Linens

Como fazer um lençol com elástico de um lençol comum?

Como fazer um lençol com elástico de um lençol comum?
Contente
  1. Ferramentas e materiais
  2. Padrão
  3. Opções de fabricação

Quem não se deparou com um lençol rolando do colchão, com a necessidade de endireitá-lo no meio da noite? O problema é familiar a todos, e hoje falaremos sobre como se livrar de uma vez por todas as dobras irritantes de um lençol solto, mesmo sem ter as habilidades profissionais de um alfaiate.

Ferramentas e materiais

As roupas de cama feitas de acordo com os padrões soviéticos, ainda bastante comuns na indústria de costura, não são adequadas para camas de tamanho europeu. Não é o suficiente para eles. Isso ocorre devido ao fato de que a altura do colchão, feito de acordo com os padrões europeus, supera significativamente os modelos russos. Nesse sentido, um lençol com um elástico ajuda, é muito cómodo de usar. Esse modelo não se acumula durante o sono e protege o colchão de todos os lados contra contaminação. Nem sempre é possível comprar um modelo adequado em uma loja, mas você sempre pode costurá-lo.

Sem dúvida, além do uso do elástico, existem outras formas de prender o lençol ao colchão. Por exemplo, prendê-lo nos cantos do colchão com alfinetes, mas isso não é seguro - com esse método, há o risco de estragar o colchão e se picar durante o sono se o alfinete se soltar repentinamente. Às vezes, uma camada de material duro é usada sob o lençol, mas muito poucas pessoas concordam com isso, é muito inconveniente e desconfortável.

Às vezes, os grampos são costurados em dispositivos semelhantes a suspensórios. Eles são presos ao lençol pelo lado sujo do colchão. Com a ajuda deles, você pode puxar o lençol perfeitamente. Os fabricantes oferecem modelos angulares e transversais, mas este é um método tecnologicamente mais avançado e esse dispositivo nem sempre está disponível.Este é um tipo de acessório bastante específico, por isso é mais fácil costurar uma folha elástica com um elástico.

Isso exigirá ferramentas, acessórios e tecido.

  • tópicos;

  • tesoura;

  • faixa elástica durável;

  • fita métrica;

  • vários alfinetes de segurança;

  • um pedaço de tecido ou uma folha acabada;

  • e, por fim, a principal ferramenta é a máquina de costura.

Via de regra, usam tecido de malha ou cetim - os tecidos elásticos finos tomam bem a forma de um colchão, ajustam-se bem e criam conforto em um lugar de dormir. O tecido para dormir com o corpo humano está em contato há muito tempo, por isso é importante escolher um material que seja não só agradável e confortável, mas também seguro. O tecido não deve conter substâncias nocivas. Estas são as qualidades que os materiais naturais possuem:

  • linho;

  • seda;

  • algodão.

O algodão respira bem, não está sujeito à formação de efeito de estufa - no verão mantém o linho fresco e quente no inverno. É fácil de lavar e passar. O linho tem características semelhantes, mas é mais grosso e difícil de passar. A seda é extremamente agradável na sensação tátil, bonita, não desbota, não desbota, dura muito tempo, mas custa muito. Os tecidos naturais têm boa permeabilidade ao ar, higroscopicidade, resistência ao desgaste e facilidade de cuidado.

Aqui estão algumas dicas básicas para escolher um material.

  • Para determinar a qualidade do tecido, você precisa olhar para ele através da luz. Com má qualidade, a heterogeneidade da estrutura é visível - lacunas. Esse material não difere em resistência; após várias lavagens, o produto parecerá gasto.

  • O cheiro não é menos importante - o algodão natural tem apenas cheiro de tecido, sem impregnações de aromas estranhos. O cheiro da química indica a presença de substâncias nocivas com consequências negativas perigosas, por exemplo, alergias.

Não vale a pena parar a escolha de um material com uma superfície não uniforme - fios salientes, uma borda não tratada - tais deficiências têm um efeito negativo na aparência da roupa de cama.

Para tecidos de algodão, fios finos e reforçados são usados. Eles toleram perfeitamente qualquer número de lavagens. Uma boa opção é o LH-45 ou padrão nº 40, disponível em qualquer loja de tecidos e até mesmo em departamentos domésticos. A cor deve coincidir com o fundo principal do material.

