Linens

Armazenamento de roupa de cama

Armazenamento de roupa de cama
Contente
  1. Regras fundamentais
  2. Ideias
  3. Recomendações

O armazenamento correto da roupa de cama é um problema que surge frequentemente em casa. Organizadores modernos e novas técnicas tornam isso o mais fácil possível.

Regras fundamentais

O armazenamento da roupa de cama em um apartamento é regido por algumas regras simples. Antes de o conjunto ser colocado no armário, deve ser esticado e completamente seco para que não apareça bolor. A lavagem deve ser realizada a uma temperatura de pelo menos 60 graus, de preferência com um amaciante de roupas.

Armazene-o corretamente em local protegido das variações de temperatura e umidade, ou seja, longe de banheiros e aparelhos de aquecimento. Caso contrário, é provável que ocorram parasitas. Além disso, é importante que a luz solar direta não incida sobre o tecido - eles contribuem para o desbotamento do tecido e o ressecamento das fibras.

Quando a roupa de cama é retirada por muito tempo - por exemplo, no inverno após o final do verão, ainda é importante ventilar periodicamente para evitar a exposição às mariposas.

Para que toda a roupa de cama caiba em um armário, é razoável ter um número fixo de jogos, que será suficiente para atender às necessidades da família, e não os deixar "multiplicar" por compras espontâneas ou presentes mal concebidos. É bom se, deitado nas prateleiras, for virado do avesso.

Se na sala onde os kits estão armazenados forem observados insetos com ácaros, ou se houver umidade evidente, o tecido deverá ser passado regularmente. Um procedimento semelhante é realizado, de forma que não haja nenhum cheiro específico. Para manter a roupa fresca por mais tempo, não coloque em sacos plásticos.Será possível adicionar um aroma agradável ao compartimento do armário colocando fragrâncias ou raminhos de lavanda dentro.

A vida útil média de capas de edredom, lençóis e fronhas é de cerca de 5 anos, embora o número exato de anos dependa do tipo de tecido. Por exemplo, seda artificial e cetim podem ser usados ​​por 10 anos, e a seda natural ainda mais - até 15. Troque os conjuntos para dormir em tempo hábil, sem esperar sua abrasão completa e até mesmo destruição.

Ideias

Onde exatamente armazenar a roupa de cama, cada um decide por si mesmo. Em primeiro lugar, determina-se em que local será realizada a organização do armazenamento. Na verdade, esse local deve ser o mais próximo possível do local onde a roupa de cama é usada. Por exemplo, é muito conveniente colocar os jogos nas prateleiras do camarim. Numerosas peças de mobiliário permitem guardar coisas no quarto.

Na maioria das vezes, os lençóis são colocados em um guarda-roupa ou cômoda, mas podem ser pendurados em prateleiras de tecido. Também é comum guardar coisas em gavetas de sofás ou camas, sujeitas a uma remoção regular de poeira. Além disso, podem ser apenas coberturas ou organizadores colocados perto da cama.

No inverno, na dacha, é conveniente guardar os jogos não usados ​​em baús ou caixas com tampa articulada.

É importante lembrar que, do ponto de vista da higiene, não é apropriado colocar roupas de cama nas mesmas prateleiras que suas roupas de uso diário. No caso de haver coisas desgastadas no armário, bactérias ou sujeira irão "se mover" delas para os kits de dormir. Em caso de "coabitação" forçada na mesma prateleira ou mesmo em fronhas e lençóis adjacentes, é melhor protegê-los adicionalmente com recipientes ou organizadores.

Idealmente, o baú do guarda-roupa deve ser respirável e ter orifícios de ventilação. A solução mais conveniente é alocar um guarda-roupa completo para têxteis-lar. Em seguida, o linho que é usado regularmente pode ser colocado nas prateleiras logo acima do nível dos olhos, e os conjuntos sazonais e sobressalentes são removidos para as superfícies mais altas ou mais baixas.

Algumas pessoas preferem guardar os tecidos em caixas de plástico, mas isso pode causar um odor desagradável. Uma solução muito melhor é usar capas de tecido com zíper, que permitem que as coisas "respirem" pelas paredes e, assim, sejam ventiladas. Será muito compacto para dobrar a roupa em sacos de vácuo.

A falta de ar protegerá contra o aparecimento de parasitas ou mofo, e as especificações da embalagem permitirão que você encaixe o máximo de itens em seu interior.

