Linens

Tudo sobre folhas brancas

Tudo sobre folhas brancas
Contente
  1. Visão geral da espécie
  2. Dicas de Seleção
  3. Como branquear em casa?

Apesar da enorme variedade de opções de cores disponíveis no mercado hoje, muitas pessoas preferem lençóis brancos. É um símbolo de frescor, pureza, conforto e sofisticação. No entanto, de vez em quando surge a questão de como devolver as folhas à sua brancura anterior.

Visão geral da espécie

Ninguém diria que, para as atividades diárias, você precisa de uma noite inteira de descanso, com garantia de uma boa cama. Portanto, as folhas devem atender a uma série de requisitos. Devem ser duráveis, confortáveis ​​e agradáveis ​​ao corpo. A indústria moderna cria muitos tipos de tecidos adequados para costurar lençóis. No entanto, são os tecidos de algodão que apresentam vantagens indiscutíveis.

Aqui estão alguns dos seus prós:

  • respeito pelo meio ambiente: o material natural não prejudica adultos e crianças;
  • excelentes propriedades higroscópicas, a capacidade de criar trocas de ar;
  • sem acúmulo de eletricidade estática;
  • hipoalergênico: esse tecido não causa reações alérgicas e irritações na pele.

Uma pequena desvantagem é que os materiais de algodão podem encolher após a primeira lavagem.

Considerando que o GOST existente define o comprimento da folha em não menos de 2 metros, esta desvantagem é muito relativa.

Além disso, é possível fazer uma folha do tamanho desejado em casa, tendo apenas habilidades iniciais de costura.

Lençóis brancos são costurados com diferentes tipos de materiais de algodão.

  • Chita. Um dos tipos mais populares, visto que se distingue pela sua robustez e resistência ao desgaste. A densidade e durabilidade permitem que o tecido mantenha sua boa aparência por muito tempo.O uso diário da folha não prejudica seu desempenho. No entanto, o tecido áspero pode ser desconfortável para pessoas com pele sensível.
  • Cetim. Também durável. Múltiplas lavagens não irão piorar o estado da folha. Na aparência, o cetim lembra a seda, mas custará muito menos.
  • Linho. Pelas suas propriedades higroscópicas, é considerado o melhor material para a produção de chapas. Fungos e outros microorganismos patogênicos não se propagam no linho. Mas você deve estar ciente de que uma folha feita com esse material enruga e não se presta bem ao alisamento.
  • Cambraia. Uma folha fina e delicada parece ótima, é muito agradável para o corpo, mas não é muito durável.
  • Percal. Durante o processo de produção, o tecido passa por um processamento especial, devido ao qual adquire uma incrível resistência ao desgaste e servirá por muito tempo. Tendo resistido a 1000 lavagens, a espessa folha não perderá sua bela aparência. Este é exatamente o caso quando o preço alto justifica plenamente a qualidade.
  • Seda. A roupa de cama, desde que parece luxuosa, é caracterizada por altos níveis de higiene e hipoalergenicidade. No entanto, a seda é cara e requer conhecimento das complexidades do cuidado.

Dicas de Seleção

Ao escolher uma folha, você precisa prestar atenção a vários critérios.

  • Tamanho e aparência. Esta é a primeira nuance que deve ser levada em consideração. O tamanho e o tipo dos lençóis dependem do tamanho da cama ou colchão. Portanto, as folhas são simples, um e meio, duplo, tamanho europeu. Embora exista tal classificação, os tamanhos geralmente aceites nem sempre são tidos em consideração pelos fabricantes, pelo que as diferenças nos parâmetros podem atingir os 15 cm. Por isso é útil familiarizar-se com o conteúdo da etiqueta quando compra, que geralmente indica o tamanho da roupa.
  • Material de fabricação. Dependendo do tecido, serão determinadas as propriedades do linho, o conforto para o corpo durante o uso, a resistência ao desgaste e o preço.
  • Elementos adicionais. Os fabricantes modernos costumam equipar as folhas com uma faixa elástica especial nas bordas. Um lençol preso ao colchão não amassa durante o descanso noturno, o que é especialmente adequado para crianças e pessoas com sono agitado. No entanto, ao escolher tal produto, você precisa monitorar com especial atenção o tamanho do produto, uma vez que se o comprimento ou largura da folha for inferior aos valores exigidos em pelo menos alguns centímetros, não funcionará para fazer a cama. E hoje existem lençóis aquecidos. Eles não diferem na aparência dos produtos comuns. Normalmente eles são equipados com 2 modos de operação, eles aquecem rapidamente a cama até a temperatura desejada.

