas.
Vantagens e desvantagens
Devido à sua densidade, o linho pode parecer áspero para alguns. Mas o tecido funciona bem, e o linho feito de linho tem várias propriedades valiosas.
Prós de linho, linho:
- composição natural com fibra ecológica;
- higroscopicidade e secagem rápida;
- alta condutividade térmica - o material mantém a temperatura no calor e no frio;
- excelente permeabilidade ao ar - o linho é 100% respirável;
- resistência e durabilidade;
- falta de eletrificação;
- sem pelotas;
- o linho não fica mofado durante o armazenamento, mesmo se usado por muito tempo;
- não causa alergias;
- a possibilidade de um leve efeito de massagem devido à estrutura de relevo.
Contras da roupa de cama de linho:
- facilmente enrugado;
- difícil de passar;
- pode desmoronar significativamente em cortes;
- se for lavado em água quente, o tecido "encolherá".
Obviamente, o material tem mais vantagens. E o fato de ele hesitar, hoje poucas pessoas se incomodam - há até uma espécie de encanto do material nisso.
Tipos de linho para linho
Para que o tecido se transforme em um material de sucesso que contribua para o adormecimento e um sono confortável em geral, eles trabalham com ele.
Por método de processamento
O linho pode ser estampado - o tecido acabado é especialmente tingido, pode ser melange - o material é um entrelaçamento de fios de diferentes tonalidades, multicoloridos - são utilizadas fibras de cores diferentes. Se o linho é chamado de tingido puro, então é fácil de tingir. Linho branqueado significa um material do qual as impurezas coloridas são removidas por soluções alcalinas. Já o linho azedo implica no uso de ácido sulfúrico, que confere maciez ao material e uma cor cinza delicada e aconchegante.
Freqüentemente, eles dizem sobre o linho "linho" ou "lençol". É o nome de um tipo de tecido feito especificamente para roupas de cama ou roupas íntimas. Pode ser 100% linho ou uma variação mesclada com um pouco de algodão ou sintéticos.
Por tipo de trama
Aqui tudo é ainda mais simples: a trama pode ser simples simples, com padrões pequenos, combinados translúcidos, leno perfurado (o tipo mais decorativo) e jacquard com padrões grandes. É difícil dizer o que é melhor, cada um escolhe ao seu gosto. Alguém deseja o máximo de simplicidade e naturalidade, alguém prefere roupas de cama com estampa ou padrão expressivo.
Fabricantes
Escolhendo um ou outro produto para cama, uma pessoa o avalia de acordo com uma série de critérios simples: aparência, composição, design, preço, reconhecimento ou reputação do fabricante. Há quem compre linho feito apenas na Federação Russa, presumindo que o linho não seja muito difundido no exterior e que o produto provavelmente não seja de alta qualidade. Este é um raciocínio estereotipado. Por exemplo, um conjunto de dormir de linho feito na Bielorrússia é uma marca sem dúvida.
Vale destacar uma série de marcas interessantes.
- Jamido (Bielo-Rússia). Além da seleção de qualidade das matérias-primas, a marca se dedica ao estudo de estampas autênticas, que acabarão fazendo parte do design de produtos de cama. São estampas muito aconchegantes, fofas e delicadas com motivos florais que ficarão perfeitas em um interior aconchegante.
Eles são especialmente bons para o estilo ecológico.
- Lenok (Bielo-Rússia). Composição 100% natural, controle tecnológico e aproveitamento de todas as qualidades do linho na adaptação ao produto dormitório. Preços competitivos.
- Manufaktura Flaxeco (Bielo-Rússia). Outra marca bielorrussa muito fofa que oferece roupas de cama de linho para crianças e adultos. Em alguns produtos, o algodão é adicionado a uma quantidade mínima. A singularidade do produto também está no fato de todo o trabalho ser feito manualmente. O design de lingerie impressiona com o estilo escandinavo, parentesco e outras tendências populares de hoje.
- Avenida Casual (Turquia). O fabricante mistura linho, algodão e tencel. Este último material é fruto da imaginação da celulose de eucalipto, uma fibra respirável e natural. As cores são calmas, sossegadas, aconchegantes. O design é lacônico.
- Luxberry Linen (Portugal). A roupa de cama é metade linho, metade algodão. Esta solução permite que os materiais compensem as deficiências uns dos outros e multipliquem suas vantagens. Estilo impecável, design que combina com os estilos de interiores mais democráticos.
- Blanc des Vosges (França). A fabricante também oferece produtos mistos (linho + algodão) que não amassam tanto e mantêm bem a forma. Esquemas de cores muito bons, design avançado, mas preço alto.
- "Linho do Povo" (Rússia). Oferece uma variedade de designs de roupa de cama. Xadrez, motivos florais, padrões pequenos e grandes, tons clareados - aqui, de fato, você pode escolher um conjunto para todos os gostos. Preços acessíveis.