No entanto, esse método é mais adequado para kits sazonais e coisas que não serão úteis tão cedo. Conjuntos necessariamente limpos são colocados em um saco com um zíper - em seguida, é fechado e o ar é retirado com um aspirador de pó através de uma válvula especial. O conteúdo do saco de vácuo deve ser removido para o exterior a cada 4-6 meses para ventilação.

Troncos e organizadores rígidos permitem o uso conveniente do espaço. Se, além disso, selecionar modelos com inserções transparentes, isso irá acelerar significativamente o processo de localização e seleção dos têxteis desejados. Recipientes abertos de madeira parecem interessantes, mas nem sempre são funcionais. Em princípio, mesmo uma caixa de ferramentas com o formato exigido ou uma mala não é proibida de usar. Recomenda-se colocar um sachê de ervas ou um pequeno pedaço de sabonete entre as camadas de tecido.

Hoje é costume distinguir três formas de armazenamento da roupa de cama. O clássico é usado há muitos anos: cada peça deve ser passada a ferro após a lavagem e depois dobrada em um retângulo bem cuidado. Além disso, os retângulos são dispostos uns sobre os outros, formando uma pilha, que já é retirada em uma prateleira de madeira ou tecido suspenso.

Você também pode simplesmente amarrá-lo com fita adesiva e colocá-lo onde quiser.

Para que a estrutura pareça organizada e ocupe pouco espaço, as coisas que a compõem devem ter o mesmo tamanho. As pilhas podem ser formadas de acordo com a finalidade a que se destinam (apenas fronhas ou apenas lençóis), ou podem ser compostas por conjuntos completos. A desvantagem deste tipo de armazenamento pode ser chamada de dificuldades que surgem ao tentar retirar o item necessário do meio da pilha: você tem que perturbar toda a pilha e, muitas vezes, junto com um item, outro "rasteja" .

O Método KonMari também é conhecido como Método Japonês, Vertical ou Mari Kondo. Todas as roupas de cama são dobradas em retângulos ou triângulos apertados, que são então instalados verticalmente na borda. Nesse caso, fica muito mais fácil tirar as coisas, mas você não pode simplesmente colocar a roupa suja na prateleira - terá que comprar caixinhas ou cestos do tamanho das figuras. De acordo com o método KonMari, todas as roupas de cama são dobradas estritamente por tipo: fronhas separadas, capas de edredom separadas e lençóis separados.

Deve-se também levar em consideração o tipo de tecido, sem combinar tecidos diferentes e, se possível, ordenar por cor. As categorias são separadas umas das outras por delimitadores especiais.

Um método de armazenamento muito simples e conveniente em uma fronha. Neste caso, o lençol com a capa de edredão é colocado numa fronha virada do avesso, após o que se forma um feixe apertado ao dobrar as pontas livres. Deve ser colocado no armário com a extremidade para a frente. Este método é conveniente porque ao mesmo tempo é possível obter o conjunto completo sem perturbar o sistema de armazenamento de outras coisas. Por dentro, o gabinete também terá uma aparência elegante e esteticamente agradável.

A propósito, recomenda-se que as folhas elásticas sejam dobradas em um envelope ou em um rolo. Quanto aos rolos, você pode fazer o mesmo com o linho comum, mas então você deve estar preparado para vincos. Os envelopes também são usados ​​para lençóis, fronhas e capas de edredom clássicos.

Recomendações

Para manter sua roupa fresca, é melhor usar fragrâncias. Um cheiro agradável pode ser obtido de várias maneiras, a mais comum delas é adicionar amaciante durante a lavagem. Os amantes de uma abordagem ecológica podem usar óleos essenciais - por exemplo, lavanda ou gerânio.

Algumas gotas são aplicadas em um guardanapo, que depois é retirado para o armário. Você também pode simplesmente deixar uma garrafa de óleo vazia no armário.

Os saquinhos são convenientes de usar, mas têm um odor de curta duração e precisam ser trocados com frequência. Almofadas caseiras cheias de ervas naturais secas funcionam de maneira semelhante. Às vezes, um pedaço de tecido borrifado com seu perfume favorito é colocado na prateleira ou uma vela perfumada é colocada. Finalmente, os têxteis podem ser pulverizados com um spray perfumado especial.

sem comentários

Moda

a beleza

casa