Esses modelos são ideais para uso em câmaras frigoríficas, bem como para crianças. No entanto, deve-se ter em mente que o custo dessas folhas será muito mais caro do que o normal.

  • Fabricante. Não é o parâmetro mais importante. Existem muitos fabricantes de alta qualidade da Rússia, Bielo-Rússia, Turquia e países europeus no mercado. Vale a pena escolher, levando em consideração as preferências pessoais e a categoria de preço.

Como branquear em casa?

Durante o uso, a folha pode ficar exposta a diversos contaminantes; após a lavagem, podem aparecer manchas amarelas. Devido à água dura e aos detergentes de baixa qualidade, a roupa fica cinza com o tempo. Muitas donas de casa se perguntam se é possível tirar o amarelado ou a tonalidade escura de um produto que ainda não perdeu a força e devolvê-lo à sua brancura anterior.

Esses fundos existem. A loja oferecerá produtos caros e opções de orçamento.

Eles podem ter propriedades diferentes, atingir diferentes tipos de tecido e diferir na maneira como funcionam.

Esteja ciente de que existem 3 tipos de alvejantes, cada um com prós e contras.

  • Óptico. Muitas vezes são incorporados em detergentes e também podem ser adicionados durante a lavagem.Eles são úteis para criar o efeito visual de brancura brilhante, mas na verdade não branqueiam. O efeito é obtido por meio de substâncias luminescentes. Esses alvejantes não removerão manchas ou sujeira.
  • Cloro. Os produtos têm um preço acessível, removem bem vários tipos de sujidade, desinfectam os lençóis, produzem um excelente efeito de branqueamento, mesmo que a lavagem seja feita em água fria. No entanto, esses produtos são adequados apenas para a lavagem à mão e não podem ser usados ​​com frequência, pois danificam os tecidos, reduzindo a sua resistência. Produtos de cloro só podem ser usados ​​para lençóis de linho e algodão, tecidos mais delicados podem ser seriamente danificados. Além disso, ao usar alvejantes à base de cloro, é necessário proteger a pele das mãos e o sistema respiratório.
  • Oxigênio. Eles podem ser usados ​​em uma variedade de tecidos e também são laváveis ​​à máquina. Elimine a sujeira mesmo em baixas temperaturas e use lixívia de maneira eficaz. Produtos ecológicos lidam com manchas difíceis e enxáguam bem. A desvantagem pode ser considerada um custo bastante alto.

Acrescente-se que para obter o efeito declarado, qualquer agente deve ser utilizado de acordo com as instruções, que necessariamente estão contidas na embalagem.

Os lençóis que perderam a brancura podem voltar à vida com a ajuda de remédios populares. Antes que as máquinas de lavar se difundissem, a roupa de cama era fervida e muitas pessoas ainda preferem esse método de branqueamento. O método é seguro, pois não utiliza branqueadores químicos agressivos.

Para o procedimento, as placas são imersas em uma solução ensaboada em um recipiente galvanizado. Se houver manchas na roupa, deve-se esfregá-las primeiro com sabão em pó. Para coisas muito sujas, adicione um pouco de amônia. A fervura é usada para lençóis de algodão e linho. Para branquear sua roupa, você também pode preparar uma solução de 5-6 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 2-3 colheres de sopa de amônia. As substâncias são diluídas em 5 litros de água e o linho é imerso na solução resultante por 2 horas. O refrigerante pode ser substituído por peróxido de hidrogênio.
sem comentários

Moda

a beleza

casa