Linens

Com que frequência a roupa de cama deve ser trocada?

Com que frequência a roupa de cama deve ser trocada?
Contente
  1. Por que é necessário mudar?
  2. Quantas vezes você precisa trocar a roupa de cama em um mês?
  3. Características de substituição para pessoas de diferentes idades
  4. Frequência de mudança de roupa para quem sofre de alergias
  5. Fatos interessantes

A roupa de cama deve ser trocada regularmente. Este é um procedimento obrigatório que ajudará a tornar o seu sono confortável e terá um efeito benéfico sobre a sua saúde. Se você negligenciar isso, há risco de problemas, e problemas muito sérios. Sobre o que uma rara troca de roupa de cama envolve, com que frequência ela precisa ser trocada e muito mais, leia abaixo.

Por que é necessário mudar?

A roupa de cama em casa precisa ser atualizada com frequência, pelo menos por motivos de higiene. Poucas pessoas gostariam de dormir em camas com um odor desagradável de suor ou qualquer outra coisa. Além disso, a roupa de cama tende a sujar-se rapidamente, depois de apenas uma noite, partículas de pele, óleos graxos naturais, caspa, sebo, sujeira da rua, migalhas de comida, bem como saliva, suor e alguns também com pêlos de animais permanecem sobre ela. , os restos de cosméticos. São essas condições que favorecem o surgimento e a disseminação de todo um "jardim botânico": ácaros, vírus, bactérias, mofo e esporos de fungos, além de várias doenças de pele. Microrganismos nocivos e insetos parasitas se multiplicam às vezes mais ativamente se houver um grande número de migalhas e pêlos de animais na cama. Essas pragas representam uma grande ameaça para as pessoas que se recusam a trocar regularmente a roupa de cama.

Desta lista, os mais perigosos para os humanos e para a sua saúde são os ácaros do pó, nomeadamente os seus excrementos. Isso se deve à sua toxicidade.Devido às secreções de um carrapato, uma pessoa pode ter um enfraquecimento do sistema imunológico, uma reação alérgica grave, especialmente para aquelas pessoas que têm certos problemas com o sistema respiratório.

Além disso, as secreções de um ácaro do pó têm um efeito negativo na pele humana, destruindo-as, o que acarreta o aparecimento de problemas de pele: torna-se mais vulnerável, começam a aparecer acne e várias erupções cutâneas, podem começar a desenvolver-se dermatites e até úlceras.

Em asmáticos, os ácaros podem ter um aumento dramático nos ataques. Além disso, pessoas em cuja cama surgiram insetos nocivos podem desenvolver conjuntivite, alergias, tendência aumentada para certas infecções, tosse, rinite, dermatite e edema de Quincke. E se o carrapato entrar no trato gastrointestinal humano, existe um alto risco de desenvolver acarose profunda.

Além do mais, Recomenda-se que a roupa de cama seja trocada com frequência para aquelas pessoas que são caracterizadas por uma forte transpiração, alergia ao pó.

Uma cama limpa e fresca é garantia de um sono bom e de qualidade, por isso não se deve descuidar da mudança regular da roupa de cama, se o seu sono profundo e a sua saúde são importantes para si.

Quantas vezes você precisa trocar a roupa de cama em um mês?

Algumas pessoas pensam erroneamente que, se dormirem sozinhas na cama, então, neste caso, a roupa de cama pode ser trocada várias vezes com menos frequência. No entanto, essa opinião está errada. A roupa de cama deve ser trocada sempre que possível. Em qualquer caso, isso deve ser feito pelo menos uma vez por semana ou 10 dias, ou seja, cerca de três a quatro vezes por mês. Se você é alérgico a poeira, asma, ou se gosta de dormir ou comer na cama com seu animal de estimação, é recomendável trocar a roupa de cama com mais frequência. Isso também deve incluir fatores como dormir nu, dormir várias pessoas na mesma cama e características fisiológicas (como suor abundante).

Além do mais, a mudança da roupa de cama depende da sua configuração. Assim, de acordo com a recomendação dos especialistas, recomenda-se trocar o conjunto de uma e meia em intervalos de 2 semanas nas estações frias e mais frequentemente no verão, pois é nesta época que a pessoa transpira profusamente e, além disso, anda com a roupa aberta (uma grande quantidade de todo tipo de sujeira se deposita em sua pele e poeira). No verão, é recomendável trocar a cama a cada poucos dias. Um conjunto de cama de casal precisa ser trocado em intervalos de uma semana e com mais frequência - novamente, dependendo da estação.

A capa de edredão pode ser lavada com menos frequência - uma vez a cada 10-15 dias. O mesmo vale para um edredom simples que é usado sem uma capa de edredon. Não se esqueça da capa do colchão que, como os demais elementos da roupa de cama, exige lavagens periódicas - deve ser lavada uma vez por mês, já é o suficiente.

Também vale a pena mencionar travesseiros e colchões. Eles também precisam ser limpos periodicamente, embora não com tanta frequência quanto capas de edredom, lençóis e fronhas.