O consumo de goma de linho é de cerca de 5 metros. A fita emborrachada deve conter fio de látex, o que a torna elástica, confiável e forte. Para economizar material, deve-se escolher um elástico de até 3 centímetros de largura, o que vai diminuir o tamanho da bainha.

Lençóis extensíveis não formam dobras, permanecem planos mesmo durante o sono agitado. Você pode costurar não só de algodão e cetim; a chita grossa também é um excelente material - resistente ao desgaste, mais barato e, portanto, lucrativo.

Padrão

Costurar um lençol em forma de capa com um elástico com suas próprias mãos não é difícil, mas você ainda precisará de um padrão para isso, especialmente se você não tiver habilidades de costura. O principal é calcular corretamente as dimensões do futuro produto. Isso pode ser feito operando com três valores - largura, comprimento e altura do colchão para o qual o lençol é feito.

Uma fita centimétrica é a ferramenta mais conveniente para medir, mas se não estiver em casa, você pode se virar com uma simples régua, já que todos os dados são medidos em linha reta.

Para realizar um cálculo preciso da metragem do material para o lençol, proceda da seguinte forma: some a largura e a altura do colchão, e a altura é multiplicada por 2, levando em consideração a necessidade de fechamento das paredes laterais.

Tendo recebido os números iniciais, aumente-os em 10-12 centímetros para cada lado - subsídios para elástico e bainha do lençol nas costas do colchão. Obtemos a largura do padrão. O cálculo do comprimento do produto é feito pelo mesmo algoritmo, com uma pequena diferença: a largura é substituída pelo comprimento. Como resultado, o resultado desejado será obtido.

Como você pode ver, os passos iniciais para calcular as medidas necessárias são bastante simples, falta preparar o padrão. Não se intimide com as dimensões resultantes, imaginando um desenho gigantesco que além de ser difícil de desenhar, ainda encontrará papel suficiente para isso. Não é necessário tudo isso, basta fazer um desenho das partes dos cantos, recortar e comparar com a base (colchão). Para uma percepção mais clara, pode-se conectar as "costuras" do layout com fita adesiva e colocar na ponta do colchão. Depois de experimentar, a fita é simplesmente cortada.

Considerando que o mais popular e ao mesmo tempo a maior largura é de 220 cm, um lençol inteiriço só funcionará para colchões que não ultrapassem 140 cm de largura. Para modelos mais espaçosos, você terá que construir o tecido. Ao realizar as etapas de confecção de um padrão e posterior corte do material, é necessário lembrar algumas nuances que são importantes para a correta costura do produto.

  • Ao começar a costurar um lençol com elástico para cama de casal, deve-se lembrar que o material ficará menor que a largura necessária, o que significa que terá que ser adicionado.

  • Ao estender, é difícil encaixar uma aba com estampas grandes ou estampas de animais. Para que o produto acabado pareça sólido, feito profissionalmente, é aconselhável dar preferência a cores sólidas ou pequenos padrões abstratos.

  • O mais correto é montar o tecido pela lateral da cabeceira, onde os travesseiros fecharão a costura de união.

O padrão é aplicado do lado avesso do material com um lápis ou giz; ao cortar, você precisa se lembrar das margens de costura.

Opções de fabricação

Depois que o padrão, as ferramentas e os acessórios estiverem prontos, é hora de começar a fazer a folha elástica diretamente.

Colocando o elástico

A altura resultante do colchão é medida ao longo da borda externa do material com 20 centímetros adicionados a ele, após o que o padrão é aplicado nos cantos, o quadrado preparado é desenhado, recortado e o mesmo é feito com o restante do os cantos.

  • Os lados cortados dos quadrados são dobrados com o lado direito para dentro.

  • Todos os cantos são conectados com uma costura de linho ou ponto (o ponto precisará ser processado em um overloque) em uma máquina de costura.