A roupa de cama amolecida é um material que não dura alguns anos, mas muito mais. É agradável dormir embaixo dela no inverno e no verão; é, de fato, uma compra confortável.
Como escolher?
Em primeiro lugar, você precisa se familiarizar com a composição. Se o linho não for cem por cento e o material envolver impurezas, isso não é ruim. Mas você precisa entender como o tecido vai se comportar na operação, durante a lavagem, secagem, passagem a ferro.E, finalmente, se houver apenas 30% de linho na composição, e houver um conjunto ao preço de 100% de linho, é uma pena calcular mal.
Considere o que mais avaliar ao comprar.
- Cor, tamanho. Na primeira lavagem, o encolhimento é inevitável, mas pequeno, apenas 5%. É verdade que nem todo fabricante leva isso em consideração e costura as roupas íntimas com uma margem, por isso é imprescindível prestar atenção ao tamanho. A roupa de cama com adição de algodão é especialmente suscetível ao encolhimento. A cor também pode mudar durante a lavagem.
- Marca. Um fabricante desconhecido é sempre um risco. É melhor ler as avaliações, familiarizar-se com a reputação da marca com antecedência, como ela se posiciona no mercado. Portanto, há menos decepções.
Em qualquer caso, o produto deve ser certificado.
Se o material for misturado, algodão, viscose e poliéster são mais frequentemente adicionados ao linho. O algodão é respirável e amacia o tecido. A viscose é um material sintético que aumenta a elasticidade dos tecidos. O poliéster reduz o custo do kit ao adicionar durabilidade ao tecido, mas também tornando-o eletrizante.
Exemplos de conjuntos no interior
Esses exemplos mostram a aparência de um conjunto de linho no quarto.
- Lindo conjunto verde. Adequado para um loft e um estilo escandinavo e, claro, um estilo ecológico.
- Uma mistura de pêssego e rosa contra o fundo de uma parede de tijolos é muito propício para descanso e relaxamento.
- Tons contidos e lacônicos adequado para interiores tão calmos e equilibrados.
- Cor mostarda não é arrogante ou particularmente extravagante, mas chama toda a atenção. E também apropriado no estilo ecológico.
- Listras clássicas e tons discretos. A combinação perfeita para uma ampla variedade de estilos de interiores.
- Cinza e branco, xadrez e gráficos - uma boa adição para o estilo nórdico branco como a neve.
- O lençol com bordado em estilo étnico fica ótimo. Você pode encontrar um conjunto semelhante com motivos orientais.
Como lavar?
A roupa de cama pode ser lavada à mão ou na máquina de lavar. Eles são lavados assim que a cama é removida da cama. Se as manchas forem velhas, não podem ser removidas.
Existem outras características da lavagem do linho.
- Antes da lavagem, fecham os botões da capa de edredão e da fronha.
- O material não deve entrar em contato direto com o pó. É previamente diluído em água.
- O tambor da máquina só está cheio até a metade para garantir que o ciclo de lavagem seja bom.
- A roupa colorida deve ser lavada com um pó especial que ajuda a durabilidade da cor. Temperatura de lavagem - 40 graus.
- Se o linho for branco, pode ser aceitável lavá-lo a 60 graus. A água pode ser ligeiramente salgada.
- As substâncias que contêm cloro são inaceitáveis na lavagem da roupa, assim como nos alvejantes enzimáticos. Esses produtos destroem a estrutura do linho sem possibilidade de recuperação.
- A fiação do material é admissível a 600 rpm, senão mais - não se consegue livrar-se de dobras e vincos no linho.
Com o tempo, o linho amolece, então inicialmente você pode pegar uma versão grosseira, não tenha medo de que continue assim.
Como secar e passar?
Não vale a pena secar o linho com as mãos. Deve ser endireitado, pendurado, permitindo que a água escorra sozinha. Depois de girar na máquina, é necessário, sem demora, endireitar as dobras com as mãos. Se você enviar o material para a secadora, é provável que encolha significativamente. O linho seca rápido, se você puder fazer na varanda ou na rua, o material trazido para o apartamento vai desprender frescor e agradável frescor (na estação fria).
Mas se for decidido passar linho, o que nem todo mundo faz, isso só funcionará com um pano úmido. A temperatura do ferro não deve ser superior a 150 graus. Se a roupa parou de brilhar, as fibras externas podem estar confusas. Se você passar a ferro pela frente, provavelmente o brilho voltará. Em seguida, o linho é pendurado novamente até secar: você não pode passá-lo até que esteja completamente seco.
O linho é, com razão, considerado uma substância terapêutica que o ajuda a adormecer com calma e dormir o suficiente. Sua textura é agradável à pele, e o aroma de frescor após a secagem relaxa e acalma.