Recomenda-se limpar regularmente o colchão com um aspirador de pó ou vapor e bater e renovar os travesseiros - isso não só tornará seu sono mais confortável, mas também ajudará a prolongar a vida do travesseiro.

Características de substituição para pessoas de diferentes idades

Para adultos

A frequência de mudança da roupa de cama de um adulto depende do material de que a roupa é feita. Portanto, se for feito de tecidos naturais, você pode trocá-lo uma vez a cada 7 dias, se não houver imprevistos e a roupa não estiver manchada. Na presença de doenças, feridas abertas, infecções, problemas de pele, a roupa de cama terá que ser trocada com um pouco mais de frequência.

Em qualquer caso, os sintéticos terão de ser trocados diariamente.

Para recém-nascidos

As crianças pequenas passam muito tempo em berços, e a roupa de cama suja várias vezes de forma mais ativa: babando, fezes ... A roupa de cama do bebê precisa ser trocada com freqüência. Os bebês trocam de cama todos os dias, às vezes com mais frequência, dependendo da poluição. A roupa de cama dos bebês deve ser trocada a cada 2-3 dias (novamente, dependendo da rapidez com que fica suja).

Se seu filho dorme sobre um travesseiro, também é recomendável lavá-lo pelo menos uma vez por semana, assim como o cobertor.

Após a lavagem, a roupa de cama das crianças pequenas deve ser passada a ferro.

Para crianças a partir dos 2 anos

Crianças pequenas a partir dos 2 anos costumam comer ou brincar na cama. Além disso, devido à sua alta atividade, eles tendem a se sujar com frequência. Por isso, seus lençóis devem ser sacudidos antes de ir para a cama para se livrar de possíveis restos de comida, brinquedos e outros objetos. A mudança da roupa de cama é efectuada em função da idade da criança.

Então, se ele tiver menos de 5 anos, a cama deve ser trocada em intervalos de 3-4 dias. Para crianças mais velhas, a roupa de cama pode ser trocada uma vez por semana.

Se falamos de jardins de infância, então a roupa de cama das camas das crianças é trocada estritamente todas as semanas, bem como em alguns casos e mais frequentemente se ficar suja por um motivo ou outro.

Para adolescentes

Para os adolescentes, devido às características fisiológicas do corpo, recomenda-se a atualização da roupa de cama com a maior freqüência possível, novamente por questões de higiene. Isso se deve ao fato de que o corpo humano durante este período é caracterizado por uma sudorese especialmente forte e outras "alegrias" adolescentes.

Portanto, é recomendável trocar o lençol e a capa de edredom do adolescente a cada 4 dias.

Frequência de mudança de roupa para quem sofre de alergias

Pessoas com alergia a poeira precisarão trocar suas fronhas diariamente e lençóis e capas de edredom a cada 5 dias. Você precisa fazer isso para seu próprio conforto e um bom sono. Além disso, recomenda-se a ventilação contínua de cobertores e travesseiros, bem como a limpeza regular do colchão com aspirador de pó.

Se a alergia de uma pessoa não for causada por poeira, é recomendável trocar a roupa de cama pelo menos uma vez a cada 5-7 dias.

Fatos interessantes

A mudança regular da roupa de cama é uma rotina para muitos, que geralmente é realizada de forma estável uma vez por semana, ou até com mais frequência. É interessante que nos países europeus tudo aconteça de uma forma um pouco diferente. Assim, ficou precisamente estabelecido que na mesma Inglaterra a roupa de cama é lavada com muito menos frequência do que em nosso país.

Estima-se que 35% dos britânicos lavam suas roupas a cada 2 semanas, 20% o fazem todos os meses e outros 10% trocam a roupa de cama menos de uma vez por mês. Descobriu-se que cerca de meio milhão de donas de casa lavam suas roupas de cama uma vez por ano! Por esse motivo, a maioria dos europeus escolhe um pijama fechado de mangas compridas para dormir. Com camisolas leves ou sem roupa, raramente dormem.

A razão para esse comportamento é a frugalidade banal, e não a falta de limpeza, como muitos provavelmente pensaram.

Nos países europeus, a água é muito econômica, e isso vale não só para lavar roupa de cama, mas também para lavar louça, além de tomar banho.

Pelo mesmo motivo, os ingleses compram roupas de cama principalmente em cores escuras - principalmente cinza ou azul escuro. Mesmo nas roupas íntimas infantis, os tons escuros prevalecem e as estampas são extremamente raras. Assim, a roupa de cama britânica parece fresca por muito tempo.

A Inglaterra pode ser comparada com outro país, por exemplo, com a Estônia. Lá, a julgar pelas pesquisas realizadas em 2013, tudo acontece de forma um pouco diferente. Assim, 2.800 pessoas decidiram participar da pesquisa. Destes, ao que se constatou, 38% disseram que a roupa de cama é trocada semanalmente, 24% a cada 2 semanas, 15% - mensalmente e outros 6% disseram que a última vez que o fizeram foi há cerca de seis meses.

sem comentários

Moda

a beleza

casa