  • Chega a volta da fita emborrachada - ela é costurada em todo o perímetro ou nas extremidades. Via de regra, um elástico redondo é costurado para itens pequenos - em um berço. Para a opção de adulto, é melhor fazer a bainha com dois pedaços de fita elástica costurados nas laterais. Um lençol com elástico em ambos os lados é muito mais confortável. Assim fica muito mais fácil cuidar do produto, principalmente passar, é mais cômodo dobrar e guardar.

  • Para calcular quanto tempo o elástico será necessário, pode-se usar a fórmula (50 cm + largura do colchão + 50 cm), onde 50 é o comprimento da dobra do elástico na lateral do colchão. Por exemplo: com uma largura de colchão de 140 cm, fica assim: 50 + 140 + 50 = 240 cm de fita elástica serão necessários para todo o produto. O resultado é dividido por 2.

  • De cada borda do lado comprido da folha, meça 50 cm e faça um entalhe. Esta é a marca onde termina o elástico.

  • A fita emborrachada é colocada de um entalhe a outro ao longo do lado com costura do tecido. Prenda uma ponta com vários pontos, cubra-a com 2,5 cm de tecido em dobra dupla - a mesma margem da bainha. Durante a costura, a borracha deve ser puxada uniformemente e presa novamente no final da costura. O lado oposto da folha também é feito. Ao costurar, certifique-se de que a agulha perfura o material próximo à borracha, sem tocá-la - se a trança for costurada com "força", não poderá ser recolocada posteriormente sem evaporar completamente.

  • Depois de costurar a fita elástica em ambos os lados, dobre e faça a bainha nos lados livres da folha.

  • As costuras do produto acabado são cuidadosamente passadas a vapor e passadas, após o que todo o produto é alisado e dobrado cuidadosamente.

Isso, na verdade, é tudo, o produto está pronto.Assim, você pode costurar uma lona elástica para colchões de qualquer tamanho - a única diferença está nos números.

Agora vamos falar sobre como costurar um produto elástico de uma folha normal. Como ficou claro acima, uma folha com um elástico precisará de muito mais material do que uma folha comum. Para a manufatura, você terá que retirar uma quantidade significativa de comprimento e largura do produto acabado. Conclui-se que o resultado será muito menor que a "fonte", ou então você terá que construir a tela.

Por exemplo: um modelo de 1,5 camas sairá de um modelo duplo. De um quarto de 1,5 cama, apenas um lençol para um berço sairá. Em todos os outros aspectos, o princípio de operação é o mesmo de quando costurar com tecido em rolo.

Com cordão

Esta opção é muito mais simples e adequada para iniciantes. Todos os passos, antes de costurar a fita elástica, são semelhantes aos listados acima. O algoritmo de ações só muda quando se trata de borracha. Um cordão é feito em torno do perímetro do tecido de capa costurado: uma costura com bainha dupla é feita a uma distância de pelo menos 1,5 cm da borda. Neste caso, você precisa deixar uma pequena área de 1,5-2 cm sem costura.O tamanho da borracha é calculado usando a fórmula acima. O resultado não é dividido em dois - a trança será colocada dentro do cordão ao longo de todo o perímetro da folha. Uma extremidade da fita emborrachada é presa a um alfinete e puxada pelo cordão. Em seguida, as duas pontas da borracha são costuradas juntas, escondidas por dentro e o restante é coberto.

O produto acabado salvará de uma vez por todas o usuário de problemas com lençóis amassados ​​e dobras irritantes sob o corpo. Se a casa tiver uma máquina de costura, é hora de parar de ficar nervoso e ir direto ao assunto - costurar uma lençol elástica confortável em algumas horas. Seguindo os conselhos recebidos, todos podem enfrentar a tarefa.

Algumas dicas para o manuseio do produto acabado.

A lavagem intensiva em uma máquina automática inutiliza rapidamente até mesmo o elástico muito denso, mas ninguém sugere a lavagem à mão. Como alternativa, você pode usar um amaciante de água, como amaciante de roupas, com o pó.

Para que o lençol não perca a sua beleza e qualidade durante o maior tempo possível, ao engomar, não se esqueça da escolha do regime de temperatura mais adequado, e puxe com cuidado os locais de difícil engomagem nos cantos arredondados do engomar borda.

Como fazer um lençol com elástico, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa