Como costurar uma saia

Como costurar uma saia lápis e quais padrões usar?

Como costurar uma saia lápis e quais padrões usar?
Contente
  1. Qual é o tecido certo para você?
  2. Costurando uma saia lápis de ponto duplo para iniciantes
  3. Como costurar uma saia sem costuras laterais?
  4. Costurando uma saia sem usar um padrão

Não é a primeira temporada que todos os looks mais modernos são construídos em torno deste modelo. Quer pegar essa coisinha também, mas não sabe costurar uma saia lápis e que modelagem usar?

Contaremos a você todos os meandros da autoprodução desse elegante item de guarda-roupa.

Aqui você aprenderá o mais importante - desde a escolha do tecido às variações de estampas e até como costurar uma saia lápis sem usar estampas!

Qual é o tecido certo para você?

Uma saia lápis clássica fica bem em quase qualquer tecido. Um mesmo estilo, feito de um ou outro material, ficará um pouco diferente. Portanto, várias categorias podem ser distinguidas para diferentes ocasiões:

  • Estilo empresarial: gabardine, crepe, loden, flanela, tweed, xadrez, jacquard, boucle (qualquer tecido para fantasia).
  • Estilo casual: denim, veludo cotelê, jersey, algodão, linho, crepe de Chine, georgette.
  • Estilo noturno: tecidos de renda, veludo, veludo, camurça natural ou artificial, couro, pele, cetim, cetim, seda, tafetá chanzhan.

Uma costureira experiente pode trabalhar com qualquer tecido. Mas se você está apenas aprendendo e planeja criar sua primeira saia lápis, deve escolher o material para ela com base nos seguintes critérios:

  • a leveza do próprio tecido e facilidade de processamento;
  • falta de elasticidade (o tecido não deve dobrar ou esticar durante o trabalho);
  • falta de fluidez (ou pelo menos mínima);
  • falta de um padrão que requer ajuste;
  • baixo custo.

Os tecidos a seguir atendem totalmente a todos esses requisitos:

  • Tapioca;
  • gabardine;
  • linho;
  • algodão grosso;
  • jeans (fino ou médio);
  • tecidos para fantasias.

A última opção é mais preferível para quem vai costurar uma saia lápis pela primeira vez. Esses tecidos costumam ter uma composição mista (80-95% de fibras naturais e 5-20% de aditivos sintéticos - viscose, lavsan, poliéster, etc.), o que aumenta sua durabilidade e resistência. Esses tecidos são fáceis de trabalhar e baratos. Portanto, aconselhamos a escolha do material para confecção de uma saia lápis desta categoria.

A decisão de comprar veludo, veludo, veludo, seda, cetim, chiffon e outros tecidos complexos para este caso será fundamentalmente equivocada.

Não é apenas difícil começar com eles, é quase impossível alcançar o resultado desejado na saída sem alguma experiência em corte e costura com tais materiais.

Pegue um tecido simples, qualquer padrão, seja uma gaiola, uma tira ou outros enfeites frequentemente repetidos, também complicará significativamente o trabalho de costura. Você pode começar a trabalhar com esses tecidos apenas quando já tiver dominado os fundamentos da costura.

Costurando uma saia lápis de ponto duplo para iniciantes

O modelo reto de duas costuras é o padrão da saia lápis clássica. Veremos o processo de construção de um padrão simples para esta peça elegante e analisaremos em detalhes o processo de costura.

Você ficará convencido de que toda costureira é capaz de criar com as próprias mãos este objeto elegante, que simboliza a feminilidade e a graça há mais de cem anos.

Cálculos necessários

Prepare uma fita métrica, caneta e bloco de notas (para registrar suas medidas). Para construir um padrão, você precisará das seguintes medidas:

  • POT - meia circunferência na cintura;
  • POb - meia circunferência dos quadris;
  • DS - o comprimento da saia nas costas;
  • Дп - o comprimento da saia na frente ao longo da linha média;
  • Du - o comprimento da saia da linha da cintura do lado;
  • Dst - o comprimento das costas até a linha da cintura.

Você também precisará de mais dois valores - tolerâncias para um ajuste gratuito, que são universais:

  • PB (aumento da linha do quadril) - 2 cm;
  • Sex (aumento da linha da cintura) - 1 cm.

Quando todas as medidas necessárias tiverem sido feitas, você pode começar a construir o padrão.

Padrão simples

Observe cuidadosamente o diagrama padrão.

Construa o padrão da mesma maneira. Esta é uma saia lápis reta clássica. Mas para que não atrapalhe seus movimentos, deve haver uma fenda nele. Portanto, o painel traseiro deve passar por uma pequena modernização, conforme indicado na figura.

O painel traseiro deve ser cortado em duas metades, que serão então unidas por uma costura. O padrão agora pode ser cortado e cortado do tecido.

Instruções passo a passo para costurar

  1. Recortamos todos os detalhes do tecido, delineando previamente as margens de costura: 3 cm - para a lateral e traseira, 6 cm - para a bainha de baixo, 6 cm para a esquerda - para um zíper secreto.
  2. Todas as peças devem ser processadas de cima para baixo. Os dardos são retirados primeiro.
  3. Além disso, uma fita de corpete ou cinto é passado para o corte superior.
  4. Apropriado. Neste momento, você pode finalmente decidir qual será o tamanho das constrições laterais.
  5. Se a saia se encaixar bem, conectamos as seções laterais, costuramos o fixador.
  6. Processamos o corte superior e a fenda.
  7. A última etapa é fazer a bainha na parte inferior.
  8. Ferro, tente novamente.
  9. As alças podem ser costuradas no lado com costura para facilitar o armazenamento da saia em um cabide.

Como costurar uma saia sem costuras laterais?

Você pode usar os cálculos acima para costurar uma saia lápis com uma costura traseira vertical. Isso simplificará o processo de costura.

Será baseada na mesma saia reta clássica. A rigor, haverá costuras nas laterais aqui, mas pequenas - 8 a 10 centímetros abaixo da linha do quadril. Construa padrões de papel para a frente e as costas da saia conforme descrito acima, mas em duplicata. Após recortar, coloque-os sobre o tecido, conforme ilustrado na figura.

Costurando uma saia sem usar um padrão

Também existe uma maneira de criar uma saia lápis estilosa. Para costurar sem padrão, é preciso medir o volume dos quadris e decidir o comprimento desejado da futura saia.

  • A seguir, recorte do tecido dois retângulos de comprimento e largura desejados, iguais à circunferência do quadril / 2 + 2 cm.
  • Dobre os retângulos resultantes entre si e junte-os com costuras ao longo dos cortes laterais.
  • Em seguida, coloque esta lacuna em você e fixe a silhueta desejada com alfinetes - de modo que o tecido se ajuste perfeitamente ao seu corpo. Retire, desenhe linhas de acordo com as marcas demarcadas com alfinetes e, adicionando 2 cm de margem de costura, recorte.
  • Costure os detalhes ao longo da linha marcada, deixando espaço para o zíper de um lado.

Costure o fixador conforme mostrado na imagem.

Em seguida, fazemos um cinto. Para fazer isso, corte um retângulo igual em comprimento à circunferência da cintura e duas vezes a largura desejada para o cinto da futura saia. Nós processamos como mostrado na imagem. Costure a borda superior da saia pelo avesso.

A borda inferior não requer processamento complexo. Ele só precisa ser esgalgado e costurado.

Só isso, a saia está pronta! Uma excelente alternativa para padrões complexos, costurados em padrões. Se desejar, pode complementar com bolsos, um peplum, brincar com a cor das linhas ou do cinto.

sem comentários

Moda

a beleza